como saber a razão de decida sabendo somente a velocidade e o angulo de decida
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como saber a razão de decida sabendo somente a velocidade e o angulo de decida
tem com como saber a razão de decida de uma aeronave sabendo apenas a velocidade e o angulo de decida ?
nesse caso a aeronave estar a 300 km/h e descendo numa rampa de 5°
nesse caso a aeronave estar a 300 km/h e descendo numa rampa de 5°
eric brunik- Recruta
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Re: como saber a razão de decida sabendo somente a velocidade e o angulo de decida
Basta multiplicar. Agora esteja atento, que a velocidade tem de estar em nós (nm/h).
No seu exemplo, assumindo que uma 1 milha náutica = 1.852 metros, vem:
1 nó -> 1,852 km/h
x nós -> 300km/h
x = 161.98 nós.
Multiplicando pelo gradiente, fica:
161.98 * 5 = V/S
V/S = 809.9 ft/min.
Essa questão do ângulo de descida é clássica na aviação e vem das relações do triângulo retângulo, embora eu não lembre agora de cabeça como monta a figura, mas com certeza alguém lembrará, haha.
Abç
No seu exemplo, assumindo que uma 1 milha náutica = 1.852 metros, vem:
1 nó -> 1,852 km/h
x nós -> 300km/h
x = 161.98 nós.
Multiplicando pelo gradiente, fica:
161.98 * 5 = V/S
V/S = 809.9 ft/min.
Essa questão do ângulo de descida é clássica na aviação e vem das relações do triângulo retângulo, embora eu não lembre agora de cabeça como monta a figura, mas com certeza alguém lembrará, haha.
Abç
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João Pedro Duarte
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João Pedro- Brigadeiro
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Re: como saber a razão de decida sabendo somente a velocidade e o angulo de decida
Permita-me discordar. Estive pesquisando desde ontem e a melhor resposta que encontrei foi a seguinte:
Tan 0 = Angulo do GS
Y = Velocidade em nós
X = Razão
Transferindo os valores
161 kt, 5º, razão?
Razão = tan 5º x 161kt
Razão = 14,08 nm/h ou
14,08nm/h convertendo para pé -> 85065,6 pés/h convertendo para minutos
85065,6ft - 60 min
x ft - 1 min
Razão = 1417' ft/min
A fonte sugere converter a razão em nm/h direto para ft/min pois é bem aproximada.
Fiz o cálculo também para a rampa de 5,5º e 160kt (5,5 é a rampa de london city) e o calculo bateu com a razão apresentada nas cartas.
PS: Uma rampa de 3º apresenta razões por volta de 800 ft/min logo uma rampa de 5º nao poderia ter as mesmas razões.
Edit: Esqueci das fontes (precisei fazer um merge das duas para explicar):
https://www.theairlinepilots.com/forum/viewtopic.php?t=690
https://www.pilotsofamerica.com/community/threads/approach-descent-rate-glide-slope.55251/ Post #4
Tan 0 = Angulo do GS
Y = Velocidade em nós
X = Razão
Transferindo os valores
161 kt, 5º, razão?
Razão = tan 5º x 161kt
Razão = 14,08 nm/h ou
14,08nm/h convertendo para pé -> 85065,6 pés/h convertendo para minutos
85065,6ft - 60 min
x ft - 1 min
Razão = 1417' ft/min
A fonte sugere converter a razão em nm/h direto para ft/min pois é bem aproximada.
Fiz o cálculo também para a rampa de 5,5º e 160kt (5,5 é a rampa de london city) e o calculo bateu com a razão apresentada nas cartas.
PS: Uma rampa de 3º apresenta razões por volta de 800 ft/min logo uma rampa de 5º nao poderia ter as mesmas razões.
Edit: Esqueci das fontes (precisei fazer um merge das duas para explicar):
https://www.theairlinepilots.com/forum/viewtopic.php?t=690
https://www.pilotsofamerica.com/community/threads/approach-descent-rate-glide-slope.55251/ Post #4
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: como saber a razão de decida sabendo somente a velocidade e o angulo de decida
Paulo Stavis escreveu:Permita-me discordar. Estive pesquisando desde ontem e a melhor resposta que encontrei foi a seguinte:
Tan 0 = Angulo do GS
Y = Velocidade em nós
X = Razão
Transferindo os valores
161 kt, 5º, razão?
Razão = tan 5º x 161kt
Razão = 14,08 nm/h ou
14,08nm/h convertendo para pé -> 85065,6 pés/h convertendo para minutos
85065,6ft - 60 min
x ft - 1 min
Razão = 1417' ft/min
A fonte sugere converter a razão em nm/h direto para ft/min pois é bem aproximada.
Fiz o cálculo também para a rampa de 5,5º e 160kt (5,5 é a rampa de london city) e o calculo bateu com a razão apresentada nas cartas.
PS: Uma rampa de 3º apresenta razões por volta de 800 ft/min logo uma rampa de 5º nao poderia ter as mesmas razões.
Edit: Esqueci das fontes (precisei fazer um merge das duas para explicar):
https://www.theairlinepilots.com/forum/viewtopic.php?t=690
https://www.pilotsofamerica.com/community/threads/approach-descent-rate-glide-slope.55251/ Post #4
Faz todo sentido, Paulo.
De fato, não levei a tangente em consideração, e as unidades também estavam incorretas.
Ponto para você
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João Pedro Duarte
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João Pedro- Brigadeiro
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