Lukla (Nepal)
+29
Luiz Fernando Cunha
Claudio94
Giannella
Clovis Fazzio
André Luiz
CMTE.Paulo Fontanezi
AAPM97
alpassos
Bruno Nascimento
Garibaldi
voodoo-chacal
André Lima
valterp
IghorNC
Bayma
Miguel Junior
Casanova
A_Almeida
Edilson
el_lopes
Ricardo Felix
rhodesbauer
Paulo RKM
chadruns
Nilo
José Augusto Lima
xvictowx
Alvega
andre_sp
33 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Lukla (Nepal)
Aeroporto: Lukla (VNLK)
País: Nepal
O aeroporto Tenzing-Hillary, também conhecido como Aeroporto de Lukla, localizado na cidade de Lukla leste do Nepal.
DADOS REFERENTES AO AEROPORTO
O aeroporto conta com pavimento de asfalto e está acessível APENAS para helicópteros e aviões de pequeno porte. Operam por lá aeronaves como o De Havilland Canada DHC-6 Twin Otter ou Dornier Do 228 .
IATA : LUA
ICAO : VNLK
Coordenadas: 27º 42' N 86º 43' E
Altitude do aeroporto: 9.100 pés (2.800 m).
A única pista é de 1.500 pés (460 m) de comprimento, 65 pés (20 m) de largura e tem 12% de inclinação .
Cabeceira 06 - só é utilizada para pousos
Cabeceira 24 - só é utilizada para decolagens
Devido ao terreno, não há perspectiva de êxito em um eventual "go-around" na curta final. Há uma imensa elevação imediatamente após a extremidade norte da pista e uma queda de íngreme de cerca de 2.000 pés (610 m), no extremo sul da pista.
A APROXIMAÇÃO
Aeroporto a direita
Alinhamento final
Pronto para o toque
Final do voo.
Incidentes e acidentes
Outubro 15, 1973
Ao pousar no aeroporto, um Twin Otter 300,de matrícula 9N-BAG, foi danificado. Os três tripulantes e três passageiros ficaram ilesos.
09 de junho de 1991
Vôo de Kathmandu, um Twin Otter 300 de matrícula 9N-ABA, caiu no aeroporto ao tentar pousar vindo de uma aproximação não estabilizada em más condições meteorológicas. Todos os três tripulantes e quatorze passageiros morreram.
25 de Maio de 2004
Durante a aproximação ao aeroporto, um Twin Otter da série 300 matrícula 9N-AFD que tinha como origem Kathmandu, colidiu na montanha "Lamjura" sob condições meteorológicas adversas. Nenhum passageiro estavam a bordo, mas todos os três tripulantes morreram.
1 de outubro de 2004
Ao pousar no aeroporto, um Dornier Do 228 sofreu um colapso de seu trem de pouso e deslizou na pista, bloqueando-a. O aeroporto foi fechado por dois dias.
30 de junho de 2005
Um Dornier Do 228 derrapou na pista ao tentar pousar. Os nove passageiros e três tripulantes sofreram ferimentos leves.
08 de outubro de 2008
Um Twin Otter caiu na aproximação final e pegou fogo, matando dezoito passageiros e tripulantes. O comandante do avião foi o único sobrevivente.
25 de agosto de 2010
O voo 101 da Agni Air caiu no Shikharpur quando retornava para Kathmandu , após o mau tempo tinha impedido de chegar a Lukla. Todos os onze passageiros e três tripulantes morreram.
12 de Outubro de 2010
Um Dornier Do 228 perdeu o controle de frenagem e o colidiu com a parede final da pista durante o pouso. Todos os passageiros e tripulantes a bordo sobreviveram sem ferimentos.
Voo recomendado: Kathmandu (VNKT) - Lukla (VNLK): 73.2 nm
obs: O uso do cenário da Aerosoft utiliza VNL2 como ICAO do aeroporto
Cenário aconselhado: Aerosoft Lukla
Vídeos:
Fontes: Wikipedia, Simtours, Google, Alvega e Carvalho
Espero que agrade!
País: Nepal
O aeroporto Tenzing-Hillary, também conhecido como Aeroporto de Lukla, localizado na cidade de Lukla leste do Nepal.
O aeroporto de Lukla é muito popular pois é o lugar onde a maioria das pessoas começa sua escalada do Monte Everest. Há voos diários entre Kathmandu (capital do Nepal) e Lukla. Embora a distância do vôo seja curta, o clima pode ser bem diferente entre as duas cidades. Alterações frequentes nas condições climáticas e de visibilidade podem significar vôos adiados ou até cancelados. A maioria dos voos para lá é feito na parte da manhã, quando as condições climáticas são mais favoráveis. Já no decorrer do dia é comum ocorrer rapidamente a deterioração dessas condições.
Em janeiro de 2008, o aeroporto foi renomeado em homenagem a Sir Edmund Hillary e o sherpa Tenzing Norgay, as primeiras pessoas a atingirem o cume do Monte Everest além de marcar os seus esforços na construção desse aeroporto.
A pista do aeroporto de Lukla o torna em um dos mais desafiadores pousos. O " The History Channel" classificou-o como o aeroporto mais perigoso do mundo.
DADOS REFERENTES AO AEROPORTO
O aeroporto conta com pavimento de asfalto e está acessível APENAS para helicópteros e aviões de pequeno porte. Operam por lá aeronaves como o De Havilland Canada DHC-6 Twin Otter ou Dornier Do 228 .
IATA : LUA
ICAO : VNLK
Coordenadas: 27º 42' N 86º 43' E
Altitude do aeroporto: 9.100 pés (2.800 m).
A única pista é de 1.500 pés (460 m) de comprimento, 65 pés (20 m) de largura e tem 12% de inclinação .
Cabeceira 06 - só é utilizada para pousos
Cabeceira 24 - só é utilizada para decolagens
Devido ao terreno, não há perspectiva de êxito em um eventual "go-around" na curta final. Há uma imensa elevação imediatamente após a extremidade norte da pista e uma queda de íngreme de cerca de 2.000 pés (610 m), no extremo sul da pista.
Não estão disponíveis quaisquer tipos de auxílio e o único serviço de tráfego aéreo é um sistema de informação de vôo automático (AFIS - Automated flight information system).
A APROXIMAÇÃO
Não existem cartas aéreas, nem algum procedimento "oficial". Existe sim uma recomendação, que segue descrita abaixo:
Partindo de Kathmandu (VNKT) suba no mínimo a 13 mil pés. Execute o afastamento do VOR 112.30 pela RDL 096 por de cerca de 70 milhas. Ative o modo terreno (TERR) no seu navegador GPS e cuidadosamente localize o vale profundo, que vai de norte a sul. Siga pelo vale ao norte descendo para pouco mais de 9100 pés, que é a elevação do aeroporto. Quando avistar o aeroporto (do lado direito) iniciar curva de 60 graus afim de efetuar o alinhamento com a pista.
Partindo de Kathmandu (VNKT) suba no mínimo a 13 mil pés. Execute o afastamento do VOR 112.30 pela RDL 096 por de cerca de 70 milhas. Ative o modo terreno (TERR) no seu navegador GPS e cuidadosamente localize o vale profundo, que vai de norte a sul. Siga pelo vale ao norte descendo para pouco mais de 9100 pés, que é a elevação do aeroporto. Quando avistar o aeroporto (do lado direito) iniciar curva de 60 graus afim de efetuar o alinhamento com a pista.
Comandante, você estará prestes a pousar em Lukla, e agora está em suas mãos... bom pouso!
Editei essa imagem para demonstrar como é visto o GPS no FSX, e no GPS do lado direito coloquei com o pontilhado o caminho a ser seguido
Aeroporto a direita
Alinhamento final
Pronto para o toque
Final do voo.
Incidentes e acidentes
Outubro 15, 1973
Ao pousar no aeroporto, um Twin Otter 300,de matrícula 9N-BAG, foi danificado. Os três tripulantes e três passageiros ficaram ilesos.
09 de junho de 1991
Vôo de Kathmandu, um Twin Otter 300 de matrícula 9N-ABA, caiu no aeroporto ao tentar pousar vindo de uma aproximação não estabilizada em más condições meteorológicas. Todos os três tripulantes e quatorze passageiros morreram.
25 de Maio de 2004
Durante a aproximação ao aeroporto, um Twin Otter da série 300 matrícula 9N-AFD que tinha como origem Kathmandu, colidiu na montanha "Lamjura" sob condições meteorológicas adversas. Nenhum passageiro estavam a bordo, mas todos os três tripulantes morreram.
1 de outubro de 2004
Ao pousar no aeroporto, um Dornier Do 228 sofreu um colapso de seu trem de pouso e deslizou na pista, bloqueando-a. O aeroporto foi fechado por dois dias.
30 de junho de 2005
Um Dornier Do 228 derrapou na pista ao tentar pousar. Os nove passageiros e três tripulantes sofreram ferimentos leves.
08 de outubro de 2008
Um Twin Otter caiu na aproximação final e pegou fogo, matando dezoito passageiros e tripulantes. O comandante do avião foi o único sobrevivente.
25 de agosto de 2010
O voo 101 da Agni Air caiu no Shikharpur quando retornava para Kathmandu , após o mau tempo tinha impedido de chegar a Lukla. Todos os onze passageiros e três tripulantes morreram.
12 de Outubro de 2010
Um Dornier Do 228 perdeu o controle de frenagem e o colidiu com a parede final da pista durante o pouso. Todos os passageiros e tripulantes a bordo sobreviveram sem ferimentos.
Voo recomendado: Kathmandu (VNKT) - Lukla (VNLK): 73.2 nm
obs: O uso do cenário da Aerosoft utiliza VNL2 como ICAO do aeroporto
Cenário aconselhado: Aerosoft Lukla
Vídeos:
Fontes: Wikipedia, Simtours, Google, Alvega e Carvalho
Espero que agrade!
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1272
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
André, obrigado por mais uma excelente contribuição para as "Aproximações Difíceis".
Muito bom.
Muito bom.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Lukla (Nepal)
Cenário é de onde colega?
adoro aeroportos com aproximações impossíveis!
adoro aeroportos com aproximações impossíveis!
_________________
As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso.''Santos Dumont''
xvictowx- Major
-
Inscrito em : 21/02/2011
Mensagens : 489
Reputação : 23
Idade : 27
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Estudante Engenharia Civil
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
Belo trabalho André, gostei bastante, confesso que quando fiz essa aproximação pela primeira vez me perdi nessa entrada do vale, tive que tentar pela segunda vez, pois não sabia dessa de ter que colocar o GPS em TERR mas agora com essa dica não tem como errar
Nilo- Brigadeiro
-
Inscrito em : 13/12/2009
Mensagens : 2932
Reputação : 287
Idade : 55
Simulador preferido : FSX - X-Plane11
Emprego/lazer : Bancário/Fotografia e Futebol
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
muito legal, tb fica ligar traçar os waypoint no mapa do plano de voo do FS e botar o GPS para seguir, abraços
chadruns- Major
-
Inscrito em : 26/04/2010
Mensagens : 304
Reputação : 6
Idade : 37
Nacionalidade :
Paulo RKM- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/07/2009
Mensagens : 3776
Reputação : 211
Idade : 54
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
Ótimo tópico.
Belas imagens, em especial a primeira que é de antes de asfaltarem a pista...
Devia ser ainda mais dificil...
Belas imagens, em especial a primeira que é de antes de asfaltarem a pista...
Devia ser ainda mais dificil...
_________________
Apenas minha opinião de bosta...
Re: Lukla (Nepal)
otima materia andre , levol um ponto..
e acho que vale ai um MP o que acham ?
e acho que vale ai um MP o que acham ?
Ricardo Felix- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 4469
Reputação : 221
Idade : 48
Emprego/lazer : Corretor de Seguros
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
Impecável!!! Confeço que já tentei aterrar lá mas aquilo não foi nada bom.
Vou experimentar como o André explicou ...
Cmte André!!!
Ops...saí e não dava o meu pontinho...lá vai
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
Caraca que ignorância a minha!
Ta ali cenário da Aerosoft! Vou dar uma olhada !
Abraço!
Ta ali cenário da Aerosoft! Vou dar uma olhada !
Abraço!
_________________
As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso.''Santos Dumont''
xvictowx- Major
-
Inscrito em : 21/02/2011
Mensagens : 489
Reputação : 23
Idade : 27
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Estudante Engenharia Civil
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
Sei não..
Você recortou o avião do FS e colocou nas imagens reais..
Fala sério. COnta a verdade!
Se não for, tá um espetáculo..
Você recortou o avião do FS e colocou nas imagens reais..
Fala sério. COnta a verdade!
Se não for, tá um espetáculo..
Edilson- Coronel
-
Inscrito em : 19/04/2008
Mensagens : 1707
Reputação : 175
Idade : 60
Emprego/lazer : Jornalista
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
Obrigado a todos pelos comentários. Em breve faremos um voo online para "testar nossas habilidades" em Lukla
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1272
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
André, não sei se é ilusão de ótica, mas esse cenário que vc usou de lá aparenta ter a mesma rampa do original, como fizeram isso possivel no FSX que só tem aeroportos perfeitamente planos e nivelados? Eu já pousei muito nesse aeroporto com o FS2004, mas depois que descobri que ele tinha rampa vi que a simulação não tava lá essas coisas. Agora esse seu cenário realmente interessou.
A_Almeida- Banido
-
Inscrito em : 02/03/2011
Mensagens : 121
Reputação : -4
Idade : 51
Emprego/lazer : Engenheiro mecanico
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
Muito show o topico no primeiro video o cara da um porradão que não sei como não arrancou o trem do avião
_________________
Casanova- Banido
-
Inscrito em : 01/02/2011
Mensagens : 1440
Reputação : 84
Idade : 35
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
A_Almeida escreveu:como fizeram isso possivel no FSX que só tem aeroportos perfeitamente planos e nivelados?
Almeida, acho que você ainda não conhece bem o FSX. Ele não tem só aeroportos planos e nivelados.
Aqui tem outro exemplo, mas há mais:
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Lukla (Nepal)
É Almeida, realmente tem a rampa, e como disse o Artur existem outros parecidos.A_Almeida escreveu:André, não sei se é ilusão de ótica, mas esse cenário que vc usou de lá aparenta ter a mesma rampa do original
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1272
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
andre_sp escreveu:É Almeida, realmente tem a rampa, e como disse o Artur existem outros parecidos.A_Almeida escreveu:André, não sei se é ilusão de ótica, mas esse cenário que vc usou de lá aparenta ter a mesma rampa do original
Ja pude comprovar André, realmente tem rampa, acabo de comprar esse cenário e instalar e tá bem mais dificil de pousar do que no 2004, se bem que as condições do clima na região hoje não estavam muito favoraveis, por isso aconteceu comigo algo parecido com isto:
Amanhã espero que as condições meteorológicas melhorem.
A_Almeida- Banido
-
Inscrito em : 02/03/2011
Mensagens : 121
Reputação : -4
Idade : 51
Emprego/lazer : Engenheiro mecanico
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
realmente o aerop. é complicado.
Miguel Junior- Major
-
Inscrito em : 22/06/2009
Mensagens : 429
Reputação : 8
Idade : 46
Emprego/lazer : Empresario
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
Olhem como era antes:
www.airliners.net/aviation-photos/middle/4/1/5/1410514.jpg" alt="" />
www.airliners.net/aviation-photos/middle/4/1/5/1410514.jpg" alt="" />
Bayma- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 28/02/2011
Mensagens : 783
Reputação : 38
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de sistemas
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
Digamos que pra ser um piloto "Lukleiro" nessa época o cara tinha que ser muito macho.
A_Almeida- Banido
-
Inscrito em : 02/03/2011
Mensagens : 121
Reputação : -4
Idade : 51
Emprego/lazer : Engenheiro mecanico
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
O filho da minha mãe é que não ia para esse sítio ...
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
Alguem se habilita criar uma empresa regional pra lá?
Gosto muito de Lukla, o melhor e voar lá com um "cessninha" com a mistura bem pobre, dá ate pra ficar com dó!
caso queiram voar visual em ala por lá, e so me chamar!!
Gosto muito de Lukla, o melhor e voar lá com um "cessninha" com a mistura bem pobre, dá ate pra ficar com dó!
caso queiram voar visual em ala por lá, e so me chamar!!
IghorNC- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 22/05/2011
Mensagens : 39
Reputação : 2
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
Ja cai ou arremeti ai umas 7 vezes
_________________
As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso.''Santos Dumont''
xvictowx- Major
-
Inscrito em : 21/02/2011
Mensagens : 489
Reputação : 23
Idade : 27
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Estudante Engenharia Civil
Nacionalidade :
Re: Lukla (Nepal)
Maravilha André
valterp- Capitão
-
Inscrito em : 23/04/2010
Mensagens : 120
Reputação : 9
Idade : 61
Simulador preferido : Fs9-Fsx
Nacionalidade :
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» [FS9]TB-13 Lukla Nepal
» Katmandu à Lukla, Nepal
» lukla-x(nepal airlines)
» [FS9] Paro, Butão - Lukla, Nepal
» [FSX] VNKT - VNL2 (Lukla - Nepal)
» Katmandu à Lukla, Nepal
» lukla-x(nepal airlines)
» [FS9] Paro, Butão - Lukla, Nepal
» [FSX] VNKT - VNL2 (Lukla - Nepal)
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos