Duvida FMC NGX
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Duvida FMC NGX
Pessoal,
Na pagina PERF do NGX, ao lado direito, ele pede informações de vento, de ISA deviation e de Temperaturas... logo abaixo de onde é setado o FL
Pelo que estudei no manual do NGX, esse vento que ele pede é referente ao vento que sera encontrado no primeiro ponto da rota...
mas nao entendi o que se deve colocar no campo ISA e no campo temperatura (que apresenta uns numeros em F e em C)
Alguem que saiba do assunto, poderia explicar ou indicar como se preenche estes campos?
Eu as vezes quando preencho com temperatura em rota, o FMC fica doido com os ETA dos fixos... fica mudando direto...
Como preeencher esstes campos?
Na pagina PERF do NGX, ao lado direito, ele pede informações de vento, de ISA deviation e de Temperaturas... logo abaixo de onde é setado o FL
Pelo que estudei no manual do NGX, esse vento que ele pede é referente ao vento que sera encontrado no primeiro ponto da rota...
mas nao entendi o que se deve colocar no campo ISA e no campo temperatura (que apresenta uns numeros em F e em C)
Alguem que saiba do assunto, poderia explicar ou indicar como se preenche estes campos?
Eu as vezes quando preencho com temperatura em rota, o FMC fica doido com os ETA dos fixos... fica mudando direto...
Como preeencher esstes campos?
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Porque antes de se espatifar no chão, agente aperta "reset"
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Windows 10 64 Bits, MOBO Gigabyte Z270XP SLI, I7 7700k Kaby Lake 4,6Ghz OC 5.0Ghz, NVidia GTX1070 256bits, 8Gb DDR5, 32GB RAM DDR4 2400Ghz OC 3000GhZ, 02 SSD Samsung 120GB, 01 SSD 960 PRO NVMe M.2 512GB, HidroCooler H75,
jpkosta- Major
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Re: Duvida FMC NGX
Amigo aconselho esse canal, tem tudo o que você precisa para operar corretamente o NGX.
Esses vídeos são do amigo Galeno.
https://www.youtube.com/channel/UCvI5-W5HGB7bcEj8oESsEiA/videos
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Alan Ferreira- Tenente-Coronel
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Re: Duvida FMC NGX
Ola jpkosta,
É mais simples do que aparenta a primeira vista.
Falando de temperatura primeiro, o campo T/C OAT significa top of climb (TOC) OAT, ou seja, temperatura no topo da subida. É importante que seja preenchido para que o FMC calcule corretamente a subida (distancia e tempo) e mapeando corretamente a potencia dos motores durante a mesma. Programas como active sky, computam essa temperatura, basta ler o report gerado por eles. Uma vez encontrada a OAT no TOC (não precisa ser exatamente no ponto, e sim na imediaçoes do mesmo) coloque no campo T/C OAT, imediatamente ele calcula o desvio ISA (atmosfera padrão), ou voce pode fazer o inverso, informar qual o desvio ISA que o FMC calcula a OAT.
Caso não tenha active sky, você pode procurar o metar de algum aeródromo próximo ao seu TOC, e calcular o desvio ISA, que se propaga para níveis superiores da atmosfera mantendo o mesmo desvio. Exemplo se na superfície você verificou ISA +20 significa que em todos os níveis da atmosfera acima daquele ponto, terá o mesmo desvio. Agora como se calcula o desvio ISA é uma aulinha a parte, mas é bem fácil, por outro lado necessita de certos conceitos fixados já.
Sobre o vento não é obrigatório preencher, mas ele ajuda nos cálculos iniciais de ETA ate o destino e combustível.
Então o meu conselho é colocar o vento médio de cruzeiro, pode ser obtido pelo active sky ou afins. Se deixar em
branco nada acontece, tendo em vista que o FMC usará a ground speed para cálculos que já leva em conta o vento agindo naquele exato instante, e tudo é atualizado em tempo real.
Se quiser aprender tudo sobre o NGX tem o meu vídeo, só que é um produto pay e portanto não esta no youtube
É mais simples do que aparenta a primeira vista.
Falando de temperatura primeiro, o campo T/C OAT significa top of climb (TOC) OAT, ou seja, temperatura no topo da subida. É importante que seja preenchido para que o FMC calcule corretamente a subida (distancia e tempo) e mapeando corretamente a potencia dos motores durante a mesma. Programas como active sky, computam essa temperatura, basta ler o report gerado por eles. Uma vez encontrada a OAT no TOC (não precisa ser exatamente no ponto, e sim na imediaçoes do mesmo) coloque no campo T/C OAT, imediatamente ele calcula o desvio ISA (atmosfera padrão), ou voce pode fazer o inverso, informar qual o desvio ISA que o FMC calcula a OAT.
Caso não tenha active sky, você pode procurar o metar de algum aeródromo próximo ao seu TOC, e calcular o desvio ISA, que se propaga para níveis superiores da atmosfera mantendo o mesmo desvio. Exemplo se na superfície você verificou ISA +20 significa que em todos os níveis da atmosfera acima daquele ponto, terá o mesmo desvio. Agora como se calcula o desvio ISA é uma aulinha a parte, mas é bem fácil, por outro lado necessita de certos conceitos fixados já.
Sobre o vento não é obrigatório preencher, mas ele ajuda nos cálculos iniciais de ETA ate o destino e combustível.
Então o meu conselho é colocar o vento médio de cruzeiro, pode ser obtido pelo active sky ou afins. Se deixar em
branco nada acontece, tendo em vista que o FMC usará a ground speed para cálculos que já leva em conta o vento agindo naquele exato instante, e tudo é atualizado em tempo real.
Se quiser aprender tudo sobre o NGX tem o meu vídeo, só que é um produto pay e portanto não esta no youtube
Re: Duvida FMC NGX
então pessoal...
agradeço as informações.... mas mesmo depois de postar aqui continuei pesquisando...
De certo que ja sabia o vento em Cruzeiro, que é a informação que ele pede antes da ISA e da temp no TOC.
A ISA eu ja tinha lido no manual do PMDG mas é muito confuso a explicação lá... e por sorte achei este tópico aqui mesmo no VV que é uma mão na roda" Alias, agradeço a aula do Paulo Stavis. Simples e extremamente esclarecedora....
Dae entrei no simulador e preenchi la conforme explicado pelo Paulo... só então prestei atenção no que se pedia abaixo "T/C OAT" Top of Climb Outside Air Temperature. Bastava ler né? Então ficou facil...
O que mais tava complicado de entender era o conceito de ISA Deviation... Valeu mesmo Paulo! Agora o FMC vai mesmo todo configurado
Virtualroutes, uso o OPUS, que me da esse tal relatório... ja o usava, mas agora sei explorar e usar melhor as informações disponibilizadas!
Agora se alguem puder me ajudar novamente... Sei que o EAI e o WAI deve ser ligado na presença de formação de gelo... Mas o FSX não simula isso. Sei tambem que devemos liga-los em solo com temperatura abaixo de 10º, para decolar.... Mas em voo, ja que não existe a simulação de formação de gelo... como sei que devo ligar os dois equipamentos?
agradeço as informações.... mas mesmo depois de postar aqui continuei pesquisando...
De certo que ja sabia o vento em Cruzeiro, que é a informação que ele pede antes da ISA e da temp no TOC.
A ISA eu ja tinha lido no manual do PMDG mas é muito confuso a explicação lá... e por sorte achei este tópico aqui mesmo no VV que é uma mão na roda" Alias, agradeço a aula do Paulo Stavis. Simples e extremamente esclarecedora....
Dae entrei no simulador e preenchi la conforme explicado pelo Paulo... só então prestei atenção no que se pedia abaixo "T/C OAT" Top of Climb Outside Air Temperature. Bastava ler né? Então ficou facil...
O que mais tava complicado de entender era o conceito de ISA Deviation... Valeu mesmo Paulo! Agora o FMC vai mesmo todo configurado
Virtualroutes, uso o OPUS, que me da esse tal relatório... ja o usava, mas agora sei explorar e usar melhor as informações disponibilizadas!
Agora se alguem puder me ajudar novamente... Sei que o EAI e o WAI deve ser ligado na presença de formação de gelo... Mas o FSX não simula isso. Sei tambem que devemos liga-los em solo com temperatura abaixo de 10º, para decolar.... Mas em voo, ja que não existe a simulação de formação de gelo... como sei que devo ligar os dois equipamentos?
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jpkosta- Major
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