[Internacional] Notícias sobre o mercado de trabalho internacional de pilotos
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[Internacional] Notícias sobre o mercado de trabalho internacional de pilotos
Notícias sobre o mercado de trabalho internacional de pilotos
Recentemente, a imprensa internacional veiculou duas matérias que, acredito, são de interesse para o piloto brasileiro entender melhor o que se passa no resto do mundo da aviação:
AirNation: “The Coming U.S. Pilot Shortage Is Real“
Esta reportagem retoma o tal do “apagão de pilotos” americano com alguns fatos novos:
Bloomberg Business: “Budget Airlines Shop the World for Cheaper Pilots“
Já esta reportagem trata das estratégias heterodoxas de recrutamento de pilotos de duas companhias europeias, a irlandesa Ryanair e a norueguesa Norwegian Air Shuttle (além de quatro outras companhias europeias de menor porte, que não tiveram seus nomes citados). De acordo com a matéria, baseada em estudos da Universidade de Ghent, na Bélgica, estas companhias estariam criando estruturas legais alternativas, baseadas em diversos países fora de suas bases, para diminuir os custos dos contratos de trabalho de pilotos.
Fonte: Canal Piloto
Recentemente, a imprensa internacional veiculou duas matérias que, acredito, são de interesse para o piloto brasileiro entender melhor o que se passa no resto do mundo da aviação:
AirNation: “The Coming U.S. Pilot Shortage Is Real“
Esta reportagem retoma o tal do “apagão de pilotos” americano com alguns fatos novos:
- Um aumento verificado nos salários de pilotos de linhas regionais dos EUA, de U$ 20 mil/ano para US$ 30 mil/ano – que ainda é pouco para os padrões americanos, mas já representa 50% de aumento na renda deste segmento, o que é significativo;
- O esforço da RAA-Regional Airline Association no sentido de estimular a formação de novos pilotos americanos, com um programa de subsídios aos instrutores recém-formados que tenham diploma de graduação;
- O estudo da FAA para reduzir a quantidade de horas de voo necessárias para que pilotos com diploma de graduação possam checar o certificado de ATP (equivalente ao nosso PLA) – hoje, o piloto da FAA com nível superior tem este requisito reduzido de 1.500h para 1.000h; e
- O esforço das companhias aéreas e dos sindicatos de aeronautas no sentido de criar normas para equilibrar o nível salarial dos profissionais em início e fim de carreira, permitindo que se ganhe mais no começo em troca de reduções salariais no final da carreira.
Bloomberg Business: “Budget Airlines Shop the World for Cheaper Pilots“
Já esta reportagem trata das estratégias heterodoxas de recrutamento de pilotos de duas companhias europeias, a irlandesa Ryanair e a norueguesa Norwegian Air Shuttle (além de quatro outras companhias europeias de menor porte, que não tiveram seus nomes citados). De acordo com a matéria, baseada em estudos da Universidade de Ghent, na Bélgica, estas companhias estariam criando estruturas legais alternativas, baseadas em diversos países fora de suas bases, para diminuir os custos dos contratos de trabalho de pilotos.
Fonte: Canal Piloto
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