Valor do trim no FMC
+5
Captain Boeing
andre_sp
Alvega
Damon Souza Freire
el_lopes
9 participantes
Página 1 de 1
Valor do trim no FMC
Olá a todos .
Ultimamente tenho andado a queimar as pestanas ,a estudar o Boeing 757-200 da CaptainSim.
Uma das dúvidas que me surgiu foi qual o valor do trim a colocar no FMC .
Esta aeronave trás um programa junto ,o ACE que serve para definir a carga.Mas falha um pouco ,pois para o combustível não tem nada.Então o acerto do combustivel tem de ser feito dentro do próprio simulador.
Vejam a imagem a seguir:
No FMC da aeronave há um campo para se colocar uma percentagem que nos indicará o valor do trim.
Esse campo que é o CG (centro de gravidade)
Vejam:
Então esse valor é achado da seguinte maneira:
Na 1ª imagem tem o desenho do avião com 33 tracinhos desde o topo até á cauda.
Conta-se os traços desde o topo até onde começa a tocar no topo naquela bola lá dentro.
Se por exemplo depois de estar o combustivel e a carga inseridos correctamente , a nossa contagem der 11 fazemos a seguinte conta:
Dividimos 11 por 33 que é o total dos tracinhos e multiplicamos por 100.O valor deve ser arredondado ás décimas .Se der 34.375 colocaremos 34.4 lá no CG do FMC .Automáticamente nos será fornecido o valor de trim que depois configuraremos na aeronave.
Espero ter ajudado ,principalmente aos comandantes que voam com este tipo de aeronaves.Eu ainda estou aprendendo e ainda me falta aprender muito...
ABraço
Ultimamente tenho andado a queimar as pestanas ,a estudar o Boeing 757-200 da CaptainSim.
Uma das dúvidas que me surgiu foi qual o valor do trim a colocar no FMC .
Esta aeronave trás um programa junto ,o ACE que serve para definir a carga.Mas falha um pouco ,pois para o combustível não tem nada.Então o acerto do combustivel tem de ser feito dentro do próprio simulador.
Vejam a imagem a seguir:
No FMC da aeronave há um campo para se colocar uma percentagem que nos indicará o valor do trim.
Esse campo que é o CG (centro de gravidade)
Vejam:
Então esse valor é achado da seguinte maneira:
Na 1ª imagem tem o desenho do avião com 33 tracinhos desde o topo até á cauda.
Conta-se os traços desde o topo até onde começa a tocar no topo naquela bola lá dentro.
Se por exemplo depois de estar o combustivel e a carga inseridos correctamente , a nossa contagem der 11 fazemos a seguinte conta:
Dividimos 11 por 33 que é o total dos tracinhos e multiplicamos por 100.O valor deve ser arredondado ás décimas .Se der 34.375 colocaremos 34.4 lá no CG do FMC .Automáticamente nos será fornecido o valor de trim que depois configuraremos na aeronave.
Espero ter ajudado ,principalmente aos comandantes que voam com este tipo de aeronaves.Eu ainda estou aprendendo e ainda me falta aprender muito...
ABraço
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
Re: Valor do trim no FMC
André!!!!! outra excelente explicação a sua didatica é muito boa!!!! valeu "ala"
Damon Souza Freire- Recruta
-
Inscrito em : 26/10/2010
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 50
Nacionalidade :
Re: Valor do trim no FMC
Damon Souza Freire escreveu:André!!!!! outra excelente explicação a sua didatica é muito boa!!!! valeu "ala"
André?
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Valor do trim no FMC
Talvez Lopes
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12021
Reputação : 1270
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: Valor do trim no FMC
andre_sp escreveu:Talvez Lopes
André...quero os meus créditos...
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
Re: Valor do trim no FMC
el_lopes escreveu:andre_sp escreveu:Talvez Lopes
André...quero os meus créditos...
Já os fiz pelo PagSeguro... aguarde 14 dias e terá eles para você
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12021
Reputação : 1270
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: Valor do trim no FMC
Rsss...acabei de postar uma dúvida sobre o ajuste Trim no Flight Simulator ! Da próxima, utilizarei o campo Busca !!.
Mas algo não compreendi...como farei o ajuste do Trim numa aeronave que não possui um FMC ?
Abs.
Mário
Mas algo não compreendi...como farei o ajuste do Trim numa aeronave que não possui um FMC ?
Abs.
Mário
Captain Boeing- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 17/12/2010
Mensagens : 49
Reputação : 7
Idade : 41
Emprego/lazer : Instrutor de treinamento
Nacionalidade :
Re: Valor do trim no FMC
Muito legal Lopes! Desconhecia essa facilidade, e ela serve também no caso para o Level-D? Caso positivo me surge mais uma duvida, ontem em um voo que fui fazer para testar essa nova dica usando o fspax, na hr que eu vou abrir a tela de configuração de peso e combustível o fspax me impede falando que para entrar la eu teria que cancelar o voo. A duvida nessa parte é a seguinte, teria alguma opção a ser desmarcada no arquivo de configuração do fspax para que isso não aconteca? Para que ele me deixe acessar essa pagina apos o carregamento da carga como no meu caso que era um voo cargueiro. Pq ultimamente eu fiz uma média de qual porcentagem usar devido não conseguir armonizar o maneger do 767 e fspax e assim tenho feito desde então. Se tiver alguma sugestão fico no aguardo.
Abraços
Abraços
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Valor do trim no FMC
Captain Boeing escreveu:Rsss...acabei de postar uma dúvida sobre o ajuste Trim no Flight Simulator ! Da próxima, utilizarei o campo Busca !!.
Mas algo não compreendi...como farei o ajuste do Trim numa aeronave que não possui um FMC ?
Abs.
Mário
Mário, sobre aeronaves sem FMC não sei como se faz,...por exemplo numa aeronave como um cessna por exemplo,mantenho o trim de modo a que a aeronave suba mantendo a velocidade de 60 Knts...faço isso manualmente..de modo que o ângulo da subida não seja muito acentuado...
cwbspotter escreveu:Muito legal Lopes! Desconhecia essa facilidade, e ela serve também no caso para o Level-D? Caso positivo me surge mais uma duvida, ontem em um voo que fui fazer para testar essa nova dica usando o fspax, na hr que eu vou abrir a tela de configuração de peso e combustível o fspax me impede falando que para entrar la eu teria que cancelar o voo. A duvida nessa parte é a seguinte, teria alguma opção a ser desmarcada no arquivo de configuração do fspax para que isso não aconteca? Para que ele me deixe acessar essa pagina apos o carregamento da carga como no meu caso que era um voo cargueiro. Pq ultimamente eu fiz uma média de qual porcentagem usar devido não conseguir armonizar o maneger do 767 e fspax e assim tenho feito desde então. Se tiver alguma sugestão fico no aguardo.
Abraços
Lamento cwbspotter, não poder ajudar na sua dúvida.Não tenho o fspax nem tenho Level-D.Mas será que pode carregar o combustível através do menu aircraft-fuel and payload, em vez de ser pelo fspax?
Abraço
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
Re: Valor do trim no FMC
Tranquilo Lopes!
Fiz um teste aqui para ver se funcionava desativando a função de payload direto no arquivo de config. do fspax, porém dai ele não funciona o carregamento via fspax somente via fs ou o mesmo payload da level-d mais dai ja num adianta para mim muito ruim ficar saindo de fs para mudar carregamento o tempo todo durante voos com escalas. Então a maneira que fazia antes vou ter que continuar fazendo meio que "na sorte" o trim. Mais mesmo assim vlw!
Abraços
Fiz um teste aqui para ver se funcionava desativando a função de payload direto no arquivo de config. do fspax, porém dai ele não funciona o carregamento via fspax somente via fs ou o mesmo payload da level-d mais dai ja num adianta para mim muito ruim ficar saindo de fs para mudar carregamento o tempo todo durante voos com escalas. Então a maneira que fazia antes vou ter que continuar fazendo meio que "na sorte" o trim. Mais mesmo assim vlw!
Abraços
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Valor do trim no FMC
Amigo Lopes,
Usando como exemplo o Level-D, usando um peso de pax e cargo X e uma quantidade de combustivel Y, o Configuration Maneger me dá um nº Z de CG, já no FS com todos os X e Y carregados na aeronave, usando sua formula, encontro um valor diferente do Z que o CM me deu, então qual é o mais correto ????
Usando como exemplo o Level-D, usando um peso de pax e cargo X e uma quantidade de combustivel Y, o Configuration Maneger me dá um nº Z de CG, já no FS com todos os X e Y carregados na aeronave, usando sua formula, encontro um valor diferente do Z que o CM me deu, então qual é o mais correto ????
Kleiton Matias- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 01/12/2010
Mensagens : 54
Reputação : 0
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Valor do trim no FMC
El_lopes
Achei interessante a vossa analogia, porém você não obterá valores corretos calculando a posição do CG em termos de (% da CMA) utilizando estes dados que esta a usar.
Não é correto determinar o CG em porcentagem da corda média aerodinamica (% da CMA) de qualquer aeronave utilizando a base de distancia da primeira até a ultima estação (estes 33 traços que o senhor contou no gráfico fuel and payload )
Estes 33 traços embora pareçam representar as estações da fuselagem, na verdade são apenas uma representação gráfica genérica
comum para todas aeronaves, além de que estes "33" que poderiam ser polegadas por ex., seriam muito pouco ainda mas para um boeing qualquer que seja.
Para fins de se obter este dado que deseja é necessário saber em quais estações da fuselagem moram os limites dianterios e traseiros da CMA e na sequencia saber em qual estação efetivamente se encontra o CG atual. Na vida real para fins de calculos manuais, aeronaves como os boeings possuem formulas exclusivas que permite se chegar ao CG em % da CMA.
Tendo o exemplo deste gráfico por ti mencionando, ao invés de usar os 33 traços, devem ser usados apenas os traços existentes na area delimitada sobre a asa pelos traços mais espessos que compreendem o envelope de voo, embora isto também não nos daria os valores desejados uma vez que a proporção em que estão posicionados os limites da CMA e o escalonamento serão completamente diferentes.
Achei interessante a vossa analogia, porém você não obterá valores corretos calculando a posição do CG em termos de (% da CMA) utilizando estes dados que esta a usar.
Não é correto determinar o CG em porcentagem da corda média aerodinamica (% da CMA) de qualquer aeronave utilizando a base de distancia da primeira até a ultima estação (estes 33 traços que o senhor contou no gráfico fuel and payload )
Estes 33 traços embora pareçam representar as estações da fuselagem, na verdade são apenas uma representação gráfica genérica
comum para todas aeronaves, além de que estes "33" que poderiam ser polegadas por ex., seriam muito pouco ainda mas para um boeing qualquer que seja.
Para fins de se obter este dado que deseja é necessário saber em quais estações da fuselagem moram os limites dianterios e traseiros da CMA e na sequencia saber em qual estação efetivamente se encontra o CG atual. Na vida real para fins de calculos manuais, aeronaves como os boeings possuem formulas exclusivas que permite se chegar ao CG em % da CMA.
Tendo o exemplo deste gráfico por ti mencionando, ao invés de usar os 33 traços, devem ser usados apenas os traços existentes na area delimitada sobre a asa pelos traços mais espessos que compreendem o envelope de voo, embora isto também não nos daria os valores desejados uma vez que a proporção em que estão posicionados os limites da CMA e o escalonamento serão completamente diferentes.
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Valor do trim no FMC
Braconi escreveu:El_lopes
Achei interessante a vossa analogia, porém você não obterá valores corretos calculando a posição do CG em termos de (% da CMA) utilizando estes dados que esta a usar.
Não é correto determinar o CG em porcentagem da corda média aerodinamica (% da CMA) de qualquer aeronave utilizando a base de distancia da primeira até a ultima estação (estes 33 traços que o senhor contou no gráfico fuel and payload )
Estes 33 traços embora pareçam representar as estações da fuselagem, na verdade são apenas uma representação gráfica genérica
comum para todas aeronaves, além de que estes "33" que poderiam ser polegadas por ex., seriam muito pouco ainda mas para um boeing qualquer que seja.
Para fins de se obter este dado que deseja é necessário saber em quais estações da fuselagem moram os limites dianterios e traseiros da CMA e na sequencia saber em qual estação efetivamente se encontra o CG atual. Na vida real para fins de calculos manuais, aeronaves como os boeings possuem formulas exclusivas que permite se chegar ao CG em % da CMA.
Tendo o exemplo deste gráfico por ti mencionando, ao invés de usar os 33 traços, devem ser usados apenas os traços existentes na area delimitada sobre a asa pelos traços mais espessos que compreendem o envelope de voo, embora isto também não nos daria os valores desejados uma vez que a proporção em que estão posicionados os limites da CMA e o escalonamento serão completamente diferentes.
Excelente complemento Braconi
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
.Lopes- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 26/12/2011
Mensagens : 50
Reputação : 1
Idade : 39
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade :
Kleiton Matias- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 01/12/2010
Mensagens : 54
Reputação : 0
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Valor do trim no FMC
E, pra entender melhor o calculo do CG, olhem só as 03 ultimas paginas (Pag. LPE-21, LPE-22 e LPE-23) deste manual da GOL.
*******
*******
Kleiton Matias- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 01/12/2010
Mensagens : 54
Reputação : 0
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Valor do trim no FMC
LINK RETIRADO POR TRATAR-SE DE MATERIAL EXCLUSIVO DE USO DA EMPRESA PROPRIETÁRIAKleiton Matias escreveu:E, pra entender melhor o calculo do CG, olhem só as 03 ultimas paginas (Pag. LPE-21, LPE-22 e LPE-23) deste manual da GOL.
*******
Conforme MP enviada, fico no aguardo da demonstração de autorização por parte da GOL para repor o link.
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12021
Reputação : 1270
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Valor de N1
» Foto para Overhead
» Trim - 737-700 da SMS !
» Trim - Duvidas
» [Brasil] Seguradora da TAM quer reaver valor indenizatório
» Foto para Overhead
» Trim - 737-700 da SMS !
» Trim - Duvidas
» [Brasil] Seguradora da TAM quer reaver valor indenizatório
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos