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Airbus x Extended Decolagem - Dúvida.

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Mensagem por AdrianoN Sex 13 Set 2013, 22:28

Alguém notou alguma diferença na decolagem com os packs desligados e ligados? Hoje decolei de SBSP com eles desligados, vi que ajudou muito na velocidade do que eles ligados principalmente em pista curtas. Agora nao sei se eles são simulados no extended ou só estao lá de enfeite mesmo.

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Mensagem por Franham Sex 13 Set 2013, 22:36

Vou testar.
Só sei que quando eu decolo de SBSP eu puxo o manche antes da VR.

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Mensagem por Leber Sex 13 Set 2013, 22:45

Engraçado, estava pensando em abrir um tópico hoje sobre isso. Sempre tive a impressão que a V1, VR e V@ do AXE fossem muito altos.
CGH se não puxar o stick antes vai decolar lá na avenida dos bandeirantes +/-...

Vou ver se com os packs em off muda alguma coisa !

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Mensagem por Douglas.Matos Sex 13 Set 2013, 22:59

Mas no real não é decolado com eles em off? Iniciando taxi eu sempre os desligo se não me engano, depois irei fazer um voo e ver como faço realmente mesmo thumbsup 

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Mensagem por Leber Sex 13 Set 2013, 23:04

No airbus realmente não sei como é no real, mas no Boeing packs off apenas para para acionar os motores, depois passa para auto.

Vamos aguardar os especialistas...

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Mensagem por Rubino Sex 13 Set 2013, 23:49

Tem um video da decolagem de um A330 da TAM que o comandante pede packs off. Nao sei se vale também para os irmãos menores...segue o link (por volta de 2:45 de video):

https://youtu.be/69hbLJ19hxU

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Mensagem por AdrianoN Sáb 14 Set 2013, 11:46

Aqui deu uma melhorada. Acho que tem um efeito na rolagem.

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Mensagem por Daniel batista Sáb 14 Set 2013, 12:02

Adriano, voce esta correto, com as packs em off, tem um aproveitamento maior na sangria do sistema, ou seja tens notado de 10 a 15% na performance na hora da rolagem! Dependendo das configurações de cada aviao, exemplo a GOL, que decola do RJ com as packs off, após a decolagem, no perfil conforme, faz o check apos decolagem e ativam novamente  thumbsup 


Última edição por Daniel batista em Sáb 14 Set 2013, 12:03, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Smile FAIL)

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Mensagem por cwbspotter Sáb 14 Set 2013, 12:06

Eu normalmente no NGx para decolar de Sampa e Rio "packs off". Mas isso vai variar conforme a configuração de W&B da aeronave e também temos que levar em conta a temperatura externa. Então cortamos a sangria de ar do motor - através das packs - para poder usar toda sua potência.

Isso pode causar desconforto aos pax., pois você inicia um voo não pressurizado e quando aciona as packs, se não me engano, elas iniciam uma "pressurização mais rápida que o normal". Mas é em prol da segurança, então pro inferno com o conforto... Rulez 

No airbus fico devendo a informação, meu conhecimento da aeronave é zero! hmmm 

Abraços
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Mensagem por João Pedro Sáb 14 Set 2013, 12:43

Pelo que eu saiba, nas companhias brasileiras que operam Airbus, sempre decolam com packs off. Vi uma vez em um blog atualizado pelos tripulantes da TAM que em algumas situações a pack de número um é desativada durante o táxi.
Como as packs puxam um pouco do ar quente do motor para resfriar o ar lá em cima, há um pouco de perda de potência. Na TAM pelo menos, ambas são desligada ao ler PACKS no Cleared for T/O Checklist, e a pack 1 é ligada na altitude redução de potência - geralmente 800', e pack nº 2 é desligada ao se atingir a velocidade S - velocidade mínima para retração dos slats.

Espero que ajudem os senhores e bons voos! O A32X da Aerosoft é realmente  fascinante

Abs!
Smile)

Edit: Vale ressaltar também que logo após setar a potência de decolagem é necessário empurrar o sidestick para posição half-full, ou metade de sua deflexão frontal total. O mesmo deve ser retornado até sua posição normal após passar 80 knots com trhust set e a redução não pode passar dos 100 knots.

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Mensagem por Leber Sáb 14 Set 2013, 13:25

Fugindo um pouco mas nem tanto do assunto, e se o Adriano me permitir, as velocidades de V1, VR 2 V2 do AXE, estão de acordo com a realidade?
Pergunto pois, uma V2 de 152 Knots em CGH acho um tanto quanto alta, compara com o NGX que fica em torno de 137/140.

thumbsup 


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Mensagem por Otavio Mendes Sáb 14 Set 2013, 13:28

João Pedro escreveu:
Edit: Vale ressaltar também que logo após setar a potência de decolagem é necessário empurrar o sidestick para posição half-full, ou metade de sua deflexão frontal total. O mesmo deve ser retornado até sua posição normal após passar 80 knots com trhust set e a redução não pode passar dos 100 knots.
Poderia me explicar melhor isso? nunca havia feito em minhas decolagens.. muda algo?
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Mensagem por willian402m Sáb 14 Set 2013, 13:52

Leber escreveu:Fugindo um pouco mas nem tanto do assunto, e se o Adriano me permitir, as velocidades de V1, VR 2 V2 do AXE, estão de acordo com a realidade?
Pergunto pois, uma V2 de 152 Knots em CGH acho um tanto quanto alta, compara com o NGX que fica em torno de 137/140.

thumbsup 

Com certeza configuração de pesos está incorreta, avião só decola com overbook de passageiros, jamais com over de combustível e carga, ainda mais CGO, despachante voo dele a afim de fazer cagada

Otavio Mendes escreveu:
João Pedro escreveu:
Edit: Vale ressaltar também que logo após setar a potência de decolagem é necessário empurrar o sidestick para posição half-full, ou metade de sua deflexão frontal total. O mesmo deve ser retornado até sua posição normal após passar 80 knots com trhust set e a redução não pode passar dos 100 knots.
Poderia me explicar melhor isso? nunca havia feito em minhas decolagens.. muda algo?
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Mensagem por Daniel batista Sáb 14 Set 2013, 16:07

Este procedimento de empurrar manche ( boeing) ou (side) airbus, serve exatamente para retardar a reação da aeronave em levantar voo, no máximo 100 KT alivia e assim vai V1 VR V2.

No aeroclube pelo menos de Jundiaí EJ, alivia com 75 e puxa com 85, evidentemente com W&B de acordo! thumbsup 

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Mensagem por AdrianoN Sáb 14 Set 2013, 16:32

SBSP, o máximo que consigo decolar é com uma V2 de 142kts. É so não colocar muita carga. Eu decolo com full PAX, a carga em torno de 2 a 3 toneladas. Flap3 ou 2.

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Mensagem por Otavio Mendes Sáb 14 Set 2013, 16:40

No SBRJ só opera até o Airbus A319 né? Assim como também somente até o B737-700 ?

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Mensagem por João Pedro Sáb 14 Set 2013, 17:42

Otavio Mendes escreveu:No SBRJ só opera até o Airbus A319 né? Assim como também somente até o B737-700 ?
Só 19... A Gol opera o 800 por lá també


Otavio Mendes escreveu:
João Pedro escreveu:
Edit: Vale ressaltar também que logo após setar a potência de decolagem é necessário empurrar o sidestick para posição half-full, ou metade de sua deflexão frontal total. O mesmo deve ser retornado até sua posição normal após passar 80 knots com trhust set e a redução não pode passar dos 100 knots.
Poderia me explicar melhor isso? nunca havia feito em minhas decolagens.. muda algo?

Como já responderam seve para aliviar a condição de pitch up durante a aplicação da potência de decolagem.

[quote="willian402m"]
Leber escreveu:Fugindo um pouco mas nem tanto do assunto, e se o Adriano me permitir, as velocidades de V1, VR 2 V2 do AXE, estão de acordo com a realidade?
Pergunto pois, uma V2 de 152 Knots em CGH acho um tanto quanto alta, compara com o NGX que fica em torno de 137/140.
Acho que eles são um pouco errôneos. Vi uma vez que até o flap em 1+F difere com a realidade. Depende também de peso, meteorologia e tals. Tem um programa que eu uso que eu insiro esses dados e ele já gera V1 - VR - V2 e FLEX. A FLEX aqui sempre deu pra decolar com uma boa margem, mas com relação as Vspeeds há uma diferença de cerca de 5-7 knots.

Mas são detalhes... Mas que mesmo sendo detalhes não deixa de infringir na qualidade da simulação. Outro exemplo é a demora do 320 CFM de chegar de final thrust para TO/GA... Mas como eu falei são detalhes que com certeza serão corrigidos - I HOPE SO!

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Mensagem por Otavio Mendes Sáb 14 Set 2013, 17:50

João Pedro escreveu:
Otavio Mendes escreveu:No SBRJ só opera até o Airbus A319 né? Assim como também somente até o B737-700 ?
Só 19... A Gol opera o 800 por lá també


Otavio Mendes escreveu:Poderia me explicar melhor isso? nunca havia feito em minhas decolagens.. muda algo?
Como já responderam seve para aliviar a condição de pitch up durante a aplicação da potência de decolagem.

willian402m escreveu:Acho que eles são um pouco errôneos. Vi uma vez que até o flap em 1+F difere com a realidade. Depende também de peso, meteorologia e tals. Tem um programa que eu uso que eu insiro esses dados e ele já gera V1 - VR - V2 e FLEX. A FLEX aqui sempre deu pra decolar com uma boa margem, mas com relação as Vspeeds há uma diferença de cerca de 5-7 knots.

Mas são detalhes... Mas que mesmo sendo detalhes não deixa de infringir na qualidade da simulação. Outro exemplo é a demora do 320 CFM de chegar de final thrust para TO/GA... Mas como eu falei são detalhes que com certeza serão corrigidos - I HOPE SO!
Obrigado João Pedro, e aqui também sempre decolei com FLEX em uma boa margem. Quanto ao A320 CFM demorar para chegar de final thrust para TO/GA, não tinha reparado isso.. abri o simulador e vi que realmente faz sentido! Mas como falou, com certeza isso será corrigido. E além disso, eles tinham de adicionar os sistemas faltantes para dar aquela simulação. E agora quando sair essa V1.15, com certeza o avião estará perfeito.
Abraço
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Mensagem por João Pedro Sáb 14 Set 2013, 17:53

Pelo menos isso é o que a gente espera... A demora para ir até TO/GA é muito fácil de ser percebida. Basta testar no NGX... Chega dá aquele puxão pra trás. Já no A320 não. Isso é até um perigo em G/A. Nunca precisei fazer uma mas tenho certeza que quando eu precisar não poderei executar 100% como no real.

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Mensagem por Otavio Mendes Sáb 14 Set 2013, 18:00

Tá explicado então.. eu pensei que o avião não dava aquele puxão para trás por ser algum problema de configuração no EZDOK.. mas não, é a demora para ir até TO/GA. No teu simulador o A320 pula na hora da rolagem? O meu parece que está numa BR esburacada, joga para um lado e para o outro, principalmente depois dos 80kts, mas isso parece que é a câmera, pois estou usando aquele efeito de atrito com o solo do FSUIPC. Sabe me informar o que seria isso? Uso o EZDOK e tenho as linhas do [DynamicHeadMovement] alteradas.

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Mensagem por João Pedro Sáb 14 Set 2013, 18:05

Otavio Mendes escreveu:Tá explicado então.. eu pensei que o avião não dava aquele puxão para trás por ser algum problema de configuração no EZDOK.. mas não, é a demora para ir até TO/GA. No teu simulador o A320 pula na hora da rolagem? O meu parece que está numa BR esburacada, joga para um lado e para o outro, principalmente depois dos 80kts, mas isso parece que é a câmera, pois estou usando aquele efeito de atrito com o solo do FSUIPC. Sabe me informar o que seria isso? Uso o EZDOK e tenho as linhas do [DynamicHeadMovement] alteradas.
Não possuo o EZDOK... Mas aqui não possui esse problema. É normal que fique um pouco mais complicado de mover com altas velocidades visto que isso faz parte da própria física.
Absa

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Mensagem por Otavio Mendes Sáb 14 Set 2013, 18:12

João Pedro escreveu:
Otavio Mendes escreveu:Tá explicado então.. eu pensei que o avião não dava aquele puxão para trás por ser algum problema de configuração no EZDOK.. mas não, é a demora para ir até TO/GA. No teu simulador o A320 pula na hora da rolagem? O meu parece que está numa BR esburacada, joga para um lado e para o outro, principalmente depois dos 80kts, mas isso parece que é a câmera, pois estou usando aquele efeito de atrito com o solo do FSUIPC. Sabe me informar o que seria isso? Uso o EZDOK e tenho as linhas do [DynamicHeadMovement] alteradas.
Não possuo o EZDOK... Mas aqui não possui esse problema. É normal que fique um pouco mais complicado de mover com altas velocidades visto que isso faz parte da própria física.
Absa
Sim sim.. a física está bem realista, disso não tenho do que reclamar. Mas ao que me refiro, são os "sacolejos" em excesso, se alguém souber como resolver isso me diga, pois quando chega perto do VR está bem surreal os balanços da aeronave.. lembrando que tenho das linhas [DynamicHeadMovement] alteradas e possuo o EZDOK, seria alguma alteração nessas linhas ou configuração do EZDOK? confused 
Abraços thumbsup 
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