Duas pistas diferentes, o mesmo curso. Em qual pousar? [ajuda]
5 participantes
Página 1 de 1
Duas pistas diferentes, o mesmo curso. Em qual pousar? [ajuda]
Se eu estiver fazendo o calculo de pista ativa em um aeródromo, por exemplo SBBR(Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek - Brasília), e notem:ele possui duas pistas e os cursos das pistas são iguais; e obtive o vento de proa 75°...a pista ativa seria a 11, correto?
Agora, como saber em qual das duas pousar?
Eu sei que fatores lógicos influenciam nessa decisão, como tamanho da aeronave, distancia até o patio, ILS, visibilidade, teto...emfim!
Quero saber o seguinte: onde buscar essas informações, NOTAM's, ADC's?
O exemplo que eu dei é meio vago, porque em SBBR é meio logico que iremos pousar com um 737 por ILS se o tempo estiver nos mínimos(ou visual, se possóvel) e na pista 11, pq e a mais perto do patio, e se estivermos em uma aeronave pequena(ou grande), e com condições visuais faremos um pouso na 11L, ou na 11, sem auxilio ILS...emfim.
Mas em alguns aeroportos no exterior, o patio fica no meio, entre as pistas, e as mesmas tem comprimentos iguais, e com ILS em todas. Como é o exemplo de ZBAA(Beijing Capital International Airport - China)...o que fazer, onde saber em qual das duas pistas pousar, da Esquerda ou na da Direita...
OBS:.eu uso o Flight Simulator apenas por diversão, nunca voei online, então não estou a par dos procedimentos reais...só os necessário à navegação aérea, mesmo. Mas queria que alguém me esclarecesse essa duvida.
Agora, como saber em qual das duas pousar?
Eu sei que fatores lógicos influenciam nessa decisão, como tamanho da aeronave, distancia até o patio, ILS, visibilidade, teto...emfim!
Quero saber o seguinte: onde buscar essas informações, NOTAM's, ADC's?
O exemplo que eu dei é meio vago, porque em SBBR é meio logico que iremos pousar com um 737 por ILS se o tempo estiver nos mínimos(ou visual, se possóvel) e na pista 11, pq e a mais perto do patio, e se estivermos em uma aeronave pequena(ou grande), e com condições visuais faremos um pouso na 11L, ou na 11, sem auxilio ILS...emfim.
Mas em alguns aeroportos no exterior, o patio fica no meio, entre as pistas, e as mesmas tem comprimentos iguais, e com ILS em todas. Como é o exemplo de ZBAA(Beijing Capital International Airport - China)...o que fazer, onde saber em qual das duas pistas pousar, da Esquerda ou na da Direita...
OBS:.eu uso o Flight Simulator apenas por diversão, nunca voei online, então não estou a par dos procedimentos reais...só os necessário à navegação aérea, mesmo. Mas queria que alguém me esclarecesse essa duvida.
Josias Gomes- Recruta
-
Inscrito em : 01/02/2014
Mensagens : 1
Reputação : 0
Idade : 28
Nacionalidade :
Re: Duas pistas diferentes, o mesmo curso. Em qual pousar? [ajuda]
Na aviação real geralmente esta informação é definida pela Torre de controle. Que decide neste caso identificar uma pista apenas para decolagens e outra para pousos.
Falando em simulação do FSX você pode optar por aquela que achar melhor, não existe regra.
Agora falando em simulação de redes(IVAO/VATSIM), a regra se aproxima muito do real, salvo algumas limitações, é a mesma.
Abs
Falando em simulação do FSX você pode optar por aquela que achar melhor, não existe regra.
Agora falando em simulação de redes(IVAO/VATSIM), a regra se aproxima muito do real, salvo algumas limitações, é a mesma.
Abs
_________________
Ryzen 5 3600 | Asus Prime B450M | RX 5700XT 8G Sapphire Nitro+ | 16Gb Vulkan T-Force DDR4 3000 | WaterCooler ML120L V2 | TV Samsung TU7020 43' 4K | Win10 Pro 64 | Case Redragon Grimlock
Ultra- Brigadeiro
-
Inscrito em : 06/03/2010
Mensagens : 2238
Reputação : 411
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Duas pistas diferentes, o mesmo curso. Em qual pousar? [ajuda]
Josias Gomes escreveu:Se eu estiver fazendo o calculo de pista ativa em um aeródromo, por exemplo SBBR(Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek - Brasília), e notem:ele possui duas pistas e os cursos das pistas são iguais; e obtive o vento de proa 75°...a pista ativa seria a 11, correto?
Agora, como saber em qual das duas pousar?
Eu sei que fatores lógicos influenciam nessa decisão, como tamanho da aeronave, distancia até o patio, ILS, visibilidade, teto...emfim!
Quero saber o seguinte: onde buscar essas informações, NOTAM's, ADC's?
O exemplo que eu dei é meio vago, porque em SBBR é meio logico que iremos pousar com um 737 por ILS se o tempo estiver nos mínimos(ou visual, se possóvel) e na pista 11, pq e a mais perto do patio, e se estivermos em uma aeronave pequena(ou grande), e com condições visuais faremos um pouso na 11L, ou na 11, sem auxilio ILS...emfim.
Mas em alguns aeroportos no exterior, o patio fica no meio, entre as pistas, e as mesmas tem comprimentos iguais, e com ILS em todas. Como é o exemplo de ZBAA(Beijing Capital International Airport - China)...o que fazer, onde saber em qual das duas pistas pousar, da Esquerda ou na da Direita...
OBS:.eu uso o Flight Simulator apenas por diversão, nunca voei online, então não estou a par dos procedimentos reais...só os necessário à navegação aérea, mesmo. Mas queria que alguém me esclarecesse essa duvida.
Que eu saiba isso fica a critério do controlador ( se eu não me engano mas, caso esteja errado me corrijam hehehehe) como você voa off ficará a seu critério dai...
Douglas.Matos- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 17/01/2013
Mensagens : 3102
Reputação : 167
Idade : 29
Simulador preferido : Fsx-SE
Emprego/lazer : Auxiliar Administrativo / Financeiro / Suporte e Manutenção Hardware
Nacionalidade :
Re: Duas pistas diferentes, o mesmo curso. Em qual pousar? [ajuda]
Até onde eu sei, cada AD tem características que irão influenciar nessa decisão, como você mesmo mencionou, e isso acaba sendo adotado no dia a dia do Aeroporto.
Ex: em Brasilia, quando a ativa é a 11, normalmente se utiliza a 11L para decolagens e 11R para pouso (posso estar errado, mas acho que é assim), pois assim, o táxi do Gate para a ativa e o do pós pouso para o Gate será reduzindo gerando economia de combustível e tempo de operação.
Novamente, tem que se vivenciar o dia a dia no AD para saber ao certo, ou do contrário verificar em Notam se existe alguma info sobre pista fechada para pouso/decolagens e etc...
Ex: em Brasilia, quando a ativa é a 11, normalmente se utiliza a 11L para decolagens e 11R para pouso (posso estar errado, mas acho que é assim), pois assim, o táxi do Gate para a ativa e o do pós pouso para o Gate será reduzindo gerando economia de combustível e tempo de operação.
Novamente, tem que se vivenciar o dia a dia no AD para saber ao certo, ou do contrário verificar em Notam se existe alguma info sobre pista fechada para pouso/decolagens e etc...
Última edição por asjsouzajr em Sáb 14 Jun 2014, 07:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção de erro ortográfico)
asjsouzajr- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 22/08/2010
Mensagens : 775
Reputação : 45
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade :
Re: Duas pistas diferentes, o mesmo curso. Em qual pousar? [ajuda]
oi Simuleiros, eu por norma nestes casos uso a maior para decolar e a mais curta para o landing, pela simples razão do factor peso, a quando da partida e de chegada, não sei se ajudei, mas fica a minha ideia
Antonio Ribeiro- Recruta
-
Inscrito em : 22/04/2012
Mensagens : 4
Reputação : -4
Idade : 61
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Reformado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Visualizar mesangens de foruns diferentes ao mesmo tempo
» Qual das duas?
» Ajuda sobre qual pc comprar
» Ajuda: Qual seria uma boa alternativa ao FSTramp?
» Ajuda, qual trafego aéreo ultilizar no FSX
» Qual das duas?
» Ajuda sobre qual pc comprar
» Ajuda: Qual seria uma boa alternativa ao FSTramp?
» Ajuda, qual trafego aéreo ultilizar no FSX
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos