A sala AIS é obrigatória em todos os aeródromos homologados.
3 participantes
Página 1 de 1
A sala AIS é obrigatória em todos os aeródromos homologados.
Prezado pessoal do Voo Virtual. A sala AIS é crucial em um aeroporto ou aeródromo. É lá que você consegue compreender como se encontra o clima em rota e o clima no destino. Se decolo de "A" para "B" preciso das condições da rota entre estes dois pontos e lá em "B". A sala AIS pode não autorizar um voo até "B" se as condições de clima estiverem desfavoráveis? Mesmo o Comandante tendo o curso de pilotagem para IFR, bem como a aeronave preparada para voos IFR. Esta é uma pergunta crucial. Att André
André Ricardo Vieira- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 30/01/2018
Mensagens : 73
Reputação : 3
Idade : 57
Emprego/lazer : Professor Universitário
Nacionalidade :
Re: A sala AIS é obrigatória em todos os aeródromos homologados.
1. Com o advento do aisweb, são poucos aeroportos que possuem sala AIS, geralmente só os que possuem controle seja por torre ou radio AFIS.
2. Sala AIS não autoriza ou deixa de autorizar, o piloto apresenta o plano de voo de A para B, caso B esteja fechado a torre/AFIS irá notificar o mesmo da condição, é do comandante a decisão de ir ou não se chegar em B e estiver fechado ele ficará orbitando e/ou seguirá para o alternado.
Existe uma diferença entre aeródromo e aeroporto, geralmente aeroportos possuem alguma estrutura maior, já o aeródromo pode ser simplesmente a pista de pouso e mais nada. De cabeça que eu saiba na Bahia existe AIS em SBQV, SBPS, SBLP, SBIL, SBSV, SBUF, SBLE, onde não é mera coincidência, se o aeroporto é SBxx ele tem AIS e Comunicação (seja torre ou AFIS). Eu não recordo ao certo a situação de Barreiras e Teixeira de Freitas quanto a presença de comunicação para pilotos.
Ah, não menos importante, o AFIS, que nada mais é do que uma "torre" sem vista para o aeroporto, de maneira simples falando, faz tudo que uma torre faz, só que ela não tem a torre fisicamente e tampouco tem visão para o que está acontecendo, vale a palavra do piloto, em SBIL, SBLP, SBQV é AFIS, SBUF eu não conheço.
A título de Flight Simulator, infelizmente muitos desenvolvedores aplicam a AFIS como Traffic ou RADIO, de forma que não influencia em nada na qualidade da informação para o tráfego artificial, onde o jeito é nomear como torre, ficando irreal a comunicação de fraseologia, mas fica muito mais real em termos de comportamento do AI Traffic no FS9 ou FSX.
2. Sala AIS não autoriza ou deixa de autorizar, o piloto apresenta o plano de voo de A para B, caso B esteja fechado a torre/AFIS irá notificar o mesmo da condição, é do comandante a decisão de ir ou não se chegar em B e estiver fechado ele ficará orbitando e/ou seguirá para o alternado.
Existe uma diferença entre aeródromo e aeroporto, geralmente aeroportos possuem alguma estrutura maior, já o aeródromo pode ser simplesmente a pista de pouso e mais nada. De cabeça que eu saiba na Bahia existe AIS em SBQV, SBPS, SBLP, SBIL, SBSV, SBUF, SBLE, onde não é mera coincidência, se o aeroporto é SBxx ele tem AIS e Comunicação (seja torre ou AFIS). Eu não recordo ao certo a situação de Barreiras e Teixeira de Freitas quanto a presença de comunicação para pilotos.
Ah, não menos importante, o AFIS, que nada mais é do que uma "torre" sem vista para o aeroporto, de maneira simples falando, faz tudo que uma torre faz, só que ela não tem a torre fisicamente e tampouco tem visão para o que está acontecendo, vale a palavra do piloto, em SBIL, SBLP, SBQV é AFIS, SBUF eu não conheço.
A título de Flight Simulator, infelizmente muitos desenvolvedores aplicam a AFIS como Traffic ou RADIO, de forma que não influencia em nada na qualidade da informação para o tráfego artificial, onde o jeito é nomear como torre, ficando irreal a comunicação de fraseologia, mas fica muito mais real em termos de comportamento do AI Traffic no FS9 ou FSX.
_________________
Alexandre "VSP4264" Alves - BHZ - MG
VSP4264- Brigadeiro
-
Inscrito em : 17/02/2011
Mensagens : 2209
Reputação : 219
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: A sala AIS é obrigatória em todos os aeródromos homologados.
André Ricardo Vieira escreveu:Prezado pessoal do Voo Virtual. A sala AIS é crucial em um aeroporto ou aeródromo. É lá que você consegue compreender como se encontra o clima em rota e o clima no destino. Se decolo de "A" para "B" preciso das condições da rota entre estes dois pontos e lá em "B". A sala AIS pode não autorizar um voo até "B" se as condições de clima estiverem desfavoráveis? Mesmo o Comandante tendo o curso de pilotagem para IFR, bem como a aeronave preparada para voos IFR. Esta é uma pergunta crucial. Att André
O VSP4264 já matou bem a questão mas vou adicionar alguns pontos...
Antigamente a sala AIS estava presente em todos os aeroportos com serviço ATS (ou seja, que possuiam radio ou torre). Porém com o corte nos custos da FAB hoje algumas localidades perderam a sala AIS. Posso citar como exemplo alguns aeroportos lá no norte onde a sala AIS é centralizada em Manaus e se você está em Rio Branco, trata tudo com a sala de Manaus.
É importante fazer uma divisão entre sala AIS e CMV, explico: Na sala AIS você obtém informações relativas a sua navegação, ou seja, plano de voo, notam e demais publicações. Enquanto que o CMV, centro meteorologico de vigilância, é responsável por monitorar a área e passar briefings para os pilotos.
Quando saiamos para uma navegação, por vezes ligavamos para a AIS passando o plano e depois ligavamos no CMV para pegar a previsão para a rota. Indo pessoalmente havia uma pessoa responsável pelo plano e outro que era o previsor. Hoje isso já mudou também, para pegar a previsão há um telefone para falar com o cara que está em outra sala AIS e o plano é passado no computador.
Há de se salientar também que com essa tal de internet que se tem hoje em dia, você se informa até melhor do que indo na sala AIS. Basta pegar as imagens de satelite das nuvens, aqui no Paraná temos o radar do SIMEPAR (mostra onde há chuva), tem o radar de descarga atmosférica também.
E isso vale para o plano de voo também, já há um sistema que você pode fazê-lo do computador de casa mesmo.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: A sala AIS é obrigatória em todos os aeródromos homologados.
Grato aos dois comandantes pelos esclarecimentos. Bom 2018. Att André
André Ricardo Vieira- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 30/01/2018
Mensagens : 73
Reputação : 3
Idade : 57
Emprego/lazer : Professor Universitário
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Quarentena obrigatória - não vacinados
» Sites para leitura obrigatória
» [Brasil] Pilotos protestam em SP contra resolução que torna obrigatória revalidação da habilitação
» Aeródromos de Escala.
» Ajuda com aeródromos "tortos" no FSX.
» Sites para leitura obrigatória
» [Brasil] Pilotos protestam em SP contra resolução que torna obrigatória revalidação da habilitação
» Aeródromos de Escala.
» Ajuda com aeródromos "tortos" no FSX.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos