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Mensagem por cleisson_fsx_op Sáb 06 Ago 2016, 08:24

Nos vídeos de cockpit em decolagens percebo que nos Airbus após alguns segundos a manete sempre é puxada um pouco para baixo e o avião entra no "climb mode", acontece isso também nos Boeing e/ou outros modelos? Pelo menos ainda não vi ocorrer.

Obrigado.

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Mensagem por Paulo Stavis Sáb 06 Ago 2016, 11:38

cleisson_fsx_op escreveu:Nos vídeos de cockpit em decolagens percebo que nos Airbus após alguns segundos a manete sempre é puxada um pouco para baixo e o avião entra no "climb mode", acontece isso também nos Boeing e/ou outros modelos? Pelo menos ainda não vi ocorrer.

Obrigado.

No Boeing a manete (simplificando) é conectada diretamente ao motor, ou seja, mexeu na manete mexe no motor. Quando o auto throttle está ligado este passa a controlar a manete e, da mesma forma, o que é comandado na manete vai para o motor. Há uma representação fisica da aceleração.
Já no Airbus não há essa conexão direta (simplificando novamente) e existem alguns "detents": TOGA (Take-off/Go Around), Flex/MCT (Maximum Continuous Thrust), Climb e Idle. A grosso modo eles funcionam como um limitador do motor, colocando hipoteticamente em climb durante a decolagem iria limitar a potencia à de climb. Ao decolar em TOGA (pot. máxima) ou Flex/MCT (pot. reduzida) o motor permanece neste limite até a altitude de redução, que varia conforme o local, onde a manete é passada para CLB e aqui fica até o pouso, geralmente. Há de se observar que a automatização do Airbus é diferente portanto a manete fisicamente no detent CLB não significa que o TOGA não possa ser ativado caso os limites sejam excedidos (estol, por ex).

Em resumo no Boeing há o link direto e no Airbus não há esse link. No Embraer acredito que seja igual ao Boeing mas não posso confirmar thumbsup

PS: Escrevi de forma simplificada, não vi necessidade de ir à fundo se há uma haste mecanica ou não, por ex.
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