Motorização do Throttle
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Luiz Fernando schmidt
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Motorização do Throttle
Tudo bem amigos do forum e professor inventor, estou com uma duvida e preciso da ajuda do amigo, caso possa me ajudar.
Comprei o Throttle abaixo da BRcockpit, porém o mesmo não é motorizado, eu quero automatizar as duas alavancas e o speedbrake, para as alavancas terei que usar motor de passo bem como o speedbrake, qual modelo de motor de passo que eu teria que usar? encontrei essa placa no mercado livre: ]Controladora motor de passo ela é util para mim neste projeto, aqui tem uma explicação sobre esta controladora: Explicação controladora Motor de passo
Na opencockpits tem este modelo aqui: Controladora da Opencockpits
Qual das placas seria indicado para este projeto juntamente com os motores de passo? outra duvida que não consegui eliminar ainda, o que vai fazer o motor de passo seguir a mesma posição que a manete do fs vai estar posicionada? ou mesmo quando tocar no solo a alavanda do speedbrake se retrair como no real? na verdade estou me referindo sobre a interface entre simulador e o throttle. preciso de uma luz para poder iniciar a compra dos materiais e me aventurar na montagem.
Agradeço a ajuda dos colegas.
Comprei o Throttle abaixo da BRcockpit, porém o mesmo não é motorizado, eu quero automatizar as duas alavancas e o speedbrake, para as alavancas terei que usar motor de passo bem como o speedbrake, qual modelo de motor de passo que eu teria que usar? encontrei essa placa no mercado livre: ]Controladora motor de passo ela é util para mim neste projeto, aqui tem uma explicação sobre esta controladora: Explicação controladora Motor de passo
Na opencockpits tem este modelo aqui: Controladora da Opencockpits
Qual das placas seria indicado para este projeto juntamente com os motores de passo? outra duvida que não consegui eliminar ainda, o que vai fazer o motor de passo seguir a mesma posição que a manete do fs vai estar posicionada? ou mesmo quando tocar no solo a alavanda do speedbrake se retrair como no real? na verdade estou me referindo sobre a interface entre simulador e o throttle. preciso de uma luz para poder iniciar a compra dos materiais e me aventurar na montagem.
Agradeço a ajuda dos colegas.
Re: Motorização do Throttle
Olá Ederson
Parabéns pela compra do seu throttle.
Quanto a motorização do throttle, o link abaixo traz um exemplo de throttle motorizado utilizado a placa de ser vos da Open Cockipts.
http://www.737ngproject.be/New-TQ.htm
Os outros links trazem módulos que controlam motores de passo através da placa ARDUINO. Pode também ser um opção
[]`s
Ecosta
Parabéns pela compra do seu throttle.
Quanto a motorização do throttle, o link abaixo traz um exemplo de throttle motorizado utilizado a placa de ser vos da Open Cockipts.
http://www.737ngproject.be/New-TQ.htm
Os outros links trazem módulos que controlam motores de passo através da placa ARDUINO. Pode também ser um opção
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Ecosta
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Re: Motorização do Throttle
Grande Ecosta, obrigado amigão, já me deu uma luz, vou ler o tutorial e retorno com as considerações, comecei meu cockpit pelo TQ e vou subindo pelo painel de Radios, seja o que deus quiser rsrssrEcosta escreveu:Olá Ederson
Parabéns pela compra do seu throttle.
Quanto a motorização do throttle, o link abaixo traz um exemplo de throttle motorizado utilizado a placa de ser vos da Open Cockipts.
http://www.737ngproject.be/New-TQ.htm
Os outros links trazem módulos que controlam motores de passo através da placa ARDUINO. Pode também ser um opção
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Ecosta
Re: Motorização do Throttle
Ótimo
Um detalhe importante é verificar o espaço interno do TQ para se certificar se tem condições de acrescentar mais placa controladora, motor de passo e/ ou servo, bem a passagem para a fiação necessária.
[]`s
Ecosta
Um detalhe importante é verificar o espaço interno do TQ para se certificar se tem condições de acrescentar mais placa controladora, motor de passo e/ ou servo, bem a passagem para a fiação necessária.
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Re: Motorização do Throttle
Ecosta dei uma olhada no projeto que me mostrou, eu já tenho um parametro de como fazer a parte de hardware, internamente do TQ o fabricante já pensou na motorização ou seja tem espaço de sobra, toda estrutura é bem feita para comportar motores, agora eu tenho que entender a logica do sistema ou seja qual o software que vai fazer a interface entre o simulador e o TQ, olhei o SIOC da opencockpits e já desisti, me parece muito dificil usar este programa a liguagem é de programador, quanto as placas que usarei serão da opencockpits.Ecosta escreveu:Ótimo
Um detalhe importante é verificar o espaço interno do TQ para se certificar se tem condições de acrescentar mais placa controladora, motor de passo e/ ou servo, bem a passagem para a fiação necessária.
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Ecosta
Re: Motorização do Throttle
Edersonedersonbilck escreveu:Ecosta dei uma olhada no projeto que me mostrou, eu já tenho um parametro de como fazer a parte de hardware, internamente do TQ o fabricante já pensou na motorização ou seja tem espaço de sobra, toda estrutura é bem feita para comportar motores, agora eu tenho que entender a logica do sistema ou seja qual o software que vai fazer a interface entre o simulador e o TQ, olhei o SIOC da opencockpits e já desisti, me parece muito dificil usar este programa a liguagem é de programador, quanto as placas que usarei serão da opencockpits.Ecosta escreveu:Ótimo
Um detalhe importante é verificar o espaço interno do TQ para se certificar se tem condições de acrescentar mais placa controladora, motor de passo e/ ou servo, bem a passagem para a fiação necessária.
[]`s
Ecosta
Eu creio que você fez boa escolha em utilizar um modelo de placa da Opencockpits para motorizar o seu throttle.
Quanto à lógica de programação o software de interface entre FS e o hardware - o SIOC, o fórum da Opencockpits, bem como outros fóruns, servirão de esteio para as suas dúvidas que possam advir. No Brasil, SNME, o Anderson e o Marcato utilizam as placas da Opencokpits em seus HCs.
Por acaso você não fazia parte como associado do sistema FSBUS do Jean lá do RS?
[]`s
Ecosta
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Re: Motorização do Throttle
Então amigão eu faço parte porém vendi todas as placas fsbus, vou optar pela opencockpits cards, vou seguir sua sugestão, postarei um tópico no fórum da opencockpits e vou postando aqui as informações que serão me passadas, Ecosta vc está montando um homecockpit?Ecosta escreveu:Edersonedersonbilck escreveu:Ecosta dei uma olhada no projeto que me mostrou, eu já tenho um parametro de como fazer a parte de hardware, internamente do TQ o fabricante já pensou na motorização ou seja tem espaço de sobra, toda estrutura é bem feita para comportar motores, agora eu tenho que entender a logica do sistema ou seja qual o software que vai fazer a interface entre o simulador e o TQ, olhei o SIOC da opencockpits e já desisti, me parece muito dificil usar este programa a liguagem é de programador, quanto as placas que usarei serão da opencockpits.
Eu creio que você fez boa escolha em utilizar um modelo de placa da Opencockpits para motorizar o seu throttle.
Quanto à lógica de programação o software de interface entre FS e o hardware - o SIOC, o fórum da Opencockpits, bem como outros fóruns, servirão de esteio para as suas dúvidas que possam advir. No Brasil, SNME, o Anderson e o Marcato utilizam as placas da Opencokpits em seus HCs.
Por acaso você não fazia parte como associado do sistema FSBUS do Jean lá do RS?
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Ecosta
Re: Motorização do Throttle
Ederson, eu tenho as placas FSBUS montadas, mas da primeira geração. Não tenho a pretensão de montar um homecockpit em escala, mas um MCP, um FMC e um painel de rádios. Também estou com um projeto envolvendo a Mjoy8 (placa controladora de joy baseada no chip ATMEGA 8) e iniciando o contato com os recursos das placas ARDUINO aplicadas ao FS.edersonbilck escreveu:
Então amigão eu faço parte porém vendi todas as placas fsbus, vou optar pela opencockpits cards, vou seguir sua sugestão, postarei um tópico no fórum da opencockpits e vou postando aqui as informações que serão me passadas, Ecosta vc está montando um homecockpit?
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Ecosta
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Re: Motorização do Throttle
Olá Ederson e todos os demais, boa noite.
É possível interfacear o ARDUINO com o FSUIPC ?
Gostaria de saber pois também penso em adquirir um TQ da BRCockpit e acho que o ARDUINO seria uma boa opção.
ats.,
É possível interfacear o ARDUINO com o FSUIPC ?
Gostaria de saber pois também penso em adquirir um TQ da BRCockpit e acho que o ARDUINO seria uma boa opção.
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Re: Motorização do Throttle
Olá Luisluisxv escreveu:Olá Ederson e todos os demais, boa noite.
É possível interfacear o ARDUINO com o FSUIPC ?
Gostaria de saber pois também penso em adquirir um TQ da BRCockpit e acho que o ARDUINO seria uma boa opção.
ats.,
Sim! é possível! Verifique os links abaixo:
https://code.google.com/p/arduino-fs/
http://www.pjrc.com/teensy/td_flightsim.html
http://www.jimspage.co.nz/intro.htm
http://www.mycockpit.org/forums/arduino-cards-link2fs/
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Ecosta
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Re: Motorização do Throttle
Ecosta, bom-dia.Ecosta escreveu:Olá Luisluisxv escreveu:Olá Ederson e todos os demais, boa noite.
É possível interfacear o ARDUINO com o FSUIPC ?
Gostaria de saber pois também penso em adquirir um TQ da BRCockpit e acho que o ARDUINO seria uma boa opção.
ats.,
Sim! é possível! Verifique os links abaixo:
https://code.google.com/p/arduino-fs/
http://www.pjrc.com/teensy/td_flightsim.html
http://www.jimspage.co.nz/intro.htm
http://www.mycockpit.org/forums/arduino-cards-link2fs/
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Ecosta
Obrigado pela resposta e indicações de sites.
Que bom que tem bastante opções para interfacear!
Valeu mesmo!
ats.,
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Re: Motorização do Throttle
Olá Ederson, Ecosta, bom dia.
Na opinião de vocês qual é o melhor componente para motorizar as manetes de potência e o speed brake, Motor de Passo (qual?) ou Servo (qual?)
Outra dúvida, em ambos os casos (Motor de Passo ou Servo) quando o Autopilot estiver em Off não há perigo de quebrar esses componentes ao se movimentar manualmente esses eixos ?
ats.,
Na opinião de vocês qual é o melhor componente para motorizar as manetes de potência e o speed brake, Motor de Passo (qual?) ou Servo (qual?)
Outra dúvida, em ambos os casos (Motor de Passo ou Servo) quando o Autopilot estiver em Off não há perigo de quebrar esses componentes ao se movimentar manualmente esses eixos ?
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Re: Motorização do Throttle
Luisluisxv escreveu:Olá Ederson, Ecosta, bom dia.
Na opinião de vocês qual é o melhor componente para motorizar as manetes de potência e o speed brake, Motor de Passo (qual?) ou Servo (qual?)
Outra dúvida, em ambos os casos (Motor de Passo ou Servo) quando o Autopilot estiver em Off não há perigo de quebrar esses componentes ao se movimentar manualmente esses eixos ?
ats.,
Eu penso que para a montagem de componentes o servo é mais fácil, porém, o motor de passo é mais preciso.
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Edson
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Re: Motorização do Throttle
Vejo falar muito no motor de passo mas me perdoem não conheço o assunto. Seria por exemplo como o motor da impressora, que tem deslocamento preciso, comandado por software? Abs
Paulo Cesar Alievi- Segundo-Tenente
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Re: Motorização do Throttle
Exato!Paulo Cesar Alievi escreveu:Vejo falar muito no motor de passo mas me perdoem não conheço o assunto. Seria por exemplo como o motor da impressora, que tem deslocamento preciso, comandado por software? Abs
Como exemplo de aplicação de motor de passo, o motor da impressora, de CNCs, de HDs, etc.
Tais mecanismos móveis, seja o servo ou o motor de passo, serão gerenciados por programação.
[]`s
Edson
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Re: Motorização do Throttle
Ja fiz o teste por aqui com servos ( de aeromodelismo standard e de alto torque) e não deu muito certo, após alguns testes com o A/T desacoplado as engrenagens moeram no servo standard ja no de alto torque não, mas o problema é o esforço que é feito nas engrenagens, pois existe um mecanismo com algumas engrenagens de redução e com o servo desligado o esforço é muito pois as engrenagens giram ao contrario, então ao invés de reduzir o esforço, aumenta, com certeza em um curto espaço de tempo servos vão apresentar defeitos, estou fazendo alguns testes com motor de passo exatamente de impressoras, e esta sendo muito satisfatório, mas infelizmente o tempo é curto demais para agilizar a fabricação do throttle motorizado pois estou colocando os atrasos em dia, mas temos um desenvolvedor de softwares encarregado do desenvolvimento, mas o detalhe é que não entende nada de aviação, e cada passo que vai dar tenho que ir até a oficina dele para passar informações, pouco a pouco estamos chegando lá, ja conseguimos extrair todos os eixos do FS ( trim whells, spoilers, e potência 1 e 2 ) em 2014 tem muita novidade boa que vem por ai incluindo manches com force feedback, equipamentos fidedignos as aeronaves reais e simuladores homologados pela ANAC.
Mais uma vez peço desculpas aos clientes em atraso, estamos fazendo o possível e o impossível para normalizar tudo até o inicio de 2014 para entrarmos o ano com o pé direito.
Mais uma vez peço desculpas aos clientes em atraso, estamos fazendo o possível e o impossível para normalizar tudo até o inicio de 2014 para entrarmos o ano com o pé direito.
Luiz Fernando schmidt- Banido
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Re: Motorização do Throttle
Olá Luiz, boa noite.
Pelo que você disse você pretender comercializar em breve alguns produtos para o FS, certo?
Lembre-se de uma coisa, os preços! Ganhe na quantidade vendida e não no valor elevado de cada peça!
O que costuma "matar" muitos empreendedores é o desejo de querer faturar rápido e não fidelizar uma clientela por longo prazo! Pense nisso!
Ats.,
Pelo que você disse você pretender comercializar em breve alguns produtos para o FS, certo?
Lembre-se de uma coisa, os preços! Ganhe na quantidade vendida e não no valor elevado de cada peça!
O que costuma "matar" muitos empreendedores é o desejo de querer faturar rápido e não fidelizar uma clientela por longo prazo! Pense nisso!
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Re: Motorização do Throttle
Olá Ederson e todos os demais, boa noite.
Como vai o seu projeto de motorizar o TQ da BR Cockpits?
[]´s,
Como vai o seu projeto de motorizar o TQ da BR Cockpits?
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Re: Motorização do Throttle
Estava dando uma olha e com servos de aeromodelismo fica quase impossível de se fazer o até porque as engrenagens sofreriam um esforço muito grande... Vc tem duas opções ou usa um motor de passo unipolar(pois o controle é mais fácil) ou usa trava elétrica de carro como o nosso amigo Inventor está fazendo. Pode usar o Arduíno para interfacear o simulador com o QT, usando o link_2_fs fica fácil de se fazer o AT.
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Re: Motorização do Throttle
Senhores boa tarde, desculpe a ignorância de um iniciante na onda dos HCs, estou acompanhando este tópico e gostaria de entender melhor o objetivo no motor para o funcionando do TQ, Flaps, Speedbrake etc....pretendo me aventurar a fazer o throttle do A320, já comprei a stargate NG, as peças para base e manetes já estão sendo cortadas...enfim, ainda não entendi muito sobre a parte eletrônica, vejo em alguns projetos que há dois potenciômetros rotativos para cada manete, conectados em engrenagens, e também um motor ou servo o qual não compreendi seu objetivo, bem como o uso de um segundo potenciômetro. Agradeço desde já quem puder esclarecer essas dúvidas. Boa semana a todos!!!
Obrigado
Obrigado
Re: Motorização do Throttle
Cmte_Eduardo escreveu:Senhores boa tarde, desculpe a ignorância de um iniciante na onda dos HCs, estou acompanhando este tópico e gostaria de entender melhor o objetivo no motor para o funcionando do TQ
Obrigado
Olá Eduardo, no nosso tópico; https://www.voovirtual.com/t31917-motorizando-manetes-dos-throttles Você vai encontrar mais alguns detalhes acerca de motorizar o TQ.
Para uma melhor compreensão, veja esse belo vídeo; https://www.youtube.com/watch?v=jXIh_RWxxS0 Dos 5:30 aos 8:00 podemos ver a movimentação das manetes dos Throttles ajustando a velocidade selecionada no MCP.
Se tiver mais duvidas, é só dizer , abraços
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Re: Motorização do Throttle
Opa agora sim entendi, muito obrigado Inventor...
Acho que no meu caso, sendo a TQ do Airbus, não será necessário o motor para as manetes, já que no real elas funcionam por posições mesmo no Auto Throttle.....mas no Trim é provável ter que usar o motor.
Acho que no meu caso, sendo a TQ do Airbus, não será necessário o motor para as manetes, já que no real elas funcionam por posições mesmo no Auto Throttle.....mas no Trim é provável ter que usar o motor.
Inventor escreveu:Cmte_Eduardo escreveu:Senhores boa tarde, desculpe a ignorância de um iniciante na onda dos HCs, estou acompanhando este tópico e gostaria de entender melhor o objetivo no motor para o funcionando do TQ
Obrigado
Olá Eduardo, no nosso tópico; https://www.voovirtual.com/t31917-motorizando-manetes-dos-throttles Você vai encontrar mais alguns detalhes acerca de motorizar o TQ.
Para uma melhor compreensão, veja esse belo vídeo; https://www.youtube.com/watch?v=jXIh_RWxxS0 Dos 5:30 aos 8:00 podemos ver a movimentação das manetes dos Throttles ajustando a velocidade selecionada no MCP.
Se tiver mais duvidas, é só dizer , abraços
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Re: Motorização do Throttle
Cmte_Eduardo escreveu:Opa agora sim entendi, muito obrigado Inventor...
Acho que no meu caso, sendo a TQ do Airbus, não será necessário o motor para as manetes, já que no real elas funcionam por posições mesmo no Auto Throttle.....mas no Trim é provável ter que usar o motor.
Para o trim com potenciômetro e acionamento elétrico, você vai ter que pensar num conjunto com engrenagens redutoras. Eu acho mais preciso utilizar um rotary encoder do que em pot para a função de trim.
[]'s
Edson
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Re: Motorização do Throttle
Obrigado Ecosta,
Vou pesquisar mais sobre o que você disse, pois eu sou bem cru em eletrônica, mas na contramão disso sou muito persistente. Ainda não encontrei nada que me mostrasse mais facilmente, quantos, como e onde instalar esses potenciômetros, rotary, engrenagens e agora mais essa, motor ou servo rsrsrs. Conto com a ajuda e paciência dos senhores.
Para não misturar os assuntos, vou postar no tópico que criei https://www.voovirtual.com/t33604-algum-projeto-bom-para-throttle-do-a320 uma dúvida sobre isso que citei, caso possam me ajudar agradeço desde já!
Vou pesquisar mais sobre o que você disse, pois eu sou bem cru em eletrônica, mas na contramão disso sou muito persistente. Ainda não encontrei nada que me mostrasse mais facilmente, quantos, como e onde instalar esses potenciômetros, rotary, engrenagens e agora mais essa, motor ou servo rsrsrs. Conto com a ajuda e paciência dos senhores.
Para não misturar os assuntos, vou postar no tópico que criei https://www.voovirtual.com/t33604-algum-projeto-bom-para-throttle-do-a320 uma dúvida sobre isso que citei, caso possam me ajudar agradeço desde já!
Ecosta escreveu:Cmte_Eduardo escreveu:Opa agora sim entendi, muito obrigado Inventor...
Acho que no meu caso, sendo a TQ do Airbus, não será necessário o motor para as manetes, já que no real elas funcionam por posições mesmo no Auto Throttle.....mas no Trim é provável ter que usar o motor.
Para o trim com potenciômetro e acionamento elétrico, você vai ter que pensar num conjunto com engrenagens redutoras. Eu acho mais preciso utilizar um rotary encoder do que em pot para a função de trim.
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Edson
Re: Motorização do Throttle
Cmte_Eduardo escreveu:Obrigado Ecosta,
Vou pesquisar mais sobre o que você disse, pois eu sou bem cru em eletrônica, mas na contramão disso sou muito persistente. Ainda não encontrei nada que me mostrasse mais facilmente, quantos, como e onde instalar esses potenciômetros, rotary, engrenagens e agora mais essa, motor ou servo rsrsrs. Conto com a ajuda e paciência dos senhoresEcosta escreveu:
Para o trim com potenciômetro e acionamento elétrico, você vai ter que pensar num conjunto com engrenagens redutoras. Eu acho mais preciso utilizar um rotary encoder do que em pot para a função de trim.
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Edson
Para servir de inspiração
http://www.simprojects.nl/throttle_quadrant_with_electric_trim.htm
O esquema elétrico de H bridge mostrado pelo autor pode ser substituído por um ARDUINO com um shield para motor de passo e motor de passo. Veja que ele montou um conjunto de engrenagens para ter redução de giro e assim poder girar o rotary encoder que faz o papel de enviar os sinais de ajuste de trim para o simulador.
Ecosta- Capitão
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