[Brasil] Novo Terminal de Viracopos recebe primeiros voos nacionais na próxima segunda, 29
Página 1 de 1
[Brasil] Novo Terminal de Viracopos recebe primeiros voos nacionais na próxima segunda, 29
Novo Terminal de Viracopos recebe primeiros voos nacionais na próxima segunda, 29
Terminal 1, que deveria ter sido inaugurado para a Copa do Mundo de 2014, fará testes com voos da Azul no Píer C
Terminal 1 de Viracopos: entrega total quase dois anos após o prazo
Quase dois anos depois do prazo inicial de entrega (em 11 de maio de 2014), o novo Terminal 1 do Aeroporto de Viracopos, enfim, começará a operar voos nacionais. A ABV, concessionária responsável pelo terminal, revelou que a companhia aérea Azul fará testes no Píer C a partir desta segunda-feira (29).
Os voos que serão transferidos do antigo terminal ainda não foram definidos, porém, o objetivo é testar os sistemas e infraestrutura antes de levar mais voos para o novo terminal. O objetivo da ABV, no entanto, é que todos os voos nacionais estejam no Terminal 1 até o final de março.
O aeroporto de Viracopos é o único dos três primeiros terminais da primeira rodada de concessões que não cumpriu os prazos estabelecidos com o governo. A expectativa, na época da assinatura do contrato, é que o novo terminal estivesse funcionando a tempo de receber os passageiros para a Copa do Mundo de 2014. Em vez disso, a concessionária apenas recebeu de forma provisória algumas delegações que usariam centros de treinamento na região como a seleção de Portugal.
Veja também: Aeroporto de Congonhas é considerado um dos mais pontuais no mundo
O projeto do novo Terminal de Viracopos: muito longe de estar concluído
Formada pelas empresas Triunfo, Egis e UTC, a concessionária Aeroportos Brasil venceu a concorrência pelo terminal e prometeu transformar Viracopos no maior terminal aéreo do país até o fim da concessão, em 2042, com movimento anual na casa dos 80 milhões de passageiros, o dobro do que passa hoje por Guarulhos, o maior aeroporto do Brasil.
Mas, na prática, o que se viu foi um início turbulento. Com um desafio muito maior que os assumidos pelas concessionárias de Guarulhos e Brasília (que apenas ampliaram seus respectivos aeroportos), a ABV teve que tirar do papel um terminal inteiro. No começo das obras, mais de 5 mil operários trabalhavam em sua construção e logo vieram problemas com acidentes.
Consumindo quase todos os recursos providenciados pelo BNDES, a obra perdeu ritmo meses antes da Copa quando ficou claro que a ABV não conseguiria entregar o terminal a tempo. Após o evento, foram meses para conseguir entregar parcialmente o Píer A, internacional, que começou a operar em dezembro com voos da Azul, American, TAP, Copa e Gol. Ainda assim, quem conviveu com o espaço sofreu com falta de serviços, lojas e ambientes ainda empoeirados.
Operário observa as obras do novo terminal: início fulminante, acidentes e obra parada por muito tempo
Lava Jato
A situação piorou no ano passado quando a operação Lava Jato prendeu o presidente da UTC, uma das sócias. Após uma demorada negociação com o governo, a ABV obteve mais um financiamento para concluir o Píer C, exclusivo para voos nacionais – o Píer B, misto, ficará em obras para receber uma possível ampliação de demanda.
Segundo a ABV, o novo Terminal 1 de Viracopos pode receber até 25 milhões de passageiros, uma vez e meia o movimento atual, na casa dos 10 milhões de passageiros. O antigo terminal deverá ser desativo e transformado em área de serviços para os funcionários do aeroporto.
O antigo terminal de Viracopos deve ser convertido para uma área de serviços
Fonte: Airway
Terminal 1, que deveria ter sido inaugurado para a Copa do Mundo de 2014, fará testes com voos da Azul no Píer C
Terminal 1 de Viracopos: entrega total quase dois anos após o prazo
Quase dois anos depois do prazo inicial de entrega (em 11 de maio de 2014), o novo Terminal 1 do Aeroporto de Viracopos, enfim, começará a operar voos nacionais. A ABV, concessionária responsável pelo terminal, revelou que a companhia aérea Azul fará testes no Píer C a partir desta segunda-feira (29).
Os voos que serão transferidos do antigo terminal ainda não foram definidos, porém, o objetivo é testar os sistemas e infraestrutura antes de levar mais voos para o novo terminal. O objetivo da ABV, no entanto, é que todos os voos nacionais estejam no Terminal 1 até o final de março.
O aeroporto de Viracopos é o único dos três primeiros terminais da primeira rodada de concessões que não cumpriu os prazos estabelecidos com o governo. A expectativa, na época da assinatura do contrato, é que o novo terminal estivesse funcionando a tempo de receber os passageiros para a Copa do Mundo de 2014. Em vez disso, a concessionária apenas recebeu de forma provisória algumas delegações que usariam centros de treinamento na região como a seleção de Portugal.
Veja também: Aeroporto de Congonhas é considerado um dos mais pontuais no mundo
O projeto do novo Terminal de Viracopos: muito longe de estar concluído
Formada pelas empresas Triunfo, Egis e UTC, a concessionária Aeroportos Brasil venceu a concorrência pelo terminal e prometeu transformar Viracopos no maior terminal aéreo do país até o fim da concessão, em 2042, com movimento anual na casa dos 80 milhões de passageiros, o dobro do que passa hoje por Guarulhos, o maior aeroporto do Brasil.
Mas, na prática, o que se viu foi um início turbulento. Com um desafio muito maior que os assumidos pelas concessionárias de Guarulhos e Brasília (que apenas ampliaram seus respectivos aeroportos), a ABV teve que tirar do papel um terminal inteiro. No começo das obras, mais de 5 mil operários trabalhavam em sua construção e logo vieram problemas com acidentes.
Consumindo quase todos os recursos providenciados pelo BNDES, a obra perdeu ritmo meses antes da Copa quando ficou claro que a ABV não conseguiria entregar o terminal a tempo. Após o evento, foram meses para conseguir entregar parcialmente o Píer A, internacional, que começou a operar em dezembro com voos da Azul, American, TAP, Copa e Gol. Ainda assim, quem conviveu com o espaço sofreu com falta de serviços, lojas e ambientes ainda empoeirados.
Operário observa as obras do novo terminal: início fulminante, acidentes e obra parada por muito tempo
Lava Jato
A situação piorou no ano passado quando a operação Lava Jato prendeu o presidente da UTC, uma das sócias. Após uma demorada negociação com o governo, a ABV obteve mais um financiamento para concluir o Píer C, exclusivo para voos nacionais – o Píer B, misto, ficará em obras para receber uma possível ampliação de demanda.
Segundo a ABV, o novo Terminal 1 de Viracopos pode receber até 25 milhões de passageiros, uma vez e meia o movimento atual, na casa dos 10 milhões de passageiros. O antigo terminal deverá ser desativo e transformado em área de serviços para os funcionários do aeroporto.
O antigo terminal de Viracopos deve ser convertido para uma área de serviços
Fonte: Airway
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil]Voo para o Rio inaugura oficialmente novo terminal de Viracopos
» [Brasil] Viracopos terá novo terminal para 14 milhões até a Copa.
» [Brasil] Suécia recebe os primeiros engenheiros brasileiros que vão trabalhar no novo Gripen
» [Brasil] Novo terminal será usado somente para voos domésticos
» [Brasil] Novo site do aeroporto de Viracopos é lançado com 'tempo real' dos voos
» [Brasil] Viracopos terá novo terminal para 14 milhões até a Copa.
» [Brasil] Suécia recebe os primeiros engenheiros brasileiros que vão trabalhar no novo Gripen
» [Brasil] Novo terminal será usado somente para voos domésticos
» [Brasil] Novo site do aeroporto de Viracopos é lançado com 'tempo real' dos voos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|