APU Ponte Aérea
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APU Ponte Aérea
Colegas do VV, em ponte aérea o apu, 737NG no caso, Gol, mantém o apu acionado durante toda a rota ou realmente terei que fazer Startup and Shutdown no apu? Já que voo tem duração de 30 minutos em média. penso que a empresa tem aeronaves especificas só pra fazer essa rota. Atenciosamente!
Re: APU Ponte Aérea
Boa noite!!
Mesmo em ponte aérea ou até rotas mais curtas, em condições normais, não mantém APU acionada em rota. Somente quando necessário.
Abçs!
Mesmo em ponte aérea ou até rotas mais curtas, em condições normais, não mantém APU acionada em rota. Somente quando necessário.
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Re: APU Ponte Aérea
klm10 escreveu:Colegas do VV, em ponte aérea o apu, 737NG no caso, Gol, mantém o apu acionado durante toda a rota ou realmente terei que fazer Startup and Shutdown no apu? Já que voo tem duração de 30 minutos em média. penso que a empresa tem aeronaves especificas só pra fazer essa rota. Atenciosamente!
Ouvi dizer que sim, APU ligada durante todo o voo, só não lembro aonde que li sobre o assunto.
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Re: APU Ponte Aérea
Alexandre da Silva escreveu:
Ouvi dizer que sim, APU ligada durante todo o voo, só não lembro aonde que li sobre o assunto.
O Alexandre tem razão. Ou tinha...
Até o SOP de 2009 era assim mesmo.
"NOTAS: O corte do “APU” deverá ser efetuado após 2 minutos da retirada das cargas elétrica e pneumática.
Nos trechos CGH/SDU/CGH – manter APU ON durante todo o vôo."
Não tenho um mais recente, então não posso garantir que o procedimento ainda seja este.
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Re: APU Ponte Aérea
Eu já vi videos no Youtube de A320 da TAM decolando com o APU ligado. Isso porque se os motores falharem, eles tem a chance de fazer o religamento dos motores. Isso em alguns aeroportos sem area de escape. É o que soube.
Última edição por AdrianoN em Seg 08 Jun 2015, 11:25, editado 1 vez(es)
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AdrianoN- Coronel
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Re: APU Ponte Aérea
andre_sp escreveu:Alexandre da Silva escreveu:
Ouvi dizer que sim, APU ligada durante todo o voo, só não lembro aonde que li sobre o assunto.
O Alexandre tem razão. Ou tinha...
Até o SOP de 2009 era assim mesmo.
"NOTAS: O corte do “APU” deverá ser efetuado após 2 minutos da retirada das cargas elétrica e pneumática.
Nos trechos CGH/SDU/CGH – manter APU ON durante todo o vôo."
Não tenho um mais recente, então não posso garantir que o procedimento ainda seja este.
Exatamente, foi no SOP da GOLVirtual que eu li isso, por tanto na GOL real também é assim, porque a documentação da GOLV é feito com base no real.
Obrigado André.
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Re: APU Ponte Aérea
Além da contingência de forças pneumática e elétrica durante o voo, manter a APU em on em rotas curtas como ponte aérea Rio São Paulo preserva a durabilidade do equipamento, apesar do consumo adicional do combustível, acredito que as companhias devem ter essa conta feita.
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Re: APU Ponte Aérea
Acho muito estranho essa informação da GOL real adotar essa prática de manter o APU ligado em rotas como RJ/SP. As empresas do mundo todo luta contra o consumo de combustível para evitar problemas econômicos e tudo mais, se preocupando em adicionar a frota novas aeronaves com winglets ou sharklets ou wingtip, COAST INDEX, etc. Não faz sentido voar, mesmo em rotas curtas, com APU ligado. Sem lógica alguma.
A TAM REAL para quem ainda não sabe, adotou por enquanto nos aeroporto do Galeão e Guarulhos o chamado SMART FUEL.
Alguém já ouviu falar neese termo? Pois é, o SMART FUEL é a prática, quando possível (disponibilidade de equipamento) em conectar uma GPU e AR COND. e em seguida o piloto corta o APU para economizar combustível, só religando quando a aeronave está pronta para sair e iniciar o PUSHBACK. Então acredito que logo após a partida dos motores eles cortam novamente o APU.
A GOL REAL está quase adotando a mesma coisa.
Conclusão: é uma tremenda idiotice querer economizar e gastar logo em seguida. Sem sentido algum Esse tal de SMART FUEL. , caso realmente as empresas fazem uso dessa prática de manter a APU LIGADO durante o voo.
Estranho demais isso!!!
Outra questão: Como assim decolar com APU LIGADO para uma possível repartida dos motores?
O camarada tem que estar num dia muito ruim para perder dois motores na decolagem ou em cruzeiro, concorda?
Se perder um motor no 737 na decolagem, mesmo full, ele consegue voar de boa. Pode acreditar! E para dar nova partida nesse motor ele não precisa de apu. O outro motor que está funcionando é que é o responsável em dar a partida no seu irmão gêmeo.
Ao invés de colocar o KNOB em ground, ele seleciona flight e a partida acontece normalmente.
Quando uma aeronave está com o APU inop, no solo, a partida é dada no motor número 1 através de uma LPU( LOW PRESSURE UNIT). Quando esse motor está acionado o piloto acelera para, se não me engano para 75% de N1 e logo em seguida aciona o motor 2 através do sangramento de ar do motor 1. Deu para compreender mais ou menos?
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Alguém já ouviu falar neese termo? Pois é, o SMART FUEL é a prática, quando possível (disponibilidade de equipamento) em conectar uma GPU e AR COND. e em seguida o piloto corta o APU para economizar combustível, só religando quando a aeronave está pronta para sair e iniciar o PUSHBACK. Então acredito que logo após a partida dos motores eles cortam novamente o APU.
A GOL REAL está quase adotando a mesma coisa.
Conclusão: é uma tremenda idiotice querer economizar e gastar logo em seguida. Sem sentido algum Esse tal de SMART FUEL. , caso realmente as empresas fazem uso dessa prática de manter a APU LIGADO durante o voo.
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Outra questão: Como assim decolar com APU LIGADO para uma possível repartida dos motores?
O camarada tem que estar num dia muito ruim para perder dois motores na decolagem ou em cruzeiro, concorda?
Se perder um motor no 737 na decolagem, mesmo full, ele consegue voar de boa. Pode acreditar! E para dar nova partida nesse motor ele não precisa de apu. O outro motor que está funcionando é que é o responsável em dar a partida no seu irmão gêmeo.
Ao invés de colocar o KNOB em ground, ele seleciona flight e a partida acontece normalmente.
Quando uma aeronave está com o APU inop, no solo, a partida é dada no motor número 1 através de uma LPU( LOW PRESSURE UNIT). Quando esse motor está acionado o piloto acelera para, se não me engano para 75% de N1 e logo em seguida aciona o motor 2 através do sangramento de ar do motor 1. Deu para compreender mais ou menos?
Última edição por Juca Bala em Seg 08 Jun 2015, 23:57, editado 1 vez(es)
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Re: APU Ponte Aérea
Amigo, é mais vantajoso para a companhia gastar isso em combustível com APU do que pagar mais para ter que fazer mais manutenções preditivas já que, assim como qualquer componente eletronico ou mecanico, quanto mais vezes você ligar e desligar, mais ele vai se desgastar, ou seja, num voo de curta duração como esse vale mais a pena manter a APU ligada do que diminuir a vida util dela.Juca Bala escreveu:Acho muito estranho essa informação da GOL real adotar essa prática de manter o APU ligado em rotas como RJ/SP. As empresas do mundo todo luta contra o consumo de combustível para evitar problemas econômicos e tudo mais, se preocupando em adicionar a frota novas aeronaves com winglets ou sharklets ou wingtip, COAST INDEX, etc. Não faz sentido voar, mesmo em rotas curtas, com APU ligado. Sem lógica alguma.
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Alguém já ouviu falar neese termo? Pois é, o SMART FUEL é a prática, quando possível (disponibilidade de equipamento) em conectar uma GPU e AR COND. e em seguida o piloto corta o APU para economizar combustível, só religando quando a aeronave está pronta para sair e iniciar o PUSHBACK. Então acredito que logo após a partida dos motores eles cortam novamente o APU.
A GOL REAL está quase adotando a mesma coisa.
Conclusão: é uma tremenda idiotice querer economizar e gastar logo em seguida. Sem sentido algum Esse tal de SMART FUEL. , caso realmente as empresas fazem uso dessa prática de manter a APU LIGADO durante o voo.
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Re: APU Ponte Aérea
Meu amigo, concordo contigo em partes, mas eu continuo achando sem sentido. Eu sei que esses apus são controlados por números de ciclos de partida.
Então porque a TAM REAL adotou essa prática idiota de cortar APU, mesmo em trânsito de 30 minutos? Sem sentido, né?
Será que realmente sai mais barato manter ligado?
Pára e pensa, pô!!
Então porque a TAM REAL adotou essa prática idiota de cortar APU, mesmo em trânsito de 30 minutos? Sem sentido, né?
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Re: APU Ponte Aérea
Realmente também acho meio sem sentido, mas com certeza para a companhia tem e faz parte de alguma estratégia de administração e pode ser que o modelo do APU também tenha algo a ver, mas é algo que para nós fica dificil de saberJuca Bala escreveu:Meu amigo, concordo contigo em partes, mas eu continuo achando sem sentido. Eu sei que esses apus são controlados por números de ciclos de partida.
Então porque a TAM REAL adotou essa prática idiota de cortar APU, mesmo em trânsito de 30 minutos? Sem sentido, né?
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Re: APU Ponte Aérea
Realmente, há muitas questões boas aqui sobre esse assunto, percebo que não só sou eu que tenho essa duvida, diminuir a vida útil do APU em um aeronave homologada só para efetuar a ponte aérea ou manter ON durante o voo consumindo combustível? Espero que alguém consiga o SOP pra acabar com essa duvida. Agradeço cada um! Mas ainda não sei como proceder nessa rota em relação a APU.
Re: APU Ponte Aérea
Não é difícil não!!!! Amanhã vou confirmar as minhas informações e te digo com propriedade.
A questão não é APU com toda certeza. Pode ficar tranquilo. Airbus é uma máquina mais fantástica que você e muitos imaginam.
Nunca entre nesse mito que BOEING É MELHOR QUE AIRBUS que é furada. O que um tem de desvantagem o outro tem de vantagem e vice versa que nem feijão com arroz. Juntando tudo os dois são excelentes máquinas voadoras e seguras. O que na maioria das vezes queima o filme dessas aeronaves é a falta de treinamento de tripulantes técnicos. Falha mecânica dificilmente derruba um avião desses. Você pode acreditar firmemente nisso.
Pô não sabe? Sabe configurar o mais difícil, que é o FMC, e ainda está em dúvida se corta ou não o bendito apu?
Simplesmente corta e ponto. Ou não corta e ponto também! Fica a critério. Só que se manter ligado vai consumir mais rápido e aquela continha que você fez A+B+10%+C+30MIN.+TAXI =200KG NÃO VAI BATER.
A questão não é APU com toda certeza. Pode ficar tranquilo. Airbus é uma máquina mais fantástica que você e muitos imaginam.
Nunca entre nesse mito que BOEING É MELHOR QUE AIRBUS que é furada. O que um tem de desvantagem o outro tem de vantagem e vice versa que nem feijão com arroz. Juntando tudo os dois são excelentes máquinas voadoras e seguras. O que na maioria das vezes queima o filme dessas aeronaves é a falta de treinamento de tripulantes técnicos. Falha mecânica dificilmente derruba um avião desses. Você pode acreditar firmemente nisso.
klm10 escreveu:Realmente, há muitas questões boas aqui sobre esse assunto, percebo que não só sou eu que tenho essa duvida, diminuir a vida útil do APU em um aeronave homologada só para efetuar a ponte aérea ou manter ON durante o voo consumindo combustível? Espero que alguém consiga o SOP pra acabar com essa duvida. Agradeço cada um! Mas ainda não sei como proceder nessa rota em relação a APU.
Pô não sabe? Sabe configurar o mais difícil, que é o FMC, e ainda está em dúvida se corta ou não o bendito apu?
Simplesmente corta e ponto. Ou não corta e ponto também! Fica a critério. Só que se manter ligado vai consumir mais rápido e aquela continha que você fez A+B+10%+C+30MIN.+TAXI =200KG NÃO VAI BATER.
Última edição por Juca Bala em Ter 09 Jun 2015, 00:34, editado 1 vez(es)
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Re: APU Ponte Aérea
Juca, sua informações foram importantes! Porém na simulação eu corto, vou gastar menos no combustível, assim posso decolar com menos peso, e claro, não tenho nenhum custo em relação a manutenção, se a vida do apu se for no simulador, em poucos segundos esta ativo. Mas realmente, eu, queria saber sobre esse procedimento mais profundo... Agradeço!
Re: APU Ponte Aérea
Já sei Juca Bala, foi editar o seu post, recebeu aviso de 60 segundos e ao tentar editar novamente ao invés de editar ele criou um post novo? Been there, done that, bought the t-shirt. Não entendo porque o phpBB faz isso
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Re: APU Ponte Aérea
Me soa estranho manter também a APU ligada. Mas ao mesmo tempo, nós não temos acesso a estatísticas da própria Gol para talvez entender o motivo disso, se for verdade.
Não adianta comparar procedimento da TAM com procedimento da Gol. Equipamentos diferentes, comportamentos diferentes. Se isso é feito, tenho certeza que alguém fez as contas e chegou a alguma conclusão a respeito. Ou estão fazendo testes para perceber o que vale mais a pena.
Aviação não é uma matemática certa.
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Re: APU Ponte Aérea
Concordo com tudo, menos a parte que a aviação não é uma matemática certa É uma das ciências mais exatas, porém essas questões geram sua variabilidade não pela própria ciência, mas pelo interesse de cada um.Duley escreveu:Me soa estranho manter também a APU ligada. Mas ao mesmo tempo, nós não temos acesso a estatísticas da própria Gol para talvez entender o motivo disso, se for verdade.
Não adianta comparar procedimento da TAM com procedimento da Gol. Equipamentos diferentes, comportamentos diferentes. Se isso é feito, tenho certeza que alguém fez as contas e chegou a alguma conclusão a respeito. Ou estão fazendo testes para perceber o que vale mais a pena.
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Re: APU Ponte Aérea
msantana escreveu:Já sei Juca Bala, foi editar o seu post, recebeu aviso de 60 segundos e ao tentar editar novamente ao invés de editar ele criou um post novo? Been there, done that, bought the t-shirt. Não entendo porque o phpBB faz isso
Exatamente isso.
Confirmado com tripulantes técnicos da GOL e TAM REAL sobre essa questão e a resposta foi: NÃO se pratica manter APU ligado em rotas curtas como RJ/SP e outras. Agora resta cada um aqui correr atrás, se for do interesse, saber se a minha confirmação procede ou não.
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Re: APU Ponte Aérea
Agora a questão do vídeo com APU ligada em voo, pode ser questão de performance na decolagem.
Pois se decolar com APU acionada, não precisa de ter sangria de ar dos motores para suprir as packs de ar-condicionado, fazendo dessa forma poder aumentar o peso de decolagem em pistas curtas. Isso depende muito de calculo e estudo de pista.
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Re: APU Ponte Aérea
klm10 escreveu:Colegas do VV, em ponte aérea o apu, 737NG no caso, Gol, mantém o apu acionado durante toda a rota ou realmente terei que fazer Startup and Shutdown no apu? Já que voo tem duração de 30 minutos em média. penso que a empresa tem aeronaves especificas só pra fazer essa rota. Atenciosamente!
O APU não possui restrições quanto ao seu uso (manter ligado) ou seu RESTART em qualquer nível de voo homologado (até FL410);
Sendo direto na resposta: SIM, o APU pode (e geralmente) permanece LIGADO durante a operação PONTE RIO-SP.
Em voos normais, em outras rotas, para cada 10 voos recomenda-se fazer um teste de acionamento do APU em cruzeiro.
Pontuando essa questão:
- SIM, normalmente na ponte aérea RJ-SP se mantem o APU "LIGADO" para diminuir o WORKLOAD dessa perna minúscula.
- SIM, é possível dar START na APU em qualquer fase de voo e a critério....
Agora... se não precisa... não se liga.
Em caso de problema em um dos motores e se dependermos do Bleed AIR do APU, há limitaçoes para o nível de voo em cruzeiro.
(se não conseguir ser claro... extendam as perguntas..)
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Re: APU Ponte Aérea
galenogarbe escreveu:klm10 escreveu:Colegas do VV, em ponte aérea o apu, 737NG no caso, Gol, mantém o apu acionado durante toda a rota ou realmente terei que fazer Startup and Shutdown no apu? Já que voo tem duração de 30 minutos em média. penso que a empresa tem aeronaves especificas só pra fazer essa rota. Atenciosamente!
O APU não possui restrições quanto ao seu uso (manter ligado) ou seu RESTART em qualquer nível de voo homologado (até FL410);
Sendo direto na resposta: SIM, o APU pode (e geralmente) permanece LIGADO durante a operação PONTE RIO-SP.
Em voos normais, em outras rotas, para cada 10 voos recomenda-se fazer um teste de acionamento do APU em cruzeiro.
Pontuando essa questão:
- SIM, normalmente na ponte aérea RJ-SP se mantem o APU "LIGADO" para diminuir o WORKLOAD dessa perna minúscula.
- SIM, é possível dar START na APU em qualquer fase de voo e a critério....
Agora... se não precisa... não se liga.
Em caso de problema em um dos motores e se dependermos do Bleed AIR do APU, há limitaçoes para o nível de voo em cruzeiro.
(se não conseguir ser claro... extendam as perguntas..)
1 - Sim, o APU realmente não tem restrições. Mas a questão não é essa. Eu pelo menos estava falando de economia.
2 - Não, ele não permanece ligado durante essa rota por questões econômicas.
3 - Ligá-lo a cada 10 voos não é a mesma coisa que mantê-lo ligado todo voo.
4 - Não faz sentido mantê-lo ligado durante uma rota "minúscula" e DESLIGÁ-LO em trânsito. Será que realmente é mais econômico ligá-lo em voo? Ai nem você nem eu e nem os pilotos podemos afirmar.
5 - Sim é possível startar o APU durante o voo e a critério. Mas ai você está fugindo do objetivo do assunto.
6 - 99% das vezes não vão precisar. Pode ficar tranquilo.
7 - Ai já não é mais economia e sim segurança. Se não me falha a memória está limitado ao FL250.
Quanto ao comentário do Fernando: Manter ligado durante a decolagem, por questão de segurança por se tratar de pista curta é uma coisa, agora, mantê-lo ligado durante todo o voo é outra questão completamente diferente. Cara a questão toda aqui está girando em torno da ECONOMIA e não segurança. O alinhamento da discussão não está sendo realizado por causa dessa confusão.
A questão do video com certeza estão interpretando de forma equivocada. Se um motor apaga o outro tem condições de auxiliar na partida sem problemas algum. E se um motor apaga durante o voo e o APU está INOP??????? Será que continuam voando mono???? Tenho certeza que não.
Pra não ficar mais esse papo de bêbado, a questão é:
Pode ou não pode OU deve ou não deve??????
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Re: APU Ponte Aérea
R:
Pode ou não pode: PODE SIM
Deve ou não DEVE: SP-RJ, DEVE - operação da GOL
Acredite, sei do que estou falando.
De qualquer forma tenho um amigo que está voando essa ponte e logo mais (quando ele pousar) posso pegar um UPDATE para ver se houve alguma mudança no procedimento.
Um dos motivos é evitar por exemplo, a ciclagem (liga - desliga - liga) em um curto espaço/intervalo.
Se não estiver claro posso tentar esclarecer mais um pouco (dizendo exatamente que parte falta pro entendimento).
O consumo do APU é baixo (falando de % do custo da rota) - quase desprezível quando colocada na planilha total de custo da rota/voo.
Pode ou não pode: PODE SIM
Deve ou não DEVE: SP-RJ, DEVE - operação da GOL
Acredite, sei do que estou falando.
De qualquer forma tenho um amigo que está voando essa ponte e logo mais (quando ele pousar) posso pegar um UPDATE para ver se houve alguma mudança no procedimento.
Um dos motivos é evitar por exemplo, a ciclagem (liga - desliga - liga) em um curto espaço/intervalo.
Se não estiver claro posso tentar esclarecer mais um pouco (dizendo exatamente que parte falta pro entendimento).
O consumo do APU é baixo (falando de % do custo da rota) - quase desprezível quando colocada na planilha total de custo da rota/voo.
Re: APU Ponte Aérea
galenogarbe escreveu:R:
Pode ou não pode: PODE SIM
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Acredite, sei do que estou falando.
De qualquer forma tenho um amigo que está voando essa ponte e logo mais (quando ele pousar) posso pegar um UPDATE para ver se houve alguma mudança no procedimento.
Um dos motivos é evitar por exemplo, a ciclagem (liga - desliga - liga) em um curto espaço/intervalo.
Se não estiver claro posso tentar esclarecer mais um pouco (dizendo exatamente que parte falta pro entendimento).
O consumo do APU é baixo (falando de % do custo da rota) - quase desprezível quando colocada na planilha total de custo da rota/voo.
Acho que você não entendeu minha ironia. Poder o mundo todo sabe que pode.
Então tá bom! PODE E DEVE. Você tem um conhecido que lhe afirmou isso, então...
Espero que você tenha 100% de certeza e responsabilidade no que afirma, porque muitos tem esse fórum como uma referência de fontes confiáveis, assim como o aviões e música.
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Juca Bala- Banido
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Re: APU Ponte Aérea
SOP da GOL: https://www.dropbox.com/s/h4orj6aabp9kl5f/Captura%20de%20tela%202015-06-13%2021.52.12.png?dl=0
Demorei pra achar mas me esforcei mais um pouco pelo seu ceticismo
Como sei que as operações mudam... ainda coloco aqui um update sobre SE o procedimento está vigente na GOL hoje.
Demorei pra achar mas me esforcei mais um pouco pelo seu ceticismo
Como sei que as operações mudam... ainda coloco aqui um update sobre SE o procedimento está vigente na GOL hoje.
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Re: APU Ponte Aérea
Como sempre o grande Galeno nos brindando com o seu grande conhecimento!
Já tinha ouvido voce dizer sobre isso no seu workshop do B738 NGX.
Já tinha ouvido voce dizer sobre isso no seu workshop do B738 NGX.
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Mauricio Graziani
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