RVSM ou CVSM no Brasil/América do Sul
3 participantes
Página 1 de 1
RVSM ou CVSM no Brasil/América do Sul
Oi pessoal,
estou com esta dúvida, fiz um voo Manaus/Porto Alegre e utilizei o PFPX para gerar a rota, ele me forneceu as seguintes informações:
Nível de Voo: 360
Rota: SBEG KOKPA UM402 SIDAK(mudança do FL para 370) UL216 EAGLE SBPA
Na mudança do nível de voo em SIDAK o PFPX colocou certo N... que não tenho aqui no momento.
Bom, se for RVSM na América do Sul acredito que esteja correto:
- voando para Oeste na UM402 (190°) --> nível de voo par FL360
- voando para Leste na UL216 (inicialmente 163°) --> nível de voo ímpar FL370
Minha dúvida é se está correto o sistema RVSM na América do Sul, como colocou o PFPX, ou se ainda é CVSM que no caso teria que ser FL350 no início do voo para separação de 2000ft.
Coloco esta dúvida aqui no fórum porque utilizei o plano de voo numa VA conforme o PFPX gerou e me pediram para corrigir o FL.
Obrigado!
estou com esta dúvida, fiz um voo Manaus/Porto Alegre e utilizei o PFPX para gerar a rota, ele me forneceu as seguintes informações:
Nível de Voo: 360
Rota: SBEG KOKPA UM402 SIDAK(mudança do FL para 370) UL216 EAGLE SBPA
Na mudança do nível de voo em SIDAK o PFPX colocou certo N... que não tenho aqui no momento.
Bom, se for RVSM na América do Sul acredito que esteja correto:
- voando para Oeste na UM402 (190°) --> nível de voo par FL360
- voando para Leste na UL216 (inicialmente 163°) --> nível de voo ímpar FL370
Minha dúvida é se está correto o sistema RVSM na América do Sul, como colocou o PFPX, ou se ainda é CVSM que no caso teria que ser FL350 no início do voo para separação de 2000ft.
Coloco esta dúvida aqui no fórum porque utilizei o plano de voo numa VA conforme o PFPX gerou e me pediram para corrigir o FL.
Obrigado!
Re: RVSM ou CVSM no Brasil/América do Sul
Alberto, acredito que os níveis descritos na ERC, deverão se respeitados independentemente do seu rumo magnético, se na carta de rota pede X nivel, tem de respeitar, algum motivo tem, pode ser caso de algum problema de troca de frequência em setores da FIR, fixos em outras aeróvias se cruzarem; enfim tem vários faotres relevantes a considerar. Vale lembrar que não utoizo esse programa para gerar rotas, eu baixo de graça no site da AISWEB.
_________________
Daniel batista- Coronel
-
Inscrito em : 24/03/2011
Mensagens : 1049
Reputação : 32
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Piloto Real. Real Pilot
Nacionalidade :
Re: RVSM ou CVSM no Brasil/América do Sul
alberto escreveu:Oi pessoal,
estou com esta dúvida, fiz um voo Manaus/Porto Alegre e utilizei o PFPX para gerar a rota, ele me forneceu as seguintes informações:
Nível de Voo: 360
Rota: SBEG KOKPA UM402 SIDAK(mudança do FL para 370) UL216 EAGLE SBPA
Na mudança do nível de voo em SIDAK o PFPX colocou certo N... que não tenho aqui no momento.
Bom, se for RVSM na América do Sul acredito que esteja correto:
- voando para Oeste na UM402 (190°) --> nível de voo par FL360
- voando para Leste na UL216 (inicialmente 163°) --> nível de voo ímpar FL370
Minha dúvida é se está correto o sistema RVSM na América do Sul, como colocou o PFPX, ou se ainda é CVSM que no caso teria que ser FL350 no início do voo para separação de 2000ft.
Coloco esta dúvida aqui no fórum porque utilizei o plano de voo numa VA conforme o PFPX gerou e me pediram para corrigir o FL.
Obrigado!
Me pareceu certo, verifiquei as ERC e nenhuma apresentou restrições ou nada. Está correto o RVSM, separação de 1000' entre o FL 290 e 410. O trecho na UM402 está certo, nivel par (360) e o trecho na UL216 está correto, ímpar (370).
O que apontaram de erro?
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: RVSM ou CVSM no Brasil/América do Sul
Obrigado Daniel!
Paulo Stavis escreveu:
Me pareceu certo, verifiquei as ERC e nenhuma apresentou restrições ou nada. Está correto o RVSM, separação de 1000' entre o FL 290 e 410. O trecho na UM402 está certo, nivel par (360) e o trecho na UL216 está correto, ímpar (370).
O que apontaram de erro?
Olá Paulo!
Então, na primeira vez que coloquei a rota retirei a mudança para o FL370, julgando que o PFPX estava errado e não precisaria mudar o FL... erro meu, então recebi a seguinte solicitação:
You arrived at cruise altitude in a standard RVSM airspace. Therefore cruise level should be odd for eastbound flight. Thanks
Coloquei então a rota correta com a mudança do FL e pediram para alterar o nível de cruzeiro:
Initial level should be even.
Quando eles alegam "standard RVSM" é o mesmo que a separação antiga de 2000ft?
Re: RVSM ou CVSM no Brasil/América do Sul
alberto escreveu:Olá Paulo!
Então, na primeira vez que coloquei a rota retirei a mudança para o FL370, julgando que o PFPX estava errado e não precisaria mudar o FL... erro meu, então recebi a seguinte solicitação:
You arrived at cruise altitude in a standard RVSM airspace. Therefore cruise level should be odd for eastbound flight. Thanks
Coloquei então a rota correta com a mudança do FL e pediram para alterar o nível de cruzeiro:
Initial level should be even.
Quando eles alegam "standard RVSM" é o mesmo que a separação antiga de 2000ft?
No primeiro caso, me pareceu correto o apontamento do erro. Você propôs voar no FL 360 o voo todo porém há a necessidade de mudar. A mensagem diz que você chegou em um espaço aéreo RVSM "normal" e que o nivel deve ser impar para voos para o leste.
Já no segundo caso você lançou como 360 o FL de cruzeiro? Se sim, está correto.
Se não fosse RVSM estaria escrito "non-RVSM". Não sei porque deu estas mensagens...
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: RVSM ou CVSM no Brasil/América do Sul
Paulo Stavis escreveu:
No primeiro caso, me pareceu correto o apontamento do erro. Você propôs voar no FL 360 o voo todo porém há a necessidade de mudar. A mensagem diz que você chegou em um espaço aéreo RVSM "normal" e que o nivel deve ser impar para voos para o leste.
Já no segundo caso você lançou como 360 o FL de cruzeiro? Se sim, está correto.
Se não fosse RVSM estaria escrito "non-RVSM". Não sei porque deu estas mensagens...
Lancei sim Paulo FL360.
Vou responder lá e ver o que falam e reporto aqui.
Queria ver se era não RVSM e também não encontrei.
Muito obrigado pela resposta, ajudou muito.
Re: RVSM ou CVSM no Brasil/América do Sul
É isso mesmo Paulo, conforme você falou e de acordo com as cartas, FL360 inicial e depois em SIDAK muda para FL370.
O problema foi que como inicialmente, no primeiro plano de voo apresentado, eu retirei a mudança para o FL370 induzi eles ao erro.
Resolvido lá, obrigado!
O problema foi que como inicialmente, no primeiro plano de voo apresentado, eu retirei a mudança para o FL370 induzi eles ao erro.
Resolvido lá, obrigado!
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Primeiro helicóptero Ka-32A11BC da América Latina começa a operar no Brasil
» [Brasil] Brasil é maior mercado da América Latina para Lufhtansa
» [Brasil] Brasil perde para o México primeiro voo regular de A380 na América Latina
» [Brasil] Brasil poderá ser base de produção e venda de futuros Gripens para América do Sul e África
» [Brasil] Brasil leva aéreas ao prejuízo na América Latina
» [Brasil] Brasil é maior mercado da América Latina para Lufhtansa
» [Brasil] Brasil perde para o México primeiro voo regular de A380 na América Latina
» [Brasil] Brasil poderá ser base de produção e venda de futuros Gripens para América do Sul e África
» [Brasil] Brasil leva aéreas ao prejuízo na América Latina
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos