Electras cargueiros da Varig
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Electras cargueiros da Varig
Por Fábio Luís Fonseca/AE
Entre 1962 e 1992 a velha VARIG operou 15 turboélices Lockheed L-188 Electra, sendo que apenas dois chegram para a empresa na versão cargueira.
O PP-VLA (cn 1139) e o PP-VLB (cn 1137) foram entregues novos para a Northwest Orient Airlines em 1961 na versão L-188C. Em 1969 foram convertidos pela Lockheed para a versão "PF" (Passenger Freight), onde receberam reforços estruturais para transporte de cargas. Eles chegaram ao Brasil em meados de 1970, onde assumiram as rotas cargueiras da VARIG, que aplicou os títulos "Paletizado" na parte frontal da fuselagem.
Entre 1975 e 1976 a VARIG reconfigurou ambos Electras para o transporte de passageiros, que ficaram com algumas diferenças externas e internas do restante da frota. Eles não tinham a porta dianteira para o embarque de passageiros e a famosa sala (ou "lounge") de sete lugares na parte traseira da fuselagem, onde as pessoas se reuniam para conversar e fumar (sim, fumar!). Com esta diferença interna, eles não possuiam as última três janelas menores sob a empenagem vertical, bem no final da fuselagem. Operacionalmente o "VLA" e "VLB" eram mais pesados que os demais Electras, justamente por ter o piso reforçado para transporte de cargas.
A última operação do PP-VLB nas cores da VARIG foi em 09/DEZ/1991 no voo da ponte-aérea "SC-904" (Cruzeiro 904) de Congonhas/SP (CGH) para o Santos Dumont/RJ (SDU). Após sair de serviço ele foi enviado para as oficinas da VARIG em Porto Alegre/RS, onde passou por longo check antes da entrega ao novo operador. Finalmente em NOV/1993 ele deixou a capital gaúcha nas cores da empresa africana FilAir (9Q-CUU), com destino ao Zaire (atual República Democrática do Congo), onde voou até JUL/1997, quando foi encostado e abandonado no Aeroporto de Kinshasa, capital do país.
O PP-VLA teve destino semelhante, quando foi vendido para a companhia africana FilAir com o prefixo 9Q-CGD, porém em JUL/1994 sofreu um grave (e obscuro) acidente com perda total, quando voava em Angola.
A primeira imagem acima, mostra o PP-VLB transportando cargas para a recém criada Zona Franca em 1973, no Aeroporto de Ponta Pelada (Manaus/AM) - atual Base da Força Aérea Brasileira. Abaixo, uma fotografia de 1976, onde o "Victor-Lima-Bravo" já aparece transportando passageiros no Rio de Janeiro. Ambas são duas preciosidades de autoria do nosso grande amigo Vito Cedrini, ao qual agradecemos!
Todos os 15 L-188 Electra que voaram para a Pioneira, não estão mais operando. Treze foram vendidos, o PP-VJM foi preservado no Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro e o PP-VJP foi o único acidentado com as cores da VARIG.
Abaixo a lista completa dos Electras da VARIG:
PP-VLA L-188C (cn 1139): destino FilAir (9Q-CGD) - acidentado
PP-VLB L-188C (cn 1137): destino FilAir (9Q-CUU) - fora de uso
PP-VLC L-188A (cn 1093): destino Blue AL (9Q-CDL) - fora de uso
PP-VJL L-188A (cn 1024): destino Blue AL (9Q-CDK) - fora de uso
PP-VJM L-188A (cn 1025): destino MUSAL (PP-VJM) - preservado
PP-VJN L-188A (cn 1037): destino Blue AL (9Q-CDI) - acidentado
PP-VJO L-188A (cn 1041): destino FilAir (9Q-CXU) - fora de uso
PP-VJP L-188A (cn 1049): acidentado POA OUT/1962
PP-VJU L-188A (cn 1119): destino Blue AL (9Q-CDG) - acidentado
PP-VJV L-188A (cn 1126): destino Trans Svc Airlift (9Q-CCV) - acidentado
PP-VJW L-188A (cn 1124): destino Air Spray (C-GZYH) - fora de uso
PP-VLX L-188A (cn 1063): destino Air Spray (C-FQYB) - acidentado
PP-VLY L-188A (cn 1073): destino Air Transp. Office - fora de uso
PP-VNJ L-188A (cn 1050): destino Amerer Air (EL-WWS) - desmontado
PP-VNK L-188A (cn 1040): destino Air Spray (C-GFQA) - acidentado
Fonte: AeroEntusiasta
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Re: Electras cargueiros da Varig
Maravilha de matéria, parabéns.
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Re: Electras cargueiros da Varig
Muito boa matéria, Jonathan.
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