Duas pistas diferentes, o mesmo curso. Em qual pousar? [ajuda]
5 participantes
Página 1 de 1
Duas pistas diferentes, o mesmo curso. Em qual pousar? [ajuda]
Se eu estiver fazendo o calculo de pista ativa em um aeródromo, por exemplo SBBR(Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek - Brasília), e notem:ele possui duas pistas e os cursos das pistas são iguais; e obtive o vento de proa 75°...a pista ativa seria a 11, correto?
Agora, como saber em qual das duas pousar?
Eu sei que fatores lógicos influenciam nessa decisão, como tamanho da aeronave, distancia até o patio, ILS, visibilidade, teto...emfim!
Quero saber o seguinte: onde buscar essas informações, NOTAM's, ADC's?
O exemplo que eu dei é meio vago, porque em SBBR é meio logico que iremos pousar com um 737 por ILS se o tempo estiver nos mínimos(ou visual, se possóvel) e na pista 11, pq e a mais perto do patio, e se estivermos em uma aeronave pequena(ou grande), e com condições visuais faremos um pouso na 11L, ou na 11, sem auxilio ILS...emfim.
Mas em alguns aeroportos no exterior, o patio fica no meio, entre as pistas, e as mesmas tem comprimentos iguais, e com ILS em todas. Como é o exemplo de ZBAA(Beijing Capital International Airport - China)...o que fazer, onde saber em qual das duas pistas pousar, da Esquerda ou na da Direita...
OBS:.eu uso o Flight Simulator apenas por diversão, nunca voei online, então não estou a par dos procedimentos reais...só os necessário à navegação aérea, mesmo. Mas queria que alguém me esclarecesse essa duvida.
Eu sei que fatores lógicos influenciam nessa decisão, como tamanho da aeronave, distancia até o patio, ILS, visibilidade, teto...emfim!
O exemplo que eu dei é meio vago, porque em SBBR é meio logico que iremos pousar com um 737 por ILS se o tempo estiver nos mínimos(ou visual, se possóvel) e na pista 11, pq e a mais perto do patio, e se estivermos em uma aeronave pequena(ou grande), e com condições visuais faremos um pouso na 11L, ou na 11, sem auxilio ILS...emfim.
Mas em alguns aeroportos no exterior, o patio fica no meio, entre as pistas, e as mesmas tem comprimentos iguais, e com ILS em todas. Como é o exemplo de ZBAA(Beijing Capital International Airport - China)...o que fazer, onde saber em qual das duas pistas pousar, da Esquerda ou na da Direita...
OBS:.eu uso o Flight Simulator apenas por diversão, nunca voei online, então não estou a par dos procedimentos reais...só os necessário à navegação aérea, mesmo. Mas queria que alguém me esclarecesse essa duvida.
Josias Gomes- Recruta
-
Inscrito em : 01/02/2014
Reputação : 0
Nacionalidade :
Re: Duas pistas diferentes, o mesmo curso. Em qual pousar? [ajuda]
Na aviação real geralmente esta informação é definida pela Torre de controle. Que decide neste caso identificar uma pista apenas para decolagens e outra para pousos.
Falando em simulação do FSX você pode optar por aquela que achar melhor, não existe regra.
Agora falando em simulação de redes(IVAO/VATSIM), a regra se aproxima muito do real, salvo algumas limitações, é a mesma.
Abs
Falando em simulação do FSX você pode optar por aquela que achar melhor, não existe regra.
Agora falando em simulação de redes(IVAO/VATSIM), a regra se aproxima muito do real, salvo algumas limitações, é a mesma.
Abs
Inscrito em : 06/03/2010
Reputação : 411
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Josias Gomes escreveu:Se eu estiver fazendo o calculo de pista ativa em um aeródromo, por exemplo SBBR(Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek - Brasília), e notem:ele possui duas pistas e os cursos das pistas são iguais; e obtive o vento de proa 75°...a pista ativa seria a 11, correto?
Que eu saiba isso fica a critério do controlador ( se eu não me engano mas, caso esteja errado me corrijam hehehehe) como você voa off ficará a seu critério dai...
Douglas.Matos- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 17/01/2013
Reputação : 167
Simulador preferido : Fsx-SE
Emprego/lazer : Auxiliar Administrativo / Financeiro / Suporte e Manutenção Hardware
Nacionalidade :
Até onde eu sei, cada AD tem características que irão influenciar nessa decisão, como você mesmo mencionou, e isso acaba sendo adotado no dia a dia do Aeroporto.
Ex: em Brasilia, quando a ativa é a 11, normalmente se utiliza a 11L para decolagens e 11R para pouso (posso estar errado, mas acho que é assim), pois assim, o táxi do Gate para a ativa e o do pós pouso para o Gate será reduzindo gerando economia de combustível e tempo de operação.
Novamente, tem que se vivenciar o dia a dia no AD para saber ao certo, ou do contrário verificar em Notam se existe alguma info sobre pista fechada para pouso/decolagens e etc...
Ex: em Brasilia, quando a ativa é a 11, normalmente se utiliza a 11L para decolagens e 11R para pouso (posso estar errado, mas acho que é assim), pois assim, o táxi do Gate para a ativa e o do pós pouso para o Gate será reduzindo gerando economia de combustível e tempo de operação.
Novamente, tem que se vivenciar o dia a dia no AD para saber ao certo, ou do contrário verificar em Notam se existe alguma info sobre pista fechada para pouso/decolagens e etc...
Última edição por asjsouzajr em Sáb 14 Jun 2014, 07:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção de erro ortográfico)
asjsouzajr- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 22/08/2010
Reputação : 45
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade :
oi Simuleiros, eu por norma nestes casos uso a maior para decolar e a mais curta para o landing, pela simples razão do factor peso, a quando da partida e de chegada, não sei se ajudei, mas fica a minha ideia
Antonio Ribeiro- Recruta
-
Inscrito em : 22/04/2012
Reputação : -4
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Reformado
Nacionalidade :