[Brasil] GE quer vender ao Brasil tecnologia ecoeficiente para aviões
Página 1 de 1
[Brasil] GE quer vender ao Brasil tecnologia ecoeficiente para aviões
GE quer vender ao Brasil tecnologia ecoeficiente para aviões
A GE Aviation Services, divisão da americana General Electric para serviços de aviação, quer trazer para o Brasil uma nova tecnologia de controle de tráfego aéreo que permite otimizar rotas, encurtando distâncias dos voos e proporcionando economia de combustível.
Batizada de Performance Based Navigation (PNB), a tecnologia identifica a menor distância entre os pontos de partida e aterrissagem da aeronave e traça corredores alternativos para os voos. Aí, basta que os pilotos sigam as coordenadas da nova rota. A expectativa da GE é que a PNB descongestione o espaço aéreo brasileiro, ajudando a superar os gargalos do setor no país. A tecnologia será apresentada hoje em seminário promovido pela empresa na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Com o trajeto menor, o consumo de combustível também cai. Na Austrália, por exemplo, onde a PNB está sendo usada há 18 meses no Aeroporto de Brisbane, as distâncias percorridas pelos aviões foram reduzidas em 28,6 mil quilômetros. Com isso, constatou-se uma economia 400 mil quilos de combustível e uma diminuição de 1,1 milhão de quilos de C02 desde o início da implantação do sistema. A tecnologia também já está em uso no Aeroporto de Cusco, no Peru.
A iniciativa da GE se insere em um movimento mais amplo de busca por tecnologias ecoeficientes. Em fevereiro passado, a TAM anunciou a compra de 22 aviões A320neo, equipados com um motor que permite uma economia de 15% no consumo de combustível. Também está em fase de testes em aviões da companhia um biocombustível à base de óleo de pinhão manso.
A Gol, por sua vez, integra desde 2009 um grupo internacional que busca desenvolver querosene de aviação à base de energia renovável, o Sustainable Aviation Fuel Users Group (Safug). A americana Boeing faz parte do esforço.
Fonte: O Globo.
Via: Hangar20
A GE Aviation Services, divisão da americana General Electric para serviços de aviação, quer trazer para o Brasil uma nova tecnologia de controle de tráfego aéreo que permite otimizar rotas, encurtando distâncias dos voos e proporcionando economia de combustível.
Batizada de Performance Based Navigation (PNB), a tecnologia identifica a menor distância entre os pontos de partida e aterrissagem da aeronave e traça corredores alternativos para os voos. Aí, basta que os pilotos sigam as coordenadas da nova rota. A expectativa da GE é que a PNB descongestione o espaço aéreo brasileiro, ajudando a superar os gargalos do setor no país. A tecnologia será apresentada hoje em seminário promovido pela empresa na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Com o trajeto menor, o consumo de combustível também cai. Na Austrália, por exemplo, onde a PNB está sendo usada há 18 meses no Aeroporto de Brisbane, as distâncias percorridas pelos aviões foram reduzidas em 28,6 mil quilômetros. Com isso, constatou-se uma economia 400 mil quilos de combustível e uma diminuição de 1,1 milhão de quilos de C02 desde o início da implantação do sistema. A tecnologia também já está em uso no Aeroporto de Cusco, no Peru.
A iniciativa da GE se insere em um movimento mais amplo de busca por tecnologias ecoeficientes. Em fevereiro passado, a TAM anunciou a compra de 22 aviões A320neo, equipados com um motor que permite uma economia de 15% no consumo de combustível. Também está em fase de testes em aviões da companhia um biocombustível à base de óleo de pinhão manso.
A Gol, por sua vez, integra desde 2009 um grupo internacional que busca desenvolver querosene de aviação à base de energia renovável, o Sustainable Aviation Fuel Users Group (Safug). A americana Boeing faz parte do esforço.
Fonte: O Globo.
Via: Hangar20
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Tecnologia para aviões leves avança em São José dos Campos (SP)
» [Brasil] Indonésia quer transferência de tecnologia na compra de aeronaves Super Tucano
» [Brasil] Espanha está otimista em vender aviões militares ao Brasil
» [Brasil] F-X2: Boeing coloca nova diretora no Brasil para vender o Super Hornet para a FAB
» [Brasil] F-X2: Boeing já gastou mais de US$ 5 mi para vender caça para o Brasil
» [Brasil] Indonésia quer transferência de tecnologia na compra de aeronaves Super Tucano
» [Brasil] Espanha está otimista em vender aviões militares ao Brasil
» [Brasil] F-X2: Boeing coloca nova diretora no Brasil para vender o Super Hornet para a FAB
» [Brasil] F-X2: Boeing já gastou mais de US$ 5 mi para vender caça para o Brasil
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos