Sequestro do voo 375
+3
Alexandre da Silva
Alan Ferreira
Gilhott
7 participantes
Página 1 de 1
Sequestro do voo 375
Sequestro do voo 375
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sequestro do voo 375 foi uma ação de sequestro ocorrida no voo 375 da VASP em 29 de setembro de 1988 por Raimundo Nonato Alves da Conceição, que tinha como objetivo colidir o avião com 98 passageiros e 7 tripulantes a bordo contra o Palácio do Planalto em Brasília. O voo, numa aeronave Boeing 737-300, partiu de Porto Velho rumo ao Rio de Janeiro, fazendo escalas em Brasília, Goiânia e Belo Horizonte. Na fase final do voo, entre a capital mineira e o Rio de Janeiro, foi sequestrado e desviado para Brasília. O sequestro não teve êxito e a aeronave acabou pousando em segurança em Goiânia. A única vítima fatal em decorrência do sequestro foi um dos co-pilotos, Salvador Evangelista.
Fernando Murilo de Lima e Silva, o piloto que evitou a tragédia, foi homenageado em outubro de 2001 pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas e recebeu o troféu Destaque Aeronauta por ter evitado a morte dos quase cem passageiros que estavam a bordo do Boeing 737.
Sequestrador
O maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição nasceu em Vitorino Freire, vindo de uma família pobre do interior do Pará e era considerado calmo. Trabalhou como tratoreiro em várias empresas de construção. Na época com 28 anos, havia perdido seu emprego na construtora Mendes Júnior em Minas Gerais. No final da década de 80, o Brasil enfrentava uma péssima fase econômica com elevados índices de desemprego e inflação. Raimundo decidiu punir quem achava ser culpado pela má situação pela qual ele e o País passavam: o então presidente da República, José Sarney , lançando um avião contra o Palácio do Planalto, onde fica o Gabinete Presidencial.
O sequestro
Raimundo comprou um revólver calibre 32 e embarcou no voo VP-375. É importante ressaltar que na época, aparelhos de raios-X e detectores de metal não eram utilizados para verificar bagagens para voos nacionais, o que permitiu a passagem livre do passageiro. O voo, que vinha de Porto Velho e fazia escala em Belo Horizonte, decolou às 10h42 e cerca de 20 minutos após a decolagem, com o avião já no espaço aéreo do Rio de Janeiro, Raimundo Nonato anunciou o sequestro: disse que queria entrar na cabine e baleou Ronaldo Dias, um comissário de bordo, quando este tentou impedi-lo. Disparou várias vezes contra a porta da cabine, a arrombou e entrou. Ao entrar, Raimundo baleou o engenheiro de voo, Gilberto Renher, que teve a perna fraturada pelo tiro. Sem que o sequestrador percebesse, o piloto Fernando Murilo de Lima e Silva acionou pelo transponder o código 7500, que na linguagem da aeronáutica, indica interferência ilícita (sequestro). Quando tentava atender à resposta do Cindacta pelo rádio, o co-piloto Salvador Evangelista foi baleado pelo sequestrador e morreu na hora. Em seguida, Raimundo apontou o revólver para o piloto e exigiu que a aeronave fosse desviada imediatamente para Brasília.
Raimundo acabou desistindo de jogar o avião contra o Palácio do Planalto, mas impediu o comandante de pousar o avião quase sem combustível no Aeroporto Internacional de Brasília e na Base Aérea de Anápolis. Quando se aproximou de Goiânia, o piloto fez duas manobras acrobáticas (um "tonneau" e um parafuso) que foram testemunhadas por um caça Mirage III. Obteve sucesso na segunda manobra, o que permitiu um pouso rápido no Aeroporto Internacional Santa Genoveva às 13h45. Em terra, o sequestro e as negociações continuaram por várias horas. O sequestrador chegou a exigir um avião menor para fugir, mas por volta das 19h, quando descia a escada do avião usando o comandante como escudo, acabou sendo baleado três vezes pela equipe de elite da Polícia Federal. Morreu dias depois, vítima de uma infecção por anemia falciforme, sem relação com os tiros, segundo o legista Fortunato Badan Palhares.
Fernando Murilo de Lima e Silva, o piloto que evitou a tragédia, foi homenageado em outubro de 2001 pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas e recebeu o troféu Destaque Aeronauta por ter evitado a morte dos quase cem passageiros que estavam a bordo do Boeing 737.
Sequestrador
O maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição nasceu em Vitorino Freire, vindo de uma família pobre do interior do Pará e era considerado calmo. Trabalhou como tratoreiro em várias empresas de construção. Na época com 28 anos, havia perdido seu emprego na construtora Mendes Júnior em Minas Gerais. No final da década de 80, o Brasil enfrentava uma péssima fase econômica com elevados índices de desemprego e inflação. Raimundo decidiu punir quem achava ser culpado pela má situação pela qual ele e o País passavam: o então presidente da República, José Sarney , lançando um avião contra o Palácio do Planalto, onde fica o Gabinete Presidencial.
O sequestro
Raimundo comprou um revólver calibre 32 e embarcou no voo VP-375. É importante ressaltar que na época, aparelhos de raios-X e detectores de metal não eram utilizados para verificar bagagens para voos nacionais, o que permitiu a passagem livre do passageiro. O voo, que vinha de Porto Velho e fazia escala em Belo Horizonte, decolou às 10h42 e cerca de 20 minutos após a decolagem, com o avião já no espaço aéreo do Rio de Janeiro, Raimundo Nonato anunciou o sequestro: disse que queria entrar na cabine e baleou Ronaldo Dias, um comissário de bordo, quando este tentou impedi-lo. Disparou várias vezes contra a porta da cabine, a arrombou e entrou. Ao entrar, Raimundo baleou o engenheiro de voo, Gilberto Renher, que teve a perna fraturada pelo tiro. Sem que o sequestrador percebesse, o piloto Fernando Murilo de Lima e Silva acionou pelo transponder o código 7500, que na linguagem da aeronáutica, indica interferência ilícita (sequestro). Quando tentava atender à resposta do Cindacta pelo rádio, o co-piloto Salvador Evangelista foi baleado pelo sequestrador e morreu na hora. Em seguida, Raimundo apontou o revólver para o piloto e exigiu que a aeronave fosse desviada imediatamente para Brasília.
Raimundo acabou desistindo de jogar o avião contra o Palácio do Planalto, mas impediu o comandante de pousar o avião quase sem combustível no Aeroporto Internacional de Brasília e na Base Aérea de Anápolis. Quando se aproximou de Goiânia, o piloto fez duas manobras acrobáticas (um "tonneau" e um parafuso) que foram testemunhadas por um caça Mirage III. Obteve sucesso na segunda manobra, o que permitiu um pouso rápido no Aeroporto Internacional Santa Genoveva às 13h45. Em terra, o sequestro e as negociações continuaram por várias horas. O sequestrador chegou a exigir um avião menor para fugir, mas por volta das 19h, quando descia a escada do avião usando o comandante como escudo, acabou sendo baleado três vezes pela equipe de elite da Polícia Federal. Morreu dias depois, vítima de uma infecção por anemia falciforme, sem relação com os tiros, segundo o legista Fortunato Badan Palhares.
Última edição por Gilhott em Qui 18 Jul 2013, 20:38, editado 1 vez(es)
_________________
MS Windows 7 Ultimate 64-Bit SP1, Maximus Iv Extreme-z Intel I7 2700K, 8,0GB RAM, GTX660 TI
Gilhott- Major
-
Inscrito em : 01/10/2011
Mensagens : 312
Reputação : 23
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar
Nacionalidade :
Re: Sequestro do voo 375
Não sabia dessa história.
_________________
Asus Prime B250M-Plus/BR, Intel Core i5-7500 Kaby Lake, Crucial DDR4 24gb 2400mhz, Galax GTX 1660ti OC 6gb GDDR6, SSD Kingston A400 240GB + HD 1TB Seagate, Fonte EVGA 600w, 80 Plus, Gabinete Pichau Gaming Komor, Teclado e mouse sem fio Dell KM636, Monitor Dell de 21.5 P2219H, Logitech 3D Pro, Windows 10 Home 64bits.
Alan Ferreira- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 25/02/2012
Mensagens : 654
Reputação : 28
Idade : 42
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Analista / Internet
Nacionalidade :
Re: Sequestro do voo 375
Alan Ferreira escreveu: Não sabia dessa história.
Alan,
Sugiro que leia este livro, é um dos melhores que já li.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/451058/caixa-preta-relato-de-tres-desastres-aereos
_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W
Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Re: Sequestro do voo 375
obrigado pela indicação !!
_________________
Asus Prime B250M-Plus/BR, Intel Core i5-7500 Kaby Lake, Crucial DDR4 24gb 2400mhz, Galax GTX 1660ti OC 6gb GDDR6, SSD Kingston A400 240GB + HD 1TB Seagate, Fonte EVGA 600w, 80 Plus, Gabinete Pichau Gaming Komor, Teclado e mouse sem fio Dell KM636, Monitor Dell de 21.5 P2219H, Logitech 3D Pro, Windows 10 Home 64bits.
Alan Ferreira- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 25/02/2012
Mensagens : 654
Reputação : 28
Idade : 42
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Analista / Internet
Nacionalidade :
Re: Sequestro do voo 375
Um adendo:
A manobra feita pelo Comandante Murilo no B733 até hoje não é explicada pela Boeing. Foi tentada diversas vezes nos simuladores da empresa com diversos pilotos e em 100% das tentativas resultou em falha estrutural da aeronave na tentativa de recuperação da manobra e morte de todos ocupantes.
E quanto a recomendação do caixa preta digo que ele é simplesmente indispensável na biblioteca de qualquer doido por aviação. Tem que ter o livro de cor na cabeça de tanto ler hahaha...
A manobra feita pelo Comandante Murilo no B733 até hoje não é explicada pela Boeing. Foi tentada diversas vezes nos simuladores da empresa com diversos pilotos e em 100% das tentativas resultou em falha estrutural da aeronave na tentativa de recuperação da manobra e morte de todos ocupantes.
E quanto a recomendação do caixa preta digo que ele é simplesmente indispensável na biblioteca de qualquer doido por aviação. Tem que ter o livro de cor na cabeça de tanto ler hahaha...
Julio Giunti- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade :
Re: Sequestro do voo 375
Julio Giunti escreveu:Um adendo:
E quanto a recomendação do caixa preta digo que ele é simplesmente indispensável na biblioteca de qualquer doido por aviação. Tem que ter o livro de cor na cabeça de tanto ler hahaha...
Outro também que é indispensável é Perda total livro do Ivan Sant'Anna, mesmo escritor de Caixa preta.
https://www.voovirtual.com/t10853-entrevista-com-ivan-sant-anna
_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W
Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Re: Sequestro do voo 375
Alexandre da Silva escreveu:Julio Giunti escreveu:Um adendo:
E quanto a recomendação do caixa preta digo que ele é simplesmente indispensável na biblioteca de qualquer doido por aviação. Tem que ter o livro de cor na cabeça de tanto ler hahaha...
Outro também que é indispensável é Perda total livro do Ivan Sant'Anna, mesmo escritor de Caixa preta.
https://www.voovirtual.com/t10853-entrevista-com-ivan-sant-anna
E há ainda outro que recomendo dele, que é o "Plano de ataque", sobre o 11 de Setembro. Muito bom também.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Sequestro do voo 375
Alvega escreveu:Alexandre da Silva escreveu:
Outro também que é indispensável é Perda total livro do Ivan Sant'Anna, mesmo escritor de Caixa preta.
https://www.voovirtual.com/t10853-entrevista-com-ivan-sant-anna
E há ainda outro que recomendo dele, que é o "Plano de ataque", sobre o 11 de Setembro. Muito bom também.
É o único que ainda não tenho....
Julio Giunti- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade :
Re: Sequestro do voo 375
E o avião envolvido, PP-SNT era ativo até outro dia, recem parou de voar na Southwest
_________________
Alexandre "VSP4264" Alves - BHZ - MG
VSP4264- Brigadeiro
-
Inscrito em : 17/02/2011
Mensagens : 2209
Reputação : 219
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Sequestro do voo 375
VSP4264 escreveu:E o avião envolvido, PP-SNT era ativo até outro dia, recem parou de voar na Southwest
Realmente, estava na ativa. Sempre que vejo essa foto me arrepio em saber o fim trágico que poderia ter ocorrido.
https://www.voovirtual.com/t6911-o-nosso-11-de-setembro
_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W
Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Re: Sequestro do voo 375
Alexandre da Silva escreveu:VSP4264 escreveu:E o avião envolvido, PP-SNT era ativo até outro dia, recem parou de voar na Southwest
Realmente, estava na ativa. Sempre que vejo essa foto me arrepio em saber o fim trágico que poderia ter ocorrido.
https://www.voovirtual.com/t6911-o-nosso-11-de-setembro
Essa aeronave devia ser repatriada e colocada em um museu com a pintura da VASP.
Julio Giunti- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade :
Re: Sequestro do voo 375
Julio Giunti escreveu:Alexandre da Silva escreveu:
Realmente, estava na ativa. Sempre que vejo essa foto me arrepio em saber o fim trágico que poderia ter ocorrido.
https://www.voovirtual.com/t6911-o-nosso-11-de-setembro
Essa aeronave devia ser repatriada e colocada em um museu com a pintura da VASP.
Não conseguimos preservar o PP-SMA, primeiro 737 do Brasil, da América do Sul, da América Latina, imagine puxar o SNT , somos um país sem interesse na história, lamentavelmente meu chapa!
_________________
Alexandre "VSP4264" Alves - BHZ - MG
VSP4264- Brigadeiro
-
Inscrito em : 17/02/2011
Mensagens : 2209
Reputação : 219
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Sequestro do voo 375
VSP4264 escreveu:Julio Giunti escreveu:
Essa aeronave devia ser repatriada e colocada em um museu com a pintura da VASP.
Não conseguimos preservar o PP-SMA, primeiro 737 do Brasil, da América do Sul, da América Latina, imagine puxar o SNT , somos um país sem interesse na história, lamentavelmente meu chapa!
O SMA não havia sido levado para o museu da FAB ou da TAM? Eu tinha escutado essa história mas não acompanhei para saber se realmente fizeram isto!
Julio Giunti- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade :
Re: Sequestro do voo 375
Julio Giunti escreveu:VSP4264 escreveu:
Não conseguimos preservar o PP-SMA, primeiro 737 do Brasil, da América do Sul, da América Latina, imagine puxar o SNT , somos um país sem interesse na história, lamentavelmente meu chapa!
O SMA não havia sido levado para o museu da FAB ou da TAM? Eu tinha escutado essa história mas não acompanhei para saber se realmente fizeram isto!
Pelo que li, ele ainda está em Confins aguardando a liberação para ir para o Museu da Tam.
Não tenho certeza da fonte, abaixo uma foto tirada a exatos 1 ano, (Coincidência).
http://www.airliners.net/photo/Untitled-(VASP)/Boeing-737-2A1/2190443/&sid=7c8555f734d2a358ef3d778423a8df31
_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W
Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Re: Sequestro do voo 375
Segue em CNF e sem definição se a TAM vai assumir ou não, é bom lembrarmos que a TAM é LAN e que não tem mais interesse no Museu...
_________________
Alexandre "VSP4264" Alves - BHZ - MG
VSP4264- Brigadeiro
-
Inscrito em : 17/02/2011
Mensagens : 2209
Reputação : 219
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Sequestro do voo 375
Que tristeza! E quem vai tocar o museu? Aquele lugar não pode se acabar assim!
Julio Giunti- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade :
Re: Sequestro do voo 375
Então eu acho que acabar não, mas custos exorbitantes para agregar aviões é que deve se resumir.
_________________
Alexandre "VSP4264" Alves - BHZ - MG
VSP4264- Brigadeiro
-
Inscrito em : 17/02/2011
Mensagens : 2209
Reputação : 219
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Sequestro do voo 375
E o Comandante Murilo, hoje, diretor de operações da Rio, está voando o B767.
Abraços!
Abraços!
Pessanha- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 17/04/2012
Mensagens : 669
Reputação : 41
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos