Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa Gse_multipart13851

[Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa

3 participantes

Ir para baixo

[Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa Empty [Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa

Mensagem por Amilckar Ter 03 Ago 2010, 08:03

Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa



[Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa Logo_copa_2014_novo_pqConsultores ouvidos pelo site EXAME dizem que Brasil não fez o dever de casa para a Copa do Mundo de 2014 e há muitos erros no planejamento dos investimentos

A situação dos aeroportos brasileiros é preocupante e já se esgotou o tempo para grandes investimentos voltados à Copa do Mundo de 2014. A opinião é do professor de transporte aéreo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Respício do Espírito Santo. Segundo o especialista, tudo o que for feito de agora em diante será em regime de urgência.

"A copa virou referência porque é uma obrigação, mas o Brasil não tem feito seu dever de casa e a 'professora Copa do Mundo' veio e mostrou que o caderno estava em branco", compara o professor, avisando que, agora, o Brasil deveria estar se concentrando apenas em detalhes.

[Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa Cumbica-saguao-460
Para o especialista, o brasileiro que usa os serviços aeroportuários no dia-a-dia é quem mais sofre. "Desde 1998 discute-se a privatização da Infraero, mostrando que é um caso antigo. Em 2007, o caos aéreo provou que o problema ultrapassou o limite da infraestrutura aeroportuária e atingiu a estrutura aeronáutica", avalia ele.

E a situação ainda pode piorar muito. Segundo o professor Respício, com o aumento da renda e do parcelamento de passagens aéreas, os brasileiros vão viajar cada vez mais de avião. "O sistema não vai aguentar", prevê.

Aeroportos em números

Dados da Infraero (estatal que administra os aeroportos) mostram que, entre 2004 e 2007, o aeroporto de Guarulhos, na grande São Paulo, teve um fluxo de 646,7 mil aviões, entre voos nacionais e internacionais. No aeroporto de Congonhas, na capital paulista, foram 882 mil aeronaves. Os números de passageiros que circularam em Guarulhos e Congonhas ao longo destes anos foram de 63 milhões e 90 milhões, respectivamente.

Porém, segundo estimativas de um estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Avançadas (Ipea), no período considerado, apenas 7% (cerca de 200 milhões de reais) dos recursos que a Infraero investiu em aeroportos foram destinados a Congonhas, o mais movimentado. Guarulhos ficou com 12%, o equivalente a 340 milhões.

Enquanto isso, aeroportos com uma demanda menor receberam investimentos superiores no período. Ao aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, foi destinada a fatia de 15% do total (mais de 400 milhões de reais). De 2004 a 2007, neste aeroporto, circularam 129 mil aeronaves e 12 milhões de pessoas.

Veja a distribuição dos investimentos da Infraero entre 2004 e 2007:

[Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa Investimentos_infraero_2810
Estes dados refletem, na opinião do consultor em transportes Josef Barat, uma incapacidade do sistema aeroportuário brasileiro em planejar os investimentos de forma estratégica. "Falta clareza na definição de qual será a função de cada aeroporto. A partir daí, é possível estabelecer prioridades de investimentos compatíveis com isso. Não adianta investir muito em aeroporto com baixa demanda e criar uma capacidade ociosa depois", afirma.

Fonte: Cacau Araújo e Eduardo Tavares (Exame.com)

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa Empty Re: [Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa

Mensagem por andre_sp Ter 03 Ago 2010, 08:08

Caso alguém tenha visitado Guarulhos no último sábado (fim de férias escolares) viu como "estamos preparados". Só faltou ter gente na rodovia de acesso. [Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa 67293

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12018
Reputação : 1270
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa Empty Re: [Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa

Mensagem por Carvalho Ter 03 Ago 2010, 08:59

Certamente, para variar, o governo "não sabia'' ou então é culpa do governo anterior(hmm, não vai dar [Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa 471285, era o mesmo).
Vai é se repetir o triste espetáculo do Pan Americano aqui no Rio, em que as ''melhorias na estrutura de transportes não passou de faixas pintadas e limitação do tráfego, mas em escala muito maior.

_________________
Si vis pacem, para bellum
[Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa 6aa2fa68
Carvalho
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa Empty Re: [Brasil] Só regime de urgência salvará aeroportos na Copa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos