Passei na ANAC!!!!
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Passei na ANAC!!!!
É com felicidade que venho aqui postar para vocês que passei na prova para PP.
Três meses de estudos intensos. Estudava durante o serviço na TWR (quando não tinha tráfego) e depois em casa.
Resolvi centenas de questões das cinco matérias.
E o resultado veio de primeira. Até porque não haveria segunda chance para autodidata e em Teresina não tem aeroclube.
Feliz demais! Agora é começar a voar!
Abraços a todos!
Julio
Três meses de estudos intensos. Estudava durante o serviço na TWR (quando não tinha tráfego) e depois em casa.
Resolvi centenas de questões das cinco matérias.
E o resultado veio de primeira. Até porque não haveria segunda chance para autodidata e em Teresina não tem aeroclube.
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Julio Giunti- Tenente-Coronel
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Re: Passei na ANAC!!!!
Parabens amigo
A sua alegria é a nossa alegria , abraços
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Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
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Re: Passei na ANAC!!!!
Meus parabéns e sucesso na carreira! Tenha ótimos voos! E se puder, grave o 1° voo..rs
Abraços!!
Abraços!!
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Caio Mendes- Coronel
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Re: Passei na ANAC!!!!
Caraca Julio, parabéns! O que achou da banca?
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Passei na ANAC!!!!
Parabéns, que venham os voos!
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Lucas Honório- Capitão
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Re: Passei na ANAC!!!!
Parabéns meu amigo! Muitos céu azul pra você nos seus futuros voos!
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flavioSSA- Marechal-do-Ar
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Re: Passei na ANAC!!!!
Parabéns, Julio!
Também tive essa alegria há alguns meses. O resultado final compensa todos os esforços, não é mesmo?!
Ótimos voos pra você!
Também tive essa alegria há alguns meses. O resultado final compensa todos os esforços, não é mesmo?!
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Daniel Santoro
Dani.Santoro- Marechal-do-Ar
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Re: Passei na ANAC!!!!
Parabéns Julio e sucesso nessa nova etapa !
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O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber- Moderador
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Re: Passei na ANAC!!!!
Parabéns cara! Com muito esforço e dedicação a gente chega lá.
9 de Agosto é a minha, vamos ver no que é que dá.
O que achou do nível da prova? o que me preocupa é TV.
9 de Agosto é a minha, vamos ver no que é que dá.
O que achou do nível da prova? o que me preocupa é TV.
Athos- Major
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Re: Passei na ANAC!!!!
Obrigado pelas felicitações de todos!
Bom a prova é mais ou menos o nível que se encontra nos simulados pagos que tem por ai na internet.
Depois de um certo tempo fazendo os simulados do piloto brasil, você começa a decorar as questões e saber quais são as respostas. Em navegação "ganhei" duas questões assim iguaizinhas sem tirar nem por. Algumas outras eram bem similares na formulação da pergunta e as alternativas, mas ainda assim já ajudava muito! Mesmo assim li e reli umas 20 vezes e fiz os cálculos para realmente conferir se era aquilo mesmo ou era sacanagem. Por outro lado, pelo fato da base de dados destes simulados serem bem limitados, existem questões e assuntos que são abordados na prova que nem é tocado durante os simulados e que te pegam de surpresa e você acaba perdendo um pouco de tempo na resolução destas questões e acabam te deixando até um pouco tenso.
Teoria de vôo foi a matéria que errei mais questões, passei com 15 acertos. O restante foram regulamentos 19, meteorologia 19, navegação 18 e conhecimentos 17. Mas é como um amigo meu falou: Passou com 14 acertos é nota 10!
Resumindo: Provas de bom entendimento, questões diretas bem elaboradas e sem firulas, algumas pegadinhas para ver se você está prestando atenção no que está fazendo e assuntos bem abordados. Algumas questões você resolve até por eliminação ou ficava entre duas alternativas, que em caso de dúvida, deixa até o chute mais consciente! Os simulados ajudaram bastante mesmo, como disse existem questões similares e outras idênticas que além de ajudar no score, ajudam a economizar no tempo que fica para o restante da prova.
E minhas dicas para quem vai fazer a banca são:
1-Dois dias antes da prova, suspenda o estudo pesado, descanse e relaxe, faça apenas revisões leves de assuntos que não está dominando completamente e simulados para manter o assunto fresco na cabeça.
2-Iniciando a prova, procure as questões que você sabe e faça logo de cara para se livrar, deixando para depois as mais difíceis, com cálculos de navegação, conversões, interpretações de METAR e TAF (Aqui vai uma dica: sempre desmembre o TAF escrevendo no papel e nunca de cabeça apenas lendo, a chance de errar assim é grande!) e as quais você tiver dúvidas. Ganha-se tempo com isto e você estando com a cabeça fresca, não corre o risco de errar questões fáceis e se prejudicar. Faça os cálculos, por mais simples que sejam, na calculadora ou no papel, utilize o computador de vôo e todos recursos disponíveis a suas mãos. Sob pressão e tenso, a chance de errar um cálculo de cabeça tão simples como 2+2 é enorme!
3-Terminada a prova, dê uns dois minutos para esfriar a cabeça e revise todas as provas, questão a questão, alternativa a alternativa cuidadosamente vendo se realmente marcou a correta. Houve três questões que eu mudei neste momento, pelo fato de ter lido a questão errado e com pressa e que continham pegadinhas que só achei depois de reler a prova. Portanto cuidado extremo neste quesito. Eu fiz a prova e revisei cada uma pelo menos cinco vezes até ter absoluta certeza de que havia entendido a questão e escolhido a alternativa correta! E ainda assim sai 40 minutos antes do horário previsto pro término.
4- Cuidado com as pegadinhas. Pelo que soube, é aonde muita gente cai (conforme escrevi em cima). É bastante comum fazer cálculo e o resultado sair em nós e as alternativas serem em KM ou de Feet para metros Litro para Galão e etc.
5-Anote em um canto da folha as questões de cada prova que você tem dúvidas nas alternativas ou não sabe para fazer um controle durante a revisão. Tipo assim, fiquei com dúvida nas respostas das questões 4,7 e 13 em Meteorologia, ainda tendo mais três chances para errar algo que eu não estou "vendo". Dê mais um break para respirar porque nesta hora você faz o filtro final, pois são menos questões para focar sua atenção e poder conseguir resolvê-las, ou dar aquele famoso "chute consciente" que falei acima e de repente marcar aquele golaço hahahahahaha.
6-Depois de tudo, se ainda tiver tempo e quiser um resto de neurônios, passe uma geral em todas as provas para ver se não deixou escapar nada.
7- Acho que esta é a dica mais importante. Faça a prova calmo e tranquilo. Nervosismo bloqueia, dá branco e atrapalha. Você estudou, sabe da matéria e ela está na sua mente. Esta dica me ajudou imensamente no concurso da infraero para CTA (fiz a prova de manhã após ter levado e passado a madrugada com minha esposa no hospital antes da prova) e agora na prova para PP. Hoje comecei tenso demais quando a examinadora falou que mesmo se eu ficasse de segunda época não poderia fazer as provas novamente sem fazer curso em aeroclube (em SBTE não tem aeroclube) porque teria passado do prazo para autodidada,ou seja, era PASSAR ou PASSAR, não havia outra opção. Mas respirei fundo, retomei o controle e voltei a prova e o resultado está ai.
Mais uma vez obrigado galera pelas felicitações, e se der, com certeza vou gravar o primeiro vôo. Vou chorar feito criança pois é algo que eu sonho desde os meus 10 anos de idade e só 25 anos depois é que estou tendo o prazer de realizar!
Abraços!
Bom a prova é mais ou menos o nível que se encontra nos simulados pagos que tem por ai na internet.
Depois de um certo tempo fazendo os simulados do piloto brasil, você começa a decorar as questões e saber quais são as respostas. Em navegação "ganhei" duas questões assim iguaizinhas sem tirar nem por. Algumas outras eram bem similares na formulação da pergunta e as alternativas, mas ainda assim já ajudava muito! Mesmo assim li e reli umas 20 vezes e fiz os cálculos para realmente conferir se era aquilo mesmo ou era sacanagem. Por outro lado, pelo fato da base de dados destes simulados serem bem limitados, existem questões e assuntos que são abordados na prova que nem é tocado durante os simulados e que te pegam de surpresa e você acaba perdendo um pouco de tempo na resolução destas questões e acabam te deixando até um pouco tenso.
Teoria de vôo foi a matéria que errei mais questões, passei com 15 acertos. O restante foram regulamentos 19, meteorologia 19, navegação 18 e conhecimentos 17. Mas é como um amigo meu falou: Passou com 14 acertos é nota 10!
Resumindo: Provas de bom entendimento, questões diretas bem elaboradas e sem firulas, algumas pegadinhas para ver se você está prestando atenção no que está fazendo e assuntos bem abordados. Algumas questões você resolve até por eliminação ou ficava entre duas alternativas, que em caso de dúvida, deixa até o chute mais consciente! Os simulados ajudaram bastante mesmo, como disse existem questões similares e outras idênticas que além de ajudar no score, ajudam a economizar no tempo que fica para o restante da prova.
E minhas dicas para quem vai fazer a banca são:
1-Dois dias antes da prova, suspenda o estudo pesado, descanse e relaxe, faça apenas revisões leves de assuntos que não está dominando completamente e simulados para manter o assunto fresco na cabeça.
2-Iniciando a prova, procure as questões que você sabe e faça logo de cara para se livrar, deixando para depois as mais difíceis, com cálculos de navegação, conversões, interpretações de METAR e TAF (Aqui vai uma dica: sempre desmembre o TAF escrevendo no papel e nunca de cabeça apenas lendo, a chance de errar assim é grande!) e as quais você tiver dúvidas. Ganha-se tempo com isto e você estando com a cabeça fresca, não corre o risco de errar questões fáceis e se prejudicar. Faça os cálculos, por mais simples que sejam, na calculadora ou no papel, utilize o computador de vôo e todos recursos disponíveis a suas mãos. Sob pressão e tenso, a chance de errar um cálculo de cabeça tão simples como 2+2 é enorme!
3-Terminada a prova, dê uns dois minutos para esfriar a cabeça e revise todas as provas, questão a questão, alternativa a alternativa cuidadosamente vendo se realmente marcou a correta. Houve três questões que eu mudei neste momento, pelo fato de ter lido a questão errado e com pressa e que continham pegadinhas que só achei depois de reler a prova. Portanto cuidado extremo neste quesito. Eu fiz a prova e revisei cada uma pelo menos cinco vezes até ter absoluta certeza de que havia entendido a questão e escolhido a alternativa correta! E ainda assim sai 40 minutos antes do horário previsto pro término.
4- Cuidado com as pegadinhas. Pelo que soube, é aonde muita gente cai (conforme escrevi em cima). É bastante comum fazer cálculo e o resultado sair em nós e as alternativas serem em KM ou de Feet para metros Litro para Galão e etc.
5-Anote em um canto da folha as questões de cada prova que você tem dúvidas nas alternativas ou não sabe para fazer um controle durante a revisão. Tipo assim, fiquei com dúvida nas respostas das questões 4,7 e 13 em Meteorologia, ainda tendo mais três chances para errar algo que eu não estou "vendo". Dê mais um break para respirar porque nesta hora você faz o filtro final, pois são menos questões para focar sua atenção e poder conseguir resolvê-las, ou dar aquele famoso "chute consciente" que falei acima e de repente marcar aquele golaço hahahahahaha.
6-Depois de tudo, se ainda tiver tempo e quiser um resto de neurônios, passe uma geral em todas as provas para ver se não deixou escapar nada.
7- Acho que esta é a dica mais importante. Faça a prova calmo e tranquilo. Nervosismo bloqueia, dá branco e atrapalha. Você estudou, sabe da matéria e ela está na sua mente. Esta dica me ajudou imensamente no concurso da infraero para CTA (fiz a prova de manhã após ter levado e passado a madrugada com minha esposa no hospital antes da prova) e agora na prova para PP. Hoje comecei tenso demais quando a examinadora falou que mesmo se eu ficasse de segunda época não poderia fazer as provas novamente sem fazer curso em aeroclube (em SBTE não tem aeroclube) porque teria passado do prazo para autodidada,ou seja, era PASSAR ou PASSAR, não havia outra opção. Mas respirei fundo, retomei o controle e voltei a prova e o resultado está ai.
Mais uma vez obrigado galera pelas felicitações, e se der, com certeza vou gravar o primeiro vôo. Vou chorar feito criança pois é algo que eu sonho desde os meus 10 anos de idade e só 25 anos depois é que estou tendo o prazer de realizar!
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Julio Giunti- Tenente-Coronel
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Re: Passei na ANAC!!!!
Julio Giunti escreveu:1-Dois dias antes da prova, suspenda o estudo pesado, descanse e relaxe, faça apenas revisões leves de assuntos que não está dominando completamente e simulados para manter o assunto fresco na cabeça.
Não só próximo da prova mas sempre. Não adianta se enfiar o dia todo no estudo e viver só disso. Chega uma hora que a coisa não rende mais, a concentração cai e tem gente que fica insistindo. Viu que a coisa tá desandando, você já está cansado e sem saco dá uma parada.
Julio Giunti escreveu:2-Iniciando a prova, procure as questões que você sabe e faça logo de cara para se livrar, deixando para depois as mais difíceis, com cálculos de navegação, conversões, interpretações de METAR e TAF (Aqui vai uma dica: sempre desmembre o TAF escrevendo no papel e nunca de cabeça apenas lendo, a chance de errar assim é grande!) e as quais você tiver dúvidas. Ganha-se tempo com isto e você estando com a cabeça fresca, não corre o risco de errar questões fáceis e se prejudicar. Faça os cálculos, por mais simples que sejam, na calculadora ou no papel, utilize o computador de vôo e todos recursos disponíveis a suas mãos. Sob pressão e tenso, a chance de errar um cálculo de cabeça tão simples como 2+2 é enorme!
Muito importante. Começar sempre pelas mais fáceis, deixando a navegação por ultimo que é a mais trabalhosa geralmente. Sempre "crosschecar" o cálculo pelo menos uma vez.
Julio Giunti escreveu:3-Terminada a prova, dê uns dois minutos para esfriar a cabeça e revise todas as provas, questão a questão, alternativa a alternativa cuidadosamente vendo se realmente marcou a correta. Houve três questões que eu mudei neste momento, pelo fato de ter lido a questão errado e com pressa e que continham pegadinhas que só achei depois de reler a prova. Portanto cuidado extremo neste quesito. Eu fiz a prova e revisei cada uma pelo menos cinco vezes até ter absoluta certeza de que havia entendido a questão e escolhido a alternativa correta! E ainda assim sai 40 minutos antes do horário previsto pro término.
Atentar também para as questões "marque a errada". Na prova do INVA, se não me engano, na hora da revisão notei que tinha uma assim e eu tinha marcado errado.
Julio Giunti escreveu:4- Cuidado com as pegadinhas. Pelo que soube, é aonde muita gente cai (conforme escrevi em cima). É bastante comum fazer cálculo e o resultado sair em nós e as alternativas serem em KM ou de Feet para metros Litro para Galão e etc.
E o resultado do cálculo que saiu em kt e você não converteu para km/h conforme pedia estará em uma das alternativas, as vezes a primeira. O sujeito vai lá, marca e toma bomba.
É isso ai Julio, agora ficamos na expectativa do primeiro voo. Abração e parabéns novamente!
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Passei na ANAC!!!!
Parabéns, amigo! Coisa boa essa sua aprovação! Agora é praticar e praticar ! Sucesso!
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Rodrigo Nogueira Braga
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rodrigo mago- Moderador
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Re: Passei na ANAC!!!!
Parabéns Júlio..e ficamos a guarda o famoso voo!!
el_lopes- Major-Brigadeiro
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Re: Passei na ANAC!!!!
Paulo Stavis escreveu: Não só próximo da prova mas sempre. Não adianta se enfiar o dia todo no estudo e viver só disso. Chega uma hora que a coisa não rende mais, a concentração cai e tem gente que fica insistindo. Viu que a coisa tá desandando, você já está cansado e sem saco dá uma parada.
Pois é cara, tinha hora que não rendia...mesmas questões, mesmo material. Pegava uma folga de trabalho e ia passear com minha esposa, pra um bar beber cerveja e espairar. Ai depois de uns três dias voltava com tudo e era outro rendimento!
Valeu pessoal! O primeiro vôo apenas vai depender de um cara que comprou um C152 lá em Teresina e está com a papelada em andamento na ANAC para abrir uma escola de vôo. Já que sou controlador, vou ver se ele vai abrir o teórico e tentar trocar as horas pelas aulas de regulamento. Assim que sair posto aqui para vocês!
Julio Giunti- Tenente-Coronel
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Re: Passei na ANAC!!!!
Parabéns pela aprovação e principalmente pelas dicas pros que ainda vão fazer a prova, boa iniciativa.
Re: Passei na ANAC!!!!
Julio Giunti escreveu:Obrigado pelas felicitações de todos!
Bom a prova é mais ou menos o nível que se encontra nos simulados pagos que tem por ai na internet.
Depois de um certo tempo fazendo os simulados do piloto brasil, você começa a decorar as questões e saber quais são as respostas. Em navegação "ganhei" duas questões assim iguaizinhas sem tirar nem por. Algumas outras eram bem similares na formulação da pergunta e as alternativas, mas ainda assim já ajudava muito! Mesmo assim li e reli umas 20 vezes e fiz os cálculos para realmente conferir se era aquilo mesmo ou era sacanagem. Por outro lado, pelo fato da base de dados destes simulados serem bem limitados, existem questões e assuntos que são abordados na prova que nem é tocado durante os simulados e que te pegam de surpresa e você acaba perdendo um pouco de tempo na resolução destas questões e acabam te deixando até um pouco tenso.
Teoria de vôo foi a matéria que errei mais questões, passei com 15 acertos. O restante foram regulamentos 19, meteorologia 19, navegação 18 e conhecimentos 17. Mas é como um amigo meu falou: Passou com 14 acertos é nota 10!
Resumindo: Provas de bom entendimento, questões diretas bem elaboradas e sem firulas, algumas pegadinhas para ver se você está prestando atenção no que está fazendo e assuntos bem abordados. Algumas questões você resolve até por eliminação ou ficava entre duas alternativas, que em caso de dúvida, deixa até o chute mais consciente! Os simulados ajudaram bastante mesmo, como disse existem questões similares e outras idênticas que além de ajudar no score, ajudam a economizar no tempo que fica para o restante da prova.
E minhas dicas para quem vai fazer a banca são:
1-Dois dias antes da prova, suspenda o estudo pesado, descanse e relaxe, faça apenas revisões leves de assuntos que não está dominando completamente e simulados para manter o assunto fresco na cabeça.
2-Iniciando a prova, procure as questões que você sabe e faça logo de cara para se livrar, deixando para depois as mais difíceis, com cálculos de navegação, conversões, interpretações de METAR e TAF (Aqui vai uma dica: sempre desmembre o TAF escrevendo no papel e nunca de cabeça apenas lendo, a chance de errar assim é grande!) e as quais você tiver dúvidas. Ganha-se tempo com isto e você estando com a cabeça fresca, não corre o risco de errar questões fáceis e se prejudicar. Faça os cálculos, por mais simples que sejam, na calculadora ou no papel, utilize o computador de vôo e todos recursos disponíveis a suas mãos. Sob pressão e tenso, a chance de errar um cálculo de cabeça tão simples como 2+2 é enorme!
3-Terminada a prova, dê uns dois minutos para esfriar a cabeça e revise todas as provas, questão a questão, alternativa a alternativa cuidadosamente vendo se realmente marcou a correta. Houve três questões que eu mudei neste momento, pelo fato de ter lido a questão errado e com pressa e que continham pegadinhas que só achei depois de reler a prova. Portanto cuidado extremo neste quesito. Eu fiz a prova e revisei cada uma pelo menos cinco vezes até ter absoluta certeza de que havia entendido a questão e escolhido a alternativa correta! E ainda assim sai 40 minutos antes do horário previsto pro término.
4- Cuidado com as pegadinhas. Pelo que soube, é aonde muita gente cai (conforme escrevi em cima). É bastante comum fazer cálculo e o resultado sair em nós e as alternativas serem em KM ou de Feet para metros Litro para Galão e etc.
5-Anote em um canto da folha as questões de cada prova que você tem dúvidas nas alternativas ou não sabe para fazer um controle durante a revisão. Tipo assim, fiquei com dúvida nas respostas das questões 4,7 e 13 em Meteorologia, ainda tendo mais três chances para errar algo que eu não estou "vendo". Dê mais um break para respirar porque nesta hora você faz o filtro final, pois são menos questões para focar sua atenção e poder conseguir resolvê-las, ou dar aquele famoso "chute consciente" que falei acima e de repente marcar aquele golaço hahahahahaha.
6-Depois de tudo, se ainda tiver tempo e quiser um resto de neurônios, passe uma geral em todas as provas para ver se não deixou escapar nada.
7- Acho que esta é a dica mais importante. Faça a prova calmo e tranquilo. Nervosismo bloqueia, dá branco e atrapalha. Você estudou, sabe da matéria e ela está na sua mente. Esta dica me ajudou imensamente no concurso da infraero para CTA (fiz a prova de manhã após ter levado e passado a madrugada com minha esposa no hospital antes da prova) e agora na prova para PP. Hoje comecei tenso demais quando a examinadora falou que mesmo se eu ficasse de segunda época não poderia fazer as provas novamente sem fazer curso em aeroclube (em SBTE não tem aeroclube) porque teria passado do prazo para autodidada,ou seja, era PASSAR ou PASSAR, não havia outra opção. Mas respirei fundo, retomei o controle e voltei a prova e o resultado está ai.
Mais uma vez obrigado galera pelas felicitações, e se der, com certeza vou gravar o primeiro vôo. Vou chorar feito criança pois é algo que eu sonho desde os meus 10 anos de idade e só 25 anos depois é que estou tendo o prazer de realizar!
Abraços!
Parabéns.
Eu estou com muita vontade de aprender a pilotar.
E estou estudando bastantes coisas sobre o assunto e me preparando pra fazer o curso teórico!
Mas deixa eu entender: Você não fez nenhum curso teórico? Estudou por conta própria?
Ainda: Que sites com simulados são esses?
Poderia me indicar os caminhos pelos quais você já passou para que eu me guie?
Obrigado.
eduardo.cch- Recruta
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Re: Passei na ANAC!!!!
eduardo.cch escreveu:
Parabéns.
Eu estou com muita vontade de aprender a pilotar.
E estou estudando bastantes coisas sobre o assunto e me preparando pra fazer o curso teórico!
Mas deixa eu entender: Você não fez nenhum curso teórico? Estudou por conta própria?
Ainda: Que sites com simulados são esses?
Poderia me indicar os caminhos pelos quais você já passou para que eu me guie?
Obrigado.
Sim a ANAC te dá a possibilidade de fazer a prova para PPAV (piloto privado de aeronaves) com conhecimento autodidata, ou seja, estudando por meios próprios sem aulas de aeroclube ou algo equivalente. O prazo expirava dia 22/06/2013 e foi prorrogado por mais um ano.
Comprei o kit de livros no site do Bianch (http://www.bianch.com.br/). Existem os kits Ouro Prata e Bronze de outras editoras (são livros editados pela editora ASA em sua maioria) e editora bianch (editados pelo próprio piloto e dono do site). Optei pelos da Bianch (Navegação, Teoria de Vôo, Conhecimentos Técnicos, Navegação escrito por ele e Meteorologia de outra editora) e não me arrependo. Fácil leitura, bem didático e com pelo menos 100 exercícios no final de cada livro para resolução. Existem alguns erros de português que não comprometem a leitura, mas algo a ser revisto na segunda edição e que não comprometem a qualidade do produto final. Vale salientar que comprei o prata que vem com o computador de vôo de metal que é infinitamente mais durável do que a versão de papelão.
O site para simulados se chama Piloto Brasil (http://portal.pilotobrasil.com.br/) faça seu cadastro e compre online os simulados para PPAV. São 250 testes por R$29,90 (Dá até para rachar com algum amigo que vá fazer também pois é muito simulado!!! Fiz isso com um amigo, dividimos e ainda sobrou fácil uns 50 simulados) e também compre a pré banca ANAC para PPAV (este é diferente dos simulados pois já é diagramado e feito no mesmo esquema que você vai encontrar na hora da prova) que são 10 testes por R$49,90.
Fiz os estudos em cerca de três meses. Estudei os livros ao menos umas cinco vezes cada. Fiz todos exercícios dos livros e simulados do site, sempre anotando o que errava e voltando para rever a matéria e novamente resolver o exercício. Caso tenha dúvidas, tire com quem já fez aqui no fórum ou amigos, pois isto é muito importante para não ir com dúvidas para a prova.
No mais é meter a cara, estudar muito e fazer a prova quando se sentir realmente preparado, já que prorrogaram o tempo por mais um ano e agora tem tempo de sobra. Eu fiz os estudos em três meses. Mas estudava praticamente manhã, tarde e noite quando dava e também tem o fato de já trabalhar na área e ter um grande conhecimento sobre grande parte dos assuntos combrados!
E no que precisar é só perguntar que a galera aqui ajuda de boa!!!
Abraço e bons estudos!
Julio Giunti- Tenente-Coronel
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Re: Passei na ANAC!!!!
Alvega escreveu:Bem-vindo ao Voo Virtual, Eduardo.
Obrigado.
eduardo.cch- Recruta
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Re: Passei na ANAC!!!!
Julio Giunti escreveu:eduardo.cch escreveu:
Parabéns.
Eu estou com muita vontade de aprender a pilotar.
E estou estudando bastantes coisas sobre o assunto e me preparando pra fazer o curso teórico!
Mas deixa eu entender: Você não fez nenhum curso teórico? Estudou por conta própria?
Ainda: Que sites com simulados são esses?
Poderia me indicar os caminhos pelos quais você já passou para que eu me guie?
Obrigado.
Sim a ANAC te dá a possibilidade de fazer a prova para PPAV (piloto privado de aeronaves) com conhecimento autodidata, ou seja, estudando por meios próprios sem aulas de aeroclube ou algo equivalente. O prazo expirava dia 22/06/2013 e foi prorrogado por mais um ano.
Comprei o kit de livros no site do Bianch (http://www.bianch.com.br/). Existem os kits Ouro Prata e Bronze de outras editoras (são livros editados pela editora ASA em sua maioria) e editora bianch (editados pelo próprio piloto e dono do site). Optei pelos da Bianch (Navegação, Teoria de Vôo, Conhecimentos Técnicos, Navegação escrito por ele e Meteorologia de outra editora) e não me arrependo. Fácil leitura, bem didático e com pelo menos 100 exercícios no final de cada livro para resolução. Existem alguns erros de português que não comprometem a leitura, mas algo a ser revisto na segunda edição e que não comprometem a qualidade do produto final. Vale salientar que comprei o prata que vem com o computador de vôo de metal que é infinitamente mais durável do que a versão de papelão.
O site para simulados se chama Piloto Brasil (http://portal.pilotobrasil.com.br/) faça seu cadastro e compre online os simulados para PPAV. São 250 testes por R$29,90 (Dá até para rachar com algum amigo que vá fazer também pois é muito simulado!!! Fiz isso com um amigo, dividimos e ainda sobrou fácil uns 50 simulados) e também compre a pré banca ANAC para PPAV (este é diferente dos simulados pois já é diagramado e feito no mesmo esquema que você vai encontrar na hora da prova) que são 10 testes por R$49,90.
Fiz os estudos em cerca de três meses. Estudei os livros ao menos umas cinco vezes cada. Fiz todos exercícios dos livros e simulados do site, sempre anotando o que errava e voltando para rever a matéria e novamente resolver o exercício. Caso tenha dúvidas, tire com quem já fez aqui no fórum ou amigos, pois isto é muito importante para não ir com dúvidas para a prova.
No mais é meter a cara, estudar muito e fazer a prova quando se sentir realmente preparado, já que prorrogaram o tempo por mais um ano e agora tem tempo de sobra. Eu fiz os estudos em três meses. Mas estudava praticamente manhã, tarde e noite quando dava e também tem o fato de já trabalhar na área e ter um grande conhecimento sobre grande parte dos assuntos combrados!
E no que precisar é só perguntar que a galera aqui ajuda de boa!!!
Abraço e bons estudos!
Julio, obrigado amigo.
Você me deu até agora o maior pontapé nesta direção.
Vou comprar os livros agora mesmo.
Tenho esse sonho de ser piloto desde muito pequeno. Mas acabei achando que era algo intangível pra mim. Entrei pra área de ciências computacionais e tenho uma longa carreira bem sucedida nesta área. Mas... não sou feliz! Meu negócio é voar.
Obrigado e tenho certeza que aqui neste fórum farei bons amigos pra me ajudarem.
Valeu mesmo.
eduardo.cch- Recruta
-
Inscrito em : 25/06/2013
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Nacionalidade :
Re: Passei na ANAC!!!!
Amilckar escreveu:Parabéns Julio!!!
Agora é voar e voar
Valeu véio!!
eduardo.cch escreveu:
Julio, obrigado amigo.
Você me deu até agora o maior pontapé nesta direção.
Vou comprar os livros agora mesmo.
Tenho esse sonho de ser piloto desde muito pequeno. Mas acabei achando que era algo intangível pra mim. Entrei pra área de ciências computacionais e tenho uma longa carreira bem sucedida nesta área. Mas... não sou feliz! Meu negócio é voar.
Obrigado e tenho certeza que aqui neste fórum farei bons amigos pra me ajudarem.
Valeu mesmo.
Relaxa cara estamos aqui pra isso! Qualquer outra dúvida é só mandar que a galera responde!
Seja bem vindo ao fórum, sempre tem gente disposta a ajudar aqui com essas dúvidas!
Eu também protelei demais minha entrada na aviação, achava que jamais conseguiria voar e tal. Era um administrador formado, trabalhando na área, e entre uma demissão e contratação de outra empresa, houve o concurso da infraero, estudei por três meses e consegui passar em 44 lugar para CTA (graças a minha noiva e atual esposa, que me incentivou a fazer a prova da Infraero). Fui convocado e hoje trabalho na área e agora sou feliz e realizado no que faço. E isto me deu novamente o gás para tentar voar. Estou com 35 anos e a idéia é voar por diversão. Porém, penso sim quando acabar o PP fazer o PC futuramente e de repente, quando tiver de folga da TWR, voar uns free lancers para os taxis aéreos daqui me divertindo e ganhando ainda para isso! Quer vida melhor??
Abraço e bons estudos!
Julio Giunti- Tenente-Coronel
-
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Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
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Re: Passei na ANAC!!!!
Julio Giunti escreveu:Amilckar escreveu:Parabéns Julio!!!
Agora é voar e voar
Valeu véio!!eduardo.cch escreveu:
Julio, obrigado amigo.
Você me deu até agora o maior pontapé nesta direção.
Vou comprar os livros agora mesmo.
Tenho esse sonho de ser piloto desde muito pequeno. Mas acabei achando que era algo intangível pra mim. Entrei pra área de ciências computacionais e tenho uma longa carreira bem sucedida nesta área. Mas... não sou feliz! Meu negócio é voar.
Obrigado e tenho certeza que aqui neste fórum farei bons amigos pra me ajudarem.
Valeu mesmo.
Relaxa cara estamos aqui pra isso! Qualquer outra dúvida é só mandar que a galera responde!
Seja bem vindo ao fórum, sempre tem gente disposta a ajudar aqui com essas dúvidas!
Eu também protelei demais minha entrada na aviação, achava que jamais conseguiria voar e tal. Era um administrador formado, trabalhando na área, e entre uma demissão e contratação de outra empresa, houve o concurso da infraero, estudei por três meses e consegui passar em 44 lugar para CTA (graças a minha noiva e atual esposa, que me incentivou a fazer a prova da Infraero). Fui convocado e hoje trabalho na área e agora sou feliz e realizado no que faço. E isto me deu novamente o gás para tentar voar. Estou com 35 anos e a idéia é voar por diversão. Porém, penso sim quando acabar o PP fazer o PC futuramente e de repente, quando tiver de folga da TWR, voar uns free lancers para os taxis aéreos daqui me divertindo e ganhando ainda para isso! Quer vida melhor??
Abraço e bons estudos!
Não tem vida melhor, realmente.
Estou torcendo por você.
E pode contar, assim que meu material chegar e eu vier a ter dúvidas postarei aqui.
Obrigado.
eduardo.cch- Recruta
-
Inscrito em : 25/06/2013
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