Kai Tak (Hong Kong)
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Kai Tak (Hong Kong)
História
Ao falar em aproximações perigosas, é quase impossível não se lembrar do famoso aeroporto de Hong Kong. O documentário “Most Extreme Airports” do History Channel elegeu o aeroporto como o sexto mais perigoso do mundo. Nomeado oficialmente como Hong Kong International Airport, conhecido popularmente como Kai Tak, o aeroporto atendeu a cidade de 1925 até 1998, quando as operações foram transferidas para o atual Chek Lap Kok Airport.
Se hoje sabemos que para construir um aeroporto muitos aspectos são considerados, ao ver a localização do Kai Tak fica a impressão que nenhuma análise foi feita. Localizado numa área bastante montanhosa sendo que alguns pontos chegam até 610 metros de altura enquanto Kai Tak está a 9 metros acima do nível médio do mar.
Em 1922 dois empresários Ho Kai e Au Tak formaram a empresa Kai Tak Investment Company com o objetivo de desenvolver a região de Kowloon, no norte de Hong Kong, mas o plano falhou. Então o governo decidiu usar as terras para fazer um aeródromo.
Em 1924 a escola de avição The Abbott School of Aviation se estabeleceu no pequeno pedaço de terra e logo em seguida virou uma pista de grama que atendeu a RAF. Rapidamente foi desenvolvendo até transformar no Aero Club of Hong Kong que existe até hoje. A primeira torre de controle foi construída em 1935.
Em 1941, durante a segunda guerra mundial, Hong Kong estava dominada pelos japoneses e foi quando o aeroporto recebeu grandes expansões para atender o exército do Japão. Os japoneses fizeram duas pistas: 13/31 e 07/25.
Em 1954 um plano oficial de modernização do aeroporto foi anunciado. Apenas a pista 13/31 foi mantida e expandiram para 2.194 metros de comprimento fazendo um aterro que se estendeu para a Baía de Kowloon. Em 1970 a pista recebeu nova expansão passando para 2.529 metros e novamente em 1975 cresceu para 3.390 metros, medida essa que permaneceu até os últimos dias do Kai Tak. Em 1962 as obras no terminal de passageiros foram concluídas. Em 1974 foi instalado o famoso IGS (Instrument Guidance System) na pista 13. O IGS foi muito importante para as operações por instrumento em Kai Tak, que constantemente operava sob condições reduzidas de visibilidade.
Uma cena típica de Kai Tak:
Outra cena típica de nebilna no Kai Tak no FS
Superlotação e disputa com a cidade
Com capacidade máxima de 24 milhões de passageiros por ano, Kai Tak começou a operar estagnado. Em 1996 atendeu 29.5 milhões de passageiros e 1,56 milhões de toneladas de carga. Com esses números ele foi o sexto aeroporto mais movimentado do mundo em passageiros e o primeiro que mais movimentou cargas.
Outro problema que assolou Kai Tak foi a expansão da cidade, que engoliu o aeroporto. Foi necessário restringir a altura máxima dos prédios em construção em Kowloon. O crescimento da cidade criou sérios problemas de poluição sonora para os residentes próximos. Por causa disso o aeroporto tinha as operações interrompidas entre meia noite e 06:30 da manhã.
Avião em meio aos prédios, outra cena típica no fim da década de 90
O fim
No fim dos anos 80 as autoridades de Hong Kong começaram a buscar alternativas para um novo aeroporto, quando então decidiram construir um na ilha de Chek Lap Kok.
Oficialmente o novo aeroporto foi aberto em 6 de julho de 1998. Todos os veículos de apoio necessários foram transferidos durante a madrugada num único comboio. E então Kai Tak foi fechado e os códigos ICAO e IATA foram transferidos para o novo aeroporto. Foram 77 anos de operação. Os últimos registros de voo comercial no log da torre foram:
• Último pouso: Airbus A320 da Dragonair proveniente de Chongqing (China) pousando na pista 13 às 23:38 do dia 5.
• Última decolagem: Boeing 747-400 da Cathay Pacific, pista 13 em direção a Londres Heathrow às 00:02 do dia 6.
Ainda no dia 6, às 01:28 o último avião saiu do aeroporto vazio em direção a Chek Lap Kok. Foi quando ocorreu uma pequena cerimônia dentro da torre de controle aonde o controlador disse “Goodbye Kai Tak, and thank you” e em seguida apagou as luzes da pista.
Kai Tak abandonado e sendo consumido aos poucos pela cidade
Após o abandono, parte do terminal de passageiros foi utilizado pelo governo e outra parte para lojas. Porém algum tempo depois o governo anunciou que Chek Lap Kok não estava completamente pronto para ser aberto ao público devido a vários problemas de infra-estrutura como água, esgoto e telefone, e vários problemas ligados na sistematização de bagagens e cargas. Então para evitar mais problemas, o terminal de cargas do Kai Tak foi temporariamente reativado.
Chek Lap Kok hoje, com uma estrutura condizente ao volume de cargas e passageiros
Entre dezembro de 2003 e janeiro de 2004 o terminal de passageiros foi completamente demolido. Entusiastas solicitaram deixar cerca de 1 quilômetro da pista de Kai Tak ativa para receber voos da aviação geral (que é proibido em Chek Lap Kok), mas o governo não autorizou e hoje Sek Kong Airfield recebe o tráfego da aviação geral de Hong Kong.
A aproximação
Agora vamos falar da parte mais interessante. A famosa aproximação IGS 13 era espetacular para quem assistia de fora, cheia de adrenalina pra quem acompanhava de dentro e mais adrenalina ainda pra quem comandava a aproximação.
Começando sobre a ilha de Cheung Chau é necessário interceptar o VOR/DME CH na altitude de 8000ft. O VOR CH era a última opção para orbitar.
Ao livrar o VOR CH na radial 270°, inicar descida para 6000ft. Quanto estiver a 7DME do VOR CH, iniciar curva para a direita passando em cima de Lantau Island e sobre a ilha aonde hoje coincidentemente é o Chek Lap Kok. A curva deve ser feita até a proa 088° e ela deve ser coordenada para quando terminar a curva, o avião já esteja estabilizado no localizer do IGS 13. Neste momento já é possível notar que a aproximação é bastante interessante e permite boas doses de adrenalinas... isso se a visibilidade permitir visualizar o que tem em frente. Kai Tak era constantemente atacada por neblinas e ventos com rajada devido a sua localização.
Ao interceptar o glide slope, a altitude deve ser de 4500ft e proa de 088°. Continuando a descida já estabilizado no LLZ e no GS, a rota passa sobre a ilha Tsing Yi e sobre o porto da cidade, um dos maiores do mundo. Enquanto isso, do lado esquerdo morros de mais de 400 metros de altura e do lado direito um mar de prédios, destacando o International Commerce Centre, com 118 andares e 484 metros de altura. Voar desestabilizado não é uma opção. Exatamente sobre o porto da cidade está localizado o Out Marker.
O movimento intenso do porto de Hong Kong
Também representado no cenário pro FS
No FS é possível ver o arranha céu margeando a rota até a pista 13
Continuando a descida, caso as condições meteorológicas permitam, é possível fazer contato visual com a pista e com o Checkboard (explico adiante). A pista não vai estar logo no bico do avião e nem vai ser possível observá-la pelo glareshield da frente. Você precisa torcer o pescoço e observar pelo glareshield direito do avião, mesmo completamente estabilizado no IGS. A aproximação é dessa forma, porque muito próximo a cabeceira da pista 13 existe o Lion Rock Hill, com cerca de 500 metros de altura e isso impedia a instalação de um ILS. Por isso o IGS, que funciona exatamente como um ILS, mas com suas devidas particularidades.
A Varig também operou em Kai Tak
O Checkboard nada mais era que uma placa gigante pintada em quadriculados de vermelho e branco. Era a referência visual durante a descida deslocada da cabeceira 13. No mesmo local do checkboard estavam instalados os instrumentos do IGS.
O famoso Checkboard numa foto rara com o Concorde
E o Checkboard no FS
Agora a parte mais complicada da aproximação. Um pouco atrás do checkboard existe o Tate’s Cairn, um dos muitos picos de Hong Kong sendo este com 583 metros de altura. Ou seja, enquanto você vem voando estabilizado em direção ao checkboard, o Tate’s Cairn vai ficando cada vez maior na sua frente. Ao interceptar o Medium Marker a aproximação passa a ser totalmente visual. Neste momento tem que ser feita uma curva de 47° (saindo da proa 088° para a proa 135°) para a direita para interceptar o eixo da pista 13. A curva inicia-se a cerca de 200 metros de altura em cima de casas e prédios e termina a 43 metros de altura. Para aumentar a adrenalina, os ventos variavam muito, principalmente durante a curva, fazendo o piloto trabalhar mais na coordenação. Em períodos de furacão, os ventos ficavam ainda mais variáveis e com rajadas. Um sistema de luzes (ALS) indicavam o caminho até a pista.
Assistir de fora aviões grandes como 747 e MD11 curvando a baixíssima altura fazia Kai Tak o paraíso dos spotters e aficionados. Apesar da dificuldade, a maioria das operações acontecia na pista 13.
Alguns momentos dramáticos em Kai Tak
Pousar na pista 31 era totalmente normal e possuía ILS.
Decolar pela pista 13 também acontece normalmente já que na proa da pista não existe nenhum obstáculo.
Decolar pela pista 31 era permitido, porém bastante anormal. Como um espelho do pouso, logo após a decolagem deve ser comandada uma curva pela esquerda devido a parede de pedra logo a frente com mais de 500 metros de altura.
Uma visão geral dá pra notar que os morros atrapalhavam e muito as operações
Uma foto rara decolando da 31
Alguma screens no FS
Carta
Vou colocar apenas essa carta da aproximação IGS13
Em tamanho maior nesse link: https://2img.net/r/ihimizer/f/13igsfullpagefx4.jpg/
Opções de cenário
Apesar de hoje estar fechado, claro que nós estusiastas temos interesse em voar uma das aproximações mais difíceis do mundo.
O melhor é o Kai Tak da Flytampa, compatível com o FS9 e FSX.
Neste site: http://www.flytampa.org/
Custa 26 Euros
Outra opção freeware é o cenário da 9Dragons disponível na Avsim. Ele é apenas compatível com o FS9.
Um vídeo exibindo o cenário da 9Dragons
Pra quem possui tráfego AI, é importante ressaltar que são necessárias mudanças manuais no tráfego para que Kai Tak fique povoado, caso contrário Kai Tak vai ficar vazio e os voos vão pousar normalmente em Chek Lap Kok
Tem que entrar em cada plano e mudar o ICAO de pouso/partida de VHHH para VHHX.
Rotas interessantes
RJAA (Toquio Narita) - VHHX
Com cerca de 1600NM, era uma rota operada com grande frequencia pela JAL sempre usando os heavies com configuração high density.
ZSPD (Shanghai) - VHHX
Rota operada pela Dragon Air e Air China, com cerca de 750NM.
VTBD (Bangkok) - VHHX
Operada em larga escala pela Thai Airways, é uma rota com cerca de 900NM.
Vídeos
Esse é de minha autoria. É antigo e a qualidade não está muito boa, mas dá pra notar a dificuldade e perigo da aproximação
Neste é possível notar a perícia dos pilotos, principalmente em condições de rajadas... reparem no tráfego logo atrás
Um dos vídeos mais clássicos de Kai Tak
E pra fechar, um da cabine
Espero que todos gostem!
Ao falar em aproximações perigosas, é quase impossível não se lembrar do famoso aeroporto de Hong Kong. O documentário “Most Extreme Airports” do History Channel elegeu o aeroporto como o sexto mais perigoso do mundo. Nomeado oficialmente como Hong Kong International Airport, conhecido popularmente como Kai Tak, o aeroporto atendeu a cidade de 1925 até 1998, quando as operações foram transferidas para o atual Chek Lap Kok Airport.
Se hoje sabemos que para construir um aeroporto muitos aspectos são considerados, ao ver a localização do Kai Tak fica a impressão que nenhuma análise foi feita. Localizado numa área bastante montanhosa sendo que alguns pontos chegam até 610 metros de altura enquanto Kai Tak está a 9 metros acima do nível médio do mar.
Em 1922 dois empresários Ho Kai e Au Tak formaram a empresa Kai Tak Investment Company com o objetivo de desenvolver a região de Kowloon, no norte de Hong Kong, mas o plano falhou. Então o governo decidiu usar as terras para fazer um aeródromo.
Em 1924 a escola de avição The Abbott School of Aviation se estabeleceu no pequeno pedaço de terra e logo em seguida virou uma pista de grama que atendeu a RAF. Rapidamente foi desenvolvendo até transformar no Aero Club of Hong Kong que existe até hoje. A primeira torre de controle foi construída em 1935.
Em 1941, durante a segunda guerra mundial, Hong Kong estava dominada pelos japoneses e foi quando o aeroporto recebeu grandes expansões para atender o exército do Japão. Os japoneses fizeram duas pistas: 13/31 e 07/25.
Em 1954 um plano oficial de modernização do aeroporto foi anunciado. Apenas a pista 13/31 foi mantida e expandiram para 2.194 metros de comprimento fazendo um aterro que se estendeu para a Baía de Kowloon. Em 1970 a pista recebeu nova expansão passando para 2.529 metros e novamente em 1975 cresceu para 3.390 metros, medida essa que permaneceu até os últimos dias do Kai Tak. Em 1962 as obras no terminal de passageiros foram concluídas. Em 1974 foi instalado o famoso IGS (Instrument Guidance System) na pista 13. O IGS foi muito importante para as operações por instrumento em Kai Tak, que constantemente operava sob condições reduzidas de visibilidade.
Uma cena típica de Kai Tak:
Outra cena típica de nebilna no Kai Tak no FS
Superlotação e disputa com a cidade
Com capacidade máxima de 24 milhões de passageiros por ano, Kai Tak começou a operar estagnado. Em 1996 atendeu 29.5 milhões de passageiros e 1,56 milhões de toneladas de carga. Com esses números ele foi o sexto aeroporto mais movimentado do mundo em passageiros e o primeiro que mais movimentou cargas.
Outro problema que assolou Kai Tak foi a expansão da cidade, que engoliu o aeroporto. Foi necessário restringir a altura máxima dos prédios em construção em Kowloon. O crescimento da cidade criou sérios problemas de poluição sonora para os residentes próximos. Por causa disso o aeroporto tinha as operações interrompidas entre meia noite e 06:30 da manhã.
Avião em meio aos prédios, outra cena típica no fim da década de 90
O fim
No fim dos anos 80 as autoridades de Hong Kong começaram a buscar alternativas para um novo aeroporto, quando então decidiram construir um na ilha de Chek Lap Kok.
Oficialmente o novo aeroporto foi aberto em 6 de julho de 1998. Todos os veículos de apoio necessários foram transferidos durante a madrugada num único comboio. E então Kai Tak foi fechado e os códigos ICAO e IATA foram transferidos para o novo aeroporto. Foram 77 anos de operação. Os últimos registros de voo comercial no log da torre foram:
• Último pouso: Airbus A320 da Dragonair proveniente de Chongqing (China) pousando na pista 13 às 23:38 do dia 5.
• Última decolagem: Boeing 747-400 da Cathay Pacific, pista 13 em direção a Londres Heathrow às 00:02 do dia 6.
Ainda no dia 6, às 01:28 o último avião saiu do aeroporto vazio em direção a Chek Lap Kok. Foi quando ocorreu uma pequena cerimônia dentro da torre de controle aonde o controlador disse “Goodbye Kai Tak, and thank you” e em seguida apagou as luzes da pista.
Kai Tak abandonado e sendo consumido aos poucos pela cidade
Após o abandono, parte do terminal de passageiros foi utilizado pelo governo e outra parte para lojas. Porém algum tempo depois o governo anunciou que Chek Lap Kok não estava completamente pronto para ser aberto ao público devido a vários problemas de infra-estrutura como água, esgoto e telefone, e vários problemas ligados na sistematização de bagagens e cargas. Então para evitar mais problemas, o terminal de cargas do Kai Tak foi temporariamente reativado.
Chek Lap Kok hoje, com uma estrutura condizente ao volume de cargas e passageiros
Entre dezembro de 2003 e janeiro de 2004 o terminal de passageiros foi completamente demolido. Entusiastas solicitaram deixar cerca de 1 quilômetro da pista de Kai Tak ativa para receber voos da aviação geral (que é proibido em Chek Lap Kok), mas o governo não autorizou e hoje Sek Kong Airfield recebe o tráfego da aviação geral de Hong Kong.
A aproximação
Agora vamos falar da parte mais interessante. A famosa aproximação IGS 13 era espetacular para quem assistia de fora, cheia de adrenalina pra quem acompanhava de dentro e mais adrenalina ainda pra quem comandava a aproximação.
Começando sobre a ilha de Cheung Chau é necessário interceptar o VOR/DME CH na altitude de 8000ft. O VOR CH era a última opção para orbitar.
Ao livrar o VOR CH na radial 270°, inicar descida para 6000ft. Quanto estiver a 7DME do VOR CH, iniciar curva para a direita passando em cima de Lantau Island e sobre a ilha aonde hoje coincidentemente é o Chek Lap Kok. A curva deve ser feita até a proa 088° e ela deve ser coordenada para quando terminar a curva, o avião já esteja estabilizado no localizer do IGS 13. Neste momento já é possível notar que a aproximação é bastante interessante e permite boas doses de adrenalinas... isso se a visibilidade permitir visualizar o que tem em frente. Kai Tak era constantemente atacada por neblinas e ventos com rajada devido a sua localização.
Ao interceptar o glide slope, a altitude deve ser de 4500ft e proa de 088°. Continuando a descida já estabilizado no LLZ e no GS, a rota passa sobre a ilha Tsing Yi e sobre o porto da cidade, um dos maiores do mundo. Enquanto isso, do lado esquerdo morros de mais de 400 metros de altura e do lado direito um mar de prédios, destacando o International Commerce Centre, com 118 andares e 484 metros de altura. Voar desestabilizado não é uma opção. Exatamente sobre o porto da cidade está localizado o Out Marker.
O movimento intenso do porto de Hong Kong
Também representado no cenário pro FS
No FS é possível ver o arranha céu margeando a rota até a pista 13
Continuando a descida, caso as condições meteorológicas permitam, é possível fazer contato visual com a pista e com o Checkboard (explico adiante). A pista não vai estar logo no bico do avião e nem vai ser possível observá-la pelo glareshield da frente. Você precisa torcer o pescoço e observar pelo glareshield direito do avião, mesmo completamente estabilizado no IGS. A aproximação é dessa forma, porque muito próximo a cabeceira da pista 13 existe o Lion Rock Hill, com cerca de 500 metros de altura e isso impedia a instalação de um ILS. Por isso o IGS, que funciona exatamente como um ILS, mas com suas devidas particularidades.
A Varig também operou em Kai Tak
O Checkboard nada mais era que uma placa gigante pintada em quadriculados de vermelho e branco. Era a referência visual durante a descida deslocada da cabeceira 13. No mesmo local do checkboard estavam instalados os instrumentos do IGS.
O famoso Checkboard numa foto rara com o Concorde
E o Checkboard no FS
Agora a parte mais complicada da aproximação. Um pouco atrás do checkboard existe o Tate’s Cairn, um dos muitos picos de Hong Kong sendo este com 583 metros de altura. Ou seja, enquanto você vem voando estabilizado em direção ao checkboard, o Tate’s Cairn vai ficando cada vez maior na sua frente. Ao interceptar o Medium Marker a aproximação passa a ser totalmente visual. Neste momento tem que ser feita uma curva de 47° (saindo da proa 088° para a proa 135°) para a direita para interceptar o eixo da pista 13. A curva inicia-se a cerca de 200 metros de altura em cima de casas e prédios e termina a 43 metros de altura. Para aumentar a adrenalina, os ventos variavam muito, principalmente durante a curva, fazendo o piloto trabalhar mais na coordenação. Em períodos de furacão, os ventos ficavam ainda mais variáveis e com rajadas. Um sistema de luzes (ALS) indicavam o caminho até a pista.
Assistir de fora aviões grandes como 747 e MD11 curvando a baixíssima altura fazia Kai Tak o paraíso dos spotters e aficionados. Apesar da dificuldade, a maioria das operações acontecia na pista 13.
Alguns momentos dramáticos em Kai Tak
Pousar na pista 31 era totalmente normal e possuía ILS.
Decolar pela pista 13 também acontece normalmente já que na proa da pista não existe nenhum obstáculo.
Decolar pela pista 31 era permitido, porém bastante anormal. Como um espelho do pouso, logo após a decolagem deve ser comandada uma curva pela esquerda devido a parede de pedra logo a frente com mais de 500 metros de altura.
Uma visão geral dá pra notar que os morros atrapalhavam e muito as operações
Uma foto rara decolando da 31
Alguma screens no FS
Carta
Vou colocar apenas essa carta da aproximação IGS13
Em tamanho maior nesse link: https://2img.net/r/ihimizer/f/13igsfullpagefx4.jpg/
Opções de cenário
Apesar de hoje estar fechado, claro que nós estusiastas temos interesse em voar uma das aproximações mais difíceis do mundo.
O melhor é o Kai Tak da Flytampa, compatível com o FS9 e FSX.
Neste site: http://www.flytampa.org/
Custa 26 Euros
Outra opção freeware é o cenário da 9Dragons disponível na Avsim. Ele é apenas compatível com o FS9.
Um vídeo exibindo o cenário da 9Dragons
Pra quem possui tráfego AI, é importante ressaltar que são necessárias mudanças manuais no tráfego para que Kai Tak fique povoado, caso contrário Kai Tak vai ficar vazio e os voos vão pousar normalmente em Chek Lap Kok
Tem que entrar em cada plano e mudar o ICAO de pouso/partida de VHHH para VHHX.
Rotas interessantes
RJAA (Toquio Narita) - VHHX
Com cerca de 1600NM, era uma rota operada com grande frequencia pela JAL sempre usando os heavies com configuração high density.
ZSPD (Shanghai) - VHHX
Rota operada pela Dragon Air e Air China, com cerca de 750NM.
VTBD (Bangkok) - VHHX
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Esse é de minha autoria. É antigo e a qualidade não está muito boa, mas dá pra notar a dificuldade e perigo da aproximação
Neste é possível notar a perícia dos pilotos, principalmente em condições de rajadas... reparem no tráfego logo atrás
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_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3968
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Re: Kai Tak (Hong Kong)
Excelente.
Muito bom mesmo.
Pena que não tem um cenário free de boa qualidade para FSX...
Muito bom mesmo.
Pena que não tem um cenário free de boa qualidade para FSX...
_________________
Apenas minha opinião de bosta...
Re: Kai Tak (Hong Kong)
duley matéria sensacional, parabéns
estou tentando fazer essa aproximação mas está dificíl rsrsrsr
estou tentando fazer essa aproximação mas está dificíl rsrsrsr
Nilo- Brigadeiro
-
Inscrito em : 13/12/2009
Mensagens : 2932
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Idade : 55
Simulador preferido : FSX - X-Plane11
Emprego/lazer : Bancário/Fotografia e Futebol
Nacionalidade :
Re: Kai Tak (Hong Kong)
Excelente, Duley.
Obrigado por ter aceite o "desafio" de criar um tópico para este fórum de aproximações difíceis.
Em relação ao tráfego AI, o MyTraffic X (desde a versão 5.2) já vem com tráfego para Kai Tak, não sendo necessário fazer qualquer alteração para ele aparecer.
Uma pena ver este aeroporto desaparecer a pouco e pouco.
Obrigado por ter aceite o "desafio" de criar um tópico para este fórum de aproximações difíceis.
Em relação ao tráfego AI, o MyTraffic X (desde a versão 5.2) já vem com tráfego para Kai Tak, não sendo necessário fazer qualquer alteração para ele aparecer.
Uma pena ver este aeroporto desaparecer a pouco e pouco.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Kai Tak (Hong Kong)
Excelente Duley!
Kai Tak é nota 1000, pena ter saído de cena
Kai Tak é nota 1000, pena ter saído de cena
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
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Re: Kai Tak (Hong Kong)
Gostei muito. Obrigado, Duley
José Alberto- Brigadeiro
-
Inscrito em : 11/07/2009
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Jacsantana- Brigadeiro
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Paulo RKM- Major-Brigadeiro
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Nacionalidade :
Re: Kai Tak (Hong Kong)
Excelente tópico, muito material e muito bom relato, engrandecendo ainda mais o fórum.
Re: Kai Tak (Hong Kong)
Valeu pessoal!
Quem nunca voou essa aproximação, não deixe de experimentar.
Dá pra divertir!
Quem nunca voou essa aproximação, não deixe de experimentar.
Dá pra divertir!
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Duley- Major-Brigadeiro
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Inscrito em : 14/05/2008
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Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Re: Kai Tak (Hong Kong)
Duley .e pessoal . adorei o topico
e vou tentar completar o topico com uns topicos que fiz
uns anos atras de FS sobre este aeroporto
espero que nao fique chateado de me intrometer aqui Ok duley
os links sao do aeroboteco pois postei la anos atras mas é liberado
neste primeiro.. como vc falou que foram poucas as decolagens pela 31 segue um de MD-11 da VASP hein
hehehe
http://www.aeroboteco.com.br/forum/index.php?topic=2150.0
neste outro aqui eu peguei umas aporximaçoes do trafego achei show
http://www.aeroboteco.com.br/forum/index.php?topic=2126.0
e por fim neste dei um role pelo Kai Tak
http://www.aeroboteco.com.br/forum/index.php?topic=2121.0
abarços a todos
e vou tentar completar o topico com uns topicos que fiz
uns anos atras de FS sobre este aeroporto
espero que nao fique chateado de me intrometer aqui Ok duley
os links sao do aeroboteco pois postei la anos atras mas é liberado
neste primeiro.. como vc falou que foram poucas as decolagens pela 31 segue um de MD-11 da VASP hein
hehehe
http://www.aeroboteco.com.br/forum/index.php?topic=2150.0
neste outro aqui eu peguei umas aporximaçoes do trafego achei show
http://www.aeroboteco.com.br/forum/index.php?topic=2126.0
e por fim neste dei um role pelo Kai Tak
http://www.aeroboteco.com.br/forum/index.php?topic=2121.0
abarços a todos
Ricardo Felix- Tenente-Brigadeiro
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Re: Kai Tak (Hong Kong)
Uma sugestão q dou pra quem quer ir direto à aproximação é decolar de Macau.
Speed Racer- Major
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Re: Kai Tak (Hong Kong)
Speed Racer escreveu:Uma sugestão q dou pra quem quer ir direto à aproximação é decolar de Macau.
também vou dar uma para não começar de 747 e md-11
faça antes com um menor, 737, A320, E190
esses me pareçe os mais certos para os iniçiantes em app Kai Tak
_________________
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willian402m- Brigadeiro
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Re: Kai Tak (Hong Kong)
Ricardo Name escreveu:O duro é ver que fim ele está levando....
Levando ou levou? Já fechou tem tempo, a cidade comeu ele
Keeepz- Major
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Re: Kai Tak (Hong Kong)
Ainda bem que essas belissimas screens não valem para o 5º concurso, senão estariamos perdidos abraçosRicardo Felix escreveu:Duley .e pessoal . adorei o topico
e vou tentar completar o topico com uns topicos que fiz
uns anos atras de FS sobre este aeroporto
espero que nao fique chateado de me intrometer aqui Ok duley
os links sao do aeroboteco pois postei la anos atras mas é liberado
neste primeiro.. como vc falou que foram poucas as decolagens pela 31 segue um de MD-11 da VASP hein
hehehe
http://www.aeroboteco.com.br/forum/index.php?topic=2150.0
neste outro aqui eu peguei umas aporximaçoes do trafego achei show
http://www.aeroboteco.com.br/forum/index.php?topic=2126.0
e por fim neste dei um role pelo Kai Tak
http://www.aeroboteco.com.br/forum/index.php?topic=2121.0
abarços a todos
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Re: Kai Tak (Hong Kong)
Speed Racer escreveu:Uma sugestão q dou pra quem quer ir direto à aproximação é decolar de Macau.
Guangzhou ou Shenzhen tmb sao bem pertos......
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Re: Kai Tak (Hong Kong)
Espetáculo de matéria Duley! Parabéns!
Já fiz essa app algumas vezes no FS e cada uma saiu de um jeito. Algumas não saíram.
Pena que no real fechou, já imaginei um A380 pousando ali.
Já fiz essa app algumas vezes no FS e cada uma saiu de um jeito. Algumas não saíram.
Pena que no real fechou, já imaginei um A380 pousando ali.
Brentano- Coronel
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Re: Kai Tak (Hong Kong)
Verdade hein? Um A380 curvando ali seria os bixo
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Re: Kai Tak (Hong Kong)
Caramba, que belo post....tou chegando agora ao forum, e pelo jeito estar bom por aqui...cm me disse o grande ricardo felix...AV vou dar um tempo...vamos postar aqui..!!
Miguel Junior- Major
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Re: Kai Tak (Hong Kong)
Muito bom!!!!
Consegui este Addon ontem e tentei uma aproximação hoje saindo de Macau de 737, e é muita adrenalina
Pena que minha máquina deixa com uns FPS baixos já que é modesta, mas não trava ja sendo legal para pousos como estes......
Valeu Duley.......
Consegui este Addon ontem e tentei uma aproximação hoje saindo de Macau de 737, e é muita adrenalina
Pena que minha máquina deixa com uns FPS baixos já que é modesta, mas não trava ja sendo legal para pousos como estes......
Valeu Duley.......
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"Todo mundo sabe qual a definição de um bom pouso: é quando você pode sair dele caminhando. Mas pouca gente sabe a definição de um ótimo pouso: é quando, além disso, você pode usar o avião outra vez."
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Re: Kai Tak (Hong Kong)
Boa duley,magnífico esse post,agora sei bastante coisa sobre kai tak,e como é emocionante pousar ali viu... obrigadão por compartilhar tal conhecimento e acho eu que foi o único tópico grande que li tudo até agora,porque é instigante lê isso ;D , só falta addon da flytampa agora
PS: Quais são as 5 primeiras aproximações mais difíceis?
PS: Quais são as 5 primeiras aproximações mais difíceis?
Re: Kai Tak (Hong Kong)
eu tentei fazer isto no fsx com o 747 e o 737,me estaçalei todo mas na segumda tentitiva suei pra consegui
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