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Mensagem por cleisson_fsx_op Ter 27 Dez 2011, 21:34

Outro dia vi no youtube um video feito do cockpit de um A320 durante a decolagem, o horizonte artificial indicava um ângulo de quase 30°. Queria saber se isso é normal e se tal ângulo depende de fatores como peso, vento, prcedimento, etc. Se alguém souber de algum artigo que possa me esclarecer mais dúvidas sobre o assunto agradeço desde já. Obrigado pela atenção.

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Mensagem por Wannessa Scherer Ter 27 Dez 2011, 23:37

Vc sabe qual era o aerodromo?

Eu não conheço nenhum bom material na net, apenas conteúdo de livros.

Dá para explanar +/- como funciona.

É importante não confundir este ângulo inicial de subida que o piloto pode empregar para superar obstaculos, com os demais seguimentos
que utilizam maior razão de subida.

Depois que o piloto roda a aeronave e deixa o solo atingindo uma razão positiva é possível empregar maiores angulos de subida para os seguimentos de climb, e , ou para superar obstaculos com as maiores margens possíveis no caso de estar operando com todos os motores.

Cada aeronave vai ter sua própria tabela de limitantes para cada aerodromo diferente. Elas são feita pelos engenheiros das companias que vão limitar a operação de cada tipo de aeronave com base no peso de decolagem.

O fator predominante o qual se tem controle é o peso de decolagem.

Em um AD ao nível do mar com uma baixa temperatura e ar seco, vai ser o cenário ideal para se subir com a velocidade que garanta um máximo ângulo de subida carregando o maior peso possível.

Para ser possível cumprir os seguimentos de decolagem com os maiores angulos de subida, pode-se dizer que vc precisara de.

baixo peso (quanto menor o peso, maiores os angulos possíveis)
baixa altitude pressão, baixa temperatura (quanto mais baixas, maior poderão ser os angulos tb)
potência disponível ( quanto maior, maior serão os angulos possíveis)
grande area de asa (qauto maior o flap de decolagem maior poderá ser o angulo dentro das margens de stall)

Em contrapartida aerodromos muito altos e em dias quentes vão limitar o peso de decolagem com intuito de possibilitar performances semelhantes aos ambientes mais favoráveis com maior peso de decolagem.


wink

Espero ter ajudado um pouco.
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Mensagem por cleisson_fsx_op Qua 28 Dez 2011, 02:18

vlw cara esclareceu bastante.

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Mensagem por VSP4264 Qua 28 Dez 2011, 11:16

cleisson_fsx_op escreveu:vlw cara esclareceu bastante.

A galera não dá credibilidade mesmo a moças no fórum, é fake ou não é fake? Parece não ser...
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Mensagem por Gabriel Moradillo Qua 28 Dez 2011, 11:37

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Mensagem por RAWDATA Qua 28 Dez 2011, 12:33

Pode passar o link do vídeo??

Um grande babaca o cara que faz isso, e ainda demonstra não saber nada sobre pilotagem de jato.

Um jato típico emprega 15º a 17º de atitude na subida inicial, com potência de decolagem, até que se faça a redução para a potência de subida, reduzindo o pitch para 10º a 12º, acelerando e limpando a aeronave.

Com certeza nesse vídeo que você viu, ao alcançar os 30º de pitch, você viu a velocidade drenando rapidamente, forçando a baixar o pitch, provalvemente para abaixo dos 15º, a fim de recuperar energia.

Com 30º de pitch, certamente com um ângulo de ataque crescendo e velocidade drenando, uma combinação de iminente estol.

A melhor perfomance de decolagem para um jato típico é completar para 15º a 17º após o rodar, efetuar a redução o quanto antes (aproveitando a maior potência disponível, devido à menor altitude) limpar o avião e seguir a subida com a potência de subida e a velocidade adequada.

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Mensagem por cleisson_fsx_op Qua 28 Dez 2011, 13:18

https://www.youtube.com/watch?v=ECV3IBkzZLc&feature=related

Esse aí é o link do vídeo pra quem tem dúvida.

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Mensagem por Wannessa Scherer Qua 28 Dez 2011, 13:43

RAWDATA escreveu:Pode passar o link do vídeo??

Um grande babaca o cara que faz isso, e ainda demonstra não saber nada sobre pilotagem de jato.



Desde o principio quando disseream 30° já deu para imaginar que não se tratava de uma operação padrão . Ao nível do mar com QHN de 1017 e com baixisssimo peso de decolagem.

Isto foi só uma decolagem e ele usou TOGA que com certeza não limitou a tração. Agora pensa em um go around nas mesmas condições...
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Mensagem por VSP4264 Qua 28 Dez 2011, 20:34

Ah... tem que saber que aero era, derepente podia ter obstaculo ou coisa do tipo...

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Mensagem por RAWDATA Qua 28 Dez 2011, 20:42

Se tivesse obstáculo tinha decolado CONF3, o que não foi o caso.
Dá pra ver pela speed tape que o cara decolou CONF1 e só gravou esse vídeo para se mostrar.

Nos comentários do vídeo ele explica que estava decolando com TOGA e bastante leve, e gravou esse vídeo para demonstrar a 'super performance'.


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Mensagem por Bayma Qua 28 Dez 2011, 21:00

RAWDATA escreveu:Pode passar o link do vídeo??

Um grande babaca o cara que faz isso, e ainda demonstra não saber nada sobre pilotagem de jato.


Amigo, acho que você deve maneirar um pouco... Não sabes as condições em que foi realizada a decolagem. Além do mais tem alguém pilotando, portanto se ele está lá é porque sabe, creio eu. thumbsup
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Mensagem por Wannessa Scherer Qua 28 Dez 2011, 21:06

RAWDATA escreveu:Se tivesse obstáculo tinha decolado CONF3, o que não foi o caso.
Dá pra ver pela speed tape que o cara decolou CONF1 e só gravou esse vídeo para se mostrar.

Nos comentários do vídeo ele explica que estava decolando com TOGA e bastante leve, e gravou esse vídeo para demonstrar a 'super performance'.



Basicamente rolou um improved climb os caras setaram flap em CONF1 para aumentar as V1, VR, V2 e melhorar o climb o maximo que podessem.


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Mensagem por Garibaldi Qua 28 Dez 2011, 21:16

Explica esse baixa altitude pressao ai, não é quanto maior a pressao e a densidade melhor ?
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Mensagem por Wannessa Scherer Qua 28 Dez 2011, 21:26

Garibaldi escreveu:Explica esse baixa altitude pressao ai, não é quanto maior a pressao e a densidade melhor ?


Altitude pressão para fins de pouso de decolagem...( quanto mais baixa...... melhor)


Não confunda altitude pressão com "apenas" pressão. wink

Agora pressão vc considerando ela em Hpa por exemplo.... quanto maiorr for a pressão melhor




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Mensagem por RAWDATA Qua 28 Dez 2011, 23:08

Improved Take Off Climb com V1 116 e VR 118??

Além do que, Improved Climb serve para aumentar o peso máximo de decolagem, quando se está limitado pelo segmento de climb e se tem pista sobrando; aumenta-se as v-speeds para diminuir o segmento de aceleração e recolhimento dos flaps, sendo assim possível livrar antes os obstáculos.

Não existe pitch 25º em um jato deste porte. Ele é simplesmente incapaz de manter esta atitude. Usando TOGA e pitch 25º simplesmente está se torrando energia, o avião simplesmente não tem potência disponível suficiente para manter esta atitude, sendo necessário logo em seguida baixar o nariz para reaver a energia perdida.


Resumindo: neste vídeo vimos um aviador entusiasmado com a chance de decolar com potencia máxima disponível em um avião extremamente leve. A manobra não pôs em risco a segurança - apesar de que se eles perdessem um motor naquela situação eu queria ver como iam se virar... - e satisfez o ego do garoto.

De toda maneira, a melhor performance de subida possível é que descrevi alguns posts acima.


Um abraço!

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Mensagem por Wannessa Scherer Qui 29 Dez 2011, 00:00

damn
RAWDATA escreveu:Improved Take Off Climb com V1 116 e VR 118!

Não seja inocente lol

Vc ainda não se deu conta que o que esta tripulação fez não foi uma decolagem executando um voo regular abarrotado de carga paga e combustivel. Os limites estruturais e de performance de uma aeronave vão bem além do que a certificação para voos com passageiros determina.

Quando eu digo improved climb eu me atrelo ao significado de se decolar com a maior velocidade possível com intuito de se executar os seguimentos iniciais de decolagem com a melhor performance possível.
Não me referi a pegar a diferenças entre os limitantes de field e climb para se encontrar um maior peso de decolagem junto a maiores velocidades para um decolagem que vai ocorrer com uma aeronave vazia.

Afinal os caras deveriam estar fazendo um translado, voo de instrução o que seja, e dependendo da motorização do airbus e das condições ISA bater os 4 seguimentos com o maximo ângulo de subida é facil.

Vc está tratando um procedimento possível e praticavel conforme vimos no video com se fosse algo absurdo e perigoso.
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Mensagem por Alef Schtmidt Qui 29 Dez 2011, 00:04

Isso aii é um Airbus com Pós combustão lol lol
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Mensagem por Jonathan_Bauru Qui 29 Dez 2011, 02:15

O que eu vi no video ta mais pra decolagem "americana". Pra quem não sabe o que é decolagem "americana", aqui está um video de exemplo (não sei se é fake):

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=VxxznXebC14
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Mensagem por Braconi Qui 29 Dez 2011, 11:24

Jonathan_Bauru escreveu:O que eu vi no video ta mais pra decolagem "americana". Pra quem não sabe o que é decolagem "americana", aqui está um video de exemplo (não sei se é fake):

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=VxxznXebC14

Lindo de + da conta!

Tinha um bandeco maloteiro em londrina que fazia isso... nunca mais o vi impressionante
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Mensagem por VSP4264 Sex 30 Dez 2011, 20:47

Já vi

737-200 da VASP fazer isso N vezes...
EMB120 da OceanAir fazer isso 1 vez...
Estive a bordo de um ATR que fez isso além de ter visto ATR fazer isso 2 vezes...

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Mensagem por el_lopes Sáb 31 Dez 2011, 11:40

Jonathan_Bauru escreveu:O que eu vi no video ta mais pra decolagem "americana". Pra quem não sabe o que é decolagem "americana", aqui está um video de exemplo (não sei se é fake):

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=VxxznXebC14

Credo espanto shocked

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Mensagem por jailton Sáb 31 Dez 2011, 19:17

Jonathan_Bauru escreveu:O que eu vi no video ta mais pra decolagem "americana". Pra quem não sabe o que é decolagem "americana", aqui está um video de exemplo (não sei se é fake):

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=VxxznXebC14

Fake parece que não é, mais parece um show aéreo.

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Mensagem por Speed Racer Qua 25 Jan 2012, 09:09

Notem q no começo do vídeo a aeronave está com 20 pés de altitude, e lá pelos 90 nós ela está em 40 pés. A pista é em subida.

Decolagem americana não é, pois me parece q a aeronave sai do chão e faz uma subida constante, só se ela conseguiu sair do chão com 90 nós. rs

Mas não acho tão absurda a decolagem desse tipo não, fora o desconforto dos passageiros. O piloto não avança tanto assim a barrinha do flight director.
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