Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.
+2
andre_sp
Winicius
6 participantes
Página 1 de 1
Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.
Olá, amigos comandantes! Por esses dias estava eu lendo alguns artigos sobre anti-ice e de-ice systems e me veio uma dúvida que lhes exponho: durante o voo pode ocorrer formação de gelo nos pitots, o que provocaria entupimento etc... Para se evitar isso o piloto liga um sistema elétrico que aquece os tubos dos pitots para acabar com o famigerado gelo. Até aí tudo bem, mas todos sabem que pressão, temperatura e volume são grandezas intimamente ligadas, ou seja, alterar a temperatura dos tubos também afeta o volume dos gases que passam em seu interior, que por sua vez terão sua pressão elevada. Isso não altera a leitura dos dados não? A primeira coisa que me vem à mente é que isso alteraria a leitura da velocidade indicada da aeronave. Corremos mesmo esse risco?
Winicius- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 945
Reputação : 28
Idade : 36
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : CEF
Nacionalidade :
Winicius- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 945
Reputação : 28
Idade : 36
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : CEF
Nacionalidade :
Re: Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.
O tubo de pitot possui um sistema de aquecimento formado por resistências elétricas afim de impedir a formação de gelo e a consequente obstrução da entrada de ar. O Pitot é um tubo de venturi que causa uma depressão do ar que entra pelo orifício do sensor. O ar entra com uma temperatura maior do que a temperatura ambiente, pois passa pelo calor do aquecimento do tubo de pitot. Existe uma ligeira compressão do ar na entrada do sensor e logo depois há a expansão desse mesmo ar após a passagem pelo venturi, a temperatura do ar tende naturalmente a baixar novamente, porém sem congelar neste momento, e seguir seu caminho até as linhas pneumáticas que chegarão ao leitor de dados do ar da aeronave, onde haverá o processamento das informações referentes a velocidade do ar.
Ou seja, dizer que é impossível uma leitura errada é leviano, mas fica claro que o tubo foi muito bem projetado para sua função.
Espero ter ajudado, Cmte!
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1271
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.
Tirou as palavras da minha boca..
Até onde eu sei, os pitot passam por um sistema de calibragem, chamado de pitometria, exatamente para fazer tais averiguações..
Até onde eu sei, os pitot passam por um sistema de calibragem, chamado de pitometria, exatamente para fazer tais averiguações..
Edilson- Coronel
-
Inscrito em : 19/04/2008
Mensagens : 1707
Reputação : 175
Idade : 60
Emprego/lazer : Jornalista
Nacionalidade :
Re: Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.
Hummm... Então, pelo que entendi, até pode haver distorções, mas dentro de uma margem tolerável de erro, certo?
_________________
Winicius- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 945
Reputação : 28
Idade : 36
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : CEF
Nacionalidade :
Re: Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.
Uma da hipoteses da queda do AF 447 é justamente a falha do tubo Pitot, desligando o piloto automatico e os avionicos, surpreendendo o Comandante, abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.
Sempre aprendendo...
Segue o meu voto....
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
Re: Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.
Inventor escreveu:Uma da hipoteses da queda do AF 447 é justamente a falha do tubo Pitot, desligando o piloto automatico e os avionicos, surpreendendo o Comandante, abraços
Não é o primeiro que tem esse problema...
Edilson- Coronel
-
Inscrito em : 19/04/2008
Mensagens : 1707
Reputação : 175
Idade : 60
Emprego/lazer : Jornalista
Nacionalidade :
Re: Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.
Mas acho que no caso do voo AF447 foi supostamente uma falha do sistema de aquecimento do tubo, que teria congelado e entupido.
_________________
Winicius- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 945
Reputação : 28
Idade : 36
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : CEF
Nacionalidade :
Re: Dúvida sobre aquecimento do tubo de Pitot.
Não sei dizer exatamente se chega a existir um erro de leitura considerável por conta da variação da temperatura, mas se existir, o computadores (os chamados ADC - Air Data Computer) fazem os cálculos para tirar a margem de erro e indicar a velocidade exata.
Creio que as aeronaves desprovidas do ADC voem numa margem tolerável de erro de indicação.
Creio que as aeronaves desprovidas do ADC voem numa margem tolerável de erro de indicação.
_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3969
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Tubo de Pitot
» (Brasil) O Tubo Pitot vôo AF-447
» [X-Plane 10] Tubo pitot congela em voo...
» Duvida sobre DH
» Dúvida sobre o REX
» (Brasil) O Tubo Pitot vôo AF-447
» [X-Plane 10] Tubo pitot congela em voo...
» Duvida sobre DH
» Dúvida sobre o REX
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos