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Mensagem por Jaime de Sousa Bonfim Sex 26 Abr 2013, 19:13

To com dificuldade com o 737PMDG, após configurar o FMC, não consigo ativar VNAV e LNAV, alguém pode me dizer se o problema tá na instalação ou é alguma configuração que tenho que fazer na aeronave? grato

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Mensagem por Trovis Sex 26 Abr 2013, 19:18

Já seguiu o tutorial da própria PMDG? Lá tem o passo a passo de toda a preparação pré-voo. thumbsup

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Mensagem por Leber Sex 26 Abr 2013, 19:36

Olá Jaime,

Você está tentando ativar o VNAV e LNAV em solo? Pois posso lhe adiantar que isto não é possível no NGX, existe uma altitude mínima para tal.

Também sugiro ser uma pouco mais específico na sua dúvida, dê mais detalhes, que fica mais fácil ajudar.

E claro, seja Welcome O VV !




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Mensagem por Trovis Sex 26 Abr 2013, 19:42

Com a aeronave toda configurada é possível acoplar VVAV e LNAV em solo.

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Mensagem por Leber Sex 26 Abr 2013, 19:50

Trovis escreveu:Com a aeronave toda configurada é possível acoplar VVAV e LNAV em solo.

Agora você colabora? Pois no post anterior deixou bem claro que o colega deveria procurar por orientações no manual do modelo. mad

De qualquer forma, obrigado pela contribuição, e quem sabe possa oferecer mais algumas dicas como esta para ver se o colega resolve seu problema.

thumbsup

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Mensagem por virtualroutes Sex 26 Abr 2013, 19:52

O Trovis está certíssimo, é possível ligar VNAV e LNAV (ou qualquer outro modo) em solo, alias é para fazer isso antes da decolagem, ou seja, escolher um modo de navegação lateral (pode ser HDG, VOR) e um vertical (LVLCHG, vertical speed). Só assim o flight director vai dar indicações corretas de Atitude.

O Jaime deve estar esquecendo de ligar o Flight Director do copiloto, ou ambos! So com os dois F/D ligados que pode acoplar VNAV, LNAV, etc.

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Mensagem por Trovis Sex 26 Abr 2013, 20:28

Leber escreveu:
Trovis escreveu:Com a aeronave toda configurada é possível acoplar VVAV e LNAV em solo.

Agora você colabora? Pois no post anterior deixou bem claro que o colega deveria procurar por orientações no manual do modelo. mad

De qualquer forma, obrigado pela contribuição, e quem sabe possa oferecer mais algumas dicas como esta para ver se o colega resolve seu problema.

thumbsup
Ué, mas eu falei que no tutorial da própria PMDG tem o passo a passo. Só não disse mais coisa pois as possibilidades são inúmeras, precisamos de mais informações dele. Não tem como adivinhar. thumbsup

Por isso dei a dica, seguindo tudo certinho ele vai conseguir.

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Mensagem por juniorpasini Sex 26 Abr 2013, 23:33

É claro o avião deve estar alinhado
F/D ligado
Yaw Damper ligado
A/T ligado
Emergency Lights em Auto
Plano no FMC ativo (trecho)

Se não me engano é isso, e pelo q eu saiba somente o LNAV pode ser ligado em solo, o VNAV somente depois de 700 pés.


Agora q eu vi, uhauahua, praticamente tudo!! lol
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Mensagem por Jaime de Sousa Bonfim Seg 29 Abr 2013, 08:53

Olá pessoal, muitíssimo obrigado pelas respostas, já estou começando a acredita que meu PMDG esta com algum problema, pois, já me orientei em vários tutorias e nada tem resolvido o problema. Já tentei ativar Lnav e Vnave tanto em solo quanto acima de 3000ft e não consigo, o A/P só aciona se for ativado antes da rolagem, caso contrario não ativa mais, aí sou obrigado a concluir o voo no braço mesmo. Se alguém tiver mais alguma sugestão, seja bem vinda e de qualquer forma reafirmo meus agradecimentos.

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Mensagem por Alexandre da Silva Seg 29 Abr 2013, 09:08

juniorpasini escreveu:É claro o avião deve estar alinhado
F/D ligado
Yaw Damper ligado
A/T ligado
Emergency Lights em Auto
Plano no FMC ativo (trecho)

Se não me engano é isso, e pelo q eu saiba somente o LNAV pode ser ligado em solo, o VNAV somente depois de 700 pés.


Agora q eu vi, uhauahua, praticamente tudo!! lol

É isso mesmo, o LNAV pode ser ligado em solo, porem o VNAV somente após 700'.
PS: Isso no NGX.

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Mensagem por Duley Seg 29 Abr 2013, 09:27

VNAV pode ser ligado em solo sim. Certifiquem que o F/D do co-piloto esteja ligado também (virtualroutes já disse isso), se não só pode ser ativado depois de 400ft AGL e não 700 como falado.

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Mensagem por virtualroutes Seg 29 Abr 2013, 10:26

Pois é Duley, afirmo o que você acabou de dizer.
O problema é que o pessoal confunde muito F/D com A/P (flight director com autopilot).
Pode acionar sim o VNAV em solo, mas não precisa, o modo level change aciona sozinho após a decolagem e deve ser usado ate o FL100.
O procedimento correto e todo automatismo que envolve a decolagem do 737NG, como THR Hold, o modo HDG (F/D) ativando sozinho, subida em V2+20, redução da potencia para CLB e o que acarreta, etc...ninguém sabe, não adianta assistir qualquer tutorialzinho do Youtube.

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Mensagem por ricardomollik Seg 29 Abr 2013, 13:35

virtualroutes escreveu:Pois é Duley, afirmo o que você acabou de dizer.
O problema é que o pessoal confunde muito F/D com A/P (flight director com autopilot).
Pode acionar sim o VNAV em solo, mas não precisa, o modo level change aciona sozinho após a decolagem e deve ser usado ate o FL100.
O procedimento correto e todo automatismo que envolve a decolagem do 737NG, como THR Hold, o modo HDG (F/D) ativando sozinho, subida em V2+20, redução da potencia para CLB e o que acarreta, etc...ninguém sabe, não adianta assistir qualquer tutorialzinho do Youtube.

Cmte Alexandre,
Como tenho o seu DVD do 737 NGX, concordo em tudo que voce disse, pra quem nao tem e fica pegando tutorialzinho no youtube como disse o Alexandre, aproveito pra recomendar o DVD da Virtual routes , e parabeniza-lo pelo excelente tutorial reverencia

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Mensagem por lgmello Ter 30 Abr 2013, 12:32

ricardomollik escreveu:
virtualroutes escreveu:Pois é Duley, afirmo o que você acabou de dizer.
O problema é que o pessoal confunde muito F/D com A/P (flight director com autopilot).
Pode acionar sim o VNAV em solo, mas não precisa, o modo level change aciona sozinho após a decolagem e deve ser usado ate o FL100.
O procedimento correto e todo automatismo que envolve a decolagem do 737NG, como THR Hold, o modo HDG (F/D) ativando sozinho, subida em V2+20, redução da potencia para CLB e o que acarreta, etc...ninguém sabe, não adianta assistir qualquer tutorialzinho do Youtube.

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Como tenho o seu DVD do 737 NGX, concordo em tudo que voce disse, pra quem nao tem e fica pegando tutorialzinho no youtube como disse o Alexandre, aproveito pra recomendar o DVD da Virtual routes , e parabeniza-lo pelo excelente tutorial reverencia

Também tenho o DVD Tutorial e só consegui sair de solo (da forma correta) com ele. Parabéns Alexandre pelo trabalho... esperamos outros, Abraços thumbsup

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Mensagem por rodrigo mago Ter 30 Abr 2013, 12:59

Será que você está ativando as configurações no INIT PERF no FMC, depois de configurar? Eu tive esse problema e era isso! É só uma dica! A vezes eu configurava e não ativava, por isso eu não conseguia ligar os VNAV e o LNAV! thumbsup

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Mensagem por Jaime de Sousa Bonfim Ter 30 Abr 2013, 14:43

Valeu mesmo pessoal, muitíssimo obrigado a todos.

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