Ajuda com aeródromos "tortos" no FSX.
3 participantes
Página 1 de 1
Ajuda com aeródromos "tortos" no FSX.
Olá pessoal,
Notei que muitos aeródromos do FSX estão desalinhados e/ou com VOR/DME fora de posição. Isso é muito incômodo, principalmente para aproximações tipo VOR/DME e RNAV.
Verifiquei que isso ocorre com frequência espantosa. Hoje mesmo ví dois exemplos em SBFL e SBPA. Ambas as pistas parecem estar "desalinhadas" do VOR/DME o que obriga o desligamento do Auto Pilot bem antes da MDA para que o pouso possa ser feito sem risco.
Tentei alterar os VORs no ADE, porém, eles estão "LOCKED". Provavelmente são da base de dados do FSX e não podem ser mexidos (nem a frequência do VOR Floripa consegui mudar).
Estou voando com o Airbus X Extended porque é super fácil conferir aproximações VOR/DME. Porém, quase todas elas terminam em "pistas super largas e curtas".
Qual a solução? Os cenários do Paulo Ricardo corrigem as posições dos aeródromos?
Notei que muitos aeródromos do FSX estão desalinhados e/ou com VOR/DME fora de posição. Isso é muito incômodo, principalmente para aproximações tipo VOR/DME e RNAV.
Verifiquei que isso ocorre com frequência espantosa. Hoje mesmo ví dois exemplos em SBFL e SBPA. Ambas as pistas parecem estar "desalinhadas" do VOR/DME o que obriga o desligamento do Auto Pilot bem antes da MDA para que o pouso possa ser feito sem risco.
Tentei alterar os VORs no ADE, porém, eles estão "LOCKED". Provavelmente são da base de dados do FSX e não podem ser mexidos (nem a frequência do VOR Floripa consegui mudar).
Estou voando com o Airbus X Extended porque é super fácil conferir aproximações VOR/DME. Porém, quase todas elas terminam em "pistas super largas e curtas".
Qual a solução? Os cenários do Paulo Ricardo corrigem as posições dos aeródromos?
Macoy_AbZ- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 28/09/2012
Mensagens : 25
Reputação : 5
Idade : 44
Nacionalidade :
Re: Ajuda com aeródromos "tortos" no FSX.
Boa noite Macoy,
Provavelmente estou a perceber mal a dúvida mas normalmente um procedimento NPA (non precision approach) onde se enquadra o procedimento VOR / DME entre outros, deixam o avião desalinhado com o centerline da pista. De acordo à política Airbus, deve o piloto quando visual com a pista se não exceder a MDA desligar o auto pilot e flight director e prosseguir visual com track / fpa até aterrar.
Olhe por exemplo o caso de Cayo Largo der Sur em Havana (MUCL) onde a própria carta Jeppesen do VOR a pista 30 diz em nota que existe um offset com o final approach course de 15 graus. Se quiser ver é a carta 13-2.
Espero que esta seja a dúvida e tenha ajudado.
Provavelmente estou a perceber mal a dúvida mas normalmente um procedimento NPA (non precision approach) onde se enquadra o procedimento VOR / DME entre outros, deixam o avião desalinhado com o centerline da pista. De acordo à política Airbus, deve o piloto quando visual com a pista se não exceder a MDA desligar o auto pilot e flight director e prosseguir visual com track / fpa até aterrar.
Olhe por exemplo o caso de Cayo Largo der Sur em Havana (MUCL) onde a própria carta Jeppesen do VOR a pista 30 diz em nota que existe um offset com o final approach course de 15 graus. Se quiser ver é a carta 13-2.
Espero que esta seja a dúvida e tenha ajudado.
Re: Ajuda com aeródromos "tortos" no FSX.
Obrigado Bruno!
Então, são estas NPA que me incomodam. Por exemplo a aproximação VOR/DME na RWY32 de Florianópolis parece torta. Como se o VOR estivesse deslocado de onde realmente deveria estar.
Fiz um desenho com um exemplo deste problema:
Abraços e obrigado.
Então, são estas NPA que me incomodam. Por exemplo a aproximação VOR/DME na RWY32 de Florianópolis parece torta. Como se o VOR estivesse deslocado de onde realmente deveria estar.
Fiz um desenho com um exemplo deste problema:
Abraços e obrigado.
Macoy_AbZ- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 28/09/2012
Mensagens : 25
Reputação : 5
Idade : 44
Nacionalidade :
Re: Ajuda com aeródromos "tortos" no FSX.
Realmente poderá ser um erro do FS se estiver conforme diz. Pela carta o rumo de pista é 319 e o radial dessa NPA é 323 pelo que o deve deixar muito alinhado com a pista pela localização que consigo perceber do VOR na carta ( contudo o desenho do VOR na carta Jeppesen pode não ser muito acertivo).
Em MUCL como dizia o rumo de pista é 300 e entra no radial 285 do VOR, logo o offset de 15.
Tenho de testar no FSX contra a carta mas possivelmente será erro.
Em MUCL como dizia o rumo de pista é 300 e entra no radial 285 do VOR, logo o offset de 15.
Tenho de testar no FSX contra a carta mas possivelmente será erro.
Re: Ajuda com aeródromos "tortos" no FSX.
Obrigado Bruno!
O maior incômodo é que você é obrigado a desligar o AP muito antes do que seria necessário nessa aproximação.
Obrigado novamente pela ajuda.
Abraços.
O maior incômodo é que você é obrigado a desligar o AP muito antes do que seria necessário nessa aproximação.
Obrigado novamente pela ajuda.
Abraços.
Macoy_AbZ- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 28/09/2012
Mensagens : 25
Reputação : 5
Idade : 44
Nacionalidade :
Re: Ajuda com aeródromos "tortos" no FSX.
Macoy_AbZ escreveu:Obrigado Bruno!
O maior incômodo é que você é obrigado a desligar o AP muito antes do que seria necessário nessa aproximação.
Obrigado novamente pela ajuda.
Abraços.
Percebo e concordo. Se realmente o VOR está localizado segundo a sua imagem algo está estranho, isso sem dúvida.
Quando a corrigir no FS isso já não consigo ajudar, alguém deve conseguir
Re: Ajuda com aeródromos "tortos" no FSX.
Acho que a atualização dos navaids do fsx resolve seu problema. Vou deixar o link direto do download, baixe-o e faça a instalação, creio que resolverá seu problema.
FSX/P3D Navaids Package
Abraços
FSX/P3D Navaids Package
Abraços
Otavio Mendes- Major
-
Inscrito em : 29/07/2013
Mensagens : 428
Reputação : 41
Idade : 27
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Atleta de Natação
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Aeródromos de Escala.
» ICAO errado em aerodromos pequenos
» Os 10 Aeródromos mais extremos do mundo!
» Ajustar elevação na hora de construir aerodromos
» Ajuda no rex
» ICAO errado em aerodromos pequenos
» Os 10 Aeródromos mais extremos do mundo!
» Ajustar elevação na hora de construir aerodromos
» Ajuda no rex
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos