O que funciona realmente para o FSX que limita 3,6Giga de RAM?
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O que funciona realmente para o FSX que limita 3,6Giga de RAM?
Primeiramente um abraço a todos e dizer que sou fiel seguidor do voovirtual.com, pela qualidade e seriedade que abordam os assuntos em português, comparável a vários sites de simulação em outras línguas. Conheci muitos aqui como se fossem velhos amigos. Não postei nada, desde minha inscrição, pois corro atrás das informações antes de postar.
Vamos ao que importa...
Quais dicas realmente funcionam para racionalizar a utilização dos 3,6 gigabytes limitados pela própria estrutura do FSX? (aceito indicações na lista)
Gerenciamento de Cenários: Funciona? Como?
1-Usar um Programa que Gerencie Cenários, habilitando cenários apenas dos aeroportos de saída e chegada.
2-Habilitar também Áreas Próximas aos aeroportos de saída e chegada?
3-Habilitar apenas o Mesh e LandClass Local para os aeroportos de saída e chegada?
4-Usar o Gerenciador em Voo, como a Biblioteca de Cenários do FSX?
5-Usar o Gerenciador antes de iniciar o FSX e não utilizar qualquer gerenciador em voo? (para não acumular informação na RAM)
Controlar somente os níveis gráficos: Funciona? Como?
1-Os cenários carregados na RAM serão apenas os que estão na rota de voo?
2-Cenários photoreais extensos de outras áreas carregam também?
3-Regular os níveis gráficos servem apenas para a fluidez e FPS ou sobrecarregam a RAM também?
Tweeks no Windows para memória: Funciona? Como?
1-Regular a paginação de memória para mais? (somente aqueles que tem pente de memória RAM menor que 8 Giga)
2-Programas paralelos ao uso do simulador: mapeador de joysticks e paineis, TrackIR, etc... interferem nos 3,6 Giga do FSX?
3-Programas ligados ao uso do simulador: FSUIPC, GSX, EZDOCK, Copilotos Virtuais, etc... interferem nos 3,6 Giga do FSX?
4-Se interferem há como direciona-los pra espaços específicos na memória? (como o uso do 1o processador, afinitmask)
Apesar da quantidade de perguntas, todas estão relacionadas.
Agradeço a cooperação e acrescentem a lista.
DOC
Vamos ao que importa...
Quais dicas realmente funcionam para racionalizar a utilização dos 3,6 gigabytes limitados pela própria estrutura do FSX? (aceito indicações na lista)
Gerenciamento de Cenários: Funciona? Como?
1-Usar um Programa que Gerencie Cenários, habilitando cenários apenas dos aeroportos de saída e chegada.
2-Habilitar também Áreas Próximas aos aeroportos de saída e chegada?
3-Habilitar apenas o Mesh e LandClass Local para os aeroportos de saída e chegada?
4-Usar o Gerenciador em Voo, como a Biblioteca de Cenários do FSX?
5-Usar o Gerenciador antes de iniciar o FSX e não utilizar qualquer gerenciador em voo? (para não acumular informação na RAM)
Controlar somente os níveis gráficos: Funciona? Como?
1-Os cenários carregados na RAM serão apenas os que estão na rota de voo?
2-Cenários photoreais extensos de outras áreas carregam também?
3-Regular os níveis gráficos servem apenas para a fluidez e FPS ou sobrecarregam a RAM também?
Tweeks no Windows para memória: Funciona? Como?
1-Regular a paginação de memória para mais? (somente aqueles que tem pente de memória RAM menor que 8 Giga)
2-Programas paralelos ao uso do simulador: mapeador de joysticks e paineis, TrackIR, etc... interferem nos 3,6 Giga do FSX?
3-Programas ligados ao uso do simulador: FSUIPC, GSX, EZDOCK, Copilotos Virtuais, etc... interferem nos 3,6 Giga do FSX?
4-Se interferem há como direciona-los pra espaços específicos na memória? (como o uso do 1o processador, afinitmask)
Apesar da quantidade de perguntas, todas estão relacionadas.
Agradeço a cooperação e acrescentem a lista.
DOC
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Re: O que funciona realmente para o FSX que limita 3,6Giga de RAM?
DocFlyer escreveu:1-Usar um Programa que Gerencie Cenários, habilitando cenários apenas dos aeroportos de saída e chegada.
2-Habilitar também Áreas Próximas aos aeroportos de saída e chegada?
3-Habilitar apenas o Mesh e LandClass Local para os aeroportos de saída e chegada?
4-Usar o Gerenciador em Voo, como a Biblioteca de Cenários do FSX?
5-Usar o Gerenciador antes de iniciar o FSX e não utilizar qualquer gerenciador em voo? (para não acumular informação na RAM)
1- Ajuda. Não precisa usar um programa específico, basta desabilitar pela biblioteca. Tem o FS2004/FSX Scenery Config Editor que pode desabilitar/habilitar sem abrir o simulador.
2 e 3 vide acima. Mas não vejo tanta necessidade de desabilitar mesh/landclass do mundo. Deve dar pouca diferença.
4 e 5- Uma vez carregado na memória, só fechando o FS para recupera-la. O ideal seria usar o scenery config editor antes do voo ou abrir o FS, configurar a biblioteca, fechar e abrir novamente.
PS: O que acumula é dentro do FSX e não na RAM. A ineficiência em liberar a memoria usada é do FS
DocFlyer escreveu:1-Os cenários carregados na RAM serão apenas os que estão na rota de voo?
2-Cenários photoreais extensos de outras áreas carregam também?
3-Regular os níveis gráficos servem apenas para a fluidez e FPS ou sobrecarregam a RAM também?
1- Não, carrega tudo que está habilitado. Não me lembro com total clareza mas são carregados com mais definição os proximos e os que estão longe não tanto, obviamente. Vale desabilitar o que não se usa ou pelo menos o que não está na rota (ex. voo SP-RJ, desabilita os cenarios da Europa).
2- Vide acima.
3- O que vai impactar mais é a densidade do autogen, detalhes do cenário e a textura das aeronaves/solo/nuvens e o tráfego. Não vejo muita necessidade de colocar textura 4096 em tudo, mal dá tempo de notar tanto detalhe.
Vale a pena deixar a textura mais alta no que interessa. Eu voo sempre do VC portanto uso textura na aeronave só por um detalhe mas também uso na resolução mais baixa.
DocFlyer escreveu:Tweeks no Windows para memória: Funciona? Como?
1-Regular a paginação de memória para mais? (somente aqueles que tem pente de memória RAM menor que 8 Giga)
2-Programas paralelos ao uso do simulador: mapeador de joysticks e paineis, TrackIR, etc... interferem nos 3,6 Giga do FSX?
3-Programas ligados ao uso do simulador: FSUIPC, GSX, EZDOCK, Copilotos Virtuais, etc... interferem nos 3,6 Giga do FSX?
4-Se interferem há como direciona-los pra espaços específicos na memória? (como o uso do 1o processador, afinitmask)
1- Não sei lhe dizer exatamente, acredito que a paginação não ajuda muito.
2- O que roda fora não interfere nos 4gb porém vai afetar na memoria restante do Windows. Já evito até ficar de muito youtube durante o voo. No FSX era batata que travava no P3D já não sinto tanto isso.
3- Nem se incomode com eles, se usar alguma coisa é desprezível...
4- Não há como direcionar os modules individualmente até onde eu sei pois eles rodam no meio do FS e não separadamente.
Em resumo fique mais atento à qualidade de textura e no que você instala. Alguns cenários mais antigos são mais pesados pois os atuais já são mais pensados em termos de VAS. Dê uma baixada na qualidade das texturas (não esqueça as nuvens do REX por exemplo, lá é possivel selecionar a resolução das nuvens). Se vai fazer screenshot externa, aumenta a qualidade da textura da aeronave e depois que terminar, baixa. Os cenários mais modernos tem configuradores que permitem desabilitar os detalhes do cenario. Não precisa voar só com a pista e a taxiway, basta equilibrar.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: O que funciona realmente para o FSX que limita 3,6Giga de RAM?
Quanto a primeira parte "Gerenciamento de Cenários"
Ficou claro:
A) É necessário selecionar as áreas a serem voadas, baseado no peso destes cenários.
B) É melhor não usar um Editor de Cenários em voo.
C) Se é pra Gerenciar os Cenários (segundo alguns fóruns como AVSim) utilizar gerenciadores externos, que podem organizar até em grupos ao seu voo escolhido.
Dúvidas:
A) Seguindo um raciocínio Ex: Dep=1Giga, Arr=1Giga considerando que ela já tenha Mesh+LandClass temos como valor absoluto 2Giga que podemos usar como peso do cenário?
B) Podemos considerar também absoluto o peso de um Photoreal Regional?
PS:Ok quanto a "Engine do FSX e RAM" mas normalmente se fala no limite da RAM
Algumas duvidas, como o peso do Autogen, como é tratado na RAM? como é tratado na GPU?... fica pra próxima no grupo de níveis gráficos.
Sds DOC-Paulo
Paulo Stavis escreveu:DocFlyer escreveu:Gerenciamento de Cenários: Funciona? Como?
1-Usar um Programa que Gerencie Cenários, habilitando cenários apenas dos aeroportos de saída e chegada.
2-Habilitar também Áreas Próximas aos aeroportos de saída e chegada?
3-Habilitar apenas o Mesh e LandClass Local para os aeroportos de saída e chegada?
4-Usar o Gerenciador em Voo, como a Biblioteca de Cenários do FSX?
5-Usar o Gerenciador antes de iniciar o FSX e não utilizar qualquer gerenciador em voo? (para não acumular informação na RAM)
1- Ajuda. Não precisa usar um programa específico, basta desabilitar pela biblioteca. Tem o FS2004/FSX Scenery Config Editor que pode desabilitar/habilitar sem abrir o simulador.
2 e 3 vide acima. Mas não vejo tanta necessidade de desabilitar mesh/landclass do mundo. Deve dar pouca diferença.
4 e 5- Uma vez carregado na memória, só fechando o FS para recupera-la. O ideal seria usar o scenery config editor antes do voo ou abrir o FS, configurar a biblioteca, fechar e abrir novamente.
PS: O que acumula é dentro do FSX e não na RAM. A ineficiência em liberar a memoria usada é do FS
Ficou claro:
A) É necessário selecionar as áreas a serem voadas, baseado no peso destes cenários.
B) É melhor não usar um Editor de Cenários em voo.
C) Se é pra Gerenciar os Cenários (segundo alguns fóruns como AVSim) utilizar gerenciadores externos, que podem organizar até em grupos ao seu voo escolhido.
Dúvidas:
A) Seguindo um raciocínio Ex: Dep=1Giga, Arr=1Giga considerando que ela já tenha Mesh+LandClass temos como valor absoluto 2Giga que podemos usar como peso do cenário?
B) Podemos considerar também absoluto o peso de um Photoreal Regional?
PS:Ok quanto a "Engine do FSX e RAM" mas normalmente se fala no limite da RAM
Algumas duvidas, como o peso do Autogen, como é tratado na RAM? como é tratado na GPU?... fica pra próxima no grupo de níveis gráficos.
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Re: O que funciona realmente para o FSX que limita 3,6Giga de RAM?
DocFlyer escreveu:Ficou claro:
A) É necessário selecionar as áreas a serem voadas, baseado no peso destes cenários.
B) É melhor não usar um Editor de Cenários em voo.
C) Se é pra Gerenciar os Cenários (segundo alguns fóruns como AVSim) utilizar gerenciadores externos, que podem organizar até em grupos ao seu voo escolhido.
Dúvidas:
A) Seguindo um raciocínio Ex: Dep=1Giga, Arr=1Giga considerando que ela já tenha Mesh+LandClass temos como valor absoluto 2Giga que podemos usar como peso do cenário?
B) Podemos considerar também absoluto o peso de um Photoreal Regional?
PS:Ok quanto a "Engine do FSX e RAM" mas normalmente se fala no limite da RAM
Algumas duvidas, como o peso do Autogen, como é tratado na RAM? como é tratado na GPU?... fica pra próxima no grupo de níveis gráficos.
Sds DOC-Paulo
A e B: Não entendi...
Fica tranquilo, não fique lendo muita coisa porque me parece que você está preocupado demasiadamente com algo que não requer sua atenção. Faça seus voos sem crise e SE tiver problema, desabilita os cenarios e tal. Eu tive falta de memoria muito raramente, meu problema sempre foi os crashes do FS randomicos. O FSXSE ajudou bastante com isso e com o P3D não tive mais travamentos bobos.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: O que funciona realmente para o FSX que limita 3,6Giga de RAM?
Paulo Stavis escreveu:DocFlyer escreveu:Dúvidas:
A) Seguindo um raciocínio Ex: Dep=1Giga, Arr=1Giga considerando que ela já tenha Mesh+LandClass temos como valor absoluto 2Giga que podemos usar como peso do cenário?
B) Podemos considerar também absoluto o peso de um Photoreal Regional?
A e B: Não entendi...
Fica tranquilo, não fique lendo muita coisa porque me parece que você está preocupado demasiadamente com algo que não requer sua atenção. Faça seus voos sem crise e SE tiver problema, desabilita os cenarios e tal. Eu tive falta de memoria muito raramente, meu problema sempre foi os crashes do FS randomicos. O FSXSE ajudou bastante com isso e com o P3D não tive mais travamentos bobos.
Caro Paulo "xará"
Obrigado novamente e você tem razão que isto não é um dos principais problemas do FSX.
No meu caso, utilizo este computador só pra Simulação (tenho um Cockpit) com 2 SSDs pois melhorou muito no geral (não estou falando de FPS) e pretendo voar apenas na América, manter os default e adds que selecionei num total de 300Gb.
Minha preocupação é entre o que carrega no FSX... assim saberei o que selecionar de cenário.
A soma que coloquei acima seria o cenário de saída1Gb + chegada1Gb = 2Gb fixo, seria uma hipótese, mas...
Sds DOC (Paulo)
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Re: O que funciona realmente para o FSX que limita 3,6Giga de RAM?
DocFlyer escreveu:Caro Paulo "xará"
Obrigado novamente e você tem razão que isto não é um dos principais problemas do FSX.
No meu caso, utilizo este computador só pra Simulação (tenho um Cockpit) com 2 SSDs pois melhorou muito no geral (não estou falando de FPS) e pretendo voar apenas na América, manter os default e adds que selecionei num total de 300Gb.
Minha preocupação é entre o que carrega no FSX... assim saberei o que selecionar de cenário.
A soma que coloquei acima seria o cenário de saída1Gb + chegada1Gb = 2Gb fixo, seria uma hipótese, mas...
Sds DOC (Paulo)
Acho que entendi sua soma. Um cenário de 1gb não significa que ele use 1gb não pois tem coisas que estão no meio do cenário que não se incluem nestes 4gb. O pessoal cenarista pode lhe dizer melhor mas a priori o que mais vai te tomar memoria virtual são as texturas dependendo da qualidade. Posso citar como exemplo o cenario Rota Curitiba do Paulo Ricardo. Só a pasta que inclui o solo tem 5,5gb mas o cenário é extremamente leve (tanto para VAS quanto no FPS). Isso porque a resolução das texturas não é alta e o cenario é extenso em tamanho geográfico mas não inclui muito detalhe fora casas e alguns prédios.
Por mais que você voe o mundo todo acho muito dificil que você tenha instalado em um dado momento tanta coisa, eu tenho vários cenários do mundo todo e não tenho nem 50% disso instalado, meus preferidos é que estão sempre presentes.
Conforme lhe falei fique tranquilo pois o buraco é mais embaixo, não é porque você instalou 10 cenários que vai faltar memoria, seu PC vai explodir ou isso vai lhe dar cancer. Há de se ter certo cuidado para não ficar deixando MUITA coisa instalada entretanto pessoalmente nunca tive problemas com isso (e olhe que já cheguei a deixar uns 20 cenarios ou mais instalados).
Tudo depende da combinação geral: Texturas das nuvens, dos aeroportos, densidade dos detalhes, aeronave, tráfego, etc.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: O que funciona realmente para o FSX que limita 3,6Giga de RAM?
cmpbellsjc escreveu:cmpbellsjc
Moderator
Either way you do it externally or internally, it's the same result and the same amount of work. Btw, the main reason for this isn't so much for airport sceneries as it is for photo scenery. Photo scenery will load for the whole world no matter where you are, airports typically don't load until your about 10 or so miles from them. I've gone years keeping all my airports loaded and never had an issue, but keeping all your photo scenery loaded all the time can cause VAS issues.
Ai está uma resposta bem diferente do moderador
http://www.avsim.com/forums/topic/447374-is-there-a-program-to-manage-scenery-in-fsx/
Sds DOC (Paulo)
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Re: O que funciona realmente para o FSX que limita 3,6Giga de RAM?
Reativando tópico
BUENAS...muito bem explicado aqui o que carrega e tal....dei um up na minha máquina, mas a limitacao dos 4GB do FSX, ainda atrapalha....adquiri recentemente 2 ssd 500 GB M.2, coloquei um no w7 e outro no FSX, estou para testar se remover a pasta ORBX(220 gb) de dentro da pasta do FSX, e colocar em um SSD normal, dedicado, será que pode auxiliar no caso da OOM?
BUENAS...muito bem explicado aqui o que carrega e tal....dei um up na minha máquina, mas a limitacao dos 4GB do FSX, ainda atrapalha....adquiri recentemente 2 ssd 500 GB M.2, coloquei um no w7 e outro no FSX, estou para testar se remover a pasta ORBX(220 gb) de dentro da pasta do FSX, e colocar em um SSD normal, dedicado, será que pode auxiliar no caso da OOM?
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Re: O que funciona realmente para o FSX que limita 3,6Giga de RAM?
SOUZAELS escreveu:BUENAS...muito bem explicado aqui o que carrega e tal....dei um up na minha máquina, mas a limitacao dos 4GB do FSX, ainda atrapalha....adquiri recentemente 2 ssd 500 GB M.2, coloquei um no w7 e outro no FSX, estou para testar se remover a pasta ORBX(220 gb) de dentro da pasta do FSX, e colocar em um SSD normal, dedicado, será que pode auxiliar no caso da OOM?
SSD só auxilia a carregar mais rapido, somente isto. Pra OOM não há outra solução a não ser migrar pra um simulador 64bit (P3D).
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: O que funciona realmente para o FSX que limita 3,6Giga de RAM?
SOUZAELS, mais atenção às regras, no caso acima, regra 21, vou editar pra ficar de acordo.SOUZAELS escreveu:BUENAS...muito bem explicado aqui o que carrega e tal....dei um up na minha máquina, mas a limitacao dos 4GB do FSX, ainda atrapalha....adquiri recentemente 2 ssd 500 GB M.2, coloquei um no w7 e outro no FSX, estou para testar se remover a pasta ORBX(220 gb) de dentro da pasta do FSX, e colocar em um SSD normal, dedicado, será que pode auxiliar no caso da OOM?
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