Um novo Tweak para versão 2.3
+3
Mackenroll
Alvega
campospinto
7 participantes
Página 1 de 1
Um novo Tweak para versão 2.3
Hoje o post iniciado por Kosta, no fórum oficial P3D, teve um desfecho positivo.
Uma pequena modificação no arquivo Cloud.fx que melhora a performance.
comentar a linha no arquivo Cloud.fx, que é assim:
#define VOLUMIZE
e fica assim:
//#define VOLUMIZE
O desfecho pode ser visto no post de Beau.
http://www.prepar3d.com/forum-5/?mingleforumaction=viewtopic&t=8095.7
Lembrando que arquivo a ser editado (Cloud.fx)está na pasta ShadersHLSL, na raiz do P3D, e após a edição o shaders cache deve ser deletado.
Eu não notei diferença, segundo um usuário do fórum P3D relatou pode ocorrer perda insignificante do visual.
João Alfredo
Uma pequena modificação no arquivo Cloud.fx que melhora a performance.
comentar a linha no arquivo Cloud.fx, que é assim:
#define VOLUMIZE
e fica assim:
//#define VOLUMIZE
O desfecho pode ser visto no post de Beau.
http://www.prepar3d.com/forum-5/?mingleforumaction=viewtopic&t=8095.7
Lembrando que arquivo a ser editado (Cloud.fx)está na pasta ShadersHLSL, na raiz do P3D, e após a edição o shaders cache deve ser deletado.
Eu não notei diferença, segundo um usuário do fórum P3D relatou pode ocorrer perda insignificante do visual.
João Alfredo
Última edição por campospinto em Sáb 30 Ago 2014, 00:34, editado 1 vez(es)
_________________
É impossivel agradar Gregos e Troianos
campospinto- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 10/11/2011
Mensagens : 684
Reputação : 44
Idade : 67
Simulador preferido : FSX SE X-Plane
Emprego/lazer : Manutenção de micros/pedaladas
Nacionalidade :
Re: Um novo Tweak para versão 2.3
Obrigado pela dica, João. Vou ver.
Apesar de que aqui não tenho problemas de performance com as nuvens, apenas com o nevoeiro cerrado. Esse sim, baixa bastante os FPS.
Edit: Testei e também me parece que não notei diferença, mas vou testar mais.
Apesar de que aqui não tenho problemas de performance com as nuvens, apenas com o nevoeiro cerrado. Esse sim, baixa bastante os FPS.
Edit: Testei e também me parece que não notei diferença, mas vou testar mais.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Um novo Tweak para versão 2.3
Boas, como se apaga o shaders cache?
Mackenroll- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 19/10/2012
Mensagens : 34
Reputação : 3
Idade : 41
Simulador preferido : Prepar3d
Nacionalidade :
Re: Um novo Tweak para versão 2.3
Mackenroll
Este é o caminho, uso Windows 7.
Clique no iniciar, no menu que vai abrir clique no nome do usuário que vai aparecer na parte superior, para mim, aparece João Alfredo.
A pasta AppData, por padrão não é visível, se ela não aparecer para você, pressione Alt, escolha Ferramentas > Opções da pasta > Modo de Exibição > (role para baixo e marque a opção) Mostrar arquivos,pastas e unidades ocultas > Aplicar > OK
A partir dai você pode seguir o exemplo, lembrando que ai não existe João Alfredo, usei ">" para mostrar a sequencia.
C:\Users\João Alfredo\AppData\Local\Lockheed Martin\Prepar3D v2\Shaders
Pode deletar a pasta Shaders, ela vai ser recriada quando rodar P3D, o primeiro inicio após a eliminação da pasta Shaders será bem mais demorado, aguarde.
Uma outra coisa que notei, quando fazemos a exclusão de Shaders, os primeiros voos podem apresentar um rendimento abaixo do que era, vale lembrar que Shadres esta sempre sendo atualizado, modificado, se você passar a monitora-lo vai notar que tendência é aumentar o numero de arquivos e pastas.
Sucesso !
João Alfredo
Este é o caminho, uso Windows 7.
Clique no iniciar, no menu que vai abrir clique no nome do usuário que vai aparecer na parte superior, para mim, aparece João Alfredo.
A pasta AppData, por padrão não é visível, se ela não aparecer para você, pressione Alt, escolha Ferramentas > Opções da pasta > Modo de Exibição > (role para baixo e marque a opção) Mostrar arquivos,pastas e unidades ocultas > Aplicar > OK
A partir dai você pode seguir o exemplo, lembrando que ai não existe João Alfredo, usei ">" para mostrar a sequencia.
C:\Users\João Alfredo\AppData\Local\Lockheed Martin\Prepar3D v2\Shaders
Pode deletar a pasta Shaders, ela vai ser recriada quando rodar P3D, o primeiro inicio após a eliminação da pasta Shaders será bem mais demorado, aguarde.
Uma outra coisa que notei, quando fazemos a exclusão de Shaders, os primeiros voos podem apresentar um rendimento abaixo do que era, vale lembrar que Shadres esta sempre sendo atualizado, modificado, se você passar a monitora-lo vai notar que tendência é aumentar o numero de arquivos e pastas.
Sucesso !
João Alfredo
_________________
É impossivel agradar Gregos e Troianos
campospinto- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 10/11/2011
Mensagens : 684
Reputação : 44
Idade : 67
Simulador preferido : FSX SE X-Plane
Emprego/lazer : Manutenção de micros/pedaladas
Nacionalidade :
Re: Um novo Tweak para versão 2.3
Obrigado pela dica, João. Também vou testar isso e um outro tweak que tão dizendo que dá mais frames colocar o Cloud Shadow Cast Distance para 80.000 do que valores mais baixos.
Aragão- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 97
Reputação : 10
Idade : 47
Simulador preferido : X-Plane 10
Nacionalidade :
Re: Um novo Tweak para versão 2.3
Aragão escreveu:Obrigado pela dica, João. Também vou testar isso e um outro tweak que tão dizendo que dá mais frames colocar o Cloud Shadow Cast Distance para 80.000 do que valores mais baixos.
Bom dia Aragão
Exato, estou usando, meu sistema relativamente fraco, para mim eu considero que houve ganho, melhorei a qualidade podendo usar sombras de nuvens e mantive o desempenho, mas como você sabe de uma maquina para outra, mesmo em maquinas idênticas as variações podem ser enormes, uma coisinha diferente instalada e a confusão esta pronta.
A historia do "80.0000" surgiu aqui:
http://www.prepar3d.com/forum-5/?mingleforumaction=viewtopic&t=8125
Boa sorte.
João Alfredo
_________________
É impossivel agradar Gregos e Troianos
campospinto- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 10/11/2011
Mensagens : 684
Reputação : 44
Idade : 67
Simulador preferido : FSX SE X-Plane
Emprego/lazer : Manutenção de micros/pedaladas
Nacionalidade :
Re: Um novo Tweak para versão 2.3
Campospinto,
Muito obrigado...
Muito obrigado...
Mackenroll- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 19/10/2012
Mensagens : 34
Reputação : 3
Idade : 41
Simulador preferido : Prepar3d
Nacionalidade :
Re: Um novo Tweak para versão 2.3
ola amigos , eu não achei estas linha la no arquivo #define VOLUMIZE
//#define VOLUMIZE ?
como faz isso ?
//#define VOLUMIZE ?
como faz isso ?
tiagomis- Capitão
-
Inscrito em : 10/10/2012
Mensagens : 108
Reputação : -2
Idade : 43
Nacionalidade :
Re: Um novo Tweak para versão 2.3
Thiago, é CTRL+F, digita volumize e bota // no início da linha.
Renato Vicente- Capitão
-
Inscrito em : 15/07/2011
Mensagens : 229
Reputação : 9
Idade : 34
Simulador preferido : XP11, MSFS2020
Nacionalidade :
Re: Um novo Tweak para versão 2.3
tiagomis escreveu:ola amigos , eu não achei estas linha la no arquivo #define VOLUMIZE
//#define VOLUMIZE ?
como faz isso ?
Esclarecendo:
#define VOLUMIZE é uma linha que esta no arquivo Cloud.fx, o arquivo Cloud.fx esta na pasta ShadersHLSL, na pasta raiz do P3D.
Adicione //, ai ela vai ficar assim //#define VOLUMIZE.
João Alfredo
_________________
É impossivel agradar Gregos e Troianos
campospinto- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 10/11/2011
Mensagens : 684
Reputação : 44
Idade : 67
Simulador preferido : FSX SE X-Plane
Emprego/lazer : Manutenção de micros/pedaladas
Nacionalidade :
Re: Um novo Tweak para versão 2.3
ok. obrigado.
_________________
Placa Mãe Maximus VI Extreme - Processador Core I7 4770K 3.9 GHZ - 32GB Memoria Corsair Dominator Platinium 2400 MHZ - Placa de video 2 GTX 760 4GB - Fonte corsair Series RM 750Wts Plus Gold - 2 SSD 240GB kingston em RAID 0 - HDD 2 TB.
Allandeivid- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 25/08/2014
Mensagens : 64
Reputação : 0
Idade : 41
Simulador preferido : Prepar3d
Emprego/lazer : Autônomo
Nacionalidade :
Re: Um novo Tweak para versão 2.3
A partir de hoje mais uma alteração, a que esta no inicio do tópico, que também consta no link abaixo.
http://www.prepar3d.com/forum-5/?mingleforumaction=viewtopic&t=7984.0
A novidade de hoje é a seguinte:
No arquivo Cloud.fx, na linha de numero 300 aproximadamente,
É assim
GetScreenQuadPositions( quad, width, height );
deve ficar assim
GetScreenQuadPositions( quad, width*0.5, height*0.5 );
João Alfredo
http://www.prepar3d.com/forum-5/?mingleforumaction=viewtopic&t=7984.0
A novidade de hoje é a seguinte:
No arquivo Cloud.fx, na linha de numero 300 aproximadamente,
É assim
GetScreenQuadPositions( quad, width, height );
deve ficar assim
GetScreenQuadPositions( quad, width*0.5, height*0.5 );
João Alfredo
_________________
É impossivel agradar Gregos e Troianos
campospinto- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 10/11/2011
Mensagens : 684
Reputação : 44
Idade : 67
Simulador preferido : FSX SE X-Plane
Emprego/lazer : Manutenção de micros/pedaladas
Nacionalidade :
Re: Um novo Tweak para versão 2.3
campospinto escreveu:A partir de hoje mais uma alteração, a que esta no inicio do tópico, que também consta no link abaixo.
http://www.prepar3d.com/forum-5/?mingleforumaction=viewtopic&t=7984.0
A novidade de hoje é a seguinte:
No arquivo Cloud.fx, na linha de numero 300 aproximadamente,
É assim
GetScreenQuadPositions( quad, width, height );
deve ficar assim
GetScreenQuadPositions( quad, width*0.5, height*0.5 );
João Alfredo
Caramba, após alguns testes aqui parece que essa alteração resolveu o problema das linhas no nevoeiro e nuvens enterradas no chão que eu, o Carvalho e mais uns quantos tínhamos relatado lá. E de caminho ainda melhorou a performance no nevoeiro. Esses eram os meus únicos problemas com o P3D. Excelente.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Um novo Tweak para versão 2.3
Coisa boa Artur, eu vi alguns comentários seus lá, eu preciso mesmo de maquina nova, ou no mínimo um processador de 3.8, na verdade no momento eu nem instalei novamente (deve estar chegando 50ª vez) estou usando mesmo é o 1.4.
Talvez você possa expor melhor, aqui no fórum o problema das linhas no nevoeiro, na verdade eu mexia muito pouco no tempo, e confesso que fico meio perdido nas camadas, o mínimo é o inicio da camada, o máximo é fim, mas tem um valor lá que as vezes fica negativo...
Você acha que houve ganho de desempenho ?
Obrigado.
João Alfredo
Talvez você possa expor melhor, aqui no fórum o problema das linhas no nevoeiro, na verdade eu mexia muito pouco no tempo, e confesso que fico meio perdido nas camadas, o mínimo é o inicio da camada, o máximo é fim, mas tem um valor lá que as vezes fica negativo...
Você acha que houve ganho de desempenho ?
Obrigado.
João Alfredo
_________________
É impossivel agradar Gregos e Troianos
campospinto- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 10/11/2011
Mensagens : 684
Reputação : 44
Idade : 67
Simulador preferido : FSX SE X-Plane
Emprego/lazer : Manutenção de micros/pedaladas
Nacionalidade :
Re: Um novo Tweak para versão 2.3
Sim João, aqui o desempenho está melhor dentro das nuvens ou do nevoeiro.
O problema das linhas dá para entender melhor vendo as screens que foram colocadas lá no fórum da LM. As linhas apareciam onde o nevoeiro ou as nuvens tocavam o terreno ou a água, agora pelo que vi em dois ou três testes que fiz aqui, já não aparecem. E também não vi nuvens a tocar na água ou enterradas no terreno como antes. Mas vou fazer mais uns testes para confirmar que agora está tudo ok.
Um abraço.
O problema das linhas dá para entender melhor vendo as screens que foram colocadas lá no fórum da LM. As linhas apareciam onde o nevoeiro ou as nuvens tocavam o terreno ou a água, agora pelo que vi em dois ou três testes que fiz aqui, já não aparecem. E também não vi nuvens a tocar na água ou enterradas no terreno como antes. Mas vou fazer mais uns testes para confirmar que agora está tudo ok.
Um abraço.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Um novo Tweak para versão 2.3
pessoal somente para questão de confirmação.
//#define VOLUMIZE - após as duas barras devo dar espaço ou é tudo junto ?
//#define VOLUMIZE - após as duas barras devo dar espaço ou é tudo junto ?
_________________
Placa Mãe Maximus VI Extreme - Processador Core I7 4770K 3.9 GHZ - 32GB Memoria Corsair Dominator Platinium 2400 MHZ - Placa de video 2 GTX 760 4GB - Fonte corsair Series RM 750Wts Plus Gold - 2 SSD 240GB kingston em RAID 0 - HDD 2 TB.
Allandeivid- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 25/08/2014
Mensagens : 64
Reputação : 0
Idade : 41
Simulador preferido : Prepar3d
Emprego/lazer : Autônomo
Nacionalidade :
Re: Um novo Tweak para versão 2.3
Allandeivid escreveu:pessoal somente para questão de confirmação.
//#define VOLUMIZE - após as duas barras devo dar espaço ou é tudo junto ?
É tudo junto. Mas com o fix que eles disponibilizaram hoje e que o João falou aí atrás, já não deverá precisar desse tweak. Aqui já tirei as barras do meu para voltar ao original.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Tópicos semelhantes
» Novo dataref para ajuste da nevoa na versão 11.02 RC1
» Novo Tweak FSX
» Novidade: P3D TWEAK ASSISTANT para v2 e v3
» Mais um tweak para o FSX
» O tweak definitivo para FSX?
» Novo Tweak FSX
» Novidade: P3D TWEAK ASSISTANT para v2 e v3
» Mais um tweak para o FSX
» O tweak definitivo para FSX?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos