Dúvida 737 NGX
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Dúvida 737 NGX
Olá pessoal,
Indo diretamente a minha dúvida ... Adquirir o 737 NGX e estou intrigado com um probleminha que infelizmente não consegui resolver sozinho, por isso vir aqui pedir ajuda de vocês.
Bom, a minha dúvida é em relação a setar minha posição logo após energizar a aeronave coloco as duas chaves (que não sei o nome) na posição NAV, depois vou no FMC pra tentar setar minha posição. Vou na página que devemos colocar o aerporto aonde estamos e para o que iremos e número do voo etc... Nesta página aperto em "NEXT PAGE" e "NEXT PAGE" novamente, lá irei encontrar as coordenadas do GPS, clico nela para copiar essas coordenadas e volto para a página aonde devo colar. Aí está o problema. Não era pra ter uns quadradinhos para eu colar as coordenadas do GPS ? Pois não aparece, apenas aparece " SET IRS HDG" mas sem qual lugar para eu colar as coordenadas do GPS !
Espero que alguem possa me ajudar !
Um feliz ano novo para todos !
Indo diretamente a minha dúvida ... Adquirir o 737 NGX e estou intrigado com um probleminha que infelizmente não consegui resolver sozinho, por isso vir aqui pedir ajuda de vocês.
Bom, a minha dúvida é em relação a setar minha posição logo após energizar a aeronave coloco as duas chaves (que não sei o nome) na posição NAV, depois vou no FMC pra tentar setar minha posição. Vou na página que devemos colocar o aerporto aonde estamos e para o que iremos e número do voo etc... Nesta página aperto em "NEXT PAGE" e "NEXT PAGE" novamente, lá irei encontrar as coordenadas do GPS, clico nela para copiar essas coordenadas e volto para a página aonde devo colar. Aí está o problema. Não era pra ter uns quadradinhos para eu colar as coordenadas do GPS ? Pois não aparece, apenas aparece " SET IRS HDG" mas sem qual lugar para eu colar as coordenadas do GPS !
Espero que alguem possa me ajudar !
Um feliz ano novo para todos !
AlexandreRusso- Primeiro-Tenente
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Re: Dúvida 737 NGX
Daria pra postar um print do problema? Tá meio confusa essa explicação, você não consegue colocar a posição da aeronave ou o que? Se é isso, é só você ir em POS INIT (se não me engano), colocar o ICAO do aeroporto (SBFL por exemplo) e as coordenadas vão aparecer automaticamente.
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Allan Prim- Tenente-Coronel
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Re: Dúvida 737 NGX
Olá Allan, obrigado por responder !
Eu sei que devo colocar o ICAO do aeroporto de onde estou, mas antes disso preciso que o GPS localize em que parte do mundo eu estou para ai sim dar procedimento no plano de voo. (desculpe as palavras populares)
https://2img.net/r/ihimg/f/708/737ngx.png
Perceba que na imagem que coloquei O ICAO (SBPS) copiei a coordenada do GPS e acho que deveria ter um local para colar essa coordenada para ai sim a minha aeronave ser localizada. Saberia me dizer o que seria "SET IRS HDG" que aparece no FMC ? Ali não seria o espaço para por a coordenada ?
Obrigado !
Eu sei que devo colocar o ICAO do aeroporto de onde estou, mas antes disso preciso que o GPS localize em que parte do mundo eu estou para ai sim dar procedimento no plano de voo. (desculpe as palavras populares)
https://2img.net/r/ihimg/f/708/737ngx.png
Perceba que na imagem que coloquei O ICAO (SBPS) copiei a coordenada do GPS e acho que deveria ter um local para colar essa coordenada para ai sim a minha aeronave ser localizada. Saberia me dizer o que seria "SET IRS HDG" que aparece no FMC ? Ali não seria o espaço para por a coordenada ?
Obrigado !
AlexandreRusso- Primeiro-Tenente
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Re: Dúvida 737 NGX
Alguem poderia ajudar ?
AlexandreRusso- Primeiro-Tenente
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Re: Dúvida 737 NGX
Você esta iniciando a acft no modo Cold & Dark?
Se você na tela INIT POS não tem os quadradinhos, você já esta alinhado.
Quando for alinhar se não tiver a referência do gate da sua posição, não utilize a do AD obtida pelo ICAO, utilize a LAST POS que é a mais aproximada do ponto onde você está, diferente da da ref do aeroporto que pode esta longe da sua real posição.
Não precisa ir na página route RTE para alinhar.
Se você na tela INIT POS não tem os quadradinhos, você já esta alinhado.
Quando for alinhar se não tiver a referência do gate da sua posição, não utilize a do AD obtida pelo ICAO, utilize a LAST POS que é a mais aproximada do ponto onde você está, diferente da da ref do aeroporto que pode esta longe da sua real posição.
Não precisa ir na página route RTE para alinhar.
Última edição por Braconi em Qua 02 Jan 2013, 11:42, editado 2 vez(es)
Braconi- Coronel
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Re: Dúvida 737 NGX
Fez o alinhamento do IRS?
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andre_sp- Moderador
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Re: Dúvida 737 NGX
AlexandreRusso escreveu:Alguem poderia ajudar ?
Cara eu virei o FMC inteiro tentando replicar o seu procedimento mas não está batendo. A página onde colocamos o aeroporto de saída, destino e número de voo é a inicialização da rota. Se eu aperto NEXT PAGE aqui ele vai pra visualização da rota em si e se apertar novamente ele volta na inicialização da rota.
Faça o seguinte:
Inicie a aeronave, selecione o painel no modo NGX Long. Depois de carregado, vá no overhead e ponha as chaves do IRS em NAV (não precisa por em ALIGN). Vá no FMC, clique em FMC e você vai parar na pagina IDENT, clique em POS INIT e insira o ICAO do aeroporto que você está. Dê um NEXT PAGE e copie a coordenada do GPS L ou R e dê um PREV PAGE, retornando à pagina de POS INIT. Cole a coordenada nos campos ao lado do dia/hora.
Se mesmo assim não der certo, descreva o procedimento completo que você está fazendo até chegar nesse erro pra ver se consigo replicar aqui.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Dúvida 737 NGX
Obrigado por tentar ajudar pessoal !
Sinceramente não inicio em Dark & Cold por que não sei como fazer isso no 737 NGX. Quando voava com 733 da wilco tinha o conhecimento e iniciava em Dark & Cold. Se alguem souber como iniciar o 738 NGX todo desligado seria um apredizado válido pra mim.
Meu procedimento ->Inicio o 738 todo ligado, então aciono a APU, depois disso desligo os motores ligo as luzes de navegação, aciono proibido fumar, chamo a "safona" (Ctrl + J ) abro o FMC e dou início ao plano de voo com todos os detalhes (assim funciona perfeitamente)
Agora se eu delisgar e ligar o painel não consigo setar a posição aonde eu estou, mesmo colocando o ICAO do aeroporto de onde estou.
As chaves do IRS eu coloco na posição NAV como o amigo disse, aguardo um pouco e o instrumento que mostra o horizonte passa a funcionar. Aí vem o problema, não consigo setar minha posição. Sabe quando a gente coloca o ICAO ou a pista de decolagem, rota e tudo vai aparecendo no painel ? Então, comigo não está funcionando devido eu não está sabendo setar minha posição !
Desculpem o comentário longo e muito obrigado!
Sinceramente não inicio em Dark & Cold por que não sei como fazer isso no 737 NGX. Quando voava com 733 da wilco tinha o conhecimento e iniciava em Dark & Cold. Se alguem souber como iniciar o 738 NGX todo desligado seria um apredizado válido pra mim.
Meu procedimento ->Inicio o 738 todo ligado, então aciono a APU, depois disso desligo os motores ligo as luzes de navegação, aciono proibido fumar, chamo a "safona" (Ctrl + J ) abro o FMC e dou início ao plano de voo com todos os detalhes (assim funciona perfeitamente)
Agora se eu delisgar e ligar o painel não consigo setar a posição aonde eu estou, mesmo colocando o ICAO do aeroporto de onde estou.
As chaves do IRS eu coloco na posição NAV como o amigo disse, aguardo um pouco e o instrumento que mostra o horizonte passa a funcionar. Aí vem o problema, não consigo setar minha posição. Sabe quando a gente coloca o ICAO ou a pista de decolagem, rota e tudo vai aparecendo no painel ? Então, comigo não está funcionando devido eu não está sabendo setar minha posição !
Desculpem o comentário longo e muito obrigado!
AlexandreRusso- Primeiro-Tenente
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Re: Dúvida 737 NGX
AlexandreRusso escreveu:Obrigado por tentar ajudar pessoal !
Sinceramente não inicio em Dark & Cold por que não sei como fazer isso no 737 NGX. Quando voava com 733 da wilco tinha o conhecimento e iniciava em Dark & Cold. Se alguem souber como iniciar o 738 NGX todo desligado seria um apredizado válido pra mim.
Não sei dizer exatamente o que você faz que leva à esse problema mas com relação ao cold & dark, inventaram um negócio chamado manual que sempre ajuda nessas horas. Dê uma olhada no manual de introdução, lá tem a resposta.
Depois de setar o cold & dark ou o NGX Long tente o procedimento que descrevi anteriormente que dará certo. Recomendo também uma leitura no tutorial normal e avançado pra se familiarizar com os procedimentos da nave.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Dúvida 737 NGX
O primeiro passo pra aprender a mexer no avião é ler o manual.
Lá explica como fazer o alinhamento do IRS e como setar o avião em Cold&Dark.
Você já leu o manual do 737NGX?
Lá explica como fazer o alinhamento do IRS e como setar o avião em Cold&Dark.
Você já leu o manual do 737NGX?
henriquesteppan- Major
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Re: Dúvida 737 NGX
Você esta iniciando o NGX em default, dai seus IRS´s já estão alinhados, mesmo cortando motores antes de iniciar a APU ,a barra continuaria energizada pela bateria enquanto você acionasse a APU, por esta razão o IRS segura os dados do alinanhamento prévio no modo de inicialização default e desta forma uma vez já alinhado os "quadradinhos não aparecem".
Para o modo cold and dark, siga:
Vai no console do seu CDU e clique no botão MENU > PMDG Setup > STATE LOAD > NGX CLDDRK
Depois da rotina, ajuste as chaves do IRS em NAV aguarde ON DC apagar e veja a pagina INIT POS no FMC, os tais quadradinhos deverão estar lá.
Se não tiver a referencia do GATE, use o LAST POS .
Para o modo cold and dark, siga:
Vai no console do seu CDU e clique no botão MENU > PMDG Setup > STATE LOAD > NGX CLDDRK
Depois da rotina, ajuste as chaves do IRS em NAV aguarde ON DC apagar e veja a pagina INIT POS no FMC, os tais quadradinhos deverão estar lá.
Se não tiver a referencia do GATE, use o LAST POS .
Braconi- Coronel
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Re: Dúvida 737 NGX
Braconi,
Então acho que é isso que está acontecendo. Não há espaço para colocar as coordenadas porque o IRS já está alinhado. Como eu inicio a aeronave completamente ligada e desligo tudo para simular o COLD & DARK, acredito que o IRS continue alinhado. Hoje chegando em casa vou iniciar COLD & DARK e fazer o teste. Muito obrigado !
Vou seguir o conselho de todos e estudar mais o manual !
Obrigado !
Edit:
Pessoal, consegui alinhar o IRS !
Coloquei Cold & Dark, depois salvei e sair do simulador. Em seguida entrei novamente no FSX, selecionei o voo e fiz o que é p/ ser feito. Funcionou !
Desculpem o flood, mas eu tinha que vir aqui avisar que deu certo.
Muito obrigado a todos !
Então acho que é isso que está acontecendo. Não há espaço para colocar as coordenadas porque o IRS já está alinhado. Como eu inicio a aeronave completamente ligada e desligo tudo para simular o COLD & DARK, acredito que o IRS continue alinhado. Hoje chegando em casa vou iniciar COLD & DARK e fazer o teste. Muito obrigado !
Vou seguir o conselho de todos e estudar mais o manual !
Obrigado !
Edit:
Pessoal, consegui alinhar o IRS !
Coloquei Cold & Dark, depois salvei e sair do simulador. Em seguida entrei novamente no FSX, selecionei o voo e fiz o que é p/ ser feito. Funcionou !
Desculpem o flood, mas eu tinha que vir aqui avisar que deu certo.
Muito obrigado a todos !
AlexandreRusso- Primeiro-Tenente
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Re: Dúvida 737 NGX
Que bom.
PS: quando colocar para iniciar em C&D, não precisa sair do simulador, aguarde uns 15 segundos e pronto.
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Franham- Major
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Re: Dúvida 737 NGX
Ok Franham !
Obrigado !
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AlexandreRusso- Primeiro-Tenente
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Re: Dúvida 737 NGX
AlexandreRusso escreveu:Pessoal, consegui alinhar o IRS !
Coloquei Cold & Dark, depois salvei e sair do simulador. Em seguida entrei novamente no FSX, selecionei o voo e fiz o que é p/ ser feito. Funcionou !
Desculpem o flood, mas eu tinha que vir aqui avisar que deu certo.
Muito obrigado a todos !
Não precisa colocar o aviao em cold and dark apenas para alinhar, ou realinhar o IRS, imaginem isso na vida prática o quão absurdo seria.
Para realinhar o IRS passe os dois swirches para ALIGN e no FMC vai abrir os quadrinhos para reinserir a posição geografica (LAT e LON). Coloque-as no FMC, seja do GPS ou do aeroporto + GATE em que a A/C esta parkeada, ou digitando as coordenadas. Depois passe os dois switches do IRS para NAV e o realinhamento esta feito. Ele é imediato quase, mesmo se voce definiu o alinhamento do IRS para modo realistico.
Abs,
Alexandre
Re: Dúvida 737 NGX
Virtualroutes,
Legal sua informação.
Acredito que não vou ter mais problemas para alinhar o IRS !
Muito obrigado !
Legal sua informação.
Acredito que não vou ter mais problemas para alinhar o IRS !
Muito obrigado !
AlexandreRusso- Primeiro-Tenente
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Re: Dúvida 737 NGX
Tem um vídeo no youtube muito legal, que explica passo a passo como iniciar o 737, calcular combustível e tudo mais.
Aqui vai:
Abraço.
Aqui vai:
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glmz159- Tenente-Coronel
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Re: Dúvida 737 NGX
AlexandreRusso,
Estava achando que seu objetivo era iniciar a aeronave por completo partindo do modo cold and dark.
Apenas a titulo de informação, este procedimento de alinhamento que o Virtual Routes llhe ensinou se trata apenas de um procedimento de " re-alinhamento rápido" que leva 30 segundos para ser concluído no IRS real e não é tão preciso quanto o alinhamento full, que se estiver no modo realístico no NGX, poderá levar ate 17 minutos dependendo da latitude . Usa-se o fast na vida real em trânsito ou quando não há tempo para um alinhamento completo.
Caso você já esteja alinhado como estava fazendo antes, para reexecutar o full, no overhead selecione as chaves para off, a indicador ALIGN vai iluminar, aguarde o ciclo de 30 segundos e quando apagar, então após você pode repetir o procedimento de alinhamento full que você já sabe fazer. O tempo de alinhamento full por padrão do NGX está setado em 30 segundos.
Diferente da vida real e para fins práticos no flight simulator e NGX, os dois modos de alinhamento não possuem diferença de precisão alguma. Mas vale conhecer a diferença dos procedimentos
Estava achando que seu objetivo era iniciar a aeronave por completo partindo do modo cold and dark.
Apenas a titulo de informação, este procedimento de alinhamento que o Virtual Routes llhe ensinou se trata apenas de um procedimento de " re-alinhamento rápido" que leva 30 segundos para ser concluído no IRS real e não é tão preciso quanto o alinhamento full, que se estiver no modo realístico no NGX, poderá levar ate 17 minutos dependendo da latitude . Usa-se o fast na vida real em trânsito ou quando não há tempo para um alinhamento completo.
Caso você já esteja alinhado como estava fazendo antes, para reexecutar o full, no overhead selecione as chaves para off, a indicador ALIGN vai iluminar, aguarde o ciclo de 30 segundos e quando apagar, então após você pode repetir o procedimento de alinhamento full que você já sabe fazer. O tempo de alinhamento full por padrão do NGX está setado em 30 segundos.
Diferente da vida real e para fins práticos no flight simulator e NGX, os dois modos de alinhamento não possuem diferença de precisão alguma. Mas vale conhecer a diferença dos procedimentos
Braconi- Coronel
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Re: Dúvida 737 NGX
Ola Braconi,
Muito interessante essa informação que você me passou. Eu particulamente prefiro fazer todo o processo como na realidade, porém é sempre bom a gente saber essas diferenças !
Obrigado amigo !
glmz,
Legal o seu vídeo. Com ele pude aprender algumas outras coisinhas !
Não sei o que seria de mim sem este forum ! hehehe
Obrigado a todos !
Muito interessante essa informação que você me passou. Eu particulamente prefiro fazer todo o processo como na realidade, porém é sempre bom a gente saber essas diferenças !
Obrigado amigo !
glmz,
Legal o seu vídeo. Com ele pude aprender algumas outras coisinhas !
Não sei o que seria de mim sem este forum ! hehehe
Obrigado a todos !
AlexandreRusso- Primeiro-Tenente
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Re: Dúvida 737 NGX
Estou com o mesmo problema....
Só que nos 3 PMDGs, MD-11 - B747 - 737NGX, vou colocar as fotos, é como se o aeroporto estivesse em um lugar e o avião em outro...!!
Avião Cold and Dark
Bat de Off para On...
Tudo certo e pronto para alinhar...
Alinhando.. switches de OFF para NAV
Lights ON DC para Align
Fiz o procedimento até chegar na página de inserir as informações para os inerciais.... POS INIT
Inserindo as informações do AD que estou...
Seleciono as informações do GPS da esquerda (Aqui uma dúvida, o de vocês também faltam as informações do Left and right IRS?)
E ai está o resultado.... Invalid Enter!!!
Começou isso fazem uns dois dias, já reinstalei o 737NGX e hoje fiz o teste com outros aviões da PMDG, estão com o mesmo problema, todos....!!!
Alguém pode me ajudar?
Lembrando que tenho uma certa experiencia no 737, sempre voei e sempre o iniciei Cold and Dark.... Não sei o que pode ter acontecido...!!!
Só que nos 3 PMDGs, MD-11 - B747 - 737NGX, vou colocar as fotos, é como se o aeroporto estivesse em um lugar e o avião em outro...!!
Avião Cold and Dark
Bat de Off para On...
Tudo certo e pronto para alinhar...
Alinhando.. switches de OFF para NAV
Lights ON DC para Align
Fiz o procedimento até chegar na página de inserir as informações para os inerciais.... POS INIT
Inserindo as informações do AD que estou...
Seleciono as informações do GPS da esquerda (Aqui uma dúvida, o de vocês também faltam as informações do Left and right IRS?)
E ai está o resultado.... Invalid Enter!!!
Começou isso fazem uns dois dias, já reinstalei o 737NGX e hoje fiz o teste com outros aviões da PMDG, estão com o mesmo problema, todos....!!!
Alguém pode me ajudar?
Lembrando que tenho uma certa experiencia no 737, sempre voei e sempre o iniciei Cold and Dark.... Não sei o que pode ter acontecido...!!!
Última edição por Pessanha em Ter 08 Jan 2013, 17:18, editado 1 vez(es)
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Thiago Pessanha
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Re: Dúvida 737 NGX
Pessanha escreveu:Estou com o mesmo problema....
Só que nos 3 PMDGs, MD-11 - B747 - 737NGX, vou colocar as fotos, é como se o aeroporto estivesse em um lugar e o avião em outro...!!
Você já experimentou inserir no FMC o gate que o avião está ?
AlexandreRusso- Primeiro-Tenente
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Re: Dúvida 737 NGX
Já sim Alexandre... sempre esse erro acima.... em todos os aeroportos, fiz o teste em KLAS, SBCF e SBGR...
Muito estranho....!!
Muito estranho....!!
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Thiago Pessanha
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Pessanha escreveu:Já sim Alexandre... sempre esse erro acima.... em todos os aeroportos, fiz o teste em KLAS, SBCF e SBGR...
Muito estranho....!!
Não sei se eu entendi bem ... Na ultima foto, eu vi que aparece o espaço (os quadradinhos ) para por a coordenada. Você clicou em "NEXT PAGE" e apareceram duas coordenadas (GPS) não é isso ? Já tentou copiar uma das duas coordenadas e colar nos "quadradinhos". Fazendo isso o IRS ficará alinhado.
Desculpe se eu não estiver entendendo seu problema ! É que eu estava com problema de alinhamento do IRS, mas já foi resolvido.
AlexandreRusso- Primeiro-Tenente
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Re: Dúvida 737 NGX
Pessanha escreveu:Seleciono as informações do GPS da esquerda (Aqui uma dúvida, o de vocês também faltam as informações do Left and right IRS?)
É claro que faltam as informações do IRS afinal não é ele que você está alinhado? Quando você "conta" pra ele qual as coordenadas da aeronave ele se ajeita e aí sim passa a exibir a posição da aeronave segundo os giroscópios dele.
Pessanha, onde você está colando as coordenadas do GPS? Você precisa clicar nas coordenadas lá, elas aparecerão no scratch pad, voltar pra POS INIT e colar nos quadrados do SET IRS POS.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Dúvida 737 NGX
Paulo Stavis escreveu:Pessanha escreveu:Seleciono as informações do GPS da esquerda (Aqui uma dúvida, o de vocês também faltam as informações do Left and right IRS?)
É claro que faltam as informações do IRS afinal não é ele que você está alinhado? Quando você "conta" pra ele qual as coordenadas da aeronave ele se ajeita e aí sim passa a exibir a posição da aeronave segundo os giroscópios dele.
Pessanha, onde você está colando as coordenadas do GPS? Você precisa clicar nas coordenadas lá, elas aparecerão no scratch pad, voltar pra POS INIT e colar nos quadrados do SET IRS POS.
Então, exatamente isso que faço, eu copio as informações do GPS L por exemplo e insiro nos quadradinhos, e é ai que vem o erro.... Faço tudo isso, já peguei informações do GATE em que estou, nada também, é como se eu estivesse em um lugar e o aeroporto em outra coordenada....
Pessanha- Tenente-Coronel
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