Como se calcular a razão de descida/subida?
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Fabbrini
Valdir Ávila
Paulo Stavis
Roberto BR
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Como se calcular a razão de descida/subida?
Bom dia amigos
Alguem teria um tutorial ou talvez pudesse explicar como se calcula uma razão de subida e de descida?
agradeço desde ja
Abraço e bons voos
Alguem teria um tutorial ou talvez pudesse explicar como se calcula uma razão de subida e de descida?
agradeço desde ja
Abraço e bons voos
Roberto BR- Major
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Re: Como se calcular a razão de descida/subida?
Roberto BR escreveu:Bom dia amigos
Alguem teria um tutorial ou talvez pudesse explicar como se calcula uma razão de subida e de descida?
agradeço desde ja
Abraço e bons voos
Em que contexto Roberto?
A razão de subida requerida em determinado trecho ou situação tem várias formas de se chegar a ela, dependendo dos dados disponíveis.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Como se calcular a razão de descida/subida?
Lembro que tinha uma formula para calcular isto...mas eu nao a tenho mais.. se alguem tiver ae e puder compartilhar.. tambem tenho interesse.
Nela dizia.. como calcular o TOC ...e o TOD .. VS.etc...
Nela dizia.. como calcular o TOC ...e o TOD .. VS.etc...
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Valdir Ávila- Tenente-Coronel
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Re: Como se calcular a razão de descida/subida?
Ola Paulo,
Se por exemplo estou fazendo voo para treinar toque e arremetida...quando decolo tenho uma razão de subida X por minuto, quando estou aproando tenho uma razão de descida y por minuto, correto?
Como que sei qual a razão nesses procedimentos? existe uma razão especifica ou temos que calcular por nois mesmos?
agradeço a aujuda
abç
Se por exemplo estou fazendo voo para treinar toque e arremetida...quando decolo tenho uma razão de subida X por minuto, quando estou aproando tenho uma razão de descida y por minuto, correto?
Como que sei qual a razão nesses procedimentos? existe uma razão especifica ou temos que calcular por nois mesmos?
agradeço a aujuda
abç
Paulo Stavis escreveu:Roberto BR escreveu:Bom dia amigos
Alguem teria um tutorial ou talvez pudesse explicar como se calcula uma razão de subida e de descida?
agradeço desde ja
Abraço e bons voos
Em que contexto Roberto?
A razão de subida requerida em determinado trecho ou situação tem várias formas de se chegar a ela, dependendo dos dados disponíveis.
Roberto BR- Major
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Re: Como se calcular a razão de descida/subida?
Roberto BR escreveu:Ola Paulo,
Se por exemplo estou fazendo voo para treinar toque e arremetida...quando decolo tenho uma razão de subida X por minuto, quando estou aproando tenho uma razão de descida y por minuto, correto?
Como que sei qual a razão nesses procedimentos? existe uma razão especifica ou temos que calcular por nois mesmos?
agradeço a aujuda
abç
Roberto essa situação não tem razão de subida/descida definida.
Na decolagem, a menos que haja alguma instrução contrária (manual da aeronave, carta ou pedido do ATC) você vai subir com a máxima razão possível. Para isso há uma velocidade na qual a aeronave sobe com a maior razão. No C152 essa velocidade é 67kt, se não me engano. Isso ocorre justamente para que você ganhe altitude o mais rápido possível.
Já no pouso também não há razão específica. Você mantém uma que seja de acordo com a sua velocidade. Geralmente o que há é a razão ideal da rampa. A maioria dos PAPI/VASIS e ILS usam uma rampa de 3º.
No caso da rampa de descida há uma tabelinha que converte a rampa em razão, você pode vê-la aqui na página 45. Digamos que a rampa seja de 3º e a velocidade de aproximação seja 135kt. A razão de descida para se manter na rampa ideal é de 715 ft/min.
O que algumas pessoas confudem é gradiente mínimo de subida com razão de subida. Você pode notar nas próprias cartas de voo por instrumento que há uma nota mais ou menos assim: "Gradiente mínimo requerido: 3,3%".
Esse gradiente é o mínimo que a aeronave deve ser capaz de cumprir.
Para exemplificar, se a aeronave voa a saida com 160kt e o mínimo é 3,3%, podemos verificar na página 44 do documento anterior que a razão mínima seria 550 ft/min. Isso significa que pode subir com 550,600,900,5000 ft/min mas não com 400,300 ou 500 ft/min.
Acredito que fui muito além da sua pergunta mas já fica como complemento. Qualquer dúvida estamos aí.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Como se calcular a razão de descida/subida?
Certo....
To tentando ajudar um colega novato , e a dúvida dele é exatamente a minha quando começei..
EX: Estou no FL300 .. como saber que horas devo começar a descer..
Como calcular o TOD (top Of Descent) ????
Eu não tenho mais este calculo..e como só voo 737NG ..nao peciso disto. Vlew.
To tentando ajudar um colega novato , e a dúvida dele é exatamente a minha quando começei..
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Valdir Ávila- Tenente-Coronel
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Re: Como se calcular a razão de descida/subida?
Poooooooooooooooo show de bola Paulo, foi mesmo alem da minha pergunta e ja tirando o restante das minhas duvidas
Professor
grande abraço
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Roberto BR- Major
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Re: Como se calcular a razão de descida/subida?
Valdir Ávila escreveu:Certo....
To tentando ajudar um colega novato , e a dúvida dele é exatamente a minha quando começei..
EX: Estou no FL300 .. como saber que horas devo começar a descer..
Como calcular o TOD (top Of Descent) ????
Eu não tenho mais este calculo..e como só voo 737NG ..nao peciso disto. Vlew.
Aproveitando o gancho e falando sobre isso então.
Em vez de passar fórmula acredito que as pessoas devem aprender de onde vem, então é assim:
Voando no FL300, o aeroporto de destino está a 2500' acima do nível do mar. Quando devo começar a descer?
Do FL300 até 2500 são 27500' no total. Supondo que vamos usar uma razão de descida de 2000 ft/min, levaremos +- 14' para descer.
Vamos descer com 180kt. 180kt significa percorrer 180 nm em 60', portanto temos que achar quanto percorreremos em 60'. Usando a regra de 3:
180 - 60'
x - 14'
X = 42nm. Portanto devemos começar a descer a 42nm do destino ou quando estivermos a 14' dele.
Vale lembrar que devemos calcular com a velocidade aerodinâmica (TAS), no mínimo. O ideal seria usar uma média da GS mas fica muito complicado precisar qual a GS média no trecho da descida (visto que o vento é variável) então use a TAS mesmo que fica bem próximo.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Como se calcular a razão de descida/subida?
Valdir Ávila escreveu:Certo....
To tentando ajudar um colega novato , e a dúvida dele é exatamente a minha quando começei..
EX: Estou no FL300 .. como saber que horas devo começar a descer..
Como calcular o TOD (top Of Descent) ????
Eu não tenho mais este calculo..e como só voo 737NG ..nao peciso disto. Vlew.
Aeronaves a jato descem usando uma formula bem simples. Pegue a altitude que vai descer e multiplique por 3. No seu exemplo, é o FL300. Pegue 30 (afinal é 30.000 pés a sua altitude) e multiplique por 3, resultado 90NM... Coloque mais umas 10NM para a desaceleração e temos 100NM....
O calculo que o Paulo colocou está totalmente correto. Porém, aeronaves a jato descem com razão de descida variavel e velocidade constante. Ou seja, voce reduz totalmente a potencia (motor na banguela, hehehe) e mantem a velocidade, por exemplo MACH .78, depois de descer um pouco, a velocidade chega a 280Kts, então você passa a manter essa velocidade até 10.000 pés. Durante essa descida a razão de descida vai ficar variando. Chegando em 10.000 pés, você vai ter que nivelar a aeronave para desacelerar a aeronave para pelo menos 250kts. Um bom crosscheck é terminar essa desaceleração de 10.000 pés a cerca de 30NM do aeroporto (considerando um aeroporto ao nivel do mar).
Porque aeronaves a jato descem dessa maneira??? Porque se voce manter uma razão de descida constante durante toda a descida, voce vai acabar (cedo ou tarde) aplicando potencia, o que acarretara em um consumo maior de combustivel, tornando a descida anti-economica.
Aeronaves modernas, dotadas de FMS, fazem essa descida automaticamente. Outras, no entanto precisam de alguns inputs dos pilotos para que a descida seja feita dessa forma.
Aeronaves a pistão, é até importante deixar um pouco de potencia aplicada, porque não se voce tirar toda a potencia de um motor a pistão voce pode acabar resfriando tanto o motor da aeronave que pode causar inclusive uma rachadura no cilindro do motor. É aí que os calculos do Paulo vão ser muito uteis.....
Rapidamente é isso....
Qualquer coisa é só avisar....
Abrcs....
Re: Como se calcular a razão de descida/subida?
Muito bom Fabbrini,
Obrigado pela dica
Obrigado pela dica
Fabbrini escreveu:Valdir Ávila escreveu:Certo....
To tentando ajudar um colega novato , e a dúvida dele é exatamente a minha quando começei..
EX: Estou no FL300 .. como saber que horas devo começar a descer..
Como calcular o TOD (top Of Descent) ????
Eu não tenho mais este calculo..e como só voo 737NG ..nao peciso disto. Vlew.
Aeronaves a jato descem usando uma formula bem simples. Pegue a altitude que vai descer e multiplique por 3. No seu exemplo, é o FL300. Pegue 30 (afinal é 30.000 pés a sua altitude) e multiplique por 3, resultado 90NM... Coloque mais umas 10NM para a desaceleração e temos 100NM....
O calculo que o Paulo colocou está totalmente correto. Porém, aeronaves a jato descem com razão de descida variavel e velocidade constante. Ou seja, voce reduz totalmente a potencia (motor na banguela, hehehe) e mantem a velocidade, por exemplo MACH .78, depois de descer um pouco, a velocidade chega a 280Kts, então você passa a manter essa velocidade até 10.000 pés. Durante essa descida a razão de descida vai ficar variando. Chegando em 10.000 pés, você vai ter que nivelar a aeronave para desacelerar a aeronave para pelo menos 250kts. Um bom crosscheck é terminar essa desaceleração de 10.000 pés a cerca de 30NM do aeroporto (considerando um aeroporto ao nivel do mar).
Porque aeronaves a jato descem dessa maneira??? Porque se voce manter uma razão de descida constante durante toda a descida, voce vai acabar (cedo ou tarde) aplicando potencia, o que acarretara em um consumo maior de combustivel, tornando a descida anti-economica.
Aeronaves modernas, dotadas de FMS, fazem essa descida automaticamente. Outras, no entanto precisam de alguns inputs dos pilotos para que a descida seja feita dessa forma.
Aeronaves a pistão, é até importante deixar um pouco de potencia aplicada, porque não se voce tirar toda a potencia de um motor a pistão voce pode acabar resfriando tanto o motor da aeronave que pode causar inclusive uma rachadura no cilindro do motor. É aí que os calculos do Paulo vão ser muito uteis.....
Rapidamente é isso....
Qualquer coisa é só avisar....
Abrcs....
Roberto BR- Major
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Re: Como se calcular a razão de descida/subida?
Para calcular o gradiente é só pegar a velocidade de subida, multiplicar pelo gradiente e aproximar o resultado ao próximo múltiplo de 50.
Exemplo: http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=0ac26388-3de8-1030-95e7-72567f175e3a
Gradiente de 4,0% até 1500' após 3,3%. A velocidade minha de subida é de 80 nós portanto:
Velocidade de subida X Gradiente = Vertical Speed
80 X 4,0 = 320
( Como o resultado deve ser múltiplo de 50 ) meu vertical vai ser de 350 até 1500'
Exemplo: http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=0ac26388-3de8-1030-95e7-72567f175e3a
Gradiente de 4,0% até 1500' após 3,3%. A velocidade minha de subida é de 80 nós portanto:
Velocidade de subida X Gradiente = Vertical Speed
80 X 4,0 = 320
( Como o resultado deve ser múltiplo de 50 ) meu vertical vai ser de 350 até 1500'
FalkenBr- Recruta
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Re: Como se calcular a razão de descida/subida?
Seja FalkenBr.FalkenBr escreveu:Para calcular o gradiente é só pegar a velocidade de subida, multiplicar pelo gradiente e aproximar o resultado ao próximo múltiplo de 50.
Exemplo: http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=0ac26388-3de8-1030-95e7-72567f175e3a
Gradiente de 4,0% até 1500' após 3,3%. A velocidade minha de subida é de 80 nós portanto:
Velocidade de subida X Gradiente = Vertical Speed
80 X 4,0 = 320
( Como o resultado deve ser múltiplo de 50 ) meu vertical vai ser de 350 até 1500'
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CALCULAR A DISTÂNCIA PARA INICIO DA DESCIDA
Reativando o tópico
Para melhorar o desempenho da aeronave e economia do consumo de combustível é norma, tanto por parte das companhias como dos controladores, manter as aeronaves o mais alto possivel onde consomem menos combustível, assim com esta simples formula o piloto saber quando iniciar com qual a razão e velocidade deverá efetuar a descida.
Partindo de um princípio básico de que a 5 NM da cabeceira a aeronave deve estar entre 1000 e 1500 ft da cabeceira vamos executar o seguinte cálculo:
(((ALT INICIAL - ALT FINAL)/RAZÃO)/60)*VELOCIDADE, ou seja a distância em Milhas Náuticas, para inicio da descida é a diferença da altitude inicial pela altitude final dividida pela razão de descida multiplicada por 60 (transformação do sistema decimal para horário) multiplicada pela velocidade da descida.
De acordo com esta fórmula vamos fazer este exemplo:
1- A cabeceira da pista está a 1200 ft. MSL;
2- Altitude de cruzeiro FL180;
3- Razão de descida, confortável para os passageiros, entre 1500 e 1800 ft/min. Iremos usar 1500 ft/min;
4- Velocidade 200 Knots;
Conforme escrevi, seguindo o principio básico de que a 1500 ft. da cabeceira quero estar devidamente alinhado com a pista e a uma altitude confortável para executar os procedimentos de aproximação na curta final a altitude final será de 2700 ft. e o cálculo será o seguinte:
No caso de querer efetuar a descida em Mach 0,78 deve acrescentar mais ou menos umas 10 NM para desaceleração para 250 kt a executar entre os 12000 e os 10000 pés. Claro que esta é uma estimativa que depende da aeronave em uso.
CALCULAR A DISTÂNCIA PARA INICIO DA DESCIDA
Para melhorar o desempenho da aeronave e economia do consumo de combustível é norma, tanto por parte das companhias como dos controladores, manter as aeronaves o mais alto possivel onde consomem menos combustível, assim com esta simples formula o piloto saber quando iniciar com qual a razão e velocidade deverá efetuar a descida.
Partindo de um princípio básico de que a 5 NM da cabeceira a aeronave deve estar entre 1000 e 1500 ft da cabeceira vamos executar o seguinte cálculo:
(((ALT INICIAL - ALT FINAL)/RAZÃO)/60)*VELOCIDADE, ou seja a distância em Milhas Náuticas, para inicio da descida é a diferença da altitude inicial pela altitude final dividida pela razão de descida multiplicada por 60 (transformação do sistema decimal para horário) multiplicada pela velocidade da descida.
De acordo com esta fórmula vamos fazer este exemplo:
1- A cabeceira da pista está a 1200 ft. MSL;
2- Altitude de cruzeiro FL180;
3- Razão de descida, confortável para os passageiros, entre 1500 e 1800 ft/min. Iremos usar 1500 ft/min;
4- Velocidade 200 Knots;
Conforme escrevi, seguindo o principio básico de que a 1500 ft. da cabeceira quero estar devidamente alinhado com a pista e a uma altitude confortável para executar os procedimentos de aproximação na curta final a altitude final será de 2700 ft. e o cálculo será o seguinte:
(((18000-2700)/1500)/60)*200 = 34 NM
No caso de querer efetuar a descida em Mach 0,78 deve acrescentar mais ou menos umas 10 NM para desaceleração para 250 kt a executar entre os 12000 e os 10000 pés. Claro que esta é uma estimativa que depende da aeronave em uso.
Última edição por Alvega em Ter 29 Jul 2014, 00:10, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adequar o post à regra 21.)
ttpdotcom- Recruta
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Re: Como se calcular a razão de descida/subida?
Olá ttpdotcom,
Seja bem-vindo ao fórum.
Recomendo que leia as regras pois parece que ainda não o fez.
https://www.voovirtual.com/t122-regras-do-forum
Vou editar a sua mensagem para ficar de acordo com a regra 21.
Seja bem-vindo ao fórum.
Recomendo que leia as regras pois parece que ainda não o fez.
https://www.voovirtual.com/t122-regras-do-forum
Vou editar a sua mensagem para ficar de acordo com a regra 21.
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Artur Santos
Voo Virtual
Re: Como se calcular a razão de descida/subida?
Obrigado,
Na realidade não li a regra 21, e acho que sempre é útil acrescentar algumas ideias acerca do assunto.
Att,
Pedro Santos (ttpdotcom)
Na realidade não li a regra 21, e acho que sempre é útil acrescentar algumas ideias acerca do assunto.
Att,
Pedro Santos (ttpdotcom)
ttpdotcom- Recruta
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