[Brasil] Pousos no Santos Dumont serão por navegação via satélite
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[Brasil] Pousos no Santos Dumont serão por navegação via satélite
Pousos no Santos Dumont serão por navegação via satélite
Parte da frota de A319 da TAM ja é capaz de operar através do sistema RNP-AR no aeroporto carioca
A Tam foi formalmente autorizada pela ANAC para adotar o sistema RNP-AR (Required Navigation Performance) em todas as aproximações para pouso no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O voo de homologação operacional foi realizado no dia 21 de dezembro de 2015.
Atualmente, 14 Airbus A319 da companhia, que voam no Santos Dumont, podem operar através do RNP-AR. Essa metodologia de navegação com base nos precisos equipamentos da aeronave se tornou possível após a certificação obtida pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) em 2012, para atender a uma antiga demanda do aeroporto, cuja operação é historicamente impactada pelas condições de clima, relevo e posição geográfica.
“Mesmo em condições meteorológicas adversas, nossas aeronaves agora vão percorrer uma trajetória mais linear e precisa de aproximação no Santos Dumont, e com melhores opções de visualização da pista. Os efeitos imediatos serão o ganho de eficiência, diminuição de voos desviados ou cancelados e a diminuição dos custos operacionais gerados por esse tipo de contingência”, afirma Harley Meneses, diretor sênior de Operações e Treinamento da Tam Linhas Aéreas
A Tam planeja adotar o RNP-AR em todos os pousos no Santos Dumont. Com a tecnologia, as aproximações no aeroporto poderão acontecer com teto mínimo de 100 metros de altitude.
Fonte: AeroMagazine
Parte da frota de A319 da TAM ja é capaz de operar através do sistema RNP-AR no aeroporto carioca
A Tam foi formalmente autorizada pela ANAC para adotar o sistema RNP-AR (Required Navigation Performance) em todas as aproximações para pouso no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O voo de homologação operacional foi realizado no dia 21 de dezembro de 2015.
Atualmente, 14 Airbus A319 da companhia, que voam no Santos Dumont, podem operar através do RNP-AR. Essa metodologia de navegação com base nos precisos equipamentos da aeronave se tornou possível após a certificação obtida pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) em 2012, para atender a uma antiga demanda do aeroporto, cuja operação é historicamente impactada pelas condições de clima, relevo e posição geográfica.
“Mesmo em condições meteorológicas adversas, nossas aeronaves agora vão percorrer uma trajetória mais linear e precisa de aproximação no Santos Dumont, e com melhores opções de visualização da pista. Os efeitos imediatos serão o ganho de eficiência, diminuição de voos desviados ou cancelados e a diminuição dos custos operacionais gerados por esse tipo de contingência”, afirma Harley Meneses, diretor sênior de Operações e Treinamento da Tam Linhas Aéreas
A Tam planeja adotar o RNP-AR em todos os pousos no Santos Dumont. Com a tecnologia, as aproximações no aeroporto poderão acontecer com teto mínimo de 100 metros de altitude.
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