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Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot. Gse_multipart13851

Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.

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andre_sp
Winicius
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Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot. Empty Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.

Mensagem por Winicius Dom 17 Abr 2011, 19:17

Olá, amigos comandantes! Por esses dias estava eu lendo alguns artigos sobre anti-ice e de-ice systems e me veio uma dúvida que lhes exponho: durante o voo pode ocorrer formação de gelo nos pitots, o que provocaria entupimento etc... Para se evitar isso o piloto liga um sistema elétrico que aquece os tubos dos pitots para acabar com o famigerado gelo. Até aí tudo bem, mas todos sabem que pressão, temperatura e volume são grandezas intimamente ligadas, ou seja, alterar a temperatura dos tubos também afeta o volume dos gases que passam em seu interior, que por sua vez terão sua pressão elevada. Isso não altera a leitura dos dados não? A primeira coisa que me vem à mente é que isso alteraria a leitura da velocidade indicada da aeronave. Corremos mesmo esse risco?
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Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot. Empty Re: Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.

Mensagem por Winicius Seg 18 Abr 2011, 19:27

Ninguém?...

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Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot. Empty Re: Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.

Mensagem por andre_sp Seg 18 Abr 2011, 22:01

O tubo de pitot possui um sistema de aquecimento formado por resistências elétricas afim de impedir a formação de gelo e a consequente obstrução da entrada de ar. O Pitot é um tubo de venturi que causa uma depressão do ar que entra pelo orifício do sensor. O ar entra com uma temperatura maior do que a temperatura ambiente, pois passa pelo calor do aquecimento do tubo de pitot. Existe uma ligeira compressão do ar na entrada do sensor e logo depois há a expansão desse mesmo ar após a passagem pelo venturi, a temperatura do ar tende naturalmente a baixar novamente, porém sem congelar neste momento, e seguir seu caminho até as linhas pneumáticas que chegarão ao leitor de dados do ar da aeronave, onde haverá o processamento das informações referentes a velocidade do ar.
Ou seja, dizer que é impossível uma leitura errada é leviano, mas fica claro que o tubo foi muito bem projetado para sua função.
Espero ter ajudado, Cmte! Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot. 652185

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Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot. Empty Re: Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.

Mensagem por Edilson Seg 18 Abr 2011, 23:11

Tirou as palavras da minha boca..
Até onde eu sei, os pitot passam por um sistema de calibragem, chamado de pitometria, exatamente para fazer tais averiguações..

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Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot. Empty Re: Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.

Mensagem por Winicius Ter 19 Abr 2011, 09:50

Hummm... Então, pelo que entendi, até pode haver distorções, mas dentro de uma margem tolerável de erro, certo?

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Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 19 Abr 2011, 11:10

Uma da hipoteses da queda do AF 447 é justamente a falha do tubo Pitot, desligando o piloto automatico e os avionicos, surpreendendo o Comandante, abraços

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Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot. Empty Re: Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.

Mensagem por el_lopes Ter 19 Abr 2011, 14:31


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Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot. Empty Re: Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.

Mensagem por Edilson Ter 19 Abr 2011, 22:53

Inventor escreveu:Uma da hipoteses da queda do AF 447 é justamente a falha do tubo Pitot, desligando o piloto automatico e os avionicos, surpreendendo o Comandante, abraços

Não é o primeiro que tem esse problema...

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Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot. Empty Re: Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.

Mensagem por Winicius Qua 20 Abr 2011, 08:06

Mas acho que no caso do voo AF447 foi supostamente uma falha do sistema de aquecimento do tubo, que teria congelado e entupido.

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Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot. Empty Re: Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.

Mensagem por Duley Qua 20 Abr 2011, 12:02

Não sei dizer exatamente se chega a existir um erro de leitura considerável por conta da variação da temperatura, mas se existir, o computadores (os chamados ADC - Air Data Computer) fazem os cálculos para tirar a margem de erro e indicar a velocidade exata.

Creio que as aeronaves desprovidas do ADC voem numa margem tolerável de erro de indicação.

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