Real x Virtual - Primeiro Voo de Instrução
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Fontenele
Edenio Rodrigues
alberto
Ricardo Rallo
JoaoVBettu
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Real x Virtual - Primeiro Voo de Instrução
Olá a todos do VV. Hoje, dia 04/10 realizei meu primeiro voo de PP em um C152 em SSKZ. Depois de 4 anos simulando, primeiramente no FS2004 e após no FSX, gostaria de fazer algumas comparações entre os dois, o real e o virtual (para melhor entendimento irei comparar o A2A C172 com o C152 PR-LEY real).
Primeiramente, logo que entrei na cabine após a inspeção externa, notei como ela é muito mais apertada do que parece ser no virtual, portanto o mais realístico a se fazer no FSX é usar o zoom em 1x e "grudar" a câmera no painel, pois realmente só conseguimos focar em pequenas partes do mesmo de uma só vez. Essa é uma parte importante: os checks de pré-voo, pré-start e start são realizados com incrível semelhança ao virtual, principalmente o acionamento, é realmente impressionante o trabalho da A2A e como o start é bem representado no virtual, a aeronave inteira treme e o motor não "pega" lisinho, dá para ver como ele dá umas "engasgadas" conforme o combustível é injetado no cilindro, mesmo após três "primadas". Aí uma pequena diferença, o som: é extremamente alto o som na realidade, protetores intra-auriculares ou fones de ouvido com cancelamento de ruído são praticamente obrigatórios, portanto se quer simular: aumente o volume!
Agora algo engraçado que já tinha ouvido de pessoas que como eu começaram no Flight Simulator e partiram para o negócio a sério: no FS você taxia "like a pro" mas no real... é quase impossível manter a linha de taxi!
Então paramos no ponto de espera, realizamos os checks de motor e partimos para a decolagem. Após deixarmos o solo, logo percebi que aquela velha frase estava certa: "No Flight Simulator o avião anda em trilhos!". É estupenda a diferença... Conforme voamos percebemos que a atmosfera não é algo uniforme e estável, pois o avião simplesmente não para de sair da atitude em que você o coloca. É como se estivéssemos em um barco, porém navegando em ondas gasosas. Por exemplo: ao se efetuar uma curva de pequena inclinação, botamos a ponta da asa na linha do horizonte, porém é impossível curvar o avião e soltar o manche, o avião simplesmente nivela ou acentua a curva, tudo depende da atmosfera! E, sempre, o VSI está contra você!
Saímos na perna contra o vento, subimos para 4000 pés no setor sul, realizando algumas manobras básicas e conhecendo realmente a força G em subidas e descidas!
Após, aproximadamente, uma hora de voo regressamos pelo setor sul a 45º da pista 11 ingressando na perna contra o vento. Conforme os flaps iam descendo era possível sentir o "abaloamento" do avião. E, por fim, esse voo fantástico acabou com uma verdadeira "lambida" do instrutor na pista.
Foi uma experiência incrível, mesmo sabendo que ainda há um longo caminho pela frente... Pude notar extremas semelhanças com nossa simulação, principalmente na parte da operação da aeronave, mas ainda falta muito a se evoluir na parte da dinâmica de voo, mesmo sabendo que nunca conseguiremos a sensação da "bunda" , provocada pela força G e mudanças de velocidade vetorial. Mas enfim, espero que tenham gostado dessa pequena comparação que realizei após muito tempo vendo essa "brincadeira" através da tela do computador e agora poder ver através de um para-brisas do cockpit.
Solicito que os amigos que possuírem mais experiência que eu possam dar suas opiniões também.
Obrigado e boa semana a todos!
Seguem algumas imagens do voo de instrução:
Primeiramente, logo que entrei na cabine após a inspeção externa, notei como ela é muito mais apertada do que parece ser no virtual, portanto o mais realístico a se fazer no FSX é usar o zoom em 1x e "grudar" a câmera no painel, pois realmente só conseguimos focar em pequenas partes do mesmo de uma só vez. Essa é uma parte importante: os checks de pré-voo, pré-start e start são realizados com incrível semelhança ao virtual, principalmente o acionamento, é realmente impressionante o trabalho da A2A e como o start é bem representado no virtual, a aeronave inteira treme e o motor não "pega" lisinho, dá para ver como ele dá umas "engasgadas" conforme o combustível é injetado no cilindro, mesmo após três "primadas". Aí uma pequena diferença, o som: é extremamente alto o som na realidade, protetores intra-auriculares ou fones de ouvido com cancelamento de ruído são praticamente obrigatórios, portanto se quer simular: aumente o volume!
Agora algo engraçado que já tinha ouvido de pessoas que como eu começaram no Flight Simulator e partiram para o negócio a sério: no FS você taxia "like a pro" mas no real... é quase impossível manter a linha de taxi!
Então paramos no ponto de espera, realizamos os checks de motor e partimos para a decolagem. Após deixarmos o solo, logo percebi que aquela velha frase estava certa: "No Flight Simulator o avião anda em trilhos!". É estupenda a diferença... Conforme voamos percebemos que a atmosfera não é algo uniforme e estável, pois o avião simplesmente não para de sair da atitude em que você o coloca. É como se estivéssemos em um barco, porém navegando em ondas gasosas. Por exemplo: ao se efetuar uma curva de pequena inclinação, botamos a ponta da asa na linha do horizonte, porém é impossível curvar o avião e soltar o manche, o avião simplesmente nivela ou acentua a curva, tudo depende da atmosfera! E, sempre, o VSI está contra você!
Saímos na perna contra o vento, subimos para 4000 pés no setor sul, realizando algumas manobras básicas e conhecendo realmente a força G em subidas e descidas!
Após, aproximadamente, uma hora de voo regressamos pelo setor sul a 45º da pista 11 ingressando na perna contra o vento. Conforme os flaps iam descendo era possível sentir o "abaloamento" do avião. E, por fim, esse voo fantástico acabou com uma verdadeira "lambida" do instrutor na pista.
Foi uma experiência incrível, mesmo sabendo que ainda há um longo caminho pela frente... Pude notar extremas semelhanças com nossa simulação, principalmente na parte da operação da aeronave, mas ainda falta muito a se evoluir na parte da dinâmica de voo, mesmo sabendo que nunca conseguiremos a sensação da "bunda" , provocada pela força G e mudanças de velocidade vetorial. Mas enfim, espero que tenham gostado dessa pequena comparação que realizei após muito tempo vendo essa "brincadeira" através da tela do computador e agora poder ver através de um para-brisas do cockpit.
Solicito que os amigos que possuírem mais experiência que eu possam dar suas opiniões também.
Obrigado e boa semana a todos!
Seguem algumas imagens do voo de instrução:
Última edição por JoaoVBettu em Seg 05 Out 2015, 01:28, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Edição do Título do Tópico)
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Re: Real x Virtual - Primeiro Voo de Instrução
Parabéns pelo feito e pelo relato, voltei no tempo. E lhe desejo ótima sorte e vôos seguros.
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Ricardo Rallo- Capitão
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Re: Real x Virtual - Primeiro Voo de Instrução
Parabéns João!
Obrigado pelo relato, sucesso no curso e na futura carreira.
Obrigado pelo relato, sucesso no curso e na futura carreira.
Re: Real x Virtual - Primeiro Voo de Instrução
JoaoVBettu escreveu:Olá a todos do VV. Hoje, dia 04/10 realizei meu primeiro voo de PP em um C152 em SSKZ. Depois de 4 anos simulando, primeiramente no FS2004 e após no FSX, gostaria de fazer algumas comparações entre os dois, o real e o virtual (para melhor entendimento irei comparar o A2A C172 com o C152 PR-LEY real).
..... no FS você taxia "like a pro" mas no real... é quase impossível manter ....
......mesmo sabendo que nunca conseguiremos a sensação da "bunda" , provocada pela força G e mudanças de velocidade vetorial.
Obrigado e boa semana a todos!
Olá João, bom dia amigo
Essas sensações que selecionei do seu excelente texto, é algo que preciso sentir, para tentar incorporar no nosso modulo Stargate Rudder
A segunda sensação selecionada, é algo que ainda tentarei realizar.
A ideia é mover apenas o assento, e não todo o cockpit.
Não sei se você teve oportunidade de sentir nas mãos a reação do manche na subida, descida e ao girar para os lados.
Gostaria de saber para poder aperfeiçoar o nosso manche, incorporando o efeito Force Feedback.
Já tive vontade de sentir essas experiências reais, aqui no Aeroclube. Mas falta estômago para suportar.
Então vou me valendo das experiências narradas por vocês.
Muito obrigado e aceite mais um pontinho , abraços
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Re: Real x Virtual - Primeiro Voo de Instrução
Muito obrigado Ricardo Rallo, Alberto e Inventor, muito obrigado mesmo, de coração.
Quanto às perguntas, primeiramente, os pedais têm características interessantes, eles possuem um atrito estático bem grande, mas um dinâmico nem tanto. Por exemplo, para efetuar uma curva, você deve aplicar bastante força para eles começarem a se mover, mas depois tem que reduzir a pressão pois eles vão ficando cada vez mais leves, já que a roda já está curvando. Da mesma forma funciona os freios, você aperta um pouco, ele aplica bastante.
Quanto às reações do manche, elas se complementam às reações que você sente no corpo mesmo. Mas uma coisa bem notável é como você não consegue deixá-lo parado, tem que sempre ficar corrigindo as reações do avião. Notei também que para efetuar os movimentos de rolagem, esquerda e direita, não necessita tanta força para mover o manche, já para corrigir a arfagem, cabrar e picar, é necessário uma boa força para tirá-lo do repouso, mas depois ele "relaxa" um pouco, assim como os pedais. A sensibilidade é bem grande, ou seja, trate o manche com cuidado senão o avião vai descontar em você, não se agarra o manche, e sim o manipula com as pontas dos dedos senão você sente que o avião não reage suavemente, mas sim de forma brusca. Lembrando que o manche funciona assim em voo, como em solo a velocidade do ar "batendo" nas superfícies é baixa ele fica extremamente leve, portanto sua resistência aumenta conforme aumenta a airspeed do avião.
Qualquer outras dúvidas pode perguntar e obrigado pelo pontinho!
Quanto às perguntas, primeiramente, os pedais têm características interessantes, eles possuem um atrito estático bem grande, mas um dinâmico nem tanto. Por exemplo, para efetuar uma curva, você deve aplicar bastante força para eles começarem a se mover, mas depois tem que reduzir a pressão pois eles vão ficando cada vez mais leves, já que a roda já está curvando. Da mesma forma funciona os freios, você aperta um pouco, ele aplica bastante.
Quanto às reações do manche, elas se complementam às reações que você sente no corpo mesmo. Mas uma coisa bem notável é como você não consegue deixá-lo parado, tem que sempre ficar corrigindo as reações do avião. Notei também que para efetuar os movimentos de rolagem, esquerda e direita, não necessita tanta força para mover o manche, já para corrigir a arfagem, cabrar e picar, é necessário uma boa força para tirá-lo do repouso, mas depois ele "relaxa" um pouco, assim como os pedais. A sensibilidade é bem grande, ou seja, trate o manche com cuidado senão o avião vai descontar em você, não se agarra o manche, e sim o manipula com as pontas dos dedos senão você sente que o avião não reage suavemente, mas sim de forma brusca. Lembrando que o manche funciona assim em voo, como em solo a velocidade do ar "batendo" nas superfícies é baixa ele fica extremamente leve, portanto sua resistência aumenta conforme aumenta a airspeed do avião.
Qualquer outras dúvidas pode perguntar e obrigado pelo pontinho!
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Re: Real x Virtual - Primeiro Voo de Instrução
Olá João, muito bem descritos as reações dos pedais e do manche
Em relação aos pedais, chamou a atenção os detalhes da força a ser aplicada, no inicio e durante a curva. Totalmente lógico
Os pedais dos simuladores, tem então reações contrarias ou sejam; são leves no inicio e vai pesando cada vez mais, pela ação progressiva da mola.
Precisamos encontrar um meio para inverter essa reação, e ficar mais próxima do real.
Muito obrigado e aceite mais um pontinho. , abraços
Em relação aos pedais, chamou a atenção os detalhes da força a ser aplicada, no inicio e durante a curva. Totalmente lógico
Os pedais dos simuladores, tem então reações contrarias ou sejam; são leves no inicio e vai pesando cada vez mais, pela ação progressiva da mola.
Precisamos encontrar um meio para inverter essa reação, e ficar mais próxima do real.
Muito obrigado e aceite mais um pontinho. , abraços
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Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
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Re: Real x Virtual - Primeiro Voo de Instrução
Parabéns João. Bons voos.
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Re: Real x Virtual - Primeiro Voo de Instrução
Muito obrigado Fontenele e agradeço novamente ao Inventor. Realmente é uma reação bem interessante, tudo depende do atrito dos pneus com o chão. Quaisquer dúvidas é só pedir! Abraço.
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Re: Real x Virtual - Primeiro Voo de Instrução
Muito legal o seu relato, é gosto mesmo comprar o que uma aviação simulada nos proporciona ao comparar com a aviação real.
Parabéns e bons ventos!!!
Parabéns e bons ventos!!!
Bruno Conci- Capitão
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Re: Real x Virtual - Primeiro Voo de Instrução
Bruno Conci escreveu:Muito legal o seu relato, é gosto mesmo comprar o que uma aviação simulada nos proporciona ao comparar com a aviação real.
Parabéns e bons ventos!!!
Obrigado amigo!
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Re: Real x Virtual - Primeiro Voo de Instrução
Muito legal seu relato.
Meus parabéns, bons voos e sucesso na carreira!
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Eduardo- Coronel
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Re: Real x Virtual - Primeiro Voo de Instrução
Obrigado Eduardo, sucesso para você também!Eduardo escreveu:Muito legal seu relato.
Meus parabéns, bons voos e sucesso na carreira!
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VIBRAÇÃO NO CESNNA A2A
JoaoVBettu escreveu:Olá a todos do VV. Hoje, dia 04/10 realizei meu primeiro voo de PP em um C152 em SSKZ. Depois de 4 anos simulando, primeiramente no FS2004 e após no FSX, gostaria de fazer algumas comparações entre os dois, o real e o virtual (para melhor entendimento irei comparar o A2A C172 com o C152 PR-LEY real).
Primeiramente, logo que entrei na cabine após a inspeção externa, notei como ela é muito mais apertada do que parece ser no virtual, portanto o mais realístico a se fazer no FSX é usar o zoom em 1x e "grudar" a câmera no painel, pois realmente só conseguimos focar em pequenas partes do mesmo de uma só vez. Essa é uma parte importante: os checks de pré-voo, pré-start e start são realizados com incrível semelhança ao virtual, principalmente o acionamento, é realmente impressionante o trabalho da A2A e como o start é bem representado no virtual, a aeronave inteira treme e o motor não "pega" lisinho, dá para ver como ele dá umas "engasgadas" conforme o combustível é injetado no cilindro, mesmo após três "primadas". Aí uma pequena diferença, o som: é extremamente alto o som na realidade, protetores intra-auriculares ou fones de ouvido com cancelamento de ruído são praticamente obrigatórios, portanto se quer simular: aumente o volume!
Agora algo engraçado que já tinha ouvido de pessoas que como eu começaram no Flight Simulator e partiram para o negócio a sério: no FS você taxia "like a pro" mas no real... é quase impossível manter a linha de taxi!
Então paramos no ponto de espera, realizamos os checks de motor e partimos para a decolagem. Após deixarmos o solo, logo percebi que aquela velha frase estava certa: "No Flight Simulator o avião anda em trilhos!". É estupenda a diferença... Conforme voamos percebemos que a atmosfera não é algo uniforme e estável, pois o avião simplesmente não para de sair da atitude em que você o coloca. É como se estivéssemos em um barco, porém navegando em ondas gasosas. Por exemplo: ao se efetuar uma curva de pequena inclinação, botamos a ponta da asa na linha do horizonte, porém é impossível curvar o avião e soltar o manche, o avião simplesmente nivela ou acentua a curva, tudo depende da atmosfera! E, sempre, o VSI está contra você!
Saímos na perna contra o vento, subimos para 4000 pés no setor sul, realizando algumas manobras básicas e conhecendo realmente a força G em subidas e descidas!
Após, aproximadamente, uma hora de voo regressamos pelo setor sul a 45º da pista 11 ingressando na perna contra o vento. Conforme os flaps iam descendo era possível sentir o "abaloamento" do avião. E, por fim, esse voo fantástico acabou com uma verdadeira "lambida" do instrutor na pista.
Foi uma experiência incrível, mesmo sabendo que ainda há um longo caminho pela frente... Pude notar extremas semelhanças com nossa simulação, principalmente na parte da operação da aeronave, mas ainda falta muito a se evoluir na parte da dinâmica de voo, mesmo sabendo que nunca conseguiremos a sensação da "bunda" , provocada pela força G e mudanças de velocidade vetorial. Mas enfim, espero que tenham gostado dessa pequena comparação que realizei após muito tempo vendo essa "brincadeira" através da tela do computador e agora poder ver através de um para-brisas do cockpit.
Solicito que os amigos que possuírem mais experiência que eu possam dar suas opiniões também.
Obrigado e boa semana a todos!
Seguem algumas imagens do voo de instrução:
Boa noite João, tenho esse cesnna no meu fsx e gostaria de saber que tipo de arquivo ou aplicativo faz a aeronave "tremer" após acionar os motores e decolar? por acaso vc saberia me responder?
abraço
Última edição por admir em Qui 31 Mar 2016, 01:21, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro de postagem)
admir- Segundo-Tenente
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Re: Real x Virtual - Primeiro Voo de Instrução
quando comecei a ler seu texto ja fiquei imaginando vc falar logo á frente algo a respeito do TAXI na center line!!!! coisas do tipo:""""""é quase impossível manter a linha de taxi!""""""
É assim com 90% dos PP nas primeiras aulas..comigo foi assim la na minha primeira aula de de PP meses atrás estou iniciando tb estou com 16.3 Horas CIV
da terceira aula pra frente vc vai começar a sentir mais o avião nos pedais sentir rotação enfim sentir o que o avião "pede"...ai tudo vai ser NATURAL ...
no mais amigo é isso aproveite bastante curta bastante e não abandone o Flight simulator ele vai te ajudar muito daqui pra frente se souber usar no que ele pode te ajudar...
ABRAÇO
MANETES Á FRENTE
VAI NA FÉ
É assim com 90% dos PP nas primeiras aulas..comigo foi assim la na minha primeira aula de de PP meses atrás estou iniciando tb estou com 16.3 Horas CIV
da terceira aula pra frente vc vai começar a sentir mais o avião nos pedais sentir rotação enfim sentir o que o avião "pede"...ai tudo vai ser NATURAL ...
no mais amigo é isso aproveite bastante curta bastante e não abandone o Flight simulator ele vai te ajudar muito daqui pra frente se souber usar no que ele pode te ajudar...
ABRAÇO
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cmtmatheus- Capitão
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