Homologação de Simulador - ANAC
2 participantes
Página 1 de 1
Homologação de Simulador - ANAC
Pessoal, estou pensando em iniciar um novo(e primeiro) projeto de simulador de Voo.
Estávamos a procura de um simulador homologado para o aeroclube(já que será obrigatório a partir do mês 07/2017), porém estamos pensando também na possibilidade de nós mesmos montarmos um simulador e posteriormente solicitar a homologação da ANAC.
Acredito que com a ajuda de vocês ficará bem mais fácil. Estou fazendo uma lista de toda instrumentação necessária no cockpit para a homologação, e caso alguém já tenha alguma dica fico mais que agradecido.
Temos uma fuselagem real de um EMBRAER Sertanejo que estamos pensando em cortar o cockpit e utilizarmos como modelo.
Gostaria muito da opinião de vocês.
Muito obrigado.
Estávamos a procura de um simulador homologado para o aeroclube(já que será obrigatório a partir do mês 07/2017), porém estamos pensando também na possibilidade de nós mesmos montarmos um simulador e posteriormente solicitar a homologação da ANAC.
Acredito que com a ajuda de vocês ficará bem mais fácil. Estou fazendo uma lista de toda instrumentação necessária no cockpit para a homologação, e caso alguém já tenha alguma dica fico mais que agradecido.
Temos uma fuselagem real de um EMBRAER Sertanejo que estamos pensando em cortar o cockpit e utilizarmos como modelo.
Gostaria muito da opinião de vocês.
Muito obrigado.
lucas_marreto- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 15/11/2011
Mensagens : 68
Reputação : 3
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Homologação de Simulador - ANAC
Olá Lucas, estive envolvido no processo de homologação de um simulador aqui em BH, a principio:
Simuladores podem ser ou não em escala 1:1;
Simuladores devem conter todos os instrumentos da aeronave real necessários a execução de procedimentos, isso inclui instrumentos de motor, navegação e comunicação;
Todos os instrumentos terão obrigatoriedade de funcionar conforme no real e se está ali tem que funcionar;
A escala do instrumento deve ser 1:1 ou próxima (para evitar problemas, prefira ter a mesma escala nos instrumentos) e não deve sofrer distorção nas imagens, conter todas as marcações do instrumento real;
Os instrumentos podem ser exibidos em monitores (glass cockpit) contanto que o fundo da imagem seja preto evidenciando assim o contraste entre o fundo e o instrumento de forma a se obter o máximo de nitidez das informações do instrumento;
Simulador deve dispor de todos os comandos existentes no modelo a ser reproduzido, incluindo manches, pedais, painel elétrico (não incluí o painel do circuit break).
Sinceramente falando, dá muito trabalho fazer tudo isso, além do mais existe taxas para se pagar para homologar o equipamento e outra taxa para homologar um simulador no aeroclube.
Se não for para comercializar, acho mais viavel comprar um que já tenha a homologação pois vocês já eliminam umas das taxas e não correm risco de fazerem um simulador e no final ele não ser homologado. Pense neste ponto pois o capital investido pode não valer a pena quanto a fabricação própria do simulador.
Simuladores podem ser ou não em escala 1:1;
Simuladores devem conter todos os instrumentos da aeronave real necessários a execução de procedimentos, isso inclui instrumentos de motor, navegação e comunicação;
Todos os instrumentos terão obrigatoriedade de funcionar conforme no real e se está ali tem que funcionar;
A escala do instrumento deve ser 1:1 ou próxima (para evitar problemas, prefira ter a mesma escala nos instrumentos) e não deve sofrer distorção nas imagens, conter todas as marcações do instrumento real;
Os instrumentos podem ser exibidos em monitores (glass cockpit) contanto que o fundo da imagem seja preto evidenciando assim o contraste entre o fundo e o instrumento de forma a se obter o máximo de nitidez das informações do instrumento;
Simulador deve dispor de todos os comandos existentes no modelo a ser reproduzido, incluindo manches, pedais, painel elétrico (não incluí o painel do circuit break).
Sinceramente falando, dá muito trabalho fazer tudo isso, além do mais existe taxas para se pagar para homologar o equipamento e outra taxa para homologar um simulador no aeroclube.
Se não for para comercializar, acho mais viavel comprar um que já tenha a homologação pois vocês já eliminam umas das taxas e não correm risco de fazerem um simulador e no final ele não ser homologado. Pense neste ponto pois o capital investido pode não valer a pena quanto a fabricação própria do simulador.
Rafasax- Major
-
Inscrito em : 27/06/2013
Mensagens : 452
Reputação : 76
Idade : 41
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Técnico de suporte
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» TCC - Simulador de Vôo
» [Brasil] Simulador de voo do Phenom 300é qualificado pela ANAC,FAA e EASA
» Simulador de Vôo ATR 72
» [Brasil] Nota da Anac: ANAC verifica procedimentos adotados no aeroporto de Brasília
» Simulador RJ
» [Brasil] Simulador de voo do Phenom 300é qualificado pela ANAC,FAA e EASA
» Simulador de Vôo ATR 72
» [Brasil] Nota da Anac: ANAC verifica procedimentos adotados no aeroporto de Brasília
» Simulador RJ
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos