Home Cockpit do Embraer 195.
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Home Cockpit do Embraer 195.
Olá, pessoal. Bom dia!
Sou novo aqui no fórum e a tempo queria compartilhar com vocês os desafios e aventuras no desenvolvimento do HC para o Embraer 195. Fiz um mockup para realizar alguns testes e as possibilidades no desenvolvimento deste projeto.
Sem mais delongas vou compartilhar primeiro a etapa de construção do Yoke do E195.
Poderia classificá-la como Moderada (7.0) na dificuldade de construção. Ela possui um formato peculiar e acabamento com superfícies curvadas o que torna difícil a finalização. É necessário muito cuidado e paciência para executá-la.
Está primeira imagem é o mockup que construir para facilitar o desenvolvimento final do projeto. Nele fiz alguns estudos sobre o material usado e as dimensões. (As dimensões do mockup foram feitas sem escala e só no 'olhomêtro'). Gostaria de dar créditos ao usuário do Fórum - Inventor - por compartilhar a construção do seu yoke para Embraer. Sua experiência ajudou muito no aperfeiçoamento da técnica e execução dos primeiros passos.
A próxima imagem é o novo modelo para o yoke. Utilizei referencias mais próximas às dimensões reais da aeronave e quanto ao formato. Como já tinha feito o mockup não foi difícil executar as etapas de construção.
A nesta etapa fiz alguns ajustes para as peças que são montadas no Yoke. A moldura dos botões, a moldura central e o trabalhoso apoio para as mãos. (lembro que as medidas são sempre aproximadas nunca exatas ao avião real.)
Por fim estou iniciando a primeira fase de acabamento na superfície... Aqui corrijo as imperfeições (esta etapa é demorada). A imagem representa o início do processo. Ainda há muito a se fazer.
Bom, no momento é isso meus amigos... quaisquer perguntas e dúvidas é só deixar aí que respondo.
Enquanto isso estou trabalhando no mockup de outras partes do HC. Pedestal e Guidance Panel.
Imagem do yoke real.
Créditos da imagem para Stefano Rota hospedada no www.airliners.net
Sou novo aqui no fórum e a tempo queria compartilhar com vocês os desafios e aventuras no desenvolvimento do HC para o Embraer 195. Fiz um mockup para realizar alguns testes e as possibilidades no desenvolvimento deste projeto.
Sem mais delongas vou compartilhar primeiro a etapa de construção do Yoke do E195.
Poderia classificá-la como Moderada (7.0) na dificuldade de construção. Ela possui um formato peculiar e acabamento com superfícies curvadas o que torna difícil a finalização. É necessário muito cuidado e paciência para executá-la.
Está primeira imagem é o mockup que construir para facilitar o desenvolvimento final do projeto. Nele fiz alguns estudos sobre o material usado e as dimensões. (As dimensões do mockup foram feitas sem escala e só no 'olhomêtro'). Gostaria de dar créditos ao usuário do Fórum - Inventor - por compartilhar a construção do seu yoke para Embraer. Sua experiência ajudou muito no aperfeiçoamento da técnica e execução dos primeiros passos.
A próxima imagem é o novo modelo para o yoke. Utilizei referencias mais próximas às dimensões reais da aeronave e quanto ao formato. Como já tinha feito o mockup não foi difícil executar as etapas de construção.
A nesta etapa fiz alguns ajustes para as peças que são montadas no Yoke. A moldura dos botões, a moldura central e o trabalhoso apoio para as mãos. (lembro que as medidas são sempre aproximadas nunca exatas ao avião real.)
Por fim estou iniciando a primeira fase de acabamento na superfície... Aqui corrijo as imperfeições (esta etapa é demorada). A imagem representa o início do processo. Ainda há muito a se fazer.
Bom, no momento é isso meus amigos... quaisquer perguntas e dúvidas é só deixar aí que respondo.
Enquanto isso estou trabalhando no mockup de outras partes do HC. Pedestal e Guidance Panel.
Imagem do yoke real.
Créditos da imagem para Stefano Rota hospedada no www.airliners.net
Última edição por igorjoaquim em Ter 08 Dez 2015, 10:23, editado 2 vez(es)
igorjoaquim- Primeiro-Tenente
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Olá igorjoaquim, bom dia amigo. Bem vindo seja a confraria
Parabéns pela feliz iniciativa
" o trabalhoso apoio para as mãos."
Na nossa modelagem, colamos dois discos ovalizados, preenchemos com massa plástica e depois desbastamos.
Estaremos acompanhando e obrigado por compartilhar.
Aceite um pontinho , abraços
Parabéns pela feliz iniciativa
" o trabalhoso apoio para as mãos."
Na nossa modelagem, colamos dois discos ovalizados, preenchemos com massa plástica e depois desbastamos.
Estaremos acompanhando e obrigado por compartilhar.
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Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Olá Inventor!
Muito obrigado pelo apoio.
Neste apoio para mãos eu preenchi somente com massa plástica e fui modelando na mão mesmo. . Agora estou criando detalhes com um procedimento de lixamento e preenchimento com massa para madeira. Que confere um excelente acabamento a peça. Estou gostando.
Terminei agora a modelagem do apoio lateral para as mãos. Fiz a modelagem na massa plástica e cobri com massa para madeira branca para dar acabamento. Ainda está no procedimento de secagem. São necessárias 7 horas à 12 horas para permitir uma boa lixabilidade.
Para minha felicidade consegui finalizar a modelagem do suporte lateral para as mãos. É um item que parece desnecessário porém aumenta a "pegada" do yoke e trás mais conforto ergonômico.
A proxima etapa é corrigir alguns pontos que ficaram irregulares(superficie rugosa) e dar a ultima demão de tinta. Posteriormente iremos montar a moldura com os botões e o suporte para cartas e anotações.
Abraço a todos. Até.
Grande Abraço.
Muito obrigado pelo apoio.
Neste apoio para mãos eu preenchi somente com massa plástica e fui modelando na mão mesmo. . Agora estou criando detalhes com um procedimento de lixamento e preenchimento com massa para madeira. Que confere um excelente acabamento a peça. Estou gostando.
Terminei agora a modelagem do apoio lateral para as mãos. Fiz a modelagem na massa plástica e cobri com massa para madeira branca para dar acabamento. Ainda está no procedimento de secagem. São necessárias 7 horas à 12 horas para permitir uma boa lixabilidade.
Para minha felicidade consegui finalizar a modelagem do suporte lateral para as mãos. É um item que parece desnecessário porém aumenta a "pegada" do yoke e trás mais conforto ergonômico.
A proxima etapa é corrigir alguns pontos que ficaram irregulares(superficie rugosa) e dar a ultima demão de tinta. Posteriormente iremos montar a moldura com os botões e o suporte para cartas e anotações.
Abraço a todos. Até.
Grande Abraço.
Última edição por igorjoaquim em Ter 08 Dez 2015, 10:18, editado 1 vez(es)
igorjoaquim- Primeiro-Tenente
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Olá Igor, boa noite amigo
Muito bem, está ficando um ótimo trabalho, parabéns
Talvez o enrugamento seja uma reação da tinta com a massa de madeira.
Tenho usado massa rápida automotiva. Ela seca mais rápido e aceita melhor a cobertura da tinta.
Vamos em frente , abraços
Muito bem, está ficando um ótimo trabalho, parabéns
Talvez o enrugamento seja uma reação da tinta com a massa de madeira.
Tenho usado massa rápida automotiva. Ela seca mais rápido e aceita melhor a cobertura da tinta.
Vamos em frente , abraços
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Seja ao Voo Virtual, igor.
Sugiro que LEIA AS REGRAS do fórum antes de postar novamente. Está em desacordo com várias delas (Fontes coloridas, flood...).
Em caso de dúvidas, me avise.
E boa sorte no projeto.
EDIT: Obrigado pelos ajustes feitos, igor.
Sugiro que LEIA AS REGRAS do fórum antes de postar novamente. Está em desacordo com várias delas (Fontes coloridas, flood...).
Em caso de dúvidas, me avise.
E boa sorte no projeto.
EDIT: Obrigado pelos ajustes feitos, igor.
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Olá Igor, bom dia amigo
Então, como anda o projeto?
Conseguiu concluir a pintura do Yoke ?
Para mim esta é a parte mais complicada
Pois é, mas vamos adiante , abraços
Então, como anda o projeto?
Conseguiu concluir a pintura do Yoke ?
Para mim esta é a parte mais complicada
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Olá Pessoal,
Inventor, obrigado pelo apoio de sempre.
Bom, estou continuando a construção do yoke. Estes dias estive um pouco ocupado com o trabalho por causa do fim de ano.
Estou criando os mecanismos para o yoke. Ele será do tipo coluna. Vou usar um sistema de molas com forte compressão para ajustar o centro (elevator) e usarei potenciômetros lineares rotativos (ailerons) e lineares deslizantes para leitura dos movimentos. Realizei alguns testes e eles foram satisfatórios.
A montagem do mecanismo ainda está sem acabamento mas neste caso tudo tem que estar bem ajustado antes de finalizarmos a peça. A finalização será feita com tubo plástico PVC e chapas de alumínio. Vou deixar umas fotos de como está ficando a montagem dos mecanismos. Assim que evoluir mais eu atualizo as fotos.
Agradeço a todos que acompanham. Abraços.
Ps.: Inventor, quanto a pintura vale muito a sua dica. Realmente a massa plástica automotiva se comporta melhor com a tinta que dependendo da sua composição afeta a massa para madeira e não permite sua cura definitiva, criando uma película emborrachada que não resiste bem a pressão e abrasão. Ainda não apliquei a massa automotiva, vou finalizar algumas etapas primeiro.
Inventor, obrigado pelo apoio de sempre.
Bom, estou continuando a construção do yoke. Estes dias estive um pouco ocupado com o trabalho por causa do fim de ano.
Estou criando os mecanismos para o yoke. Ele será do tipo coluna. Vou usar um sistema de molas com forte compressão para ajustar o centro (elevator) e usarei potenciômetros lineares rotativos (ailerons) e lineares deslizantes para leitura dos movimentos. Realizei alguns testes e eles foram satisfatórios.
A montagem do mecanismo ainda está sem acabamento mas neste caso tudo tem que estar bem ajustado antes de finalizarmos a peça. A finalização será feita com tubo plástico PVC e chapas de alumínio. Vou deixar umas fotos de como está ficando a montagem dos mecanismos. Assim que evoluir mais eu atualizo as fotos.
Agradeço a todos que acompanham. Abraços.
Ps.: Inventor, quanto a pintura vale muito a sua dica. Realmente a massa plástica automotiva se comporta melhor com a tinta que dependendo da sua composição afeta a massa para madeira e não permite sua cura definitiva, criando uma película emborrachada que não resiste bem a pressão e abrasão. Ainda não apliquei a massa automotiva, vou finalizar algumas etapas primeiro.
igorjoaquim- Primeiro-Tenente
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Olá Igor, boa tarde amigo
Parabéns pela evolução
Dá muito trabalho físico e mental, mas é muito gostoso
A nossa sugestão é que na construção da coluna, você deve alargar um pouco, para permitir o mecanismo/molas centralizador/limitador do giro (ailerons). Equalizando assim o peso do Yoke
Aceite mais um pontinho, e vamos adiante , abraços
Parabéns pela evolução
Dá muito trabalho físico e mental, mas é muito gostoso
A nossa sugestão é que na construção da coluna, você deve alargar um pouco, para permitir o mecanismo/molas centralizador/limitador do giro (ailerons). Equalizando assim o peso do Yoke
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Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Olá Pessoal,
Venho postar mais um pequeno avanço com o yoke. Inseri nele alguns botões.
Tentei manter o layout do yoke original. Os botões foram improvisados mas são funcionais. Coloquei 3 pb e um botão de três posições com mola centralizadora para utilizar como trim. Os outros seriam para ativar microfone, autopilot e fd. Ficou faltando o botão do Cronometro do lado direito. Estou acabando de fazer testes com os botões e até o momento tá bem legal. Tô até pensando em voar na IVAO com ele hoje...
P.S:
(Não reparem nos arranhados e manchas que a pintura ficou. Conforme dito acima, terei que refazer o acabamento usando uma massa com catalisador para melhor resistência e acabamento. A massa para madeira é muito macia. Na realidade vou usar esse modelo para acertar os detalhes como mecanica, eletrônica, botões e outros. Vou acabar fazendo outro no final... rsrsrs
Ahh... e terei mesmo pois vou ter que passar a fiação por dentro antes do acabamento final para que os fios dos botões não fiquem visíveis. Pensei em fazer um entalhe entre o sanduíche das placas de madeira.
Venho postar mais um pequeno avanço com o yoke. Inseri nele alguns botões.
Tentei manter o layout do yoke original. Os botões foram improvisados mas são funcionais. Coloquei 3 pb e um botão de três posições com mola centralizadora para utilizar como trim. Os outros seriam para ativar microfone, autopilot e fd. Ficou faltando o botão do Cronometro do lado direito. Estou acabando de fazer testes com os botões e até o momento tá bem legal. Tô até pensando em voar na IVAO com ele hoje...
P.S:
(Não reparem nos arranhados e manchas que a pintura ficou. Conforme dito acima, terei que refazer o acabamento usando uma massa com catalisador para melhor resistência e acabamento. A massa para madeira é muito macia. Na realidade vou usar esse modelo para acertar os detalhes como mecanica, eletrônica, botões e outros. Vou acabar fazendo outro no final... rsrsrs
Ahh... e terei mesmo pois vou ter que passar a fiação por dentro antes do acabamento final para que os fios dos botões não fiquem visíveis. Pensei em fazer um entalhe entre o sanduíche das placas de madeira.
igorjoaquim- Primeiro-Tenente
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Igor, boa noite amigo!
Meus parabéns, tá ficando muito bom.
Eu estava na empreitada do EMB-195, mas por enquanto parado, principalmente por falta de alguns equipamentos eletrônicos adicionais (preciso de 2 tablets).
Vá sempre testando o que for fazendo, digo por experiência própria. E uma dica, use o modelo da Wilco, e extraia a atuação sobre botões e chaves através de macros. Ah, as telas principais dele basta que se clique e dê um "undock", e você consegue arrastar pra qualquer tela (infelizmente o clock e o ADI stby não dá!).
Mas é um projeto muito bom. Tenho um tópico no fórum onde eu estava mostrando a construção do meu. Talvez te inspire alguma ideia.
Grande abraço!
Rafael Gomes
Meus parabéns, tá ficando muito bom.
Eu estava na empreitada do EMB-195, mas por enquanto parado, principalmente por falta de alguns equipamentos eletrônicos adicionais (preciso de 2 tablets).
Vá sempre testando o que for fazendo, digo por experiência própria. E uma dica, use o modelo da Wilco, e extraia a atuação sobre botões e chaves através de macros. Ah, as telas principais dele basta que se clique e dê um "undock", e você consegue arrastar pra qualquer tela (infelizmente o clock e o ADI stby não dá!).
Mas é um projeto muito bom. Tenho um tópico no fórum onde eu estava mostrando a construção do meu. Talvez te inspire alguma ideia.
Grande abraço!
Rafael Gomes
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Olá Pessoal, boa tarde a todos.
Rafael, Obrigado pelo apoio e ajuda no desenvolvimento do meu HC.
Demorei para atualizar o andamento devido aos movimentos de fim de ano. Ahh... por falar nisso: Bom Ano de 2016 a todos!!
O que aconteceu desde então:
Continuo trabalhando no yoke do embraer e fiz o mockup para a montagem do cokpit. No yoke tenho umas alterações que irei fazer. O desgaste do uso continuo gera muito ruído e a precisão fica comprometida nos potenciometros lineares deslizantes e rotativos. Qual a idéia então: Estou estudando a possibilidade de utilizar um acelerômetro com giroscópio (adxl345 ou mpu6050) para fazer a leitura dos movimentos do yoke. Assim consigo através do microcontrolador PIC fazer a calibragem e as devidas correções com maior precisao. O que vocês acham? Alguém tentou utilizar sensores no lugar de potenciômetros.
Fiz o orçamento e estudos de alguns acelerômetros e penso que seria bem viável. Seus custos vão de 18,00 à 75,00 ou mais, aí depende da precisão e o tipo de filtros ativos e os bits da conversão A/D.
Segue abaixo a foto do mockup que vou montar do painel. Fiz nas dimensões mais proximas que consegui sobre o cockpit real.
Assim que tiver mais novidades e atualizações posto as fotos.
Valew!
Rafael, Obrigado pelo apoio e ajuda no desenvolvimento do meu HC.
Demorei para atualizar o andamento devido aos movimentos de fim de ano. Ahh... por falar nisso: Bom Ano de 2016 a todos!!
O que aconteceu desde então:
Continuo trabalhando no yoke do embraer e fiz o mockup para a montagem do cokpit. No yoke tenho umas alterações que irei fazer. O desgaste do uso continuo gera muito ruído e a precisão fica comprometida nos potenciometros lineares deslizantes e rotativos. Qual a idéia então: Estou estudando a possibilidade de utilizar um acelerômetro com giroscópio (adxl345 ou mpu6050) para fazer a leitura dos movimentos do yoke. Assim consigo através do microcontrolador PIC fazer a calibragem e as devidas correções com maior precisao. O que vocês acham? Alguém tentou utilizar sensores no lugar de potenciômetros.
Fiz o orçamento e estudos de alguns acelerômetros e penso que seria bem viável. Seus custos vão de 18,00 à 75,00 ou mais, aí depende da precisão e o tipo de filtros ativos e os bits da conversão A/D.
Segue abaixo a foto do mockup que vou montar do painel. Fiz nas dimensões mais proximas que consegui sobre o cockpit real.
Assim que tiver mais novidades e atualizações posto as fotos.
Valew!
Última edição por igorjoaquim em Seg 18 Jan 2016, 18:02, editado 1 vez(es)
igorjoaquim- Primeiro-Tenente
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Olá Igor, bom dia amigoigorjoaquim escreveu:Olá Pessoal, boa tarde a todos.
...No yoke tenho umas alterações que irei fazer. O desgaste do uso continuo gera muito ruído e a precisão fica comprometida nos potenciometros lineares deslizantes e rotativos. Qual a idéia então: Estou estudando a possibilidade de utilizar um acelerômetro com giroscópio (adxl345 ou mpu6050) para fazer a leitura dos movimentos do yoke. Assim consigo através do microcontrolador PIC fazer a calibragem e as devidas correções com maior precisao. O que vocês acham? Alguém tentou utilizar sensores no lugar de potenciômetros...
Fiz o orçamento e estudos de alguns acelerômetros e penso que seria bem viável. Seus custos vão de 18,00 à 75,00 ou mais, aí depende da precisão e o tipo de filtros ativos e os bits da conversão A/D....
Valew!
O uso de sensores tipo potenciômetro resulta numa aplicação pratica comum.
A precisão, a durabilidade e o custo/beneficio, achamos bastante razoável.
Entretanto se você deseja algo melhor, a nossa sugestão seria empregar o Elemento de efeito Hall.
Veja o seu principio de funcionamento e sua aplicação pratica em: https://www.voovirtual.com/t39415-projeto-volante-para-euro-truck-1-080
Pretendemos usar o Elemento Hall no Sidestick Airbus que estamos desenvolvendo, substituindo assim, os potenciômetros rotativos.
Se desejar mais informações, é só dizer , abraços
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Olá Inventor. Obrigado pelo feedback.
Já havia pensado no uso do transdutor de efeito hall para o yoke. Tinha estudado um pouco sobre eles quando desenvolvi um contador de rotações. Muito usado na mecatrônica. Estava aqui pensando em como seria sua adaptação para o uso em um yoke. Precisaria de um transdutor hall rotativo para o eixo ailerons e outro normal para o posicionamento do profundor.
Quando usei também tive a necessidade de usar um circuito com AOP pois suas variações de tensão na saída são da ordem de mV.
Gostei do acelerometro mais pelo fato de poder utilizá-lo diretamente sem precisar de circuitos amplificadores e poder comunicar com o microcontrolador via I2C o que facilita o desenvolvimento do firmware e dispensa o uso de conversão A/D.
E utilizando um só componente consigo ler o deslocamento em 3 eixos e a rotação em 3 eixos. Totalizando 6 graus de liberdade. Vou continuar estudando as possibilidade tanto no hall quanto no acelerômetro. Você comprou o transdutor pela internet ou aí perto da sua casa? Aqui na minha cidade não achei pra comprar.
Assim que tiver novidade vou postando...
E peço que continuem me ajudando e dando dicas. É muito bom contar com apoio e poder testar as mais diversas possibilidades.
Segue abaixo a imagem do acelerometro:
adxl345 - Créditos para Emaate.com
mpu6050 - Creditos para Bitify
Já havia pensado no uso do transdutor de efeito hall para o yoke. Tinha estudado um pouco sobre eles quando desenvolvi um contador de rotações. Muito usado na mecatrônica. Estava aqui pensando em como seria sua adaptação para o uso em um yoke. Precisaria de um transdutor hall rotativo para o eixo ailerons e outro normal para o posicionamento do profundor.
Quando usei também tive a necessidade de usar um circuito com AOP pois suas variações de tensão na saída são da ordem de mV.
Gostei do acelerometro mais pelo fato de poder utilizá-lo diretamente sem precisar de circuitos amplificadores e poder comunicar com o microcontrolador via I2C o que facilita o desenvolvimento do firmware e dispensa o uso de conversão A/D.
E utilizando um só componente consigo ler o deslocamento em 3 eixos e a rotação em 3 eixos. Totalizando 6 graus de liberdade. Vou continuar estudando as possibilidade tanto no hall quanto no acelerômetro. Você comprou o transdutor pela internet ou aí perto da sua casa? Aqui na minha cidade não achei pra comprar.
Assim que tiver novidade vou postando...
E peço que continuem me ajudando e dando dicas. É muito bom contar com apoio e poder testar as mais diversas possibilidades.
Segue abaixo a imagem do acelerometro:
adxl345 - Créditos para Emaate.com
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Olá Igor, boa tarde amigo
Para usar o elemento Hall na função rotativa, fizemos esse arranjo:
Assim conseguimos mais de 90º. mais do que suficiente para o controle dos ailerons.
Conectamos o elemento Hall diretamente na entrada do eixo X da placa controladora Stargate NG. A leitura da variação é coletada e processada sem problema.
Não sei dizer se o mercado nacional dispõe do elemento Hall. O nosso foi importado.
Se o desenho suscitar duvidas, é só dizer
Quanto ao acelerômetro, parece ser uma boa opção inovadora.
Nunca experimentei. Não saberia como adaptar ao eixo para captar os movimentos.
E vamos em frente , abraços
Para usar o elemento Hall na função rotativa, fizemos esse arranjo:
Assim conseguimos mais de 90º. mais do que suficiente para o controle dos ailerons.
Conectamos o elemento Hall diretamente na entrada do eixo X da placa controladora Stargate NG. A leitura da variação é coletada e processada sem problema.
Não sei dizer se o mercado nacional dispõe do elemento Hall. O nosso foi importado.
Se o desenho suscitar duvidas, é só dizer
Quanto ao acelerômetro, parece ser uma boa opção inovadora.
Nunca experimentei. Não saberia como adaptar ao eixo para captar os movimentos.
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
humm... interessante a ideia.
É bem difícil de encontrar aqui na minha região o transdutor. O que eu usei foi retirado de um atuador de válvula medidora de vazão. Como ainda não encontrei o transdutor de efeito Hall, iniciarei os testes utilizando o acelerômetro mesmo.
O sensor que adquiriu tem algum tipo de filtro ativo? Já tem algum CI integrado ou é somente o sensor(propriamente dito)?
Na realidade é bem simples. Veja na imagem dos acelerômetros que postei um decalque que mostra a orientação dos eixos para translação e rotação. São 3 translações e 3 rotações. De maneira simplificada: O acelerometro possui um componente que pode ser capacitivo, resistivo, piezoeletrico, por calor e até mesmo por efeito hall. Este componente faz a leitura do movimento do circuito. Imagina uma caixa com água... O movimento(rot e trans) gera um deslocamento de massa que pode ser convertida em corrente eletrica, campo magnético e etc...
Então, só é necessário você posicionar ele sobre o eixo para que todo movimento de translação e rotação seja convertido em um sinal elétrico pelo circuito. Depois é só interpretar o sinal em um PIC/Arduino/ATmega etc, através do firmware sem necessitar de conversão A/D.
(isso foi uma forma simples de explicar o funcionamento... tem uns detalhes importantes e mais ciência envolvida mas espero ter dado uma boa ideia.)
por Fabio Souza em Embarcados.com
É bem difícil de encontrar aqui na minha região o transdutor. O que eu usei foi retirado de um atuador de válvula medidora de vazão. Como ainda não encontrei o transdutor de efeito Hall, iniciarei os testes utilizando o acelerômetro mesmo.
O sensor que adquiriu tem algum tipo de filtro ativo? Já tem algum CI integrado ou é somente o sensor(propriamente dito)?
Inventor escreveu:Quanto ao acelerômetro, parece ser uma boa opção inovadora.
Nunca experimentei. Não saberia como adaptar ao eixo para captar os movimentos.
Na realidade é bem simples. Veja na imagem dos acelerômetros que postei um decalque que mostra a orientação dos eixos para translação e rotação. São 3 translações e 3 rotações. De maneira simplificada: O acelerometro possui um componente que pode ser capacitivo, resistivo, piezoeletrico, por calor e até mesmo por efeito hall. Este componente faz a leitura do movimento do circuito. Imagina uma caixa com água... O movimento(rot e trans) gera um deslocamento de massa que pode ser convertida em corrente eletrica, campo magnético e etc...
Então, só é necessário você posicionar ele sobre o eixo para que todo movimento de translação e rotação seja convertido em um sinal elétrico pelo circuito. Depois é só interpretar o sinal em um PIC/Arduino/ATmega etc, através do firmware sem necessitar de conversão A/D.
(isso foi uma forma simples de explicar o funcionamento... tem uns detalhes importantes e mais ciência envolvida mas espero ter dado uma boa ideia.)
por Fabio Souza em Embarcados.com
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Olá Igor, boa noite amigo
Muito obrigado pela forma simples de explicar o funcionamento do acelerômetro
Adquirir o elemento hall na Farnell:
http://pt.farnell.com/allegro-microsystems/a1301eua-t/hall-effect-sensor-sip-3-1301/dp/1198085
ALLEGRO MICROSYSTEMS A1301EUA-T Hall Effect Sensor, Linear, 10 mA, SIP, 3, 4.5 V, 6 V
Technical Data Sheet (267.54KB) EN
O A1301EUA T é um CI que já possui internamente um amplificador, podendo ser plugado diretamente
na nossa placa controladora Stargate NG.
Apenas temos que alterar a sequencia dos 3 pinos em comparação a um potenciômetro.
Pretendo experimentar no nosso Sidestick, como disse anteriormente.
Se o resultado for positivo, como esperamos, iremos importar mais algumas unidades e disponibilizar no nosso site.
Vamos adiante, , abraços
Muito obrigado pela forma simples de explicar o funcionamento do acelerômetro
Adquirir o elemento hall na Farnell:
http://pt.farnell.com/allegro-microsystems/a1301eua-t/hall-effect-sensor-sip-3-1301/dp/1198085
ALLEGRO MICROSYSTEMS A1301EUA-T Hall Effect Sensor, Linear, 10 mA, SIP, 3, 4.5 V, 6 V
Technical Data Sheet (267.54KB) EN
O A1301EUA T é um CI que já possui internamente um amplificador, podendo ser plugado diretamente
na nossa placa controladora Stargate NG.
Apenas temos que alterar a sequencia dos 3 pinos em comparação a um potenciômetro.
Pretendo experimentar no nosso Sidestick, como disse anteriormente.
Se o resultado for positivo, como esperamos, iremos importar mais algumas unidades e disponibilizar no nosso site.
Vamos adiante, , abraços
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Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Bom dia amigo.
Parabéns pelo projeto.
Existe algum tutorial em português que explique mais sobre sensores hall?
Parabéns pelo projeto.
Existe algum tutorial em português que explique mais sobre sensores hall?
Marcos Len.- Aspirante
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Marcos Len escreveu:Existe algum tutorial em português que explique mais sobre sensores hall?
Olá Marcos.
Estou estudando os sensores hall e estou utilizando um ebook da Honeywell que descreve detalhadamente o funcionamento e aplicações deste tipo de transdutor com diversas aplicações na indústria automotiva.
http://www.mediafire.com/view/ihids5cxy75t3np/hallbook.pdf
Este documento está em Inglês.
Em português você encontra alguns slides e muita informação avulsa em diversos sites de universidades. Alguns mais didáticos e outros mais práticos.
Na maioria falam sobre o efeito hall fisicamente demonstrado e não sobre o uso específico de um modelo de sensor. O Inventor postou um link com o modelo e o datasheet do que ele está trabalhando.
Espero ter ajudado.
igorjoaquim- Primeiro-Tenente
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Olá Cmtes, boa tarde amigos
Acho o sensor Hall, teoricamente muito complicado. Mas o seu uso é extremamente simples.
Vejam uma aplicação que fizemos num volante para F1.
Observem o detalhe na ponta do eixo, com os ímãs em forma de U, e o sensor hall no centro soldado ao suporte. E o cabinho de 3 vias, a ser plugado diretamente na placa Stargate.
O restante são; volante, mancal, limitador de volta em 180º, arranjo de feedback com tiras borracha, placa de displays, etc.
Como sabem, no automóvel a rapidez das respostas aos movimentos, são muito mais criticas, do que numa aeronave. Onde as respostas são naturalmente mais lentas.
No nosso primeiro prototipo, empregamos potenciômetro rotativo.
Mas ele não suportava os movimentos constantes e frenéticos de uma corrida..
E vamos em frente , abraços
Acho o sensor Hall, teoricamente muito complicado. Mas o seu uso é extremamente simples.
Vejam uma aplicação que fizemos num volante para F1.
Observem o detalhe na ponta do eixo, com os ímãs em forma de U, e o sensor hall no centro soldado ao suporte. E o cabinho de 3 vias, a ser plugado diretamente na placa Stargate.
O restante são; volante, mancal, limitador de volta em 180º, arranjo de feedback com tiras borracha, placa de displays, etc.
Como sabem, no automóvel a rapidez das respostas aos movimentos, são muito mais criticas, do que numa aeronave. Onde as respostas são naturalmente mais lentas.
No nosso primeiro prototipo, empregamos potenciômetro rotativo.
Mas ele não suportava os movimentos constantes e frenéticos de uma corrida..
E vamos em frente , abraços
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Muito legal Inventor.
Realmente estou gostando muito deste sensor... inclusive, acabei de importar 10 unidades para eu fazer alguns testes. Agora é aguardar alguns dias até estar em mãos. O pouco que li sobre eles já foi suficiente para sanar muitas dúvidas que me rondavam. Certamente o trottle do meu embraer vai levar um destes.... os flaps e o speed brake... tbm.
Chega de ruídos e desgastes... rsrsrsr
Mas ainda continuarei os testes no acelerometro... e assim que tivé-los vou postar aqui o resultado...
Obrigado a todos pelo bom aprendizado que compartilhamos nestes dias... e com certeza teremos mais....
Realmente estou gostando muito deste sensor... inclusive, acabei de importar 10 unidades para eu fazer alguns testes. Agora é aguardar alguns dias até estar em mãos. O pouco que li sobre eles já foi suficiente para sanar muitas dúvidas que me rondavam. Certamente o trottle do meu embraer vai levar um destes.... os flaps e o speed brake... tbm.
Chega de ruídos e desgastes... rsrsrsr
Mas ainda continuarei os testes no acelerometro... e assim que tivé-los vou postar aqui o resultado...
Obrigado a todos pelo bom aprendizado que compartilhamos nestes dias... e com certeza teremos mais....
igorjoaquim- Primeiro-Tenente
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Inventor escreveu:Olá Cmtes, boa tarde amigos
Acho o sensor Hall, teoricamente muito complicado. Mas o seu uso é extremamente simples.
Vejam uma aplicação que fizemos num volante para F1.
Observem o detalhe na ponta do eixo, com os ímãs em forma de U, e o sensor hall no centro soldado ao suporte. E o cabinho de 3 vias, a ser plugado diretamente na placa Stargate.
O restante são; volante, mancal, limitador de volta em 180º, arranjo de feedback com tiras borracha, placa de displays, etc.
Como sabem, no automóvel a rapidez das respostas aos movimentos, são muito mais criticas, do que numa aeronave. Onde as respostas são naturalmente mais lentas.
No nosso primeiro prototipo, empregamos potenciômetro rotativo.
Mas ele não suportava os movimentos constantes e frenéticos de uma corrida..
E vamos em frente , abraços
Que projeto interessante e complexo, mas uma preciosidade sua Edênio, bom trabalho na continuidade do projeto e obrigado por compartilhar!
eduphn- Coronel
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Olá Eduphn, bom dia amigoeduphn escreveu:
Que projeto interessante e complexo, mas uma preciosidade sua Edênio, bom trabalho na continuidade do projeto e obrigado por compartilhar!
Muito obrigado
O nosso Igor deve estar ansioso, aguardando os Sensores Hall.
Enquanto isso vamos divulgando as nossas experiências bem sucedidas, com os sensores Hall.
https://www.voovirtual.com/t34266p150-side-stick-airbus#309757
Esperamos que sirvam de inspiração.
E vamos em frente. , abraços
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Esses são os sensores que tem nas manetes da Saitek?
eduphn- Coronel
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Saudação a todos!
Bom, estive bem ocupado neste últimos dias mas aqui estou para postar algo sobre a evolução do meu projeto do HC do Embraer. Para quem acompanha o tópico, eu ainda aguardo a chegada dos meus componentes eletrônicos, entretanto, estou adiantando algumas outras peças.
Dediquei alguns dias a um curso sobre a construção de moldes de silicone e serigrafia para me ajudar na reprodução de alguns botões e molduras presentes no cockpit do embraer. Vou deixar abaixo a foto dos meus primeiros testes. É muito legal a execução desta técnica.
Na imagem vocês poderam ver os dois primeiros moldes que fiz. (estão com resina fazendo a cura para novas peças.). Fiz dois modelos inicialmente. Ainda estou me aperfeiçoando mas em breve terei todos os knobs prontos. Aí posto uma nova foto.
Meu caro, ainda não tive a oportunidade de trabalhar com os produtos Saitek, mas mestre Inventor certamente poderá de informar.
Bom, estive bem ocupado neste últimos dias mas aqui estou para postar algo sobre a evolução do meu projeto do HC do Embraer. Para quem acompanha o tópico, eu ainda aguardo a chegada dos meus componentes eletrônicos, entretanto, estou adiantando algumas outras peças.
Dediquei alguns dias a um curso sobre a construção de moldes de silicone e serigrafia para me ajudar na reprodução de alguns botões e molduras presentes no cockpit do embraer. Vou deixar abaixo a foto dos meus primeiros testes. É muito legal a execução desta técnica.
Na imagem vocês poderam ver os dois primeiros moldes que fiz. (estão com resina fazendo a cura para novas peças.). Fiz dois modelos inicialmente. Ainda estou me aperfeiçoando mas em breve terei todos os knobs prontos. Aí posto uma nova foto.
eduphn escreveu:Esses são os sensores que tem nas manetes da Saitek?
Meu caro, ainda não tive a oportunidade de trabalhar com os produtos Saitek, mas mestre Inventor certamente poderá de informar.
igorjoaquim- Primeiro-Tenente
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Re: Home Cockpit do Embraer 195.
Olá Igor, bom dia amigo
Parabéns pelo sucesso na reprodução dos knobs
Quanto a consulta do nosso Eduphn, também não sei responder.
Não sei se você teve oportunidade de ler os avanços que fizemos com os sensores Hall, descritos em nosso post. https://www.voovirtual.com/t34266p150-side-stick-airbus#309757
Aceite 1 pontinho e vamos em frente , abraços
Parabéns pelo sucesso na reprodução dos knobs
Quanto a consulta do nosso Eduphn, também não sei responder.
Não sei se você teve oportunidade de ler os avanços que fizemos com os sensores Hall, descritos em nosso post. https://www.voovirtual.com/t34266p150-side-stick-airbus#309757
Aceite 1 pontinho e vamos em frente , abraços
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