Autonomia V35
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Autonomia V35
Saudações pessoal!
Eu queria saber qual é a autonomia do bonanza V35 da Carenado, dei uma lida no manual da carenado e não á encontrei!
Grato!
Eu queria saber qual é a autonomia do bonanza V35 da Carenado, dei uma lida no manual da carenado e não á encontrei!
Grato!
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G.Rufino- Segundo-Tenente
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Re: Autonomia V35
Autonomia é um dado expresso em unidade de tempo que vai variar de acordo com o tempo necessário para percorrer determinadas distancias, realmente não costa em manual de voo de nenhuma aeronave, você só descobrirá a autonomia mínima após calcular seu planejamento.
Se você deseja saber o alcance, este sim creio existir no manual de performance da carenado, porém se não existir no manual deles , talvez algum site possa lhe informar. Eu consultei em um site e encontrei um alcance de 543NM.
Edit: http://www.pilotfriend.com/aircraft%20performance/Beech/beech2/39.htm
Se você deseja saber o alcance, este sim creio existir no manual de performance da carenado, porém se não existir no manual deles , talvez algum site possa lhe informar. Eu consultei em um site e encontrei um alcance de 543NM.
Edit: http://www.pilotfriend.com/aircraft%20performance/Beech/beech2/39.htm
Braconi- Coronel
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Re: Autonomia V35
Obrigado pelo alcance máximo isso ja ajuda muito porém discordo que nenhuma aeronave possui sua autonomia máxima no manual, a autonomia no manual é expressa com base na velocidade de cruzeiro e o combustível gasto por tempo com essa velocidade.
Muito obrigado amigo!
Muito obrigado amigo!
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G.Rufino- Segundo-Tenente
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Re: Autonomia V35
Disponha colega.G.Rufino escreveu:Obrigado pelo alcance máximo isso ja ajuda muito porém discordo que nenhuma aeronave possui sua autonomia máxima no manual, a autonomia no manual é expressa com base na velocidade de cruzeiro e o combustível gasto por tempo com essa velocidade.
Muito obrigado amigo!
Mas no caso com referência a autonomia, qual informação você procura?
Talvez você pegando a velocidade de máximo alcance em condição ISA e calculando pelo consumo no teto ideal dele você conseguira uma boa referência (em tempo de voo) que a aeronave totalmente tanqueada poderia voar, mas seria necessário abater decolagem e subida, pois esta já te penalizaria um bom tempo de voo.
Agora autonomia máxima não consta em manual, pois seria um dado horário baseado em velocidade de máxima autonomia, e esta velocidade só é usada em necessidades especiais, ninguém planejaria um voo usando esta velocidade. Diferente é a autonomia minima necessária MFR que também não consta em manual pois se trata de uma quantidade minima regulamentar de combustível que visa suprir uma quantidade X de horas que cada categoria de avião requer para realizar um voo e só é obtida após o planejamento ser concluído.
Braconi- Coronel
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Re: Autonomia V35
No manual do Carenado tem uma tabela de autonomia.
Obviamente isso varia conforme o peso, altitude e condições atmosféricas, mas a grosso modo em condições padrão ele é capaz de voar por 6h e 35min aproximadamente com tanques cheios (versão 200 kg), full throttle, 2100 RPM e 45% MCP.
Na versão sem os tip tanks ele faz 3h e 35min +/- nas mesmas condições.
Pelo menos foi o que entendi, se não é isso me corrijam.
Obviamente isso varia conforme o peso, altitude e condições atmosféricas, mas a grosso modo em condições padrão ele é capaz de voar por 6h e 35min aproximadamente com tanques cheios (versão 200 kg), full throttle, 2100 RPM e 45% MCP.
Na versão sem os tip tanks ele faz 3h e 35min +/- nas mesmas condições.
Pelo menos foi o que entendi, se não é isso me corrijam.
Brentano- Coronel
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Re: Autonomia V35
Eu achei os manuais do V35 para o FSX. Como se trata de uma adaptação dos gráficos reais, não dá para se obter maiores detalhes dos dados existentes nos gráficos que com certeza estarão no manual real.
Mesmo assim vou dar uma olhada , pois fiquei curioso.
Existem dois gráficos que dão o endurance baseado em diferentes abastecimentos e ajustes descritos nos gráficos. Como eu havia dito nunca será dado o valor horário referente a autonomia máxima, pois nunca será um valor fixo, mas apenas referencial. Nestes gráficos como o Bentrano citou é possível obter "apenas" com referência na velocidade de máximo alcance (neste tipo de avião sempre a menor, com ajuste em 45% e 2100RPM), o tempo " trip time" da missão já considerando a reserva de 45 minutos e os gastos com acionamento, taxi, decolagem e subida.
Detalhe considerando isto como autonomia minima ( combustível suficiente para suprir o tempo obtido) e não como autonomia máxima pois este dado não é fornecido no manual.
Mesmo assim vou dar uma olhada , pois fiquei curioso.
Existem dois gráficos que dão o endurance baseado em diferentes abastecimentos e ajustes descritos nos gráficos. Como eu havia dito nunca será dado o valor horário referente a autonomia máxima, pois nunca será um valor fixo, mas apenas referencial. Nestes gráficos como o Bentrano citou é possível obter "apenas" com referência na velocidade de máximo alcance (neste tipo de avião sempre a menor, com ajuste em 45% e 2100RPM), o tempo " trip time" da missão já considerando a reserva de 45 minutos e os gastos com acionamento, taxi, decolagem e subida.
Detalhe considerando isto como autonomia minima ( combustível suficiente para suprir o tempo obtido) e não como autonomia máxima pois este dado não é fornecido no manual.
Braconi- Coronel
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Re: Autonomia V35
Obrigado galera, com o alcance máximo que você me passou de 543NM dá pra calcular facilmente a autonomia, vocês fizeram o assunto ficar claro! Muito obrigado
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G.Rufino- Segundo-Tenente
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Re: Autonomia V35
Exato.Braconi escreveu:Eu achei os manuais do V35 para o FSX. Como se trata de uma adaptação dos gráficos reais, não dá para se obter maiores detalhes dos dados existentes nos gráficos que com certeza estarão no manual real.
Mesmo assim vou dar uma olhada , pois fiquei curioso.
Existem dois gráficos que dão o endurance baseado em diferentes abastecimentos e ajustes descritos nos gráficos. Como eu havia dito nunca será dado o valor horário referente a autonomia máxima, pois nunca será um valor fixo, mas apenas referencial. Nestes gráficos como o Bentrano citou é possível obter "apenas" com referência na velocidade de máximo alcance (neste tipo de avião sempre a menor, com ajuste em 45% e 2100RPM), o tempo " trip time" da missão já considerando a reserva de 45 minutos e os gastos com acionamento, taxi, decolagem e subida.
Detalhe considerando isto como autonomia minima ( combustível suficiente para suprir o tempo obtido) e não como autonomia máxima pois este dado não é fornecido no manual.
Resumindo, voar mais tempo não quer dizer voar mais longe.
Brentano- Coronel
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Re: Autonomia V35
Rufino,
Eu sugiro você ignorar o alcance de543NM que eu encontrei no link que postei inicialmente, será melhor se basear nos dados que a careando disponibilizou nos gráficos dos manuais p/ FS.
Eu aconselho você considerar os gráficos da beech no manual do carenado que o Brentano citou, considerando as condições dadas nos gráficos de alcance (range), conseguimos obter 890NM para a aeronave decolando totalmente tanqueada cruzando com peso médio de 3200lbs na altitude pressão de 7500ft, sem ventos e em condição ISA, potência ajustada sob 2100RPM (equivalente a 45% da máxima continua), cruzando a 136KTAS ( +/- 121CAS a vel calibrada lida no seu airspeed indicator), pressão de admissão 18.5 polegadas, mantendo o consumo (fuel flow) de 9.6 galão americano/hora.
Antes consultar a duração para obter o tempo no gráfico de endurance, já dá até para fazer uma regrinha de três básica:
136KT---------60min
890NM--------392.65min
__________________________
392.60/60=6h32min
Agora confirmando o calculo manual no gráfico do endurance profile dentro das condições obtidas no gráfico de alcance, se obtêm 6.54 Horas: 6.54 é exatamente o mesmo que 6h32min calculado manualmente acima.
Agora por curiosidade, cruzando o consumo horário de de 9.6GPH com o tempo informado no gráfico endurance que também obtido manualmente:
60min-----------9.6GPH
392.60---------62.8 Galões
Considerando o problema estudado nos gráficos, respeitando a velocidade de máximo alcance, a altitude e o consumo além dos demais ajustes, o combustível para realizar a etapa será de 62.8 galões.
Lembrando que os gráficos deixam bem claro que somente no regime de máximo alcance será preservado combustível para acionamento, taxi, subida e 45min reserva. Então observe que dos 74 galões, o combustível consumido foi de 62.8 gal, o que vai garantir 45 min a mais de voo com o consumo parcial estimado de 7.2 gal ( respeitando o fuel flow normal do regime máximo range), restando ainda 4 galões.
Agora os 4 galões finais vejamos quanto gastaríamos para de acordo com o problema podemos decolar ao nível do mar em condição ISA, e subir para 7500ft. Para isto usaremos o gráfico, Time-Fuel-Distance to Climb:
Como esperado o gráfico nos deu um consumo para subida de 3.2 gal, o que dentro do estudo do problema dado no manual, restaria 0.8 galão que seriam teoricamente consumidos em acionamento e taxi para no que no final perfazer o total de 74 galões. Manteríamos um consumo médio de 18.1GPH e levaríamos 10 minutos para o TOC mantendo uma razão de 750ft/min.
Com referencia a questão da autonomia levantada no tópico: O problema abordado nos gráficos demonstram que com o avião totalmente tanqueado e sendo respeitada todas as condições, considerando o peso de decolagem de /3400 decolagem e subida/3200cruzeiro a autonomia final será de 7h15min, lembrando que esta se trata da autonomia mínima regulamentar e já engloba os 45 min reserva.
Obs: infelizmente não deu para printar os gráficos rasbiscados pois a qualidade do manual da carenado é muito ruim e seria necessário uma resolução além da permitida pelas regras do fórum, para que se fosse possível entender os números.
Eu sugiro você ignorar o alcance de
Eu aconselho você considerar os gráficos da beech no manual do carenado que o Brentano citou, considerando as condições dadas nos gráficos de alcance (range), conseguimos obter 890NM para a aeronave decolando totalmente tanqueada cruzando com peso médio de 3200lbs na altitude pressão de 7500ft, sem ventos e em condição ISA, potência ajustada sob 2100RPM (equivalente a 45% da máxima continua), cruzando a 136KTAS ( +/- 121CAS a vel calibrada lida no seu airspeed indicator), pressão de admissão 18.5 polegadas, mantendo o consumo (fuel flow) de 9.6 galão americano/hora.
Antes consultar a duração para obter o tempo no gráfico de endurance, já dá até para fazer uma regrinha de três básica:
136KT---------60min
890NM--------392.65min
__________________________
392.60/60=6h32min
Agora confirmando o calculo manual no gráfico do endurance profile dentro das condições obtidas no gráfico de alcance, se obtêm 6.54 Horas: 6.54 é exatamente o mesmo que 6h32min calculado manualmente acima.
Agora por curiosidade, cruzando o consumo horário de de 9.6GPH com o tempo informado no gráfico endurance que também obtido manualmente:
60min-----------9.6GPH
392.60---------62.8 Galões
Considerando o problema estudado nos gráficos, respeitando a velocidade de máximo alcance, a altitude e o consumo além dos demais ajustes, o combustível para realizar a etapa será de 62.8 galões.
Lembrando que os gráficos deixam bem claro que somente no regime de máximo alcance será preservado combustível para acionamento, taxi, subida e 45min reserva. Então observe que dos 74 galões, o combustível consumido foi de 62.8 gal, o que vai garantir 45 min a mais de voo com o consumo parcial estimado de 7.2 gal ( respeitando o fuel flow normal do regime máximo range), restando ainda 4 galões.
Agora os 4 galões finais vejamos quanto gastaríamos para de acordo com o problema podemos decolar ao nível do mar em condição ISA, e subir para 7500ft. Para isto usaremos o gráfico, Time-Fuel-Distance to Climb:
Como esperado o gráfico nos deu um consumo para subida de 3.2 gal, o que dentro do estudo do problema dado no manual, restaria 0.8 galão que seriam teoricamente consumidos em acionamento e taxi para no que no final perfazer o total de 74 galões. Manteríamos um consumo médio de 18.1GPH e levaríamos 10 minutos para o TOC mantendo uma razão de 750ft/min.
Com referencia a questão da autonomia levantada no tópico: O problema abordado nos gráficos demonstram que com o avião totalmente tanqueado e sendo respeitada todas as condições, considerando o peso de decolagem de /3400 decolagem e subida/3200cruzeiro a autonomia final será de 7h15min, lembrando que esta se trata da autonomia mínima regulamentar e já engloba os 45 min reserva.
Obs: infelizmente não deu para printar os gráficos rasbiscados pois a qualidade do manual da carenado é muito ruim e seria necessário uma resolução além da permitida pelas regras do fórum, para que se fosse possível entender os números.
Braconi- Coronel
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Re: Autonomia V35
Braconi, uma pequena correção, o gráfico de autonomia (endurance) já considera acionamento, taxi e 45min.
Está escrito assim no topo do gráfico: "Endurance includes start, taxi and 45min reserve fuel at 45% MCP."
As seis horas e trinta e poucos minutos são o máximo de autonomia que você terá em um regime de vôo "eficiente".
Está escrito assim no topo do gráfico: "Endurance includes start, taxi and 45min reserve fuel at 45% MCP."
As seis horas e trinta e poucos minutos são o máximo de autonomia que você terá em um regime de vôo "eficiente".
Brentano- Coronel
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Re: Autonomia V35
Obrigado Bentrano pela atenta observação, permita-me explicar por que o ponto merece atenção:Brentano escreveu:Braconi, uma pequena correção, o gráfico de autonomia (endurance) já considera acionamento, taxi e 45min.
Está escrito assim no topo do gráfico: "Endurance includes start, taxi and 45min reserve fuel at 45% MCP."
As seis horas e trinta e poucos minutos são o máximo de autonomia que você terá em um regime de vôo "eficiente".
A principio a interpretação que se tem é esta que você mencionou, porém não é. Para você ver a falta que faz o manual de performance real, pois creio que ele traria todo um conteúdo explicativo da construção do problema abordado nos gráficos, sem estas informações termina sendo necessário destrincharmos os gráficos para não cai em armadilhas.
A nota diz no gráfico de alcance e tempo que o (acionamento, o taxi, a subida e a reserva estão inclusos), porém veja que o gráfico de alcance nos dá a informação de distancia (Milhas náuticas), e todos os itens inclusos na nota são parâmetros não exclusivamente de distância, mas sim de impacto sobre " consumo". O objetivo dos gráficos é demonstrar a performance tanto em alcance quanto em tempo utilizando uma dada quantidade de combustível, 74 ou 44 gal. preservando uma quantidade de combustível suficiente para acionar, taxiar, decolar e subir sem afetar o combustível necessário para cumprir a distância demonstradas pelo gráfico.
Quando a nota diz "inclui", ela não esta associando a inclusão ao dado fornecido pelos gráficos de tempo ou alcance, mas sim os está incluindo ao montante de combustível abastecido, pois este sim é o parâmetro chave. Lê-se: O alcance obtido com 74 ou 44 gal, considera o combustível necessário para as etapas inclusa nas notas.
Em termos de performance o tempo obtido foi este de 6h32min, porém suponhamos uma missão que por ventura fosse coincidir com a distancia e as demais condições desta de alcance máximo dos gráficos, por uma questão regulamentar os 45 minutos precisam ser inclusos no item 19. do plano, então somaríamos o tempo total em rota mais os 45 minutos que o abastecimento supre. Por esta razão coloquei os 07h15min, pois esta e a autonomia final máxima para o abastecimento de 74 gal., e paradoxalmente a autonomia mínima regulamentar para a missão.
Não só endurance e range mas como todas as tabelas e gráficos de estão rigorosamente sincronizados, só basta saber se o addon está devidamente programado para atender as estimativas.
Última edição por Braconi em Sex 27 Set 2013, 22:03, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção gramatical...)
Braconi- Coronel
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