[Brasil] Gol encosta na TAM em participação de mercado
Página 1 de 1
[Brasil] Gol encosta na TAM em participação de mercado
Gol encosta na TAM em participação de mercado
Empresa retoma o crescimento, enquanto a líder corta a oferta de passagens, o que, para analistas, reflete os problemas financeiros da companhiaMARINA GAZZONI - O Estado de S.Paulo
A Gol elevou em 17% as vendas de passagens para voos nacionais no primeiro mês do ano e encostou na líder TAM em participação de mercado, segundo dados divulgados ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa atingiu uma fatia de 37,25% do mercado doméstico, menos de 1 ponto porcentual do que detém a TAM, responsável por 38,13% do tráfego aéreo nacional. Há um ano, a diferença entre as duas empresas era acima de 8 pontos porcentuais.
A Gol retoma o crescimento após um período de ajustes na malha, iniciado em meados de 2012. A empresa fez um "pente fino" na sua malha, cortando voos deficitários e colocando seus aviões em rotas mais rentáveis, focadas principalmente no passageiro corporativo.
A estratégia foi desenhada para a empresa elevar a rentabilidade e superar as perdas de R$ 2,2 bilhões acumuladas de janeiro de 2012 a setembro de 2013.
Com esse novo foco, a empresa voltou a ampliar a sua oferta. Em janeiro, a companhia colocou à venda 10% mais passagens do que no mesmo mês do ano passado, segundo a Anac. Como as vendas subiram 17% no período, a ocupação do avião aumentou de 73,5% para 78%. O resultado disso foi uma ampliação na participação de mercado de 34% para 37%.
"A Gol volta a crescer depois de ter melhorado sua malha, priorizando voos mais rentáveis", disse o professor de transporte aéreo da USP Jorge Leal Medeiros. O manutenção de uma política de preços um pouco abaixo da concorrência e o foco no cliente corporativo, menos sensível a reajuste de tarifas, justificam o avanço da Gol, afirma o analista do BB Investimentos, Mário Bernardes Junior. "As empresas também querem economizar com despesas com passagens", avalia.
Procurada, a Gol não deu entrevista, por estar em período de silêncio até 26 de março.
TAM. No mesmo período, a líder TAM cortou sua oferta em voos nacionais em 3,46% em janeiro, na comparação com mesmo mês de 2013, o que derrubou a demanda quase na mesma proporção. Com isso, perdeu mercado - sua fatia caiu de 42,57% para 38,13% em um ano.
Os cortes também foram feitos nos voos internacionais -a TAM ofereceu 8,7% menos passagens em janeiro deste ano.
Em comunicado, a empresa ressaltou que "segue em seu processo de melhoria da eficiência operacional, com taxas de ocupação acima da média da indústria e com geração de receitas substancialmente melhor."
Apesar do corte na oferta, a ocupação dos aviões da empresa caiu levemente em janeiro deste ano - de 83,8% para 83,64%-, mas ficou acima da média do mercado, de 80,56%.
"A TAM está cortando a oferta agora porque entrou atrasada nesse movimento. A Gol fez o corte antes", disse Bernardes, do BB Investimentos.
Para Medeiros, da USP, a retração da TAM reflete problemas financeiros da empresa. "Ela acabou de receber um aporte de R$ 3,5 bilhões da Latam para reequilibrar suas contas. O corte na oferta reflete esse cenário financeiro", disse.
Mercado. Os dados da Anac de janeiro apontaram uma alta de 7,6% na demanda por voos nacionais. A Azul e a Avianca começaram o ano com uma fatia de mercado de 24%, contra 22,67% em janeiro de 2013.
Fonte: Estadao
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] GOL (GOL, VARIG e WEBJET) supera a TAM em participação no mercado doméstico
» [Brasil] Azul compra Trip e eleva participação no mercado para 14%.
» [Brasil] RIO + 20 – Conheça a participação da Aeronáutica.
» [Brasil] KC 390 terá participação colombiana
» [Brasil] Brasil deve se tornar 2º maior mercado de jatos executivos em 2 anos
» [Brasil] Azul compra Trip e eleva participação no mercado para 14%.
» [Brasil] RIO + 20 – Conheça a participação da Aeronáutica.
» [Brasil] KC 390 terá participação colombiana
» [Brasil] Brasil deve se tornar 2º maior mercado de jatos executivos em 2 anos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|