Trim - Duvidas
4 participantes
Página 1 de 1
Trim - Duvidas
Ola
Como não sou piloto e nao tenho possibilidade de saber os procedimentos corretos, pergunto a quem sabe o seguinte :
Nos aviões de hélice sei que é normal usar/utilizar o trim ou compensador, nos aviões que tem os ruder trim é normal termos de usar estes compensadores?
Pergunto isso pois sinto alguns aviões com tendência a curvar para os lados, sempre fiquei com ideia que os aviões deviam "andar" a direito.
Para os aviões que tem a possibilidade de compensadores devemos usar?
E para os aviões que não tem ? como se compensa? é com o manche?
Agradeço a quem me possa esclarecer.
Obrigado
Como não sou piloto e nao tenho possibilidade de saber os procedimentos corretos, pergunto a quem sabe o seguinte :
Nos aviões de hélice sei que é normal usar/utilizar o trim ou compensador, nos aviões que tem os ruder trim é normal termos de usar estes compensadores?
Pergunto isso pois sinto alguns aviões com tendência a curvar para os lados, sempre fiquei com ideia que os aviões deviam "andar" a direito.
Para os aviões que tem a possibilidade de compensadores devemos usar?
E para os aviões que não tem ? como se compensa? é com o manche?
Agradeço a quem me possa esclarecer.
Obrigado
Lost23- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 30/07/2013
Mensagens : 91
Reputação : 0
Idade : 42
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Empresario
Nacionalidade :
Re: Trim - Duvidas
Lost23 escreveu:Ola
Como não sou piloto e nao tenho possibilidade de saber os procedimentos corretos, pergunto a quem sabe o seguinte :
Nos aviões de hélice sei que é normal usar/utilizar o trim ou compensador, nos aviões que tem os ruder trim é normal termos de usar estes compensadores?
Pergunto isso pois sinto alguns aviões com tendência a curvar para os lados, sempre fiquei com ideia que os aviões deviam "andar" a direito.
Para os aviões que tem a possibilidade de compensadores devemos usar?
E para os aviões que não tem ? como se compensa? é com o manche?
Agradeço a quem me possa esclarecer.
Obrigado
Voei diversas aeronaves monomotoras, algumas possuiam mais necessidade de compensar com o pedal e outras menos. E nas que possuiam o compensador de pedal, não vi necessidade de utilizar.
Quando a velocidade é baixa, como na subida, o efeito é maior e precisava de mais pedal porém em cruzeiro raramente precisei. Se o voo é longo, o pé vai cansar, neste caso é melhor compensar sim. Já pra aeronaves sem compensador, aí é no pé mesmo para o pedal e no manche se precisar de aileron.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Trim - Duvidas
Obrigado !!
Lost23- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 30/07/2013
Mensagens : 91
Reputação : 0
Idade : 42
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Empresario
Nacionalidade :
Re: Trim - Duvidas
A causa que talvez possa estar "desalinhando" sua aeronave, além do vento, pode ser o próprio torque, na qual, inclinará mais para o lado esquerdo do que o direito.
_________________
glmz159- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 06/10/2011
Mensagens : 758
Reputação : 36
Idade : 27
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Re: Trim - Duvidas
Essa tendencia de puxar para o lado se chama "efeito torque", tem relacao com o giro da hélice e por isso ele da essa puxadinha para o lado, que se chama Guinada.
O compensasor(trim) como já foi dito acima por nossos colegas, tem a finalidade de aliviar nossos esforcos, tanto os horizontais como os verticais...
A sequência ideal pra ultilza-los eh a seguinte:
1- ajuste a potencia desejada
2- mova o manche ou o pedal na atitude desejada que quer o avião
3- use o compensador até aliviar o esforco que esta fazendo
Pronto seu avião esta compensado e Vc nao fica fazendo força desnecessaria. Espero que tenha esclarecido suas dúvidas...
Um Abraço
O compensasor(trim) como já foi dito acima por nossos colegas, tem a finalidade de aliviar nossos esforcos, tanto os horizontais como os verticais...
A sequência ideal pra ultilza-los eh a seguinte:
1- ajuste a potencia desejada
2- mova o manche ou o pedal na atitude desejada que quer o avião
3- use o compensador até aliviar o esforco que esta fazendo
Pronto seu avião esta compensado e Vc nao fica fazendo força desnecessaria. Espero que tenha esclarecido suas dúvidas...
Um Abraço
_________________
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar."
Alan Garcia- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 09/10/2012
Mensagens : 85
Reputação : 7
Idade : 34
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Mecânico Automobilístico
Nacionalidade :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos