Abortando procedimento ILS com 747-400
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Abortando procedimento ILS com 747-400
Olá pessoal,
Precisei abortar o procedimento ILS hoje - não consegui capturar na altitude correta o glide. Setei a altitude para a indicada pelo ATC, e tentei engajar o HDG. No entanto, a aeronave se recusou a sair do modo LOC. Desengajei o piloto automático, e tentei engajá-lo de novo, mas novamente o LOC ficou travado como opção. A solução foi eu fazer todos os procedimentos manualmente, até conseguir pousar. Minha aeronave é da iFly.
Como faço para conseguir colocar a aeronave em piloto automático com HDG logo após desistir do ILS? Tentei localizar a informação nos manuais da iFly, mas não localizei. Quem tiver experiência com o 747 da PMDG talvez possa ajudar também - estou em dúvidas se é um erro de procedimento meu, ou se é algum bug (por minha pouca experiência com esta aeronave, prefiro considerar a primeira opção como mais provável).
Precisei abortar o procedimento ILS hoje - não consegui capturar na altitude correta o glide. Setei a altitude para a indicada pelo ATC, e tentei engajar o HDG. No entanto, a aeronave se recusou a sair do modo LOC. Desengajei o piloto automático, e tentei engajá-lo de novo, mas novamente o LOC ficou travado como opção. A solução foi eu fazer todos os procedimentos manualmente, até conseguir pousar. Minha aeronave é da iFly.
Como faço para conseguir colocar a aeronave em piloto automático com HDG logo após desistir do ILS? Tentei localizar a informação nos manuais da iFly, mas não localizei. Quem tiver experiência com o 747 da PMDG talvez possa ajudar também - estou em dúvidas se é um erro de procedimento meu, ou se é algum bug (por minha pouca experiência com esta aeronave, prefiro considerar a primeira opção como mais provável).
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Antonio Intini
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antoniointini- Major
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Re: Abortando procedimento ILS com 747-400
antoniointini escreveu:Olá pessoal,
Precisei abortar o procedimento ILS hoje - não consegui capturar na altitude correta o glide. Setei a altitude para a indicada pelo ATC, e tentei engajar o HDG. No entanto, a aeronave se recusou a sair do modo LOC. Desengajei o piloto automático, e tentei engajá-lo de novo, mas novamente o LOC ficou travado como opção. A solução foi eu fazer todos os procedimentos manualmente, até conseguir pousar. Minha aeronave é da iFly.
Como faço para conseguir colocar a aeronave em piloto automático com HDG logo após desistir do ILS? Tentei localizar a informação nos manuais da iFly, mas não localizei. Quem tiver experiência com o 747 da PMDG talvez possa ajudar também - estou em dúvidas se é um erro de procedimento meu, ou se é algum bug (por minha pouca experiência com esta aeronave, prefiro considerar a primeira opção como mais provável).
O manual do PMDG diz o seguinte:
"After localizer and glideslope capture, APP mode can be disengaged by:
• pushing a TO/GA switch
• disengaging autopilot(s) and turning off both F/D switches
• retuning the VHF NAV receiver."
No caso que você falou o correto seria prosseguir com a arremetida (apertando o TOGA) e tentar novamente. Porém se fosse o caso daria pra ciclar o AP desligando o F/D e depois reengajar tudo apesar que essa opção não iria lhe colocar na rampa.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Abortando procedimento ILS com 747-400
Muito obrigado Paulo!
Destes, me faltou apertar o TO/GA e desligar os F/Ds, irei tentar novamente em uma nova oportunidade.
No caso, tenho uma dúvida sobre o terceiro ponto: o que notei nesta aeronave é que ela é bastante automatizada, e ela faz a seleção da frequência do ILS automaticamente, uma vez que eu tenha selecionado o procedimento IAC no FMC.
Portanto, como devo proceder para fazer este retuning? Se vou fazer uma nova aproximação pelo mesmo ILS, em tese eu não teria que re-sintonizar (?).
Destes, me faltou apertar o TO/GA e desligar os F/Ds, irei tentar novamente em uma nova oportunidade.
No caso, tenho uma dúvida sobre o terceiro ponto: o que notei nesta aeronave é que ela é bastante automatizada, e ela faz a seleção da frequência do ILS automaticamente, uma vez que eu tenha selecionado o procedimento IAC no FMC.
Portanto, como devo proceder para fazer este retuning? Se vou fazer uma nova aproximação pelo mesmo ILS, em tese eu não teria que re-sintonizar (?).
antoniointini- Major
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Re: Abortando procedimento ILS com 747-400
antoniointini escreveu:Muito obrigado Paulo!
Destes, me faltou apertar o TO/GA e desligar os F/Ds, irei tentar novamente em uma nova oportunidade.
No caso, tenho uma dúvida sobre o terceiro ponto: o que notei nesta aeronave é que ela é bastante automatizada, e ela faz a seleção da frequência do ILS automaticamente, uma vez que eu tenha selecionado o procedimento IAC no FMC.
Portanto, como devo proceder para fazer este retuning? Se vou fazer uma nova aproximação pelo mesmo ILS, em tese eu não teria que re-sintonizar (?).
A primeira forma, fazer a arremetida seria a mais correta em função da perda do critério de aproximação estabilizada. Isso pois imagino que você estava no LOC mas ficou acima do glide.
Ja a segunda forma implica que você estaria dentro da aproximação mas decidiu fazer um side step (aproximar na 17R e pousar na 17L por exemplo). Ou estava realizando uma aproximação para circular (apesar que neste caso não iria utilizar o glide, somente LOC).
Por fim no terceiro caso não vejo uma situação específica para usá-la, talvez se fosse o caso de você permanecer com o AP ligado para fazer o circular com o AP. Neste caso você precisa ir na pagina nav/rad e apagar a frequencia do ILS no campo apropriado (ou colocar outra que não seja a correta).
Seguindo o voo em si, depois de arremeter você vai reselecionar a IAC pelo FMC e refazer a aproximação. Ou caso tenha colocado outra frequencia manualmente, é só colocar a correta no mesmo campo.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Abortando procedimento ILS com 747-400
Excelente, Paulo, muito obrigado!
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Antonio Intini
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antoniointini- Major
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Re: Abortando procedimento ILS com 747-400
quando estou na final e resolvo arremeter uma coisa que eu faço é dar o TO-GA , seto a altitude que pede o procedimento de arremetida e tiro do modo NAV e coloco no modo HDG e fico orbitando o fixo que manda o procedimento. Após tudo controlado eu re-programo o fmc outra vez... após fazer isso ela segue para o ponto (FIXO) de aproximação conforme manda a carta... O ifly tem esse bug... pelo menos na minha época ele tinha isso de teimar em seguir até tocar no solo....
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jeferson antich- Coronel
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Re: Abortando procedimento ILS com 747-400
jeferson antich escreveu:quando estou na final e resolvo arremeter uma coisa que eu faço é dar o TO-GA , seto a altitude que pede o procedimento de arremetida e tiro do modo NAV e coloco no modo HDG e fico orbitando o fixo que manda o procedimento. Após tudo controlado eu re-programo o fmc outra vez... após fazer isso ela segue para o ponto (FIXO) de aproximação conforme manda a carta... O ifly tem esse bug... pelo menos na minha época ele tinha isso de teimar em seguir até tocar no solo....
Putz, então é bug mesmo... aí tem que levar a aeronave no braço (PA desligado), como eu fiz?
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Antonio Intini
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antoniointini- Major
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