Porta de acesso ao hardware do PC
+14
Ricardo Gonçalves
Cmte_Eduardo
Barba
fgarcia
Raphael
Paulo Cesar Alievi
Allan Prim
Ecosta
PT-JAC
PTCAN
DimiHycks
Luiz Fernando schmidt
CelsoCruise
Edenio Rodrigues
18 participantes
Página 1 de 5
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Olá!
Tudo bem?
Eu usei a MJOY 8.
Tudo bem?
Eu usei a MJOY 8.
PT-JAC- Aspirante
-
Inscrito em : 04/01/2014
Mensagens : 9
Reputação : 1
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Construção de Cockpits
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
PT-JAC escreveu:Agradeço muito a tua boa vontade!!
Eu trabalho com construção de simuladores profissionais e nunca havia usado esse tipo de placa PNP.
Em todos os projetos que construí sempre usei I/O cards da OpenCockpits e programação no SIOC e nunca tive problemas, porém alguns amigos pediram que eu fizesse PNP, pois eles não saberiam como fazer o setup.
Tentei usar a placa da BR Cockpits, porém ela era muito instável, as leituras ficam oscilando muito apesar de usar cabos coaxiais "blindados" e seguir as recomendações deles.
Ouvi falar dessa da STAR GATE da USB INTERFACE.
Ela é muito mais estável, mas mesmo assim não houve forma de ajustar o "axis" do SPEED BREAK de forma que ele funcionasse corretamente.
Usei todos os recursos do FSUIPC, tanto da aba AXIS ASSIGMENTS, quanto da JOYSTICK CALIBRATION....troquei a relação das engrenagens...fiz de tudo e não deu.
Achamos que a deficiência é do proprio FS.
Ainda não tínhamos nos preocupamos com esse detalhe, porque para um simulador caseiro, a solução dos micro-switches acaba sendo satisfatória.
Mas no seu caso, como trata-se de simulador profissional, concordamos que é muito importante esse detalhe.
Acreditamos que uma alteração no firmware da Stargate NG, dedicando um eixo exclusivo para o speed breake, seja possível resolver esse problema.
Beneficiando assim, a todos nós
Entretanto somente após o retorno do Pablo da Suécia em dezembro, poderemos alterar a programação interna da placa Stargate NG.
Caso consigamos, a atualização das placas poderão ser ser via Internet. , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
PT-JAC escreveu:Olá!
Tudo bem?
Eu usei a MJOY 8.
As Mjoy8 e Mjoy16 (e outras também) possuem este problema de ruídos nos potenciometros (JITTER). Uma das soluções é a utilização dos cabos blindados com a malha aterrando apenas uma das pontas (o sinal de negativo) do cabo do potenciômetro. Outra solução é a utilização de um capacitor de poliéster (função de filtro) fechando contato entre o pino de ground e o pino de sinal.
Lembre-se que os eixos da Mjoy 8 que não estão sendo utilizados devem ficar jampeados entre o ground e o sinal.
Dê preferência pela utilização de potenciômetros de valor baixo (10K) que são menos suscetíveis de interferência de ruídos e principalmente: Não adianta montar uma estrutura de alto valor agregado com placas "ubber" conectadas em potenciômetros chineses que custam US$ 0,01 no custo de produção. O antigo HOTAS COUGAR da THRUSTMASTER e o LOGITECH G940 não levaram em conta tal situação em utilizarem pots de baixo nível e o resultado... foi o que foi.
Outra solução será utilizar os firmware modificados desta página:
https://code.google.com/p/mmjoy/
Os novos firmware trazem o recurso de desligar os eixos não utilizados e configurar filtros para a diminuir os efeitos dos ruídos no potenciômetro.
[]'s
Ecosta
Ecosta- Capitão
-
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 57
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Olá Ecosta, obrigado amigo pela colaboração, enriquecendo assim o nosso tópico.Ecosta escreveu:PT-JAC escreveu:Olá!
Tudo bem?
Eu usei a MJOY 8.
As Mjoy8 e Mjoy16 (e outras também) possuem este problema de ruídos nos potenciometros (JITTER). Uma das soluções é a utilização dos cabos blindados com a malha aterrando apenas uma das pontas (o sinal de negativo) do cabo do potenciômetro. Outra solução é a utilização de um capacitor de poliéster (função de filtro) fechando contato entre o pino de ground e o pino de sinal.
Lembre-se que os eixos da Mjoy 8 que não estão sendo utilizados devem ficar jampeados entre o ground e o sinal.
Outra solução será utilizar os firmware modificados desta página:
https://code.google.com/p/mmjoy/
Os novos firmware trazem o recurso de desligar os eixos não utilizados e configurar filtros para a diminuir os efeitos dos ruídos no potenciômetro.
[]'s
Ecosta
Aceite um pontinho , abraços
Olá Cmtes;
Dando continuidade, iremos descrever os principais sensores, a serem aplicado nas entradas digitais (chaves) e nas entradas analógicas (potenciômetros) da nossa placa Stargate NG.
Existem divesos tipos de chaves; Os botões, geralmente de contato momentaneo. Os interruptores com posições estaveis (ligado/desligado), as chaves rotativa.
Os rotary encoders são um tipo especial de chaves rotativa, podemos chama-los de chaves "inteligentes" porque indicam se estão sendo girados no sentido horário ou sentido anti-horario. incrementando ou decrementando.
Todos eles estão na categoria das digitais.
As entradas analogicas ou eixos, admitem varios niveis de posições entre o zero e o máximo.
Os principais sensores são os potenciômetros rotativos ou deslizantes, foto resistivos, magnetico resistivos (hall) cuja aparencia é semelhante a de um transistor Oportunamente mostraremos seu uso substituindo os potenciometros com algumas vantagens.
As aplicaçãoes desses sensores depedem daquilo que desejamos interagir, respeitando as diretrises do programa.
No FS por exemplo, quando vamos mapear/atribuir função, temos a janela das chaves/botões com sua limitação.
E a janela dos eixos, tambem com suas limitações.
Ou seja não podemos mapear chaves na janela dos eixos. Nem mapear potenciometros na janela dos botões.
Qualquer duvida, queiram dizer.
E vamos adiante , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Inventor escreveu:[
Ou seja não podemos mapear chaves na janela dos eixos. Nem mapear potenciometros na janela dos botões.
Qualquer duvida, queiram dizer.
E vamos adiante , abraços
De fato, no FS não se pode mapear botões nos eixos, mas com o FSUIPC é possível sim. O User guide do FSUIPC tras uma observação sobre as configurações para spoliers e um exemplo de configuração para flaps sendo manejado num eixo.
[]'s
Edson
Ecosta- Capitão
-
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 57
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Obrigado amigo por mais uma preciosa colaboração , abraçosEcosta escreveu:Inventor escreveu:[
Ou seja não podemos mapear chaves na janela dos eixos. Nem mapear potenciometros na janela dos botões.
Qualquer duvida, queiram dizer.
E vamos adiante , abraços
De fato, no FS não se pode mapear botões nos eixos, mas com o FSUIPC é possível sim. O User guide do FSUIPC tras uma observação sobre as configurações para spoliers e um exemplo de configuração para flaps sendo manejado num eixo.
[]'s
Edson
Olá Cmtes, como o nosso principal objetivo é orientar os primeiros passos, estamos evitando falar em plug-in e no FSUIPC. Porque elas são ferramentas mais elaboradas, ao alcance dos construtores mais experientes.
Não deixem de ler as dicas quanto a soldagem de componentes no tópico:
https://www.voovirtual.com/t26114-mini-tutorial-de-solda#195552
E vamos em frente , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Olá Cmtes,
Para uma melhor compreensão, queiram também rever esse tópico:
https://www.voovirtual.com/t19571-teste-de-componentes-na-placa-stargate-12?highlight=teste+de+potenciometros
Nessa foto podemos ver que estamos pilotando com 6 potenciômetros; sendo 1 rotativo e 5 deslizantes de 10Kohms lineares.
Mapeados atravéz da placa controladora Stargate 12. Antecessora da atual Stargate NG.
Com a nossa controladora em mãos, sejam livres para idealizar e construir os vossos cockpits.
Por hoje é só amigos. Continuamos abertos as consultas, esclarecimentos e/ou sugestões. , abraços
Para uma melhor compreensão, queiram também rever esse tópico:
https://www.voovirtual.com/t19571-teste-de-componentes-na-placa-stargate-12?highlight=teste+de+potenciometros
Nessa foto podemos ver que estamos pilotando com 6 potenciômetros; sendo 1 rotativo e 5 deslizantes de 10Kohms lineares.
Mapeados atravéz da placa controladora Stargate 12. Antecessora da atual Stargate NG.
Com a nossa controladora em mãos, sejam livres para idealizar e construir os vossos cockpits.
Por hoje é só amigos. Continuamos abertos as consultas, esclarecimentos e/ou sugestões. , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Olá Edenio!
Muito bom seu tutorial, como todo o resto que você compartilha conosco.
Na realidade o meu problema não está mais na leitura dos pots, mas na forma como o FSUIPC e FSX interpretam eles. Usei todos os recursos disponíveis do FSUIPC e o SPEED BREAK e não funcionou nas 4 posições.
Quando se usa a programação no SIOC para as I/O cards da OpenCockpits é possível definir que valores se quer usar.
Então é possível "setar" diretamente nas offsets do FSX o status.
Imaginei que usando switches fosse resolver, mas mesmo assim o FSX não aceita o "imputs".
Obviamente, eu testei se as chaves eram reconhecidas no FSUIPC e atribui a função correta antes.
Realmente é muito frustante.
Muito bom seu tutorial, como todo o resto que você compartilha conosco.
Na realidade o meu problema não está mais na leitura dos pots, mas na forma como o FSUIPC e FSX interpretam eles. Usei todos os recursos disponíveis do FSUIPC e o SPEED BREAK e não funcionou nas 4 posições.
Quando se usa a programação no SIOC para as I/O cards da OpenCockpits é possível definir que valores se quer usar.
Então é possível "setar" diretamente nas offsets do FSX o status.
Imaginei que usando switches fosse resolver, mas mesmo assim o FSX não aceita o "imputs".
Obviamente, eu testei se as chaves eram reconhecidas no FSUIPC e atribui a função correta antes.
Realmente é muito frustante.
PT-JAC- Aspirante
-
Inscrito em : 04/01/2014
Mensagens : 9
Reputação : 1
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Construção de Cockpits
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
PT-JAC escreveu:Olá Edenio!
Muito bom seu tutorial, como todo o resto que você compartilha conosco.
Na realidade o meu problema não está mais na leitura dos pots, mas na forma como o FSUIPC e FSX interpretam eles. Usei todos os recursos disponíveis do FSUIPC e o SPEED BREAK e não funcionou nas 4 posições.
Quando se usa a programação no SIOC para as I/O cards da OpenCockpits é possível definir que valores se quer usar.
Então é possível "setar" diretamente nas offsets do FSX o status.
Imaginei que usando switches fosse resolver, mas mesmo assim o FSX não aceita o "imputs".
Obviamente, eu testei se as chaves eram reconhecidas no FSUIPC e atribui a função correta antes.
Realmente é muito frustante.
Muito obrigado amigo
Essa questão sobre Speed break ou Spoiler, despertaram a nossa curiosidade e fizemos uma pequena pesquisa.
Lemos que apertando Shift + "/" arma o Spoiler para a função de Speed break quando o trem principal toca na pista.
Achamos que esse assunto é muito importante e merece uma analise mais detalhada.
Se for possível, desejamos que o amigo nos explique como deve funcionar, cada uma das 4 posições relativas ao Speed Break.
Obrigado, , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Desde que eu frequento essa seção no site vejo o quão poderosa é essa plaquinha e quantos projetos magníficos foram elaborados a partir dela, parabéns Edênio!
_________________
Intel Core i5 4570 3.6Ghz | GA-B85M-D3H| G.Skill 8GB 1600mhz | Seagate Barracuda 500GB | Samsung EVO 850 120GB | Corsair CX430M | GTX960 | TA550 27" LED | Logitech Extreme 3D Pro
Allan Prim- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 11/12/2012
Mensagens : 533
Reputação : 22
Idade : 27
Simulador preferido : P3D/X-Plane 11
Emprego/lazer : Engenharia
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Inventor escreveu:PT-JAC escreveu:Olá Edenio!
Muito bom seu tutorial, como todo o resto que você compartilha conosco.
Na realidade o meu problema não está mais na leitura dos pots, mas na forma como o FSUIPC e FSX interpretam eles. Usei todos os recursos disponíveis do FSUIPC e o SPEED BREAK e não funcionou nas 4 posições.
Quando se usa a programação no SIOC para as I/O cards da OpenCockpits é possível definir que valores se quer usar.
Então é possível "setar" diretamente nas offsets do FSX o status.
Imaginei que usando switches fosse resolver, mas mesmo assim o FSX não aceita o "imputs".
Obviamente, eu testei se as chaves eram reconhecidas no FSUIPC e atribui a função correta antes.
Realmente é muito frustante.
Muito obrigado amigo
Essa questão sobre Speed break ou Spoiler, despertaram a nossa curiosidade e fizemos uma pequena pesquisa.
Lemos que apertando Shift + "/" arma o Spoiler para a função de Speed break quando o trem principal toca na pista.
Achamos que esse assunto é muito importante e merece uma analise mais detalhada.
Se for possível, desejamos que o amigo nos explique como deve funcionar, cada uma das 4 posições relativas ao Speed Break.
Obrigado, , abraços
Prezados,
Conforme solicitado, busco aqui esclarecer a questão.
Basicamente o SPEED BREAK e SPOILER são a mesma coisa, vejamos:
A alavanca do SPEED BREAK (SB), que se situa à esquerda da manete de potência do motor 1 tem a função de ajudar a frear a aeronave, tanto na fase de voo quanto em na fase de pouso através de ajuste em determinadas posições em sua escala no throttle.
Em cada posição do SB, uma estrutura da asa conhecida como SPOILER, assume uma determinada posição/ ângulo criando mais ou criando menos arrasto na aeronave ajudando-a a diminuir a velocidade.
As posições do SB são:
DOWN: nessa posição o spoiler encontra-se totalmente recolhido, não afetando a velocidade.
ARMED: nessa posição ele fica armado para fase de pouso, pois quando a aeronave toca o solo e o sensor no trem de pouso detecta que a roda atingiu 80 knots, os spoilers abrem, ficando em sua máxima abertura, ajudando na frenagem da aeronave.
FLIGHT DETENT: a partir desta posição até a posição "UP", na fase de voo, se pode ajustar o ângulo de abertura do SPOILER, para ajudar a aeronave a perder/drenar velocidade se necessário.
UP: o SPOILER encontra-se totalmente aberto.
Espero ter esclarecido, mas se ainda restarem dúvidas, fico à disposição.
Att.
PT-JAC- Aspirante
-
Inscrito em : 04/01/2014
Mensagens : 9
Reputação : 1
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Construção de Cockpits
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Muito obrigado Allan , abraços
Mas abusando um pouco da sua paciência, gostaríamos que o amigo confirma-se:
Se as posições da manete do Spoiler obedecem a essa sequencia:
DOWN - Totalmente para cima
ARMED - No meio do percurso.
FLIGHT DETENT - Abaixo do "armed", Com posições variáveis, controlando assim, diversas inclinações do Spoiler.
UP - Totalmente para baixo.
Obrigado, aceite um pontinho , abraços
Caro amigo, muito obrigado pelas preciosíssimas explicações.PT-JAC escreveu:
Prezados,
Conforme solicitado, busco aqui esclarecer a questão.
Basicamente o SPEED BREAK e SPOILER são a mesma coisa, vejamos:
A alavanca do SPEED BREAK (SB), que se situa à esquerda da manete de potência do motor 1 tem a função de ajudar a frear a aeronave, tanto na fase de voo quanto em na fase de pouso através de ajuste em determinadas posições em sua escala no throttle.
Em cada posição do SB, uma estrutura da asa conhecida como SPOILER, assume uma determinada posição/ ângulo criando mais ou criando menos arrasto na aeronave ajudando-a a diminuir a velocidade.
As posições do SB são:
DOWN: nessa posição o spoiler encontra-se totalmente recolhido, não afetando a velocidade.
ARMED: nessa posição ele fica armado para fase de pouso, pois quando a aeronave toca o solo e o sensor no trem de pouso detecta que a roda atingiu 80 knots, os spoilers abrem, ficando em sua máxima abertura, ajudando na frenagem da aeronave.
FLIGHT DETENT: a partir desta posição até a posição "UP", na fase de voo, se pode ajustar o ângulo de abertura do SPOILER, para ajudar a aeronave a perder/drenar velocidade se necessário.
UP: o SPOILER encontra-se totalmente aberto.
Espero ter esclarecido, mas se ainda restarem dúvidas, fico à disposição.
Att.
Mas abusando um pouco da sua paciência, gostaríamos que o amigo confirma-se:
Se as posições da manete do Spoiler obedecem a essa sequencia:
DOWN - Totalmente para cima
ARMED - No meio do percurso.
FLIGHT DETENT - Abaixo do "armed", Com posições variáveis, controlando assim, diversas inclinações do Spoiler.
UP - Totalmente para baixo.
Obrigado, aceite um pontinho , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Inventor escreveu:Muito obrigado Allan , abraçosCaro amigo, muito obrigado pelas preciosíssimas explicações.PT-JAC escreveu:
Prezados,
Conforme solicitado, busco aqui esclarecer a questão.
Basicamente o SPEED BREAK e SPOILER são a mesma coisa, vejamos:
A alavanca do SPEED BREAK (SB), que se situa à esquerda da manete de potência do motor 1 tem a função de ajudar a frear a aeronave, tanto na fase de voo quanto em na fase de pouso através de ajuste em determinadas posições em sua escala no throttle.
Em cada posição do SB, uma estrutura da asa conhecida como SPOILER, assume uma determinada posição/ ângulo criando mais ou criando menos arrasto na aeronave ajudando-a a diminuir a velocidade.
As posições do SB são:
DOWN: nessa posição o spoiler encontra-se totalmente recolhido, não afetando a velocidade.
ARMED: nessa posição ele fica armado para fase de pouso, pois quando a aeronave toca o solo e o sensor no trem de pouso detecta que a roda atingiu 80 knots, os spoilers abrem, ficando em sua máxima abertura, ajudando na frenagem da aeronave.
FLIGHT DETENT: a partir desta posição até a posição "UP", na fase de voo, se pode ajustar o ângulo de abertura do SPOILER, para ajudar a aeronave a perder/drenar velocidade se necessário.
UP: o SPOILER encontra-se totalmente aberto.
Espero ter esclarecido, mas se ainda restarem dúvidas, fico à disposição.
Att.
Mas abusando um pouco da sua paciência, gostaríamos que o amigo confirma-se:
Se as posições da manete do Spoiler obedecem a essa sequencia:
DOWN - Totalmente para cima
ARMED - No meio do percurso.
FLIGHT DETENT - Abaixo do "armed", Com posições variáveis, controlando assim, diversas inclinações do Spoiler.
UP - Totalmente para baixo.
Obrigado, aceite um pontinho , abraços
Desculpe a demora para responder, pois estou com um familiar no hospital e passei o dia por lá.
Em suma é isso mesmo, você entendeu corretamente a função do SB.
PT-JAC- Aspirante
-
Inscrito em : 04/01/2014
Mensagens : 9
Reputação : 1
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Construção de Cockpits
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
PT-JAC escreveu:Inventor escreveu:
Caro amigo, muito obrigado pelas preciosíssimas explicações.
Mas abusando um pouco da sua paciência, gostaríamos que o amigo confirma-se:
Se as posições da manete do Spoiler obedecem a essa sequencia:
DOWN - Totalmente para cima
ARMED - No meio do percurso.
FLIGHT DETENT - Abaixo do "armed", Com posições variáveis, controlando assim, diversas inclinações do Spoiler.
UP - Totalmente para baixo.
Obrigado, aceite um pontinho , abraços
Desculpe a demora para responder, pois estou com um familiar no hospital e passei o dia por lá.
Em suma é isso mesmo, você entendeu corretamente a função do SB.
Mais uma vez, muito obrigado amigo
Desejamos que Deus providencie uma rápida recuperação do seu familiar , abraços
Olá Cmtes, estamos compartilhando a primeira experiência do nosso neto Luan, matriculado no curso da Ciência da Computação da Univ. Fed. de Alagoas.
Apresentamos a ele os componentes, e explicamos o funcionamento de cada um.
A seguir propomos um desafio: Simular o recolher e baixar do trem de pouso.
Inicialmente propomos utilizar os dois polos da chave de 3 posições:
Um polo para gerar os pulsos de acionamento do trem de pouso. E outro polo para fazer acender/apagar os Leds verde (baixado) e o Led vermelho (recolhido).
Procedimento bem comum aos construtores de cockpit.
Vejam o 1º video :
Nessa experiência podemos ver o acionamento de uma chave de 2 polos e 3 posições. Enviando os pulsos para o FS atravéz da controladora Stargate NG
e o acendimento dos Leds verde e vermelho.
Apesar dessa modesta experiência bem sucedida, a alegria do Luan e também do Vovô, ao ver um trabalho realizado com sucesso é indescritível.
Esse menino vai longe. O titio Pablo deve está muito orgulhoso.
Segunda experiência:
Agora utilizando apenas 1 polo da chave para gerar os pulsos e o acendimento dos leds vermelho e verde.
2º video:
Consideramos essa 2ª experiência inédita. Só é possível, graças a adição dos diodos.
Criando uma lógica que impede os dois Leds acenderem simultaneamente.
Achamos a ideia genial, para quem está só começando.
Em cada posição da chave é gerado um pulso para armar ou recolher o trem de pouso.
O mapeamento foi direto no FS. Função equivalente a tecla G.
Caso não se deseje que os Leds permaneçam acesos, basta colocar a chave no ponto central.
E não esquecer quando for iniciar o FS, verificar se a chave está na posição "trem armado e travado".
E vamos adiante, , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Olá Cmtes,
Estamos aproveitando a folguinha do Carnaval para pesquisar no Google, mais detalhes sobre o funcionamento do Speed break.
Descobrimos que também na simulação, a ação do Spoiler depende da condição da aeronave estar voando ou pousada.
Decidimos então refazer os testes de funcionamento com potenciômetro.
Vejam o vídeo:
Verificamos que com a aeronave voando, o potenciômetro controla vários ângulos de abertura do Spoiler (FLIGHT DETENT).
A aeronave pousada, vai direto do DOWN ao UP. Nos faltava conhecer esse detalhe.
Concluindo, podemos sim usar o potenciômetro para captar todo o curso da manete do Speed Break.
Só não conseguimos fazer funcionar a posição ARMED, que abre o Spoiler (UP) quando o trem toca na pista e a velocidade fica abaixo de 80 Kt
Assistimos um video mostrando que quando aciona o reversos, a manete do Speed break também é acionada. Será ?
Verificamos também que na simulação o Spoiler na posição UP, volta para a posição DOWN, se for acionada a manete do Throttle.
Esses conhecimentos irão nos ajudar muito, quanto formos motorizar a manete do Speed break.
Desejamos a todos um bom descanso, muita paz e alegria, nesse período carnavalesco , abraços
Estamos aproveitando a folguinha do Carnaval para pesquisar no Google, mais detalhes sobre o funcionamento do Speed break.
Descobrimos que também na simulação, a ação do Spoiler depende da condição da aeronave estar voando ou pousada.
Decidimos então refazer os testes de funcionamento com potenciômetro.
Vejam o vídeo:
Verificamos que com a aeronave voando, o potenciômetro controla vários ângulos de abertura do Spoiler (FLIGHT DETENT).
A aeronave pousada, vai direto do DOWN ao UP. Nos faltava conhecer esse detalhe.
Concluindo, podemos sim usar o potenciômetro para captar todo o curso da manete do Speed Break.
Só não conseguimos fazer funcionar a posição ARMED, que abre o Spoiler (UP) quando o trem toca na pista e a velocidade fica abaixo de 80 Kt
Assistimos um video mostrando que quando aciona o reversos, a manete do Speed break também é acionada. Será ?
Verificamos também que na simulação o Spoiler na posição UP, volta para a posição DOWN, se for acionada a manete do Throttle.
Esses conhecimentos irão nos ajudar muito, quanto formos motorizar a manete do Speed break.
Desejamos a todos um bom descanso, muita paz e alegria, nesse período carnavalesco , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Prezado Sr Inventor, observei o teste dos leds do trem de pouso mas pergunto se foi apenas uma experiência com esse tipo de chave ou um comportamento desejado? Nesse tipo de avião, ao acionar a chave para baixar o trem uma luz âmbar acende indicando trem em trânsito (bomba elétrica/hidráulica ligada). Acontecendo o travamento de cada perna individualmente acendem-se as luzes verdes respectivas, e com isso a bomba desliga apagando a luz âmbar. Ao acionar a chave para subir o trem as luzes verdes se apagam e acende-se a luz âmbar indicando "em trânsito". Uma vez que o trem esteja em cima a bomba desliga e a luz âmbar se apaga. Abs.
Paulo Cesar Alievi- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 12/02/2012
Mensagens : 45
Reputação : 8
Idade : 62
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Reserva/Voo
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Olá amigo, muito obrigadoPaulo Cesar Alievi escreveu:Prezado Sr Inventor, observei o teste dos leds do trem de pouso mas pergunto se foi apenas uma experiência com esse tipo de chave ou um comportamento desejado? Nesse tipo de avião, ao acionar a chave para baixar o trem uma luz âmbar acende indicando trem em trânsito (bomba elétrica/hidráulica ligada). Acontecendo o travamento de cada perna individualmente acendem-se as luzes verdes respectivas, e com isso a bomba desliga apagando a luz âmbar. Ao acionar a chave para subir o trem as luzes verdes se apagam e acende-se a luz âmbar indicando "em trânsito". Uma vez que o trem esteja em cima a bomba desliga e a luz âmbar se apaga. Abs.
Mais uma vez você vem em nosso auxilio, explicando com detalhes o funcionamento real.
Na demonstração que fizemos não levamos em conta os detalhes técnico, até porque os desconhecíamos
Entretanto, achamos que podemos usar em nossos cockpit genéricos, dispensando a tecla G
Temos na placa Stargate SWG, o controle de 3 Leds verdes e 3 Leds vermelho, que acendem e apagam automaticamente, de acordo com os movimentos dos trens de pouso. Também de uso genérico, mais condizente com o Boeing 737. , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Inventor,o cabo flat usado na ligação das chaves é de quantas vias?
_________________
Processador:Core I3 3220 3.3Ghz With Intel HD Graphics 2500
Memoria Ram:Markvision 1333Mhz 4GB ddr3
HD:1TB Seagate Barracuda
Placa Mae:Asus P8H61
Fonte: 500W Real PCTOP
Placa de Video:GeForce 210GT 1gb 64bits ddr3
Gabinete 4 baias wisecase
IBM 17'' ''CRT''
Raphael- Capitão
-
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 203
Reputação : 16
Idade : 25
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Raphael escreveu:Inventor,o cabo flat usado na ligação das chaves é de quantas vias?
Olá Raphael, o cabo flat que usamos, tem 16 fios. Cada 2 fios correspondem a uma chave.
Então em cada cabo flat pode-se ligar 8 chaves.
Nós enviamos junto com a placa Stargate NG, 3 cabos flat, podendo-se ligar até 24 chaves.
Se ainda houver duvida, queira dizer , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Inventor escreveu:Raphael escreveu:Inventor,o cabo flat usado na ligação das chaves é de quantas vias?
Olá Raphael, o cabo flat que usamos, tem 16 fios. Cada 2 fios correspondem a uma chave.
Então em cada cabo flat pode-se ligar 8 chaves.
Nós enviamos junto com a placa Stargate NG, 3 cabos flat, podendo-se ligar até 24 chaves.
Se ainda houver duvida, queira dizer , abraços
Excelente,ja que já vem os cabos,não resta mais dúvidas,a duvida seria se eu tivesse que comprar os cabos!
Valeu Inventor!
_________________
Processador:Core I3 3220 3.3Ghz With Intel HD Graphics 2500
Memoria Ram:Markvision 1333Mhz 4GB ddr3
HD:1TB Seagate Barracuda
Placa Mae:Asus P8H61
Fonte: 500W Real PCTOP
Placa de Video:GeForce 210GT 1gb 64bits ddr3
Gabinete 4 baias wisecase
IBM 17'' ''CRT''
Raphael- Capitão
-
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 203
Reputação : 16
Idade : 25
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Sr Inventor bom dia. Como não estou acostumado com as placas Stargate, então o modelo SWG suporta essa função das luzes do trem automaticamente? Abs.
Paulo Cesar Alievi- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 12/02/2012
Mensagens : 45
Reputação : 8
Idade : 62
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Reserva/Voo
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Paulo Cesar Alievi escreveu:Sr Inventor bom dia. Como não estou acostumado com as placas Stargate, então o modelo SWG suporta essa função das luzes do trem automaticamente? Abs.
Olá Paulo, boa tarde amigo
Sim, veja o vídeo:
Como podem ver as luzes vermelhas acendem na transição e depois apagam automaticamente.
A nossa placa Stargate NG, pode ser programada para executar diversas funções especificas. E pode agregar valores tornando-se um produto.
Podemos fornecer apenas a placa programada, sem o painel. Ficando a distribuição das chaves ao gosto do construtor.
Qualquer duvida, é só dizer , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Muito bom mesmo Sr Inventor, agradeço a gentileza de me esclarecer sobre o funcionamento da placa Stargate. E como o Sr costuma finalizar: "vamos que vamos".
Abraços
Abraços
Paulo Cesar Alievi- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 12/02/2012
Mensagens : 45
Reputação : 8
Idade : 62
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Reserva/Voo
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Olá Cmtes,
A construção de um cockpit caseiro, por mais simples que seja, será sempre motivo de grande satisfação.
A possibilidade de manusear os mais diversos materiais, reunir de forma planejada, entender o principio de funcionamento de cada modulo e finalmente fazer o conjunto funcionar, não tem preço.
Existem muitos detalhes e desafios a serem vencidos.
Se fôssemos desenvolver individualmente cada item do projeto, dificilmente chegaríamos a uma conclusão.
Esse é o principal motivo de belos projetos permanecerem inacabados.
Como construtores, sabemos das dificuldades que os principiantes encontram.
E para ajudar a superar, desenvolvemos placas, kits, disponibilizamos e compartilhamos experiências.
Anexamos a nossa placa controladora Stargate NG, um conjunto de cabos Flats com tomadas, conectores e alojamentos de 3 vias para acoplar os potenciômetros.
Sabemos o quanto é difícil adquirir esses componente nas pequenas e medias cidades brasileiras.
Mas, vamos em frente amigos.
E contem sempre conosco , abraços
A construção de um cockpit caseiro, por mais simples que seja, será sempre motivo de grande satisfação.
A possibilidade de manusear os mais diversos materiais, reunir de forma planejada, entender o principio de funcionamento de cada modulo e finalmente fazer o conjunto funcionar, não tem preço.
Existem muitos detalhes e desafios a serem vencidos.
Se fôssemos desenvolver individualmente cada item do projeto, dificilmente chegaríamos a uma conclusão.
Esse é o principal motivo de belos projetos permanecerem inacabados.
Como construtores, sabemos das dificuldades que os principiantes encontram.
E para ajudar a superar, desenvolvemos placas, kits, disponibilizamos e compartilhamos experiências.
Anexamos a nossa placa controladora Stargate NG, um conjunto de cabos Flats com tomadas, conectores e alojamentos de 3 vias para acoplar os potenciômetros.
Sabemos o quanto é difícil adquirir esses componente nas pequenas e medias cidades brasileiras.
Mas, vamos em frente amigos.
E contem sempre conosco , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Quem é que fabrica essas placas ?
Tenho intenção de adquirir duas para um home cockpit que estou montando de um Cessna...
Por favor me mande MP para conversarmos.
Grato,
Fernando
Tenho intenção de adquirir duas para um home cockpit que estou montando de um Cessna...
Por favor me mande MP para conversarmos.
Grato,
Fernando
fgarcia- Aspirante
-
Inscrito em : 07/03/2014
Mensagens : 9
Reputação : 0
Idade : 50
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Página 1 de 5
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos