Home cockpit G1000 com Arduino x FSX
4 participantes
Página 1 de 1
Home cockpit G1000 com Arduino x FSX
Boa a todos,
Estou desenvolvendo um HP do C208B EX, com base no modelo da Carenado no FSX.
Até o momento tudo bem, Dxf dos painéis para corte na cnc, algumas peças moldadas, mas o problema está na interface do G1000.
Como declaro os botões do G1000, aqueles da base inferior (12 botões), já tentei fazer via FSX mas os configuráveis no FSX, não respondem
no painel do Carenado.
Alguém poderia ajudar?
Grato
Estou desenvolvendo um HP do C208B EX, com base no modelo da Carenado no FSX.
Até o momento tudo bem, Dxf dos painéis para corte na cnc, algumas peças moldadas, mas o problema está na interface do G1000.
Como declaro os botões do G1000, aqueles da base inferior (12 botões), já tentei fazer via FSX mas os configuráveis no FSX, não respondem
no painel do Carenado.
Alguém poderia ajudar?
Grato
Alerial- Capitão
-
Inscrito em : 11/11/2014
Reputação : 1
Simulador preferido : FSX, X-Plane
Emprego/lazer : Hidroponia, Aquaponia, pecuaria
Nacionalidade :
Re: Home cockpit G1000 com Arduino x FSX
Já tentou via FSUIPC criando os macros?
Um abraço!
Um abraço!
-
Nacionalidade :
Olá Alerial,
Eu aprendi usando este video aqui:
Foi bem tranquilo para fazer... e muito prático...
Abraços!
Eu aprendi usando este video aqui:
Foi bem tranquilo para fazer... e muito prático...
Abraços!
igorjoaquim- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 06/12/2015
Reputação : 12
Simulador preferido : XPlane10 - P3D
Nacionalidade :
Valeu Igor. Abraço
Alerial- Capitão
-
Nacionalidade :
Igor, infelizmente não deu certo, meu FSUIPC é 4.947 registrado e estou rodando no FSX.
Onde se marca Aircraft specific, o meu está profile specific, tentei fazer assim mesmo mas não deu certo.
Estou tentando fazer o G1000 funcionar com os botões do joystick, a aeronave é o Carenado SR22 GTSX.
Grato
Onde se marca Aircraft specific, o meu está profile specific, tentei fazer assim mesmo mas não deu certo.
Estou tentando fazer o G1000 funcionar com os botões do joystick, a aeronave é o Carenado SR22 GTSX.
Grato
Alerial- Capitão
-
Nacionalidade :
humm.. então vejamos se posso te ajudar...
Resumindo o procedimento: (pode tentar seguir por aqui...)
Você acessou o FSUIPC
Depois Clicou na aba Key Presses
Localizou e clicou em Create Mouse Macro
Aí digitou um nome pra macro e clicou em OK
Depois ele volta pra tela do FSUIPC e onde estava escrito CREATE MOUSE MACRO agora consta: END MACRO
aí vc clica em OK na tela do FSUIPC
Pronto... a partir deste ponto a macro está sendo criada.. ou seja... todo evento que executar com o mouse será passado para o FSUIPC e você poderá gravá-lo para posteriormente "linkar" ele a alguma tecla... (aparecerá um menu verde com os dados do evento aguardando você digitar um nome para ele e teclar enter.)
Mas aí que vem um detalhe...
Por experiencia minha aqui... percebi que a macro é realizada somente para paineis *.GAU... ou seja tem comandos do Cockpit3D que podem não ser "captados" pela macro... um exemplo:
Quando executo os comandos do overhead aqui do Embraer no cockpit 3D o FSUIPC não "pega" as macros, entretanto, quando abro o painel 2D (gau) do overhead e executo o mesmo comando aí sim aparece o menu verde pedindo para nomear a macro gravada. Outro detalhe é que nas telas "undock" também tenho o mesmo problema... então a dica é tentar ver se pode ser uma dessas variáveis.
Resumindo o procedimento: (pode tentar seguir por aqui...)
Você acessou o FSUIPC
Depois Clicou na aba Key Presses
Localizou e clicou em Create Mouse Macro
Aí digitou um nome pra macro e clicou em OK
Depois ele volta pra tela do FSUIPC e onde estava escrito CREATE MOUSE MACRO agora consta: END MACRO
aí vc clica em OK na tela do FSUIPC
Pronto... a partir deste ponto a macro está sendo criada.. ou seja... todo evento que executar com o mouse será passado para o FSUIPC e você poderá gravá-lo para posteriormente "linkar" ele a alguma tecla... (aparecerá um menu verde com os dados do evento aguardando você digitar um nome para ele e teclar enter.)
Mas aí que vem um detalhe...
Por experiencia minha aqui... percebi que a macro é realizada somente para paineis *.GAU... ou seja tem comandos do Cockpit3D que podem não ser "captados" pela macro... um exemplo:
Quando executo os comandos do overhead aqui do Embraer no cockpit 3D o FSUIPC não "pega" as macros, entretanto, quando abro o painel 2D (gau) do overhead e executo o mesmo comando aí sim aparece o menu verde pedindo para nomear a macro gravada. Outro detalhe é que nas telas "undock" também tenho o mesmo problema... então a dica é tentar ver se pode ser uma dessas variáveis.
-
Nacionalidade :
Boa noite Alerial, gostaria de pedi mas atenção às regras, especialmente a Regra 06 ok?Alerial escreveu:Igor, infelizmente não deu certo, meu FSUIPC é 4.947 registrado e estou rodando no FSX.
Grato
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago- Moderador
-
Inscrito em : 27/01/2010
Reputação : 429
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade :
Exatamente Igor, a tela verde que não aparece, vou tentar no 2D. Obrigado
Alerial- Capitão
-
Nacionalidade :
rodrigo mago escreveu:Boa noite Alerial, gostaria de pedi mas atenção às regras, especialmente a Regra 06 ok?Alerial escreveu:Igor, infelizmente não deu certo, meu FSUIPC é 4.947 registrado e estou rodando no FSX.
Grato
Me perdoe Rodrigo, mas não sei onde feri a regra nº 6, caso puder me esclarecer, ficarei grato e mais atento.
Abraço
Alerial- Capitão
-
Nacionalidade :
Oi Alerial,
bom... com a licença dos moderados te explicarei o ocorrido Alerial,
Regra 06:
6. Não é permitido Flood nem Spam. Caso a sua mensagem seja a última do tópico e queira acrescentar ou alterar alguma coisa antes de terem passado 24 horas de ter colocado o post, use o botão "edit" para editar o post em vez de criar um novo. Use também o botão "Multi-citação" caso queira citar várias mensagens, evitando assim o flood.
ou seja,
você postou duas mensagens consecutivas quando me agradeceu pelo video e depois quando reportou que não conseguiu efetuar a configuração... e novamente agora você efetuou o flood ... rsrsrs, pois reportou que verificaria a configuração em 2d e depois postou outra resposta se desculpando pelo ocorrido.
Basta usar o botão editar ao invés de responder quando sua resposta ainda for a última do tópico, caso queira acrescentar algo...
bom... com a licença dos moderados te explicarei o ocorrido Alerial,
Regra 06:
6. Não é permitido Flood nem Spam. Caso a sua mensagem seja a última do tópico e queira acrescentar ou alterar alguma coisa antes de terem passado 24 horas de ter colocado o post, use o botão "edit" para editar o post em vez de criar um novo. Use também o botão "Multi-citação" caso queira citar várias mensagens, evitando assim o flood.
ou seja,
você postou duas mensagens consecutivas quando me agradeceu pelo video e depois quando reportou que não conseguiu efetuar a configuração... e novamente agora você efetuou o flood ... rsrsrs, pois reportou que verificaria a configuração em 2d e depois postou outra resposta se desculpando pelo ocorrido.
Basta usar o botão editar ao invés de responder quando sua resposta ainda for a última do tópico, caso queira acrescentar algo...
-
Nacionalidade :
Puxa vida, então é isso?!?! Peço desculpas pelo erro.
E voltando ao caso da macro, eu instalei o SR22 da eaglesoft que tem painel 2D e deu para gravar a macro, mas o problema que o da "ES" é outro modelo de glass cockpit.
Então para o carenado, que não tem painel 2D, terei que arrumar outra solução.
Eu imaginei usar o arduino, mas não sei como "chamar" os botões do G1000 no código para programar. Pois os outros corriqueiros como BAttery, Navlights, etc é mais fácil.
Abraços
E voltando ao caso da macro, eu instalei o SR22 da eaglesoft que tem painel 2D e deu para gravar a macro, mas o problema que o da "ES" é outro modelo de glass cockpit.
Então para o carenado, que não tem painel 2D, terei que arrumar outra solução.
Eu imaginei usar o arduino, mas não sei como "chamar" os botões do G1000 no código para programar. Pois os outros corriqueiros como BAttery, Navlights, etc é mais fácil.
Abraços
Alerial- Capitão
-
Nacionalidade :
Então...
O que eu já li a respeito é que provavelmente as modelos mais novos tem algum esquema XML envolvido... não sei muito a respeito mas tem alguns membros aqui no fórum que são feras nesta parte...
Se não entendi errado me parece que estes modelos baseados em XML e não em GAUGES (GAU) enviam dados para algum tipo de variável local que armazena a informação... e através do FSUIPC você consegue alterar essas L:VAR de forma a conseguir mapear as teclas e suas funções.
Imagino que as funções que deva "chamar" no codigo arduino sejam para setar estas varíavíes...
Outra forma de se fazer isso é mapeando a posição do mouse e vinculando a uma possível tecla... tem um software que se chama key2mouse que faz algo do tipo... mas nunca usei...
Não me aprofundei neste assunto mas acho que conseguirás encontrar uma solução para a configuração...
qualquer novidade posto aqui...
Com certeza alguem com mais experiencia poderá ajudar...
Abraços...
O que eu já li a respeito é que provavelmente as modelos mais novos tem algum esquema XML envolvido... não sei muito a respeito mas tem alguns membros aqui no fórum que são feras nesta parte...
Se não entendi errado me parece que estes modelos baseados em XML e não em GAUGES (GAU) enviam dados para algum tipo de variável local que armazena a informação... e através do FSUIPC você consegue alterar essas L:VAR de forma a conseguir mapear as teclas e suas funções.
Imagino que as funções que deva "chamar" no codigo arduino sejam para setar estas varíavíes...
Outra forma de se fazer isso é mapeando a posição do mouse e vinculando a uma possível tecla... tem um software que se chama key2mouse que faz algo do tipo... mas nunca usei...
Não me aprofundei neste assunto mas acho que conseguirás encontrar uma solução para a configuração...
qualquer novidade posto aqui...
Com certeza alguem com mais experiencia poderá ajudar...
Abraços...
-
Nacionalidade :
Grande Igor, já ajudou muito.
Vou verificar sobre este assunto da XML, e qualquer avanço eu vou postando aqui.
Forte abraço
e desculpe pelas gafes da regra 6, não acontecerá mais.
Vou verificar sobre este assunto da XML, e qualquer avanço eu vou postando aqui.
Forte abraço
e desculpe pelas gafes da regra 6, não acontecerá mais.
Alerial- Capitão
-
Nacionalidade :
Vai aí mais uma dica:
Documentação do FSUIPC:
FSUIPC User Guide - pag 36 tem uma nota em italico bold sobre isso que expliquei...
FSUIPC for Advanced Users - pag 40 em diante - fala sobre o acesso às L:Vars.
Até...
Documentação do FSUIPC:
FSUIPC User Guide - pag 36 tem uma nota em italico bold sobre isso que expliquei...
FSUIPC for Advanced Users - pag 40 em diante - fala sobre o acesso às L:Vars.
Até...
-
Nacionalidade :