Porta de acesso ao hardware do PC
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Porta de acesso ao hardware do PC
Olá Cmtes,
Estamos iniciando este tópico para compartilhar os nossos conhecimentos.
Desejamos orientar nossos amigos principiantes, com pouca ou quase nenhuma experiência.
Na interação dos nossos cockpits caseiro com o simulador do FS.
Temos entre nós, vários amigos bastante experientes na construção de placas controladoras. Baseadas na tecnologia do Arduino e de outras
placas mais complexas, que envolvem montagens e programação.
Serviço que exige muito conhecimento em software e hardware.
No passado sentimos muita necessidade de construir uma placa eletrônica que comunica-se com o PC. Mas não tínhamos o conhecimento suficiente.
Inicialmente usamos um dos eixos do mouse para simular o volante num cockpit caseiro para F1. O sistema era muito precário.
Nessa época descobrimos por acaso, o FS. E ficamos totalmente empolgados.
Depois da frustração do uso do teclado e do Joystick Cobra para voar. Decidimos construir uma placa controladora que atendesse as nossas necessidades.
Surgiu então uma das primeiras placa Stargate. Com 3 eixos e 4 botões. Uma verdadeira maravilha. O entusiasmo não cessou mais.
As placas foram evoluindo.
E hoje temos consolidada, a placa controladora Stargate NG com 6 eixos e 24 botões.
Utiliza um micro chip de ultima geração, que dispensa o uso do cristal.
Na continuação desse tópico, iremos mostrar os fundamentos da utilização da placa Stargate NG, na construção dos nossos cockpit caseiro.
Tudo muito simples e objetivo. Servindo de base para projetos mais audaciosos.
Os amigos fiquem a vontade para fazerem perguntas, comentários ou sugestões.
Até a próxima, , abraços
Estamos iniciando este tópico para compartilhar os nossos conhecimentos.
Desejamos orientar nossos amigos principiantes, com pouca ou quase nenhuma experiência.
Na interação dos nossos cockpits caseiro com o simulador do FS.
Temos entre nós, vários amigos bastante experientes na construção de placas controladoras. Baseadas na tecnologia do Arduino e de outras
placas mais complexas, que envolvem montagens e programação.
Serviço que exige muito conhecimento em software e hardware.
No passado sentimos muita necessidade de construir uma placa eletrônica que comunica-se com o PC. Mas não tínhamos o conhecimento suficiente.
Inicialmente usamos um dos eixos do mouse para simular o volante num cockpit caseiro para F1. O sistema era muito precário.
Nessa época descobrimos por acaso, o FS. E ficamos totalmente empolgados.
Depois da frustração do uso do teclado e do Joystick Cobra para voar. Decidimos construir uma placa controladora que atendesse as nossas necessidades.
Surgiu então uma das primeiras placa Stargate. Com 3 eixos e 4 botões. Uma verdadeira maravilha. O entusiasmo não cessou mais.
As placas foram evoluindo.
E hoje temos consolidada, a placa controladora Stargate NG com 6 eixos e 24 botões.
Utiliza um micro chip de ultima geração, que dispensa o uso do cristal.
Na continuação desse tópico, iremos mostrar os fundamentos da utilização da placa Stargate NG, na construção dos nossos cockpit caseiro.
Tudo muito simples e objetivo. Servindo de base para projetos mais audaciosos.
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Até a próxima, , abraços
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Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Show de bola Inventor!! Tenho dúvidas básicas de como ligar os leds... vc tem algum tutorial bem iniciante?
abs
e Parabéns
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Cmnte Celso Junior
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Desde o inicio da ByFly cockpits, somente utilizo as placas USB interface nos equipamentos, e nesses anos de caminhada sempre o Pablo e o Inventor ( Mestre Edenio ) foram meus parceiros, tenho orgulho de falar que ajudei a desenvolver a primeira placa controladora para o MCP, a " Outgauge MCP", tive a honra de receber o primeiro protótipo e foram horas e horas de testes e novos plugins com o Pablo na época do MSN , até finalizarmos tudo com o APP funcionando, quando a aeronave entro no glaide automaticamente e finalizamos as configurações cheguei a me emocionar, e lembro como se fosse hoje, brinquei com o o Pablo:
-Isso é um marco histórico na simulação de voo no Brasil.
todos os MCPs que fabriquei com essa placa funcionam perfeitamente até hoje, e até hoje recebo elogios, e incluo o Pablo nos créditos.
Ja as placas controladoras sem comentários, eles sempre atenderam as minhas expectativas e as dos meus clientes, a vantagem das placas Stargate são as diversas configurações que podem ser feitas, 24 botões, 4 encouders e 16 botões, 8 encouders e 8 botões ou 12 encouders, outra vantagem é a utilização de duas ou mais placas no mesmo PC, ja cheguei a usar 6 placas em um simulador sem problemas, a unica dificuldade é que na época não sabia que o nome da placa que aparece no Windows em "controladores de jogos" poderia ser regravado pelo Pablo, então foi um sufoco para configurar tudo, mas agora se for utilizar mais de uma placa basta pedir que ele adicione ao nome da placa a numeração para identificação no Windows, 1, 2, 3 e assim por diante.
Outra vantagem é o reconhecimento automático pelo Windows, e a fácil calibragem dos eixos e configurações dos comandos tanto no "assigments" do FS como no FSUIPC, sem esquecer do seu tamanho muito reduzido podendo ser instalada em qualquer cantinho do projeto.
Ja perdi a conta de quantas placas adquirimos para os equipamentos que fabricamos, e nesses anos todos se duas ou tres apresentaram defeito foi muito, e quando isso aconteceu prontamente o Pablo substituiu, como sempre um excelente atendimento e um excelente suporte pós venda
Realmente além de excelentes placas controladoras atendimento tanto do Pablo como do Mestre Edenio é show.
Até onde meu corpo aguentar vou estar trabalhando, e com certeza manteremos essa parceria de sucesso durante muito anos.
Grande abraço "Inventor ".
-Isso é um marco histórico na simulação de voo no Brasil.
todos os MCPs que fabriquei com essa placa funcionam perfeitamente até hoje, e até hoje recebo elogios, e incluo o Pablo nos créditos.
Ja as placas controladoras sem comentários, eles sempre atenderam as minhas expectativas e as dos meus clientes, a vantagem das placas Stargate são as diversas configurações que podem ser feitas, 24 botões, 4 encouders e 16 botões, 8 encouders e 8 botões ou 12 encouders, outra vantagem é a utilização de duas ou mais placas no mesmo PC, ja cheguei a usar 6 placas em um simulador sem problemas, a unica dificuldade é que na época não sabia que o nome da placa que aparece no Windows em "controladores de jogos" poderia ser regravado pelo Pablo, então foi um sufoco para configurar tudo, mas agora se for utilizar mais de uma placa basta pedir que ele adicione ao nome da placa a numeração para identificação no Windows, 1, 2, 3 e assim por diante.
Outra vantagem é o reconhecimento automático pelo Windows, e a fácil calibragem dos eixos e configurações dos comandos tanto no "assigments" do FS como no FSUIPC, sem esquecer do seu tamanho muito reduzido podendo ser instalada em qualquer cantinho do projeto.
Ja perdi a conta de quantas placas adquirimos para os equipamentos que fabricamos, e nesses anos todos se duas ou tres apresentaram defeito foi muito, e quando isso aconteceu prontamente o Pablo substituiu, como sempre um excelente atendimento e um excelente suporte pós venda
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Até onde meu corpo aguentar vou estar trabalhando, e com certeza manteremos essa parceria de sucesso durante muito anos.
Grande abraço "Inventor ".
Última edição por Luiz Fernando schmidt em Seg 17 Fev 2014, 03:41, editado 3 vez(es)
Luiz Fernando schmidt- Banido
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Olá Dimi, muito obrigado amigo
Mas achamos que ele esta se referindo a placa Stargate LED.
Esperamos que ele confirme para que possamos orientar , abraços
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Me desculpem, estava falando da LED mesmo. Mas agora que eu vi que voce comecou falando da USB... todo caso obrigado senhores...
se tiver esquema da LED, estou querendo compra-la
Abs
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Luiz Fernando schmidt escreveu:Desde o inicio da ByFly cockpits, somente utilizo as placas USB interface nos equipamentos, e nesses anos de caminhada sempre o Pablo e o Inventor ( Mestre Edenio ) foram meus parceiros, tenho orgulho de falar que ajudei a desenvolver a primeira placa controladora para o MCP, a " Outgauge MCP", tive a honra de receber o primeiro protótipo e foram horas e horas de testes e novos plugins com o Pablo na época do MSN , até finalizarmos tudo com o APP funcionando, quando a aeronave entro no glaide automaticamente e finalizamos as configurações cheguei a me emocionar, e lembro como se fosse hoje, brinquei com o o Pablo:
-Isso é um marco histórico na simulação de voo no Brasil.
todos os MCPs que fabriquei com essa placa funcionam perfeitamente até hoje, e até hoje recebo elogios, e incluo o Pablo nos créditos.
Ja as placas controladoras sem comentários, eles sempre atenderam as minhas expectativas e as dos meus clientes, a vantagem das placas Stargate são as diversas configurações que podem ser feitas, 24 botões, 4 encouders e 16 botões, 8 encouders e 8 botões ou 12 encouders, outra vantagem é a utilização de duas ou mais placas no mesmo PC, ja cheguei a usar 6 placas em um simulador sem problemas, a unica dificuldade é que na época não sabia que o nome da placa que aparece no Windows em "controladores de jogos" poderia ser regravado pelo Pablo, então foi um sufoco para configurar tudo, mas agora se for utilizar mais de uma placa basta pedir que ele adicione ao nome da placa a numeração para identificação no Windows, 1, 2, 3 e assim por diante.
Outra vantagem é o reconhecimento automático pelo Windows, e a fácil calibragem dos eixos e configurações dos comandos tanto no "assigments" do FS como no FSUIPC, sem esquecer do seu tamanho muito reduzido podendo ser instalada em qualquer cantinho do projeto.
Ja perdi a conta de quantas placas adquirimos para os equipamentos que fabricamos, e nesses anos todos se duas ou tres apresentaram defeito foi muito, e quando isso aconteceu prontamente o Pablo substituiu, como sempre um excelente atendimento e um excelente suporte pós venda
Realmente além de excelentes placas controladoras atendimento tanto do Pablo como do Mestre Edenio é show.
Até onde meu corpo aguentar vou estar trabalhando, e com certeza manteremos essa parceria de sucesso durante muito anos.
Grande abraço "Inventor ".
Muito obrigado caro Luiz
Aceite mais 3 pontinho , abraços
Olá Celso, nada de pedir desculpa amigo. E obrigado por comentarCelsoCruise escreveu:Me desculpem, estava falando da LED mesmo. Mas agora que eu vi que voce comecou falando da USB... todo caso obrigado senhores...
se tiver esquema da LED, estou querendo compra-la
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Iremos providenciar uma demonstração pratica do uso da placa Stargate LED.
Por favor nos aguarde , abraços
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Olá à todos! Alguém sabe dizer se tem como utilizar a alimentação 5vcc da SG para ligar LED? Também gostaria de saber se é possível utilizar dois potenciometros em uma única entrada analógica?
Explico: estou utilizando um arduino para controlar servos nas agulhas de trim então uso um potenciometro para gerar duas informações.
Explico: estou utilizando um arduino para controlar servos nas agulhas de trim então uso um potenciometro para gerar duas informações.
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
PTCAN escreveu:Olá à todos! Alguém sabe dizer se tem como utilizar a alimentação 5vcc da SG para ligar LED? Também gostaria de saber se é possível utilizar dois potenciometros em uma única entrada analógica?
Explico: estou utilizando um arduino para controlar servos nas agulhas de trim então uso um potenciometro para gerar duas informações.
Olá Ptcan, bom dia amigo
Se "SG" for Stargate NG, sim é possível. Veja no exemplo do Dimi, logo acima. Cuidado para não provocar curto-circuito, podendo desligar a entrada USB no PC.
Pode-se ligar em serie dois potenciômetros e usar uma única entrada analógica (eixo). Também requer muito cuidado para não "torrar" os potenciômetros.
Depois detalhe melhor suas necessidades, para que possamos lhe orientar melhor , abraços
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Olá à todos!
O spoiler pode ser implementado com switches ao invés de potênciomêtros?
abço
O spoiler pode ser implementado com switches ao invés de potênciomêtros?
abço
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
PT-JAC escreveu:Olá à todos!
O spoiler pode ser implementado com switches ao invés de potênciomêtros?
abço
Olá PT-JAC, seja bem vindo amigo
Achamos que a dificuldade é justamente o contrario.
Mapeamos switches/chaves com facilidade.
Entretanto não conseguimos mapear potenciômetro para essa função
E gostaríamos muito de poder faze-lo. Porque deve ser o ideal abraços
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SPEED BREAK com switches
Prezados,
Embora aparentemente seja fácil fazer o SPEED BREAK funcionar com switches, me deparei com uma dificuldade.
Estou usando o FSUIPC para FSX registrado, versão 4.30 para e uma placa da USB INTERFACE STARGATE NG para fazer um throttle do B738NG.
Já resolvi os FLAPS, os LEVERS 1 e 2 via potenciômetros, porém o SPEED BREAK não consegui um ajuste estável.
Já revisei as conexões e funcionamento do potenciômetro e não houve forma de funcionar corretamente.
Segui todos os procedimentos : axis assigments...joystick calibration...tudo como no manual do FSUIPC.
Então resolvi tentar por switches.
Desabilitei no axis assigments o potenciômetro do SPEED BREAK e dei um "reset" no joystick calibration
Instalei 4 switches, uma para cada posição do SPEED BREAK, fui na aba "buttons e switches" vide foto link abaixo e atribuí uma função para cada switch. Porém assim mesmo, ele só fica em duas posições: DOWN e UP....MESMO as outras chaves estando funcionando e com funções atribuídas.
Realmente não tenho ideia do que possa estar ocorrendo....
Agradeço qq sugestão!
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/138/7sts.jpg/
Embora aparentemente seja fácil fazer o SPEED BREAK funcionar com switches, me deparei com uma dificuldade.
Estou usando o FSUIPC para FSX registrado, versão 4.30 para e uma placa da USB INTERFACE STARGATE NG para fazer um throttle do B738NG.
Já resolvi os FLAPS, os LEVERS 1 e 2 via potenciômetros, porém o SPEED BREAK não consegui um ajuste estável.
Já revisei as conexões e funcionamento do potenciômetro e não houve forma de funcionar corretamente.
Segui todos os procedimentos : axis assigments...joystick calibration...tudo como no manual do FSUIPC.
Então resolvi tentar por switches.
Desabilitei no axis assigments o potenciômetro do SPEED BREAK e dei um "reset" no joystick calibration
Instalei 4 switches, uma para cada posição do SPEED BREAK, fui na aba "buttons e switches" vide foto link abaixo e atribuí uma função para cada switch. Porém assim mesmo, ele só fica em duas posições: DOWN e UP....MESMO as outras chaves estando funcionando e com funções atribuídas.
Realmente não tenho ideia do que possa estar ocorrendo....
Agradeço qq sugestão!
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Nós também tentamos inutilmente colocar um potenciômetro para o Speed Break.PT-JAC escreveu:Prezados,
Embora aparentemente seja fácil fazer o SPEED BREAK funcionar com switches, me deparei com uma dificuldade.
Estou usando o FSUIPC para FSX registrado, versão 4.30 para e uma placa da USB INTERFACE STARGATE NG para fazer um throttle do B738NG.
Já resolvi os FLAPS, os LEVERS 1 e 2 via potenciômetros, porém o SPEED BREAK não consegui um ajuste estável.
Já revisei as conexões e funcionamento do potenciômetro e não houve forma de funcionar corretamente.
Segui todos os procedimentos : axis assigments...joystick calibration...tudo como no manual do FSUIPC.
Então resolvi tentar por switches.
Desabilitei no axis assigments o potenciômetro do SPEED BREAK e dei um "reset" no joystick calibration
Instalei 4 switches, uma para cada posição do SPEED BREAK, fui na aba "buttons e switches" vide foto link abaixo e atribuí uma função para cada switch. Porém assim mesmo, ele só fica em duas posições: DOWN e UP....MESMO as outras chaves estando funcionando e com funções atribuídas.
Realmente não tenho ideia do que possa estar ocorrendo....
Agradeço qq sugestão!
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A solução pratica que encontramos foi colocar 2 micro-switches ligados em paralelo e mapeamos diretamente no FS.
Quando puxamos a manete, um dos micro-switch arma o Spoiler. Quando empurramos a manete o outro micro-switch desarma.
Achamos a solução precária, mas foi o melhor que conseguimos. , abraços
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Agradeço muito a tua boa vontade!!
Eu trabalho com construção de simuladores profissionais e nunca havia usado esse tipo de placa PNP.
Em todos os projetos que construí sempre usei I/O cards da OpenCockpits e programação no SIOC e nunca tive problemas, porém alguns amigos pediram que eu fizesse PNP, pois eles não saberiam como fazer o setup.
Tentei usar a placa da BR Cockpits, porém ela era muito instável, as leituras ficam oscilando muito apesar de usar cabos coaxiais "blindados" e seguir as recomendações deles.
Ouvi falar dessa da STAR GATE da USB INTERFACE.
Ela é muito mais estável, mas mesmo assim não houve forma de ajustar o "axis" do SPEED BREAK de forma que ele funcionasse corretamente.
Usei todos os recursos do FSUIPC, tanto da aba AXIS ASSIGMENTS, quanto da JOYSTICK CALIBRATION....troquei a relação das engrenagens...fiz de tudo e não deu.
Eu trabalho com construção de simuladores profissionais e nunca havia usado esse tipo de placa PNP.
Em todos os projetos que construí sempre usei I/O cards da OpenCockpits e programação no SIOC e nunca tive problemas, porém alguns amigos pediram que eu fizesse PNP, pois eles não saberiam como fazer o setup.
Tentei usar a placa da BR Cockpits, porém ela era muito instável, as leituras ficam oscilando muito apesar de usar cabos coaxiais "blindados" e seguir as recomendações deles.
Ouvi falar dessa da STAR GATE da USB INTERFACE.
Ela é muito mais estável, mas mesmo assim não houve forma de ajustar o "axis" do SPEED BREAK de forma que ele funcionasse corretamente.
Usei todos os recursos do FSUIPC, tanto da aba AXIS ASSIGMENTS, quanto da JOYSTICK CALIBRATION....troquei a relação das engrenagens...fiz de tudo e não deu.
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
PT-JAC escreveu:Agradeço muito a tua boa vontade!!
Eu trabalho com construção de simuladores profissionais e nunca havia usado esse tipo de placa PNP.
Em todos os projetos que construí sempre usei I/O cards da OpenCockpits e programação no SIOC e nunca tive problemas, porém alguns amigos pediram que eu fizesse PNP, pois eles não saberiam como fazer o setup.
Tentei usar a placa da BR Cockpits, porém ela era muito instável, as leituras ficam oscilando muito apesar de usar cabos coaxiais "blindados" e seguir as recomendações deles.
Ouvi falar dessa da STAR GATE da USB INTERFACE.
Ela é muito mais estável, mas mesmo assim não houve forma de ajustar o "axis" do SPEED BREAK de forma que ele funcionasse corretamente.
Usei todos os recursos do FSUIPC, tanto da aba AXIS ASSIGMENTS, quanto da JOYSTICK CALIBRATION....troquei a relação das engrenagens...fiz de tudo e não deu.
As placas são a Mjoy 6 e a Mjoy 16 e qual delas você está usando?
[]`s
Ecosta
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Olá!
Tudo bem?
Eu usei a MJOY 8.
Tudo bem?
Eu usei a MJOY 8.
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
PT-JAC escreveu:Agradeço muito a tua boa vontade!!
Eu trabalho com construção de simuladores profissionais e nunca havia usado esse tipo de placa PNP.
Em todos os projetos que construí sempre usei I/O cards da OpenCockpits e programação no SIOC e nunca tive problemas, porém alguns amigos pediram que eu fizesse PNP, pois eles não saberiam como fazer o setup.
Tentei usar a placa da BR Cockpits, porém ela era muito instável, as leituras ficam oscilando muito apesar de usar cabos coaxiais "blindados" e seguir as recomendações deles.
Ouvi falar dessa da STAR GATE da USB INTERFACE.
Ela é muito mais estável, mas mesmo assim não houve forma de ajustar o "axis" do SPEED BREAK de forma que ele funcionasse corretamente.
Usei todos os recursos do FSUIPC, tanto da aba AXIS ASSIGMENTS, quanto da JOYSTICK CALIBRATION....troquei a relação das engrenagens...fiz de tudo e não deu.
Achamos que a deficiência é do proprio FS.
Ainda não tínhamos nos preocupamos com esse detalhe, porque para um simulador caseiro, a solução dos micro-switches acaba sendo satisfatória.
Mas no seu caso, como trata-se de simulador profissional, concordamos que é muito importante esse detalhe.
Acreditamos que uma alteração no firmware da Stargate NG, dedicando um eixo exclusivo para o speed breake, seja possível resolver esse problema.
Beneficiando assim, a todos nós
Entretanto somente após o retorno do Pablo da Suécia em dezembro, poderemos alterar a programação interna da placa Stargate NG.
Caso consigamos, a atualização das placas poderão ser ser via Internet. , abraços
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
PT-JAC escreveu:Olá!
Tudo bem?
Eu usei a MJOY 8.
As Mjoy8 e Mjoy16 (e outras também) possuem este problema de ruídos nos potenciometros (JITTER). Uma das soluções é a utilização dos cabos blindados com a malha aterrando apenas uma das pontas (o sinal de negativo) do cabo do potenciômetro. Outra solução é a utilização de um capacitor de poliéster (função de filtro) fechando contato entre o pino de ground e o pino de sinal.
Lembre-se que os eixos da Mjoy 8 que não estão sendo utilizados devem ficar jampeados entre o ground e o sinal.
Dê preferência pela utilização de potenciômetros de valor baixo (10K) que são menos suscetíveis de interferência de ruídos e principalmente: Não adianta montar uma estrutura de alto valor agregado com placas "ubber" conectadas em potenciômetros chineses que custam US$ 0,01 no custo de produção. O antigo HOTAS COUGAR da THRUSTMASTER e o LOGITECH G940 não levaram em conta tal situação em utilizarem pots de baixo nível e o resultado... foi o que foi.
Outra solução será utilizar os firmware modificados desta página:
https://code.google.com/p/mmjoy/
Os novos firmware trazem o recurso de desligar os eixos não utilizados e configurar filtros para a diminuir os efeitos dos ruídos no potenciômetro.
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Ecosta
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Olá Ecosta, obrigado amigo pela colaboração, enriquecendo assim o nosso tópico.Ecosta escreveu:PT-JAC escreveu:Olá!
Tudo bem?
Eu usei a MJOY 8.
As Mjoy8 e Mjoy16 (e outras também) possuem este problema de ruídos nos potenciometros (JITTER). Uma das soluções é a utilização dos cabos blindados com a malha aterrando apenas uma das pontas (o sinal de negativo) do cabo do potenciômetro. Outra solução é a utilização de um capacitor de poliéster (função de filtro) fechando contato entre o pino de ground e o pino de sinal.
Lembre-se que os eixos da Mjoy 8 que não estão sendo utilizados devem ficar jampeados entre o ground e o sinal.
Outra solução será utilizar os firmware modificados desta página:
https://code.google.com/p/mmjoy/
Os novos firmware trazem o recurso de desligar os eixos não utilizados e configurar filtros para a diminuir os efeitos dos ruídos no potenciômetro.
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Ecosta
Aceite um pontinho , abraços
Olá Cmtes;
Dando continuidade, iremos descrever os principais sensores, a serem aplicado nas entradas digitais (chaves) e nas entradas analógicas (potenciômetros) da nossa placa Stargate NG.
Existem divesos tipos de chaves; Os botões, geralmente de contato momentaneo. Os interruptores com posições estaveis (ligado/desligado), as chaves rotativa.
Os rotary encoders são um tipo especial de chaves rotativa, podemos chama-los de chaves "inteligentes" porque indicam se estão sendo girados no sentido horário ou sentido anti-horario. incrementando ou decrementando.
Todos eles estão na categoria das digitais.
As entradas analogicas ou eixos, admitem varios niveis de posições entre o zero e o máximo.
Os principais sensores são os potenciômetros rotativos ou deslizantes, foto resistivos, magnetico resistivos (hall) cuja aparencia é semelhante a de um transistor Oportunamente mostraremos seu uso substituindo os potenciometros com algumas vantagens.
As aplicaçãoes desses sensores depedem daquilo que desejamos interagir, respeitando as diretrises do programa.
No FS por exemplo, quando vamos mapear/atribuir função, temos a janela das chaves/botões com sua limitação.
E a janela dos eixos, tambem com suas limitações.
Ou seja não podemos mapear chaves na janela dos eixos. Nem mapear potenciometros na janela dos botões.
Qualquer duvida, queiram dizer.
E vamos adiante , abraços
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Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Inventor escreveu:[
Ou seja não podemos mapear chaves na janela dos eixos. Nem mapear potenciometros na janela dos botões.
Qualquer duvida, queiram dizer.
E vamos adiante , abraços
De fato, no FS não se pode mapear botões nos eixos, mas com o FSUIPC é possível sim. O User guide do FSUIPC tras uma observação sobre as configurações para spoliers e um exemplo de configuração para flaps sendo manejado num eixo.
[]'s
Edson
Ecosta- Capitão
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Obrigado amigo por mais uma preciosa colaboração , abraçosEcosta escreveu:Inventor escreveu:[
Ou seja não podemos mapear chaves na janela dos eixos. Nem mapear potenciometros na janela dos botões.
Qualquer duvida, queiram dizer.
E vamos adiante , abraços
De fato, no FS não se pode mapear botões nos eixos, mas com o FSUIPC é possível sim. O User guide do FSUIPC tras uma observação sobre as configurações para spoliers e um exemplo de configuração para flaps sendo manejado num eixo.
[]'s
Edson
Olá Cmtes, como o nosso principal objetivo é orientar os primeiros passos, estamos evitando falar em plug-in e no FSUIPC. Porque elas são ferramentas mais elaboradas, ao alcance dos construtores mais experientes.
Não deixem de ler as dicas quanto a soldagem de componentes no tópico:
https://www.voovirtual.com/t26114-mini-tutorial-de-solda#195552
E vamos em frente , abraços
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Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Olá Cmtes,
Para uma melhor compreensão, queiram também rever esse tópico:
https://www.voovirtual.com/t19571-teste-de-componentes-na-placa-stargate-12?highlight=teste+de+potenciometros
Nessa foto podemos ver que estamos pilotando com 6 potenciômetros; sendo 1 rotativo e 5 deslizantes de 10Kohms lineares.
Mapeados atravéz da placa controladora Stargate 12. Antecessora da atual Stargate NG.
Com a nossa controladora em mãos, sejam livres para idealizar e construir os vossos cockpits.
Por hoje é só amigos. Continuamos abertos as consultas, esclarecimentos e/ou sugestões. , abraços
Para uma melhor compreensão, queiram também rever esse tópico:
https://www.voovirtual.com/t19571-teste-de-componentes-na-placa-stargate-12?highlight=teste+de+potenciometros
Nessa foto podemos ver que estamos pilotando com 6 potenciômetros; sendo 1 rotativo e 5 deslizantes de 10Kohms lineares.
Mapeados atravéz da placa controladora Stargate 12. Antecessora da atual Stargate NG.
Com a nossa controladora em mãos, sejam livres para idealizar e construir os vossos cockpits.
Por hoje é só amigos. Continuamos abertos as consultas, esclarecimentos e/ou sugestões. , abraços
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Olá Edenio!
Muito bom seu tutorial, como todo o resto que você compartilha conosco.
Na realidade o meu problema não está mais na leitura dos pots, mas na forma como o FSUIPC e FSX interpretam eles. Usei todos os recursos disponíveis do FSUIPC e o SPEED BREAK e não funcionou nas 4 posições.
Quando se usa a programação no SIOC para as I/O cards da OpenCockpits é possível definir que valores se quer usar.
Então é possível "setar" diretamente nas offsets do FSX o status.
Imaginei que usando switches fosse resolver, mas mesmo assim o FSX não aceita o "imputs".
Obviamente, eu testei se as chaves eram reconhecidas no FSUIPC e atribui a função correta antes.
Realmente é muito frustante.
Muito bom seu tutorial, como todo o resto que você compartilha conosco.
Na realidade o meu problema não está mais na leitura dos pots, mas na forma como o FSUIPC e FSX interpretam eles. Usei todos os recursos disponíveis do FSUIPC e o SPEED BREAK e não funcionou nas 4 posições.
Quando se usa a programação no SIOC para as I/O cards da OpenCockpits é possível definir que valores se quer usar.
Então é possível "setar" diretamente nas offsets do FSX o status.
Imaginei que usando switches fosse resolver, mas mesmo assim o FSX não aceita o "imputs".
Obviamente, eu testei se as chaves eram reconhecidas no FSUIPC e atribui a função correta antes.
Realmente é muito frustante.
PT-JAC- Aspirante
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
PT-JAC escreveu:Olá Edenio!
Muito bom seu tutorial, como todo o resto que você compartilha conosco.
Na realidade o meu problema não está mais na leitura dos pots, mas na forma como o FSUIPC e FSX interpretam eles. Usei todos os recursos disponíveis do FSUIPC e o SPEED BREAK e não funcionou nas 4 posições.
Quando se usa a programação no SIOC para as I/O cards da OpenCockpits é possível definir que valores se quer usar.
Então é possível "setar" diretamente nas offsets do FSX o status.
Imaginei que usando switches fosse resolver, mas mesmo assim o FSX não aceita o "imputs".
Obviamente, eu testei se as chaves eram reconhecidas no FSUIPC e atribui a função correta antes.
Realmente é muito frustante.
Muito obrigado amigo
Essa questão sobre Speed break ou Spoiler, despertaram a nossa curiosidade e fizemos uma pequena pesquisa.
Lemos que apertando Shift + "/" arma o Spoiler para a função de Speed break quando o trem principal toca na pista.
Achamos que esse assunto é muito importante e merece uma analise mais detalhada.
Se for possível, desejamos que o amigo nos explique como deve funcionar, cada uma das 4 posições relativas ao Speed Break.
Obrigado, , abraços
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Re: Porta de acesso ao hardware do PC
Desde que eu frequento essa seção no site vejo o quão poderosa é essa plaquinha e quantos projetos magníficos foram elaborados a partir dela, parabéns Edênio!
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Allan Prim- Tenente-Coronel
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