[Brasil] Projeto brasileiro de navegação por satélite é indicado para o “Oscar do Controle Aéreo”
Página 1 de 1
[Brasil] Projeto brasileiro de navegação por satélite é indicado para o “Oscar do Controle Aéreo”
Projeto brasileiro de navegação por satélite é indicado para o “Oscar do Controle Aéreo”
Bem menos conhecida do grande público, naturalmente, a “IHS Jane´s Air Traffic Control Awards” goza de expressivo prestígio entre a comunidade aeronáutica internacional, sobretudo os atores envolvidos no provimento de serviços de navegação aérea.
Desde 2001, o evento premia anualmente as mais destacadas iniciativas, cujos resultados agregaram maior eficácia para a atividade do controle do espaço aéreo ao longo do período. Hoje, o IHS Jane´s ATC Awards é reconhecido como a mais significativa premiação relacionada à atividade no mundo.
Este ano, projetos das mais diversas organizações do setor foram submetidos ao crivo de uma mesa julgadora composta por representantes da Organização dos Serviços de Navegação Aérea Civil (CANSO – Civil Air Navigation Services Organization) – também promotora do evento - , Eurocontrol, FAA (Administração da Aviação Federal dos EUA), IATA (Associação do Transporte Aéreo Internacional), dentre outros.
Um dos indicados ao “Oscar do Controle Aéreo” de 2013 é o Brasil. A bem-sucedida implementação da Navegação Baseada em Performance (PBN- Performance Based Navigation) nas Terminais Aéreas de Brasília e Recife rendeu ao DECEA a indicação à categoria “Eficiência Operacional” (Operational Efficiency Award). A organização concorrerá ao prêmio com a neozelandesa Airways New Zeland, também indicada pela implementação do PBN; a norte-americana FAA, indicada pela recategorização das regras de separação de aeronaves no Aeroporto Internacional de Memphis, e a também norte-americana Midwest ATC Services – pela implantação da Separação Vertical Mínima Reduzida (RVSM) no Afeganistão.
A indicação, por si, já chancela o esforço das equipes envolvidas com a implementação da Navegação Baseada em Performance no Brasil, coordenadas pelo Subdepartamento de Operações do DECEA, que, atualmente, dedica-se à extensão da iniciativa às maiores terminais aéreas do País – São Paulo e Rio de Janeiro – programada para este ano.
Os vencedores serão anunciados em Madri na próxima segunda-feira, dia 11, em cerimônia que abrirá a série de eventos do Congresso Mundial de Gerenciamento do Tráfego Aéreo (World ATM Congress), promovido pela CANSO.
Fonte: NOTIMP
Bem menos conhecida do grande público, naturalmente, a “IHS Jane´s Air Traffic Control Awards” goza de expressivo prestígio entre a comunidade aeronáutica internacional, sobretudo os atores envolvidos no provimento de serviços de navegação aérea.
Desde 2001, o evento premia anualmente as mais destacadas iniciativas, cujos resultados agregaram maior eficácia para a atividade do controle do espaço aéreo ao longo do período. Hoje, o IHS Jane´s ATC Awards é reconhecido como a mais significativa premiação relacionada à atividade no mundo.
Este ano, projetos das mais diversas organizações do setor foram submetidos ao crivo de uma mesa julgadora composta por representantes da Organização dos Serviços de Navegação Aérea Civil (CANSO – Civil Air Navigation Services Organization) – também promotora do evento - , Eurocontrol, FAA (Administração da Aviação Federal dos EUA), IATA (Associação do Transporte Aéreo Internacional), dentre outros.
Um dos indicados ao “Oscar do Controle Aéreo” de 2013 é o Brasil. A bem-sucedida implementação da Navegação Baseada em Performance (PBN- Performance Based Navigation) nas Terminais Aéreas de Brasília e Recife rendeu ao DECEA a indicação à categoria “Eficiência Operacional” (Operational Efficiency Award). A organização concorrerá ao prêmio com a neozelandesa Airways New Zeland, também indicada pela implementação do PBN; a norte-americana FAA, indicada pela recategorização das regras de separação de aeronaves no Aeroporto Internacional de Memphis, e a também norte-americana Midwest ATC Services – pela implantação da Separação Vertical Mínima Reduzida (RVSM) no Afeganistão.
A indicação, por si, já chancela o esforço das equipes envolvidas com a implementação da Navegação Baseada em Performance no Brasil, coordenadas pelo Subdepartamento de Operações do DECEA, que, atualmente, dedica-se à extensão da iniciativa às maiores terminais aéreas do País – São Paulo e Rio de Janeiro – programada para este ano.
Os vencedores serão anunciados em Madri na próxima segunda-feira, dia 11, em cerimônia que abrirá a série de eventos do Congresso Mundial de Gerenciamento do Tráfego Aéreo (World ATM Congress), promovido pela CANSO.
Fonte: NOTIMP
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Entenda o funcionamento e o controle do espaço aéreo brasileiro
» [Brasil] FAB não aceitaria retirada do controle de tráfego aéreo militar
» [Brasil] Pousos no Santos Dumont serão por navegação via satélite
» [Brasil] Céus verdes do Brasil inova controle de tráfego aéreo
» [Brasil] Como anda a saúde do tráfego aéreo brasileiro
» [Brasil] FAB não aceitaria retirada do controle de tráfego aéreo militar
» [Brasil] Pousos no Santos Dumont serão por navegação via satélite
» [Brasil] Céus verdes do Brasil inova controle de tráfego aéreo
» [Brasil] Como anda a saúde do tráfego aéreo brasileiro
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos