Custos para se manter um avião particular
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Custos para se manter um avião particular
Pessoal, boa tarde.
Alguém tem idéia de custo (no geral) para se manter um avião monomotor pequeno?
Imagino que tenha um custo mensal do hangar onde o dito cujo vai ficar guardado, manutenção preventiva, impostos, combustível, seguro, etc.
Em tempo, o post é só por curiosidade, não estou comprando avião
Alguém tem idéia de custo (no geral) para se manter um avião monomotor pequeno?
Imagino que tenha um custo mensal do hangar onde o dito cujo vai ficar guardado, manutenção preventiva, impostos, combustível, seguro, etc.
Em tempo, o post é só por curiosidade, não estou comprando avião
Re: Custos para se manter um avião particular
Hangaragem é o pior dos custos, em cidades grandes gira em torno de 2000 reais por mês, mas no interior em aeroportos pequenos e pouco movimentados tem gente que paga até 500 por mês.
O resto dos custos se paga conforme a frequência que se voa, mas é bem alto, uma TBO de motor gira em torno de 30 mil reais, qualquer reparo em motor aeronáutico homologado tem que ser feito em oficinas homologadas e cobram caro por isso, o custo de combustível não é barato também, um lycoming 180 consome em média 40 litros/h de avgas que custava 4,50 o litro antes do aumento do inicio do ano.
Avião homologado não é para entusiastas de aviação, é para gente que tem renda bem gorda ou para quem é empresário e realmente necessita do avião, não é a toa que pecuaristas costumam brincar "avião é como onça, leva 1 boi pra ir e outro pra voltar da fazenda", pra quem quer voar por lazer o ideal é um ultraleve básico ou avançado para 2 lugares no máximo e guardar num clube de ultraleves que costuma não estorquir tanto no custo.
O resto dos custos se paga conforme a frequência que se voa, mas é bem alto, uma TBO de motor gira em torno de 30 mil reais, qualquer reparo em motor aeronáutico homologado tem que ser feito em oficinas homologadas e cobram caro por isso, o custo de combustível não é barato também, um lycoming 180 consome em média 40 litros/h de avgas que custava 4,50 o litro antes do aumento do inicio do ano.
Avião homologado não é para entusiastas de aviação, é para gente que tem renda bem gorda ou para quem é empresário e realmente necessita do avião, não é a toa que pecuaristas costumam brincar "avião é como onça, leva 1 boi pra ir e outro pra voltar da fazenda", pra quem quer voar por lazer o ideal é um ultraleve básico ou avançado para 2 lugares no máximo e guardar num clube de ultraleves que costuma não estorquir tanto no custo.
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Ghost- Coronel
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Re: Custos para se manter um avião particular
Na época que trabalhava numa empresa de manutenção RBAC 145, o custo da homem hora era de R$180,00 para aviões a pistão.
Em jatos, se não me engano, era R$250,00.
Isso há 8 anos atrás. Certamente esse valor aumentou.
Esses valores servem como base para sanar panes. Para manutenção preventiva, existia uma tabela de preços. Me recordo bem que quando a empresa conseguia "levar" uma Fase 5 do Citation I ou II, era maior festa. Na tabela, a Fase 5 saia cerca de R$130.000,00. Sem contar que durante as inspeções, sempre eram encontradas discrepâncias. No final, uma Fase 5 mais todas as discrepâncias saia beirando os R$200.000,00.
Em jatos, se não me engano, era R$250,00.
Isso há 8 anos atrás. Certamente esse valor aumentou.
Esses valores servem como base para sanar panes. Para manutenção preventiva, existia uma tabela de preços. Me recordo bem que quando a empresa conseguia "levar" uma Fase 5 do Citation I ou II, era maior festa. Na tabela, a Fase 5 saia cerca de R$130.000,00. Sem contar que durante as inspeções, sempre eram encontradas discrepâncias. No final, uma Fase 5 mais todas as discrepâncias saia beirando os R$200.000,00.
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Duley- Major-Brigadeiro
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Re: Custos para se manter um avião particular
Tudo que é "especializado" tem preços especializados também. Na aviação não seria diferente. O que mais me chama a atenção é o preço de "hangaragem". Se realmente gira em torno de 2K não está tão diferente de estacionamentos para carros aqui no RJ, guardadas as devidas proporções (uma vaga mensal pode chegar a 500 reais).
Acredito que as aeronaves tem inspeção periódica pra revalidar a documentação, isso é feito pela ANAC? Alguém sabe explicar?
Acredito que as aeronaves tem inspeção periódica pra revalidar a documentação, isso é feito pela ANAC? Alguém sabe explicar?
Re: Custos para se manter um avião particular
A ANAC apenas fiscaliza, a responsabilidade de manter a documentação toda em ordem é por conta do operador. O único documento que o operador depende da ANAC é o Certificado de Aeronavegabilidade.
Pra emitir o CA, o operador deve provar pra ANAC que todos os checks estão em dia. Até onde sei, hoje isso tudo é feito online e quando está tudo ok, o CA é emitido rapidamente, sem muita burocracia. Nas empresas, de uma forma geral, existe um setor pra cuidar desta documentação e da relação com a ANAC que se chama Controle Técnico de Manutenção, o CTM.
Pra emitir o CA, o operador deve provar pra ANAC que todos os checks estão em dia. Até onde sei, hoje isso tudo é feito online e quando está tudo ok, o CA é emitido rapidamente, sem muita burocracia. Nas empresas, de uma forma geral, existe um setor pra cuidar desta documentação e da relação com a ANAC que se chama Controle Técnico de Manutenção, o CTM.
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Duley- Major-Brigadeiro
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