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Affinity Mask Tweak no Core I7

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Affinity Mask Tweak no Core I7 - Página 1 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por Alvega Ter 27 Jan 2009, 06:32

Ainda em relação a este assunto, e desta vez para quem tem um Quad Core normal (não um I7), vale a pena experimentarem colocar o tweak do AffinityMask com os valores 14 (em que são usados 3 cores em vez de 4) ou 6 (são usados 2 cores, ficando o primeiro e o último livre para o sistema operativo ou outras aplicações). Têm sido reportados diminuição de "stutters" e aumento de FPS nos Quad usando estes valores.

P.S.- Carvalho, como você tem um Quad, se quiser experimentar coloque depois aqui o que achou.

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Mensagem por Carvalho Qua 28 Jan 2009, 00:19

Hmm, interessante, vou testar com esses valores e reporto.
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Mensagem por Duley Sex 29 maio 2009, 21:55

estou revivendo o tópico pq queria justamente perguntar se era necessário fazer algum tweak mesmo tendo um sistema bom, pois as vezes fico achando que poderia ter mais frames com o conjunto que tenho.

Adicionando a linha
[JOBSCHEDULER]
AffinityMask=255
vou ter melhoras significativas?

edit: fiz um teste agora a pouco e me parece que melhorou bem adicionando a linha.

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Affinity Mask Tweak no Core I7 - Página 1 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por Alvega Sáb 30 maio 2009, 00:06

Duley escreveu:estou revivendo o tópico pq queria justamente perguntar se era necessário fazer algum tweak mesmo tendo um sistema bom, pois as vezes fico achando que poderia ter mais frames com o conjunto que tenho.

Adicionando a linha
[JOBSCHEDULER]
AffinityMask=255
vou ter melhoras significativas?

edit: fiz um teste agora a pouco e me parece que melhorou bem adicionando a linha.

Adicionando essa linha, e só no caso de você ter o HT activado, ele vai usar os 4 cores físicos + os 4 virtuais. No entanto, a única vantagem disso é no loading das texturas. Mesmo assim, eu quando tinha o HT activado achei que ficou melhor com o valor 254 em vez de 255, deixando um dos cores virtuais para outras tarefas do sistema. Mas como preferi desactivar o HT para que a temperatura descesse e eu pudesse aumentar o overclock, agora uso o valor 14 (3 cores para o FS e 1 core livre para o sistema) em vez do 254.
À medida que você se for habituando ao FSX, irá ver que é bastante diferente do FS9. No FSX o número de frames não interessa tanto quanto no FS9. No FSX você pode voar com 15 FPS e desde que não pressione o shift+z para as ver, vai pensar que está com mais de 30 porque o voo é fluído. Já no FS9, 15 FPS não dão para voar normalmente. No FSX o que interessa é que o voo seja fluído (sem stutters) e sem blurries (sistema bem configurado), o número de frames é relativo. Esqueça tudo o que aprendeu em relação a tweaks e frames no FS9, porque o FSX é completamente diferente. wink

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Mensagem por Duley Sáb 30 maio 2009, 00:46

é verdade Alvega... ja tinha percebido essa fluidez desde que lançaram o SP2. As vezes mesmo tendo 10fps, parece que tem muito mais.
Com relação aos stutters tá tranquilo, tenho poucos, geralmente quando mudo a visão, mas depois estabiliza.

Mas vou manter em 254 pois estou utilizando over de 3.0 (me atendeu bem) e o processador não esquenta tanto então deixo o HT ativado.

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Mensagem por ecarlos Qua 22 Jul 2009, 19:58

Olá, Alvega e demais colegas deste fórum,

Inicialmente, parabéns a todos pelo ótimo fórum; tenho aprendido muita coisa interessante aqui.
Como devem perceber, sou novo aqui e este é meu primeiro post. Pois bem, tenho um processador Core i7 e fiquei interessado nesse negócio de SMT ativado. Como náo entendo muito dessas configurações, náo consegui descobri na bios da minha placa mãe essa opção SMT. Como encontrá-la e saber se está ou não ativada?

Desde já obrigado.

Carlos.

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Mensagem por Alvega Qua 22 Jul 2009, 20:02

ecarlos escreveu:Olá, Alvega e demais colegas deste fórum,

Inicialmente, parabéns a todos pelo ótimo fórum; tenho aprendido muita coisa interessante aqui.
Como devem perceber, sou novo aqui e este é meu primeiro post. Pois bem, tenho um processador Core i7 e fiquei interessado nesse negócio de SMT ativado. Como náo entendo muito dessas configurações, náo consegui descobri na bios da minha placa mãe essa opção SMT. Como encontrá-la e saber se está ou não ativada?

Desde já obrigado.

Carlos.

Olá Carlos, bem-vindo ao Voo Virtual e obrigado pelos parabéns. thumbsup

Se quiser, coloque a configuração do seu computador no campo respectivo no seu perfil. Assim será mais fácil ajudar.

Se usa o I7 com overclock não aconselho activar o SMT pois a temperatura sobe uns 10 graus. Acho que só vale a pena para quem usa sem overclock.

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Mensagem por ecarlos Qua 22 Jul 2009, 20:56

Meu processador é o i7-920 e a placa mãe é XFX X58i extreme edition. VGA GF 8800 GTX, Windows XP, 4 giga ram

Obrigado.

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Mensagem por Alvega Qua 22 Jul 2009, 21:08

Para saber se a opção está activada basta fazer CTRL+ALT+DEL para entrar no gestor de tarefas e verificar a aba "Desempenho". Se aparecerem 8 cores ela está activa. Se aparecerem 4 não está.

A opção que activa ou desactiva é a "Intel Virtualization Tech" na bios.

Mas você não disse se está com overclock, se estiver tenha cuidado com as temperaturas.

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Mensagem por ecarlos Qua 22 Jul 2009, 21:26

Entendi. O meu está ativo sim. Apareceram 8 cores. Náo estou com overclock.
Vou fazer o teste do desempenho.
Valeu. Obrigado!

Carlos

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Mensagem por ecarlos Qua 22 Jul 2009, 21:49

Alvega,

Se possível, gostaria de só mais um esclarecimento... Vc escreveu acima que, depois de ativado o SMT, devemos adicionar ao fsx.cfg:

[JOBSCHEDULER]
AffinityMask=255


A minha dúvida é: adiciono em qualquer parte do arquivo, ou no fim?
É que eu adicionei no início e, fazendo um teste, percebi que o fsx estava usando apenas 4 cores.

Obrigado.

Carlos

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Mensagem por Alvega Qua 22 Jul 2009, 22:06

Tanto faz ser no início como no fim. Verifique se escreveu exactamente como está acima.

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Mensagem por ecarlos Qua 22 Jul 2009, 22:37

Não entendo. Escrevi exatamente como está acima, mas ele continua com 4 núcleos... Não sei o que pode estar acontecendo. Escrevi e reescrevi; já copiei e colei; já entrei na bios e confirmei o SMT ativo, mas nada mudou aqui.

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Mensagem por Alvega Qua 22 Jul 2009, 22:43

Qual é a pasta onde tem o fsx.cfg?

E onde é que está a ver que só estão 4 activos?

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Mensagem por ecarlos Qua 22 Jul 2009, 23:07

Alvega, consegui! Estava editando o arquivo errado! Ele passou a usar os 8 núcleos, como nas imagens que vc postou acima. No entanto, em vez de ter uma melhora, o desempenho aqui parece ter piorado! Teve muita oscilação dos frames... Não ficou bom no meu fsx.
De toda forma, muito obrigado pela atenção, paciência e ajuda.

Valeu!
Carlos.

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Mensagem por Alvega Qua 22 Jul 2009, 23:51

Provavelmente você tem frames em unlimited. Experimente travar em 30 que deve melhorar.
Ou experimente também usar o programa FSP limiter (veja o tópico sobre ele aqui no fórum) para travar em 30 usando unlimited no FSX.

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Mensagem por Chiari Qui 23 Jul 2009, 17:01

Isso depende muito, desligar 1 core ou thread só vale a pena quando o sistema tem muita coisa rodando por trás, seja benéfica ou não, do tipo anti-virus ou malware. Idealizando um sistema operacional perfeito, sem conexão com a internet e só com o FSX instalado e todos serviços desligados, o uso do processador completo vai ser sempre uma vantagem, apesar de tais condições serem praticamente raras, pois nunca vi máquina tão dedicada ao FSX assim.

Eu nunca percebi ganho algum desligando um núcleo e mesmo assim tem coisas rodando aqui que não desliguei, não está perfeito mas quase! Não tenho anti-virus algum e nem nenhum programa em background a não ser o punkbuster de outros jogos, mas existem serviços que não sei do que se tratam e portanto não os desliguei. Mesmo assim para mim a vantagem é rodar com os 4 núcleos ligados.

Por outro lado o pessoal da Aces garante que o FSX não use apropriadamente mais do que 4 cores/threads, mas nada esta provado mesmo porque se não me engano, através do 'JOBSCHEDULER' pode-se ordenar o FSX a usar até no máximo 32 threads! Teoricamente qualquer programa que 'enchergue' os 8 threads do i7 (como o FSX), deveriam fazer uso pleno dos mesmos, porém existe o thread collision que os que mais entendem do assunto defendem (Nick Needham, Peter Dowson, criador do FSUIPC, pessoal da ACES, etc..), que seria a confusão gerada na hora da distribuição de trabalho, dizendo de modo bem simples. O resultado é que você pode ter performance melhor e carregamento de texturas mais rápido, mas ao mesmo tempo pode criar stutter sem motivo algum mesmo nos sistemas mais redondos e otimizados. É uma incógnita, tentar e testar.

Eu desliguei o HT na bios e não uso AffinityMask nenhum (15 default = 4 cores ligados), mas porque isso para mim é bom, enquanto para outros pode não ser. Eu uso 4.2 de overclock o que esquentaria demais com o HT ligado e isso conta também. Eu acho muito difícil o FSX se beneficiar dos 8 threads do i7, porque é uma tecnologia ainda não tão madura e os programas ainda estão se adaptando, o que dizer então do FSX que foi lançado em 2005/2006 e sempre foi mal programado nessa questão. Fora que todo o sistema de cálculos do FSX (autogen, tráfego..) é sempre feito pelo primeiro core disponível, o resto só vai calcular as texturas. Os amigos da ACES liberaram o uso de mais cores a partir do SP2, porém infelizmente com essa restrição chata, por limitações da plataforma e da engine do FSX. Se um dia tivermos processadores de 16 núcleos, continuaria sendo assim, 1 para o processamento e 15 para carregar as texturas, bizarro! E é isso porque quem tem Core2 Duo rodando à 4.4 GHz com uma placa de vídeo parruda ainda esta feliz da vida. Não estou dizendo que se compara à um i7, por conta da maneira muito mais inteligente que este gerencia a memória, o que um i7 de 4.0 equivaleria a um Duo de uns 5.5GHz, dizendo bem genericamente.

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Mensagem por ecarlos Qui 23 Jul 2009, 18:33

Chiari escreveu: Teoricamente qualquer programa que 'enchergue' os 8 threads do i7 (como o FSX), deveriam fazer uso pleno dos mesmos, porém existe o thread collision que os que mais entendem do assunto defendem (Nick Needham, Peter Dowson, criador do FSUIPC, pessoal da ACES, etc..), que seria a confusão gerada na hora da distribuição de trabalho, dizendo de modo bem simples. O resultado é que você pode ter performance melhor e carregamento de texturas mais rápido, mas ao mesmo tempo pode criar stutter sem motivo algum mesmo nos sistemas mais redondos e otimizados. É uma incógnita, tentar e testar.

É justamente o que parece ter acontecido no meu caso. Com os oito threads parece que piorou, e o FSX ficou meio "maluco", mesmo com os frames travados em 30 com aquele programinha referido pelo Alvega. Sem o AffinityMask, em alguns cenários mais pesados, com aeronaves mais pesadas, tinha frames variando de 18 a 20 frames no solo, e depois, com o AffinityMask, passaram a sofrer quedas e oscilações, como 8, 9, 28.

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Mensagem por Chiari Qui 23 Jul 2009, 23:26

Exato, comigo o mesmo.. Tinha hora que baixava para 6, 5 sem motivo e isso testei mesmo com o processador sem overclock nenhum.

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