[Brasil] 43% da população do interior têm vontade de viajar, diz pesquisa
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[Brasil] 43% da população do interior têm vontade de viajar, diz pesquisa
43% da população do interior têm vontade de viajar, diz pesquisa
Um dado divulgado pelo Instituto Data Popular – que, desde 2001, acompanha o crescimento e desenvolvimento das classes C, D e E – comprova a importância do Plano de Aviação Regional para democratizar o transporte aéreo no Brasil e desenvolver a economia do interior do País: cerca de 43% da população brasileira que mora longe das capitais quer viajar, seja para trabalhar, para lazer ou simplesmente para se deslocar de uma cidade para outra. E não o fazem pela distância dos aeroportos – apenas 77 terminais operam regularmente no interior -- e pelo preço das passagens, que são em média 31% mais caras quando envolve uma rota regional.
Essas mudanças refletem uma nova realidade que o Brasil está passando nos últimos anos e que começou com o avanço das conquistas sociais e a estabilização da economia: o crescimento do país do litoral em direção ao interior. Ainda segundo o Instituto, são nas pequenas cidades que se concentram 38% do consumo do país e o Boston Consulting Group, uma empresa de consultoria empresarial, revelou em pesquisa que as famílias de classe média do interior têm renda 20% maior que as das capitais.
Essa parcela da população ainda se vê distante do pleno desenvolvimento econômico e do acesso a bens e serviços desfrutados nos grandes centros, principalmente no sudeste, pela dificuldade de acesso num país de dimensões continentais que é majoritariamente conectado por rodovias – 119 mil km ao todo, segundo o Ministério dos Transportes.
Em meio a esta necessidade de encurtar distâncias entre a população e dinamizar a economia do Brasil, o avião se torna um modal de transporte fundamental. Com os investimentos de R$7,4 bilhões na reforma ou construção de 270 aeroportos, o programa de aviação regional da Secretaria de Aviação Civil (SAC) quer deixar 96% da população a pelo menos 100 km de um terminal. Hoje, apenas 40 milhões de brasileiros têm o acesso facilitado dessa forma. Desse total, 229 já estão com projeto em elaboração e as obras começam a ser licitadas e iniciadas no segundo semestre deste ano.
Com essa expansão da aviação regional, a oferta de rotas para o interior do Brasil deve, pelo menos, duplicar. Hoje, o País conta com 647 rotas regionais – que tem a origem ou o destino em um aeroporto regional.
Para o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, o programa vai fazer com que todos os brasileiros se sintam integrados à região metropolitana das capitais ou dos polos regionais. “Com o nosso programa, por mais longe que seja a cidade, a população estará a uma hora de voo de um desses polos de desenvolvimento. Com isso, teremos mais acesso à assistência médica, formação profissional e os filhos não vão mais precisar sair da capital em busca de emprego”, comemorou o ministro.
Além disso, há três variáveis de negócios no País que serão diretamente beneficiadas com a expansão da aviação regional. “Temos que pensar no desenvolvimento dos negócios agrários, na exploração dos nossos recursos minerais e no turismo. Essas três variáveis fazem com que todo o território brasileiro esteja ocupado”, concluiu Eliseu Padilha.
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma que a ocupação do interior tem avançado no Brasil. Segundo as Estimativas da População dos Municípios em 2014, do IBGE, nos últimos dez anos, o percentual de pessoas que vive nas capitais brasileiras se mantém estável - em 24%. Isso evidencia, segundo o Instituto, que o dinamismo populacional do Brasil está seguindo novas rotas, particularmente rumo ao interior do país e se manifestando nos municípios de porte médio.
Fonte: Mercado & Eventos
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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