Entendimento de manete de controle de passo
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Entendimento de manete de controle de passo
Pessoal, alguém poderia me indicar algum artigo ou artigos onde seja explicado de forma detalhada como funciona a manete azul nas aeronaves que dispõe de hélice de angulo variável?
Queria entender a dinâmica do manete de potência com de controle de passo da hélice e estou confuso pra kct nesses pontos.
Agradeço quem dispor de tempo para tentar me explicar.
Queria entender a dinâmica do manete de potência com de controle de passo da hélice e estou confuso pra kct nesses pontos.
Agradeço quem dispor de tempo para tentar me explicar.
oscarfilho- Segundo-Tenente
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Re: Entendimento de manete de controle de passo
Em aeronaves de passo fixo, o controle da borboleta do carburador e o controle da RPM é feito pela manete de potência, como visto em aeronaves como o Cessna 152,172, Cherokee e por ai vai.
Porém devido a necessidade de aeronaves mais espaçosas, com maior capacidade de carga, passageiros, há-se também uma preocupação com a performance, ou seja, motorização melhor. Mas isso não é suficiente, pois uma hélice de passo fixo apesar de ser eficiente pra decolagem e subida, não é eficiente por exemplo em cruzeiro. Então entra ai a necessidade de uma hélice de ângulo variável, para obter a melhor performance em todos as fases do voo, decolagem ,subida, cruzeiro, descida. E esta "performance" ou seja, este ajuste, está descrito no POH,AFM, ou como desejar chamar o manual da aeronave.
Agora vamos ao cerne da sua pergunta.
Com um motor que possui governador de hélice (que utiliza pressão de oleo para variar o ângulo da hélice nas fases do voo) se separa a função do controle do ar que passa pela borboleta (admissao) e da rpm do motor. Ou seja, o controle do ar de admissão é feito pela manete de potência, e o de RPM do motor, pela manete azul de passo de hélice. O painel de instrumentos também sofre modificações em relação a aeronave de passo fixo, onde temos apenas o tacometro (RPM) ganhando agora o:
Manifold Pressure
que mede, quanto de ar está entrando pelo carburador.
Agora vamos falar de termos práticos.
Eu voo no real um Embraer Corisco Turbo, de 200HP com governador de hélice. Estamos taxiando (com 1000/1100 rpm) do ponto de espera até alinharmos na pista em uso, a manete de hélice (azul) está toda a frente, pois quero que ela me dê o maximo de RPM possivel na decolagem/subida (afinal estamos decolando) Livre decolagem dou potência até 40 pol de Manifold Pressure, airspeed alive, rodo o Coriscão com 70kt, freio a roda, positive climb, trem em cima. Apos uns 500 pés, livrando os obstaculos no eixo de decolagem, não há necessidade de tanta tração, tanta carga na hélice, então trago a manete azul um pouco pra trás, para me desenvolver uns 2400rpm na subida, e ai trago a manete de potência para subir com 35 polegadas de admissão. Então, antes no c152 a gente olha so rpm e parametros de motor, pressao de oleo, temperatura da cht. Agora temos que olhar Manifold press, rpm, e parametros do motor.
Muito longo muito chato? me desculpe, mas espero que tenha compreendido! Bons voos Comandante!
Porém devido a necessidade de aeronaves mais espaçosas, com maior capacidade de carga, passageiros, há-se também uma preocupação com a performance, ou seja, motorização melhor. Mas isso não é suficiente, pois uma hélice de passo fixo apesar de ser eficiente pra decolagem e subida, não é eficiente por exemplo em cruzeiro. Então entra ai a necessidade de uma hélice de ângulo variável, para obter a melhor performance em todos as fases do voo, decolagem ,subida, cruzeiro, descida. E esta "performance" ou seja, este ajuste, está descrito no POH,AFM, ou como desejar chamar o manual da aeronave.
Agora vamos ao cerne da sua pergunta.
Com um motor que possui governador de hélice (que utiliza pressão de oleo para variar o ângulo da hélice nas fases do voo) se separa a função do controle do ar que passa pela borboleta (admissao) e da rpm do motor. Ou seja, o controle do ar de admissão é feito pela manete de potência, e o de RPM do motor, pela manete azul de passo de hélice. O painel de instrumentos também sofre modificações em relação a aeronave de passo fixo, onde temos apenas o tacometro (RPM) ganhando agora o:
Manifold Pressure
que mede, quanto de ar está entrando pelo carburador.
Agora vamos falar de termos práticos.
Eu voo no real um Embraer Corisco Turbo, de 200HP com governador de hélice. Estamos taxiando (com 1000/1100 rpm) do ponto de espera até alinharmos na pista em uso, a manete de hélice (azul) está toda a frente, pois quero que ela me dê o maximo de RPM possivel na decolagem/subida (afinal estamos decolando) Livre decolagem dou potência até 40 pol de Manifold Pressure, airspeed alive, rodo o Coriscão com 70kt, freio a roda, positive climb, trem em cima. Apos uns 500 pés, livrando os obstaculos no eixo de decolagem, não há necessidade de tanta tração, tanta carga na hélice, então trago a manete azul um pouco pra trás, para me desenvolver uns 2400rpm na subida, e ai trago a manete de potência para subir com 35 polegadas de admissão. Então, antes no c152 a gente olha so rpm e parametros de motor, pressao de oleo, temperatura da cht. Agora temos que olhar Manifold press, rpm, e parametros do motor.
Muito longo muito chato? me desculpe, mas espero que tenha compreendido! Bons voos Comandante!
Re: Entendimento de manete de controle de passo
Muito obrigado @Zarapeiro! Deu uma clarificada enorme!! Abração!!
oscarfilho- Segundo-Tenente
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Re: Entendimento de manete de controle de passo
Olá oscarfilho, bom dia amigo
Apenas complementando, acho difícil entender o real procedimento pelo Simulador.
Acredito que só na pratica mesmo, com auxilio do instrutor.
Pesquisei bastante sobre o assunto, descrito em dois projetos:
https://www.voovirtual.com/t44423-projeto-quadrante-throttles#341337
https://www.voovirtual.com/t43680p75-mini-cockpit-generico#341925
Parece que o mais importante é não exagerar o limite de rotação da hélice/motor na decolagem. E reduzir aos poucos o passo, ajustando a mistura ar/combustível, mantendo altitude e velocidade cruzeiro desejada.
Observei que os "Gauges" presentes no Simulador, não correspondem exatamente as informações teóricas.
Assim com "aproximações suscetivas", podemos nos aproximar do procedimento aceitável.
Espero ter contribuído. , abraços
Apenas complementando, acho difícil entender o real procedimento pelo Simulador.
Acredito que só na pratica mesmo, com auxilio do instrutor.
Pesquisei bastante sobre o assunto, descrito em dois projetos:
https://www.voovirtual.com/t44423-projeto-quadrante-throttles#341337
https://www.voovirtual.com/t43680p75-mini-cockpit-generico#341925
Parece que o mais importante é não exagerar o limite de rotação da hélice/motor na decolagem. E reduzir aos poucos o passo, ajustando a mistura ar/combustível, mantendo altitude e velocidade cruzeiro desejada.
Observei que os "Gauges" presentes no Simulador, não correspondem exatamente as informações teóricas.
Assim com "aproximações suscetivas", podemos nos aproximar do procedimento aceitável.
Espero ter contribuído. , abraços
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Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
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Re: Entendimento de manete de controle de passo
Opa, vlw pelo toque @Edenio Rodrigues!
E parabéns pelo seus projetos, vi aqui e ficaram muito lokos!!
Depois vou ver todas as páginas do seu projeto lá, mas muito legal mesmo!
E parabéns pelo seus projetos, vi aqui e ficaram muito lokos!!
Depois vou ver todas as páginas do seu projeto lá, mas muito legal mesmo!
oscarfilho- Segundo-Tenente
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