Motorização nos 737NG da Gol
4 participantes
Página 1 de 1
Motorização nos 737NG da Gol
Galera, seguinte: estou com uma insanável dúvida à respeito da motorização desses 737. A maioria dos 737-800 da Gol atualmente são SFP, sei disto. Minha única dúvida é se estes, os SFP, são equipados com motores CFM56-7B27, ou seja, produzindo diretos 27k de empuxo, ou com motores CFM56-7B26, que produzem 26k. O que mais me deixa em dúvida é que mesmo que um motor seja CFM56-7B26 (26k), no fmc tem como configurar um bump para que o mesmo produza 27k, ou seja, para que serve o motor com 27k se o 26k pode fazer o bump e funcionar com 27k? Creio que isto não tenha ficado confuso. Sei que os outros 737-800 que a Gol possui que não são SFP mas que continuam ativos (pr-gop, pr-giv, pr-git, por exemplo), possuem motores CFM56-7B24, com 24k de empuxo, e todos os 737-700 com motores CFM56-7B22, com 22k. Fico agradecido se alguém puder tirar essa dúvida, qual a real motorização dos SFP
MarcusJr- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 06/07/2013
Mensagens : 44
Reputação : 0
Idade : 28
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade :
Re: Motorização nos 737NG da Gol
MarcusJr escreveu:Galera, seguinte: estou com uma insanável dúvida à respeito da motorização desses 737. A maioria dos 737-800 da Gol atualmente são SFP, sei disto. Minha única dúvida é se estes, os SFP, são equipados com motores CFM56-7B27, ou seja, produzindo diretos 27k de empuxo, ou com motores CFM56-7B26, que produzem 26k. O que mais me deixa em dúvida é que mesmo que um motor seja CFM56-7B26 (26k), no fmc tem como configurar um bump para que o mesmo produza 27k, ou seja, para que serve o motor com 27k se o 26k pode fazer o bump e funcionar com 27k? Creio que isto não tenha ficado confuso. Sei que os outros 737-800 que a Gol possui que não são SFP mas que continuam ativos (pr-gop, pr-giv, pr-git, por exemplo), possuem motores CFM56-7B24, com 24k de empuxo, e todos os 737-700 com motores CFM56-7B22, com 22k. Fico agradecido se alguém puder tirar essa dúvida, qual a real motorização dos SFP
Até onde eu sei:
Os SFP são todos 27k, o FMC apresenta somente 27k e para decolar com pot. reduzida só se pode usar temperatura assumida (nao há aqueles derates). O PMDG não simula isso corretamente pois ele apresenta somente motor 26k com bump para 27k.
Entretanto o pacote SFP que pode-se selecionar no FMC tem os outros itens simulados corretamente.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Motorização nos 737NG da Gol
Paulo Stavis escreveu:Até onde eu sei:
Os SFP são todos 27k, o FMC apresenta somente 27k e para decolar com pot. reduzida só se pode usar temperatura assumida (nao há aqueles derates). O PMDG não simula isso corretamente pois ele apresenta somente motor 26k com bump para 27k.
Entretanto o pacote SFP que pode-se selecionar no FMC tem os outros itens simulados corretamente.
Não existe ajuste no thrust rating dos SFP? Interessante.
Por um lado faz sentido seus motores serem ajustados com 27.3K permanente, uma vez que o SFP foi projetado para condições mais criticas de performance, reduzir o rating de seus motores penalizaria sua principal característica em pistas curtas.
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Motorização nos 737NG da Gol
Valeu Paulo e Braconi pelas respostas. Atualmente estou simulando com iFly, tem como ativar o pacote SFP pros 737-800 juntamente com os motores 27k, apesar de no FMC ainda ser possível fazer os derates. Mas interessante mesmo, saber que os motores 27k não fazem derate. Obrigado!
MarcusJr- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 06/07/2013
Mensagens : 44
Reputação : 0
Idade : 28
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade :
Re: Motorização nos 737NG da Gol
MarcusJr escreveu: Mas interessante mesmo, saber que os motores 27k não fazem derate. Obrigado!
Então Marcus,
Não duvidando das informações do Stavis, eu fiquei curioso a respeito deste detalhe dos SFP e estou pesquisando na web maiores detalhes a este respeito.
Qualquer novidade eu compartilho aqui.
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Motorização nos 737NG da Gol
SFP na GOL pode operar 27K, 26K e 24K, depende do aeroporto/análise de pista. Era limitado a 27K somente quando foi introduzido na frota, depois veio um software que liberou 26K e uns 2 anos atrás, quando desengessaram a operação do 800, liberando Flap 30 para pouso, autobrake 2, idle reverse e etc, introduziram 24K também. Lembrando que o derate só vale para a potência de decolagem, nas outras fases (CLB, CRZ, CON e G/A), o motor opera na potência nominal, no caso do SFP, 27K.
_________________
Forever new frontiers
Inner marker- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 24/02/2011
Mensagens : 47
Reputação : 7
Idade : 39
Nacionalidade :
Re: Motorização nos 737NG da Gol
Inner marker escreveu:SFP na GOL pode operar 27K, 26K e 24K, depende do aeroporto/análise de pista. Era limitado a 27K somente quando foi introduzido na frota, depois veio um software que liberou 26K e uns 2 anos atrás, quando desengessaram a operação do 800, liberando Flap 30 para pouso, autobrake 2, idle reverse e etc, introduziram 24K também. Lembrando que o derate só vale para a potência de decolagem, nas outras fases (CLB, CRZ, CON e G/A), o motor opera na potência nominal, no caso do SFP, 27K.
Obrigado pela correção!
Braconi escreveu:Então Marcus,
Não duvidando das informações do Stavis, eu fiquei curioso a respeito deste detalhe dos SFP e estou pesquisando na web maiores detalhes a este respeito.
Qualquer novidade eu compartilho aqui.
Eu estava certo, só que a informação era desatualizada haha
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Motorização nos 737NG da Gol
Inner marker escreveu:SFP na GOL pode operar 27K, 26K e 24K, depende do aeroporto/análise de pista. Era limitado a 27K somente quando foi introduzido na frota, depois veio um software que liberou 26K e uns 2 anos atrás, quando desengessaram a operação do 800, liberando Flap 30 para pouso, autobrake 2, idle reverse e etc, introduziram 24K também. Lembrando que o derate só vale para a potência de decolagem, nas outras fases (CLB, CRZ, CON e G/A), o motor opera na potência nominal, no caso do SFP, 27K.
Estes 738SFP rendem muitas perguntas principalmente em meio aos entusiastas.
Na concepção original embora não previsto o uso, o software permitia além de full rated os ajustes de 26K e 24K? ou este recurso do derate veio com o tempo sendo disponibilizado em software e englobado ao SOP só depois?
Paulo Stavis escreveu:Eu estava certo, só que a informação era desatualizada haha
Tranquilo Stavis, você é referência aqui para o VV.
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Motorização nos 737NG da Gol
Braconi escreveu:Inner marker escreveu:SFP na GOL pode operar 27K, 26K e 24K, depende do aeroporto/análise de pista. Era limitado a 27K somente quando foi introduzido na frota, depois veio um software que liberou 26K e uns 2 anos atrás, quando desengessaram a operação do 800, liberando Flap 30 para pouso, autobrake 2, idle reverse e etc, introduziram 24K também. Lembrando que o derate só vale para a potência de decolagem, nas outras fases (CLB, CRZ, CON e G/A), o motor opera na potência nominal, no caso do SFP, 27K.
Estes 738SFP rendem muitas perguntas principalmente em meio aos entusiastas.
Na concepção original embora não previsto o uso, o software permitia além de full rated os ajustes de 26K e 24K? ou este recurso do derate veio com o tempo sendo disponibilizado em software e englobado ao SOP só depois?
Só aparecia 27K, depois veio um "aparato" chamado LDDB, loadable defaults database, que é o tal software que liberou 26K e 24K na página N1 LIMIT e que seleciona automaticamente o rating do motor de acordo com o aeroporto de origem inserido no FMC. Não sei a origem nem os pormenores, mas esse LDDB provavelmente são variadas opções de navegação, performance e etc que podem ser escolhidas pelo operador e carregadas no FMS.
_________________
Forever new frontiers
Inner marker- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 24/02/2011
Mensagens : 47
Reputação : 7
Idade : 39
Nacionalidade :
Re: Motorização nos 737NG da Gol
Inner marker escreveu:Só aparecia 27K, depois veio um "aparato" chamado LDDB, loadable defaults database, que é o tal software que liberou 26K e 24K na página N1 LIMIT e que seleciona automaticamente o rating do motor de acordo com o aeroporto de origem inserido no FMC. Não sei a origem nem os pormenores, mas esse LDDB provavelmente são variadas opções de navegação, performance e etc que podem ser escolhidas pelo operador e carregadas no FMS.
Interessante estes detalhes
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Motorização nos 737NG da Gol
Mas esse derate só no FMC né? Porque a minha dúvida realmente era só essa, qual o modelo do motor que é usado no SFP, que no caso é o CFM56-7B27 e que agora pode ser feito o derate via configuração. Ou existe algum SFP com motor CFM56-7B26 ou -7B24 por exemplo? Essa que é minha dúvidaInner marker escreveu:SFP na GOL pode operar 27K, 26K e 24K, depende do aeroporto/análise de pista. Era limitado a 27K somente quando foi introduzido na frota, depois veio um software que liberou 26K e uns 2 anos atrás, quando desengessaram a operação do 800, liberando Flap 30 para pouso, autobrake 2, idle reverse e etc, introduziram 24K também. Lembrando que o derate só vale para a potência de decolagem, nas outras fases (CLB, CRZ, CON e G/A), o motor opera na potência nominal, no caso do SFP, 27K.
MarcusJr- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 06/07/2013
Mensagens : 44
Reputação : 0
Idade : 28
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade :
Re: Motorização nos 737NG da Gol
MarcusJr escreveu:Mas esse derate só no FMC né? Porque a minha dúvida realmente era só essa, qual o modelo do motor que é usado no SFP, que no caso é o CFM56-7B27 e que agora pode ser feito o derate via configuração. Ou existe algum SFP com motor CFM56-7B26 ou -7B24 por exemplo? Essa que é minha dúvida
Embora direcionada ao IM, vou responder
Nos 800SFP a motorização é o -7B27 por padrão.
Como o SFP foi uma proposta de B738 com performance otimizada, não só os aspectos aerodinâmicos foram melhorados, mas o principal deles foi a motorização que foi regulada para fornecer o tração máxima 27K além de responder mais rapidamente quando chamada à tona. Pela razão da performance, não existe nenhum SFP com motorização -7B24 ou -B26 pois com estes traços não seriam atingidas a performance máxima obtível com a motorização CFM56-7B (que chega ao máx de 27.3K) ideal para pistas curtas e elevado TOW, referência:SDU.
Quando um 737-800 SFP opera com tração reduzida por derate 26 ou 24K, toda a referência de limitantes e pesos de decolagem caem proporcionalmente ao ajuste reduzido, razão esta que só se atinge a performance do SFP com o traço 7B27 e necessariamente com os motores full rated, ou seja, ajustados para entregar o máx dos 27K.
Os demais detalhes nosso colega IM passará, pois já vimos que ele é bem inteirado sobre o tema.
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Motorização nos 737NG da Gol
Valeu Braconi, realmente isso é algo interessante. Não faz sentido mesmo uma aeronave ser classificada como SFP e ter um engine rating abaixo de 27K.Braconi escreveu:MarcusJr escreveu:Mas esse derate só no FMC né? Porque a minha dúvida realmente era só essa, qual o modelo do motor que é usado no SFP, que no caso é o CFM56-7B27 e que agora pode ser feito o derate via configuração. Ou existe algum SFP com motor CFM56-7B26 ou -7B24 por exemplo? Essa que é minha dúvida
Embora direcionada ao IM, vou responder
Nos 800SFP a motorização é o -7B27 por padrão.
Como o SFP foi uma proposta de B738 com performance otimizada, não só os aspectos aerodinâmicos foram melhorados, mas o principal deles foi a motorização que foi regulada para fornecer o tração máxima 27K além de responder mais rapidamente quando chamada à tona. Pela razão da performance, não existe nenhum SFP com motorização -7B24 ou -B26 pois com estes traços não seriam atingidas a performance máxima obtível com a motorização CFM56-7B (que chega ao máx de 27.3K) ideal para pistas curtas e elevado TOW, referência:SDU.
Quando um 737-800 SFP opera com tração reduzida por derate 26 ou 24K, toda a referência de limitantes e pesos de decolagem caem proporcionalmente ao ajuste reduzido, razão esta que só se atinge a performance do SFP com o traço 7B27 e necessariamente com os motores full rated, ou seja, ajustados para entregar o máx dos 27K.
Os demais detalhes nosso colega IM passará, pois já vimos que ele é bem inteirado sobre o tema.
MarcusJr- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 06/07/2013
Mensagens : 44
Reputação : 0
Idade : 28
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Motorização do Throttle
» [Internacional] A320 com nova motorização
» MIP - 737NG
» Vida de PLA no 737NG
» [FSX] PMDG 737NG
» [Internacional] A320 com nova motorização
» MIP - 737NG
» Vida de PLA no 737NG
» [FSX] PMDG 737NG
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos