Motorizando Manetes dos Throttles
+19
Luiz Fernando schmidt
badbass55
Larrubia
Flavio Ribeiro
luisxv
Manoel Carvalho
djalma neto2011
FabioNSilva
gef_leandro
Alvega
gooddark
Cunha
andre_michetti
Tiago.
aeroprado
Thiago
Ecosta
edersonbilck
Edenio Rodrigues
23 participantes
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Motorizando Manetes dos Throttles
Estou ancioso para adquirir o projeto finalizado, quero motorizar meu TQ.... no aguardo do lançamento inventor
Agora sim estou vendo uma ideia interessante ! Show de bola ! Se possível passe maiores detalhesCunha escreveu:Ola pessoal! Desculpe me por me intrometer no assunto. Mas gostaria de mostrar uma video que eu fiz utilizando um servo motor e uma placa Arduíno. Por enquanto são apenas testes. E funciona. Estou trabalhando agora na parte de hardware com MDF e engrenagens para ver como fica. Questão de força, etc.
Só fiz os teste no FSX mas acredito que vai funcionar no FS9 também.
Eu utilizei o programa LINK2FS do JIM, que não precisa do FSUIPC.
Eu vou adiante para ver no que dá!
A questão é falta de tempo até o natal.
Eu não sei se vocês conhecem o programa do JIM, ele conversa direto com o Flight simulator e apresenta todos os códigos. Basta então envia-los para a porta serial (USB Arduino). E no Arduíno programa-lo para usar estes códigos. Eu achei interessante pois será possível utilizar servo motores (que são baratos) para tudo. Eu fiz um teste com o spoiler armado, e funcia legal. Pode também ser utilizado para mover o indicador do TRIM facilmente. Fazer gauges como o mostrador de posição do flap. APU, etc. Também imaginei desarmar os botões de partida dos motores (facil fazer).
Olá amigo, convidamos o Cunha para criar um tópico e compartilhar o desenvolvimento do seu projeto, teoricamente maravilhoso.gooddark escreveu:
Agora sim estou vendo uma ideia interessante ! Show de bola ! Se possível passe maiores detalhes
Achamos muito difícil que ele o faça. Mas vamos ver no que vai dar. , abraços
-
Inscrito em : 07/12/2010
Reputação : 483
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Inventor, aqui consegui ver os vídeos, no início pensei que eram fotos e não cliquei nelas para abrir o vídeo, mas depois que disse que eram vídeos fui clicar e consegui ver. Gostei desse projeto, espero que dê certo.
Um abraço.
Um abraço.
Muito bom !
gostei também quando eu tiver um TQ novamente com certeza precisarei de uma placa dessas !
gostei também quando eu tiver um TQ novamente com certeza precisarei de uma placa dessas !
Inscrito em : 17/06/2011
Reputação : 51
Simulador preferido : Prepar 3D V3.0
Emprego/lazer : Sup. de Logistica
Nacionalidade :
Estou louco para divulgar este projeto no meu Blog, tem uma galera querendo motorizar o TQ
Obrigado amigo, ainda bem que você reportou que conseguiu assistir os vídeos.Alvega escreveu:Inventor, aqui consegui ver os vídeos, no início pensei que eram fotos e não cliquei nelas para abrir o vídeo, mas depois que disse que eram vídeos fui clicar e consegui ver. Gostei desse projeto, espero que dê certo.
Um abraço.
Estávamos em duvida por serem os primeiros que postamos , abraços
Olá amigo, por favor nos informe se você também conseguiu assistir os 4 vídeos. Obrigado, , abraçosgef_leandro escreveu:Muito bom !
Olá Ederson, pode divulgar livremente o nosso projeto.edersonbilck escreveu:Estou louco para divulgar este projeto no meu Blog, tem uma galera querendo motorizar o TQ
Aliás, foi você quem provocou o desenvolvimento dele , abraços
Olá Cmtes, estamos reunindo materiais para montagem do circuito inversor de polaridade H, conforme o esquema redesenhado.
Pedimos que nos ajudem comentando sobre os nossos 4 vídeos.
E qualquer colaboração com base na controladora ARDUINO, queiram por favor, criar um novo tópico.
Nesse tópico a controladora em evidencia é a nossa "PABLOINDO", ou futura Stargate Throttle
Muito obrigado. , abraços
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Nacionalidade :
ok Srº Edenio eu assisti o video sim ficou muito Bom !!!!!Inventor escreveu:Obrigado amigo, ainda bem que você reportou que conseguiu assistir os vídeos.Alvega escreveu:Inventor, aqui consegui ver os vídeos, no início pensei que eram fotos e não cliquei nelas para abrir o vídeo, mas depois que disse que eram vídeos fui clicar e consegui ver. Gostei desse projeto, espero que dê certo.
Um abraço.
Estávamos em duvida por serem os primeiros que postamos , abraçosOlá amigo, por favor nos informe se você também conseguiu assistir os 4 vídeos. Obrigado, , abraçosgef_leandro escreveu:Muito bom !
gostei também quando eu tiver um TQ novamente com certeza precisarei de uma placa dessas !Olá Ederson, pode divulgar livremente o nosso projeto.edersonbilck escreveu:Estou louco para divulgar este projeto no meu Blog, tem uma galera querendo motorizar o TQ
Aliás, foi você quem provocou o desenvolvimento dele , abraços
Olá Cmtes, estamos reunindo materiais para montagem do circuito inversor de polaridade H, conforme o esquema redesenhado.
Pedimos que nos ajudem comentando sobre os nossos 4 vídeos.
E qualquer colaboração com base na controladora ARDUINO, queiram por favor, criar um novo tópico.
Nesse tópico a controladora em evidencia é a nossa "PABLOINDO", ou futura Stargate Throttle
Muito obrigado. , abraços
gef_leandro- Major
-
Nacionalidade :
Obrigado pelo convite. Assim que possível vou criar um tópico. Só quero lembrar que é um coisa totalmente nova para mim. Então será um tópico no sentido de fazer, testar,fazer novamente.etcInventor escreveu:Olá amigo, convidamos o Cunha para criar um tópico e compartilhar o desenvolvimento do seu projeto, teoricamente maravilhoso.gooddark escreveu:
Agora sim estou vendo uma ideia interessante ! Show de bola ! Se possível passe maiores detalhes
Achamos muito difícil que ele o faça. Mas vamos ver no que vai dar. , abraços
Lembrando que eu já optei em trocar o servo motor por um motor de passo. Já deu resultado.
Cunha- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 26/02/2010
Reputação : 2
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Olá amigo, estaremos aguardando o seu tópicoCunha escreveu:
Obrigado pelo convite. Assim que possível vou criar um tópico. Só quero lembrar que é um coisa totalmente nova para mim. Então será um tópico no sentido de fazer, testar,fazer novamente.etc
Lembrando que eu já optei em trocar o servo motor por um motor de passo. Já deu resultado.
Fique certo de que todas as experiências que fazemos e repassamos são úteis. Delas, muitas coisas se aproveitam.
Estamos insistindo no servo automotivo porque a parte mecânica já está pronta. Se fôssemos usar motor de passo, teríamos que desenvolver também toda a mecânica necessária para mover as Manetes. Isto seria um complicador a mais.
Estamos aguardando os transistores do inversor de polaridade para continuar o desenvolvimento.
O nosso Pablo já acenou com "bandeira verde", a programação da futura Stargate Throttle.
E vamos em frente , abraços
-
Nacionalidade :
Caro Inventor, bom dia! Estou acompanhando seu desenvolvimento e só isso pois sou leigo em informatica. Uso o thortlle da Brcockpit e quero motorizá-lo. Assistir seus filmes e gostei muito. Abraços e boa sorte.
FabioNSilva- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 30/03/2012
Reputação : 1
Emprego/lazer : Engenharia de Manutenção
Nacionalidade :
Olá Fabio, muito obrigado amigoFabioNSilva escreveu:Caro Inventor, bom dia! Estou acompanhando seu desenvolvimento e só isso pois sou leigo em informatica. Uso o thortlle da Brcockpit e quero motorizá-lo. Assistir seus filmes e gostei muito. Abraços e boa sorte.
Estamos muito animados com os resultados obtidos com o nosso protótipo , abraços
Olá Cmtes, noticias do nosso projeto;
Montamos na placa de ensaio (protoboard) os transistores inversores de polos e interligamos com a controladora Stargate NG
Nessa fase, o Pablo está programando na Stargate NG, a velocidade do Servo.
A próxima fase será a implementação dos dados do FS para a movimentação da Manete.
Continuem nos estimulando e vamos em frente, , abraços
-
Nacionalidade :
Pessoal, afinal de contas, esse acionador é um servo ou um solenoide?
Cunha- Segundo-Tenente
-
Nacionalidade :
Olá Cunha, boa noite amigoCunha escreveu:Pessoal, afinal de contas, esse acionador é um servo ou um solenoide?
O acionador é um servo, composto por um motorzinho elétrico de 12V CC e uma cremalheira.
O curso do pistão tem cerca de 2cm. , abraços
-
Nacionalidade :
Me diga uma coisa, como foi este teste? Digo, o teste do pistão, deu o movimento esperado? Moveu a manete de maneira uniforme?
Cunha- Segundo-Tenente
-
Nacionalidade :
Inventor escreveu:Olá André, ainda bem que você não disse que é impossível.andre_michetti escreveu:inventor... nao vou falar q é impossivel usar esse atuador... o problema dele é que nao se tem controle de posição..... a nao ser que... se coloque um potenciometro de feedback e use uma ponte h, tudo p controle de posição... nesse caso acho que seria mais facil usar um servo de aeromodelismo standard, um servo standard comum tem cerca de 3kg de torque , ou um motor de passo.. mais nada é impossivel.. huhauhauh... sou a prova viva da teimosia.. huahuhauhauha
Seus argumentos são totalmente plausíveis, e até parece que estavas vendo o que fazíamos
Não conhecemos servo de aeromodelismo.
Mas iremos pesquisar. É possível que funcione ainda melhor. Obrigado, , abraços
Construimos a primeira etapa do protótipo. Pelos vídeos (click na foto) abaixo, podemos ver que a principio, o sistema funciona.
Vejam:
A grande vantagem como prevíamos, é a possibilidade do funcionamento poder ser manual ou automático indistintamente.
A próxima etapa é montar a fonte de alimentação com o inversor de polaridade. Pretendemos implantar o esquema abaixo:
Resumido em dois pontos, funcionando da seguinte maneira: aplicando pulsos proveniente da placa controladora Stargate, num dos pontos, a manete avança.
Aplicando pulsos no outro ponto, a manete retrocede.
Os pulsos são gerados pela placa controladora Stargate, que serão captados do PC/FS.
Será a ultima parte do sistema. A parte realmente complicada, que precisamos seduzir o nosso ocupadíssimo Pablo, para programar.
Surgirá assim, a futura Stargate Throttle.
Vamos em frente, , abraços
Assista os 4 videos, clicando com o botão esquerdo sobre as fotos. , abraçosCunha escreveu:Me diga uma coisa, como foi este teste? Digo, o teste do pistão, deu o movimento esperado? Moveu a manete de maneira uniforme?
-
Nacionalidade :
Ajustamos na controladora USB Stargate Throttle, a velocidade do movimento da Manete.
Assistam o vídeo:
Click com o botão esquerdo do mouse sobre a foto:
O próximo passo será a integração do movimento da Manete com o Auto-throttle. Ou seja; a Manete irá posicionar-se
de acordo com a velocidade selecionada no MCP.
Ajustamos na controladora USB Stargate Throttle, a velocidade do movimento da Manete.
Assistam o vídeo:
O próximo passo será a integração do movimento da Manete com o Auto-throttle. Ou seja; a Manete irá posicionar-se
-
Nacionalidade :
Srº Edenio esta ficando muito bom ! mas tenho uma duvida no casa de um TQ que tenha duas alavancas de Aceleração terá que usar dois esquemas desses um para cada manete?Inventor escreveu:Olá Cmtes, noticias do nosso projeto;
Assistam o vídeo:
obrigado
gef_leandro- Major
-
Nacionalidade :
Olá Geferson, muito obrigado amigogef_leandro escreveu:Srº Edenio esta ficando muito bom ! mas tenho uma duvida no casa de um TQ que tenha duas alavancas de Aceleração terá que usar dois esquemas desses um para cada manete?Inventor escreveu:Olá Cmtes, noticias do nosso projeto;
Assistam o vídeo:
obrigado
Sim, cada Manete terá seu próprio Servo.
Em comum terão apenas a controladora Stargate Throttle e a fonte de alimentação.
No momento estamos desenvolvendo o projeto com apenas uma Manete.
Depois de refinada, é só duplicar , abraços
-
Nacionalidade :
Avançamos mais um pouco, conseguimos movimentar a Manete de acordo com a velocidade selecionada no MCP.
Nessa demonstração a aeronave B 737 default está voando no piloto automático.
Vejam o video clicando com mouse sobre a foto:
A Manete também se movimenta para manter a velocidade selecionada, quando alteramos a Altitude, subindo ou descendo. E também quando acionamos os Flaps.
Estamos evitando fazer vídeos mais longos, mostrando mais detalhes, devido a longa espera para upar.
Talvez no Youtube seja mais rápido. Depois iremos tentar.
O próximo passo será a duplicação da Manete.
Avançamos mais um pouco, conseguimos movimentar a Manete de acordo com a velocidade selecionada no MCP.
Nessa demonstração a aeronave B 737 default está voando no piloto automático.
Vejam o video clicando com mouse sobre a foto:
A Manete também se movimenta para manter a velocidade selecionada, quando alteramos a Altitude, subindo ou descendo. E também quando acionamos os Flaps.
Estamos evitando fazer vídeos mais longos, mostrando mais detalhes, devido a longa espera para upar.
Talvez no Youtube seja mais rápido. Depois iremos tentar.
O próximo passo será a duplicação da Manete.
-
Nacionalidade :
tá ficando muito bom.
djalma neto2011- Aspirante
-
Inscrito em : 14/05/2013
Reputação : 0
Nacionalidade :
Olá Djalma, muito obrigado amigodjalma neto2011 escreveu:tá ficando muito bom.
Olá Cmtes, assistam no Youtube o vídeo anterior, com tela cheia, é claro
https://www.youtube.com/watch?v=5Ysm-IotzFQ
Obrigado, abraços
-
Nacionalidade :
Muito bom professor, funcionou direitinho! Parabéns!
-
Inscrito em : 30/03/2013
Reputação : 101
Simulador preferido : FS9/FSX/FGear
Emprego/lazer : Profissional de Tecnologia e Marketing / Música
Nacionalidade :
Ficou muito legal mesmo, da hora Professor!!! Parabéns!
Setup:
- Desktop:
Placa Mãe........: HUANANZHI X99 F8
Processador.....: Intel XEON E5-2696 v3 2300 MHz
Memória RAM..: 64GB DDR4 3200MHz
Placa de Vídeo.: ASUS GeForce RTX 2800Ti 11GB
Fonte................: XPG Core Reactor 850 Gold
S.O.: Windows 10 Pro 64 22H2
- Monitores:
LG 22" Wide - LG 24" IPS LED Wide - HP 19" LA1905wg
- Controles de Voo:
Saitek: Flight YOKE System + Throttle Quadrant + Flight Rudder Pedals
- Simuladores:
FSX-SE, MSFS2020, Prepar3D v5 e X-Plane 11 & 12
Manoel Carvalho escreveu:Muito bom professor, funcionou direitinho! Parabéns!
luisxv escreveu:Ficou muito legal mesmo, da hora Professor!!! Parabéns!
Muito obrigado amigos
Estamos aprendendo a "mexer" no Youtube.
Aprendemos mais uma coisinha: Substituir o link por uma telinha
Achamos que para a maioria de vocês isso é uma coisa banal. Mas para nós, acreditem foi um grande desafio.
Descobrir como se faz, sem saber como perguntar, nem os amigos poderiam nos ajudar.
Vamos em frente , abraços
-
Nacionalidade :
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Página 2 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos