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Mensagem por el_lopes Qua 17 Abr 2013, 14:11

Caros Cmtes

Uma dúvida..

Quando a aeronave está desligada,podemos energiza-la ligando a bateria seguido do external power ou com o APU.Quando existe disponibilidade no gate de se ligar o external power tem de se ligar também o APU?
Penso que o APU (mesmo que haja external power disponivel no gate,) ele tem de ser ligado antes do acionamento dos motores certo?

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Mensagem por Paulo Stavis Qua 17 Abr 2013, 14:40

el_lopes escreveu: Caros Cmtes

Uma dúvida..

Quando a aeronave está desligada,podemos energiza-la ligando a bateria seguido do external power ou com o APU.Quando existe disponibilidade no gate de se ligar o external power tem de se ligar também o APU?
Penso que o APU (mesmo que haja external power disponivel no gate,) ele tem de ser ligado antes do acionamento dos motores certo?

Quando a aeronave está desligada, primeiro energiza-se com a bateria e depois prossegue a ligar o GPU (ground power unit) ou APU. Quando o aeroporto dispõe, será priorizado o GPU por ser mais barato, caso não vai APU.

Já na questão de acionamento temos duas opções:

1) Acionamento GPU + External Air: Aqui a aeronave permanece no gate, aciona o motor 1 com o auxilio do GPU e External air, faz o push e depois aciona o 2 com o procedimento de crossbleed.

2) Acionar o APU e depois desligar o GPU: Vai acionar com APU mesmo como se este estivesse ligado o tempo todo.
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Mensagem por willian402m Qua 17 Abr 2013, 14:42

Perfeito como o Paulo falou, além da GPU ser mais barata, ele é muito mais silenciosa que a APU

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Mensagem por Leber Qua 17 Abr 2013, 15:17

Aproveitando o gancho, a APU fornece apenas energia elétrica, ou chega a fornecer alguma fração de energia hidráulica e pneumática?


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Mensagem por andre_sp Qua 17 Abr 2013, 15:41

Leber escreveu:Aproveitando o gancho, a APU fornece apenas energia elétrica, ou chega a fornecer alguma fração de energia hidráulica e pneumática?

Elétrica e pneumática thumbsup

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Mensagem por gooddark Qua 17 Abr 2013, 15:42

APU vai suprir a demanda de energia elétrica e a energia pneumática, principalmente durante a partida do motor 1, inclui tambem a alimentação do sistema de ar condicionado da aeronave em solo.

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Mensagem por el_lopes Qua 17 Abr 2013, 15:47


Esclarecido Cmtes!! thumbsup


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Mensagem por Leber Qua 17 Abr 2013, 15:49

Obrigado André e demais colegas !

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Mensagem por Duley Qui 18 Abr 2013, 09:08

Complementando o tópico.
Aqui no Brasil em termos de airliners é incomum empresas que usem a GPU, na maioria dos casos a aeronave fica o tempo todo com a APU acionada. Acredito que parte deste procedimento vem do nosso clima tropical. Quando suportado apenas pela GPU, o avião fica sem climatização, apenas refrigeração, e ai a temperatura da cabine vai la em cima gerando bastante desconforto aos passageiros.
Em países mais frios é bem comum nem acionar a APU após o pouso. Avião encosta no gate, corta os motores, energiza pela bateria e aguarda a equipe de solo conectar a GPU para então tirar a bateria da barra. Chega a ser estranho para nós (que não estamos acostumados), aquele silêncio na cabine.

Para acionamento de pelo menos um dos motores é necessário a APU. Em caso de pane de APU, um item MEL, ou seja, mesmo inoperante a aeronave pode continuar voando, mas com prazo para solução do problema, o acionamento deve ocorrer via LPU (low pressure unit), equipamento que fornece pressão pneumatica. Como disse o Paulo, aciona um dos motores com a LPU ainda no box e após realiza o acionamento do outro motor com a cross bleed. Acionamento em cross bleed precisa ser coordenado com a torre porque exige que o motor acionado tenha uma dose elevada de potência para manter o fluxo pneumatico durante o processo. A coordenação é para evitar outras aeronaves proximas da área de turbulencia do motor que terá potência aplicada. A Azul costuma utilizar bastante este procedimento nos Embraer. Passageiros atentos percebem facilmente este procedimento.

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Mensagem por Franham Qui 18 Abr 2013, 11:42

Legal Duley....muito interessante essas suas informações.
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Mensagem por willian402m Qui 18 Abr 2013, 12:23

Duley escreveu:Complementando o tópico.
Aqui no Brasil em termos de airliners é incomum empresas que usem a GPU, na maioria dos casos a aeronave fica o tempo todo com a APU acionada. Acredito que parte deste procedimento vem do nosso clima tropical. Quando suportado apenas pela GPU, o avião fica sem climatização, apenas refrigeração, e ai a temperatura da cabine vai la em cima gerando bastante desconforto aos passageiros.
Em países mais frios é bem comum nem acionar a APU após o pouso. Avião encosta no gate, corta os motores, energiza pela bateria e aguarda a equipe de solo conectar a GPU para então tirar a bateria da barra. Chega a ser estranho para nós (que não estamos acostumados), aquele silêncio na cabine.

Para acionamento de pelo menos um dos motores é necessário a APU. Em caso de pane de APU, um item MEL, ou seja, mesmo inoperante a aeronave pode continuar voando, mas com prazo para solução do problema, o acionamento deve ocorrer via LPU (low pressure unit), equipamento que fornece pressão pneumatica. Como disse o Paulo, aciona um dos motores com a LPU ainda no box e após realiza o acionamento do outro motor com a cross bleed. Acionamento em cross bleed precisa ser coordenado com a torre porque exige que o motor acionado tenha uma dose elevada de potência para manter o fluxo pneumatico durante o processo. A coordenação é para evitar outras aeronaves proximas da área de turbulencia do motor que terá potência aplicada. A Azul costuma utilizar bastante este procedimento nos Embraer. Passageiros atentos percebem facilmente este procedimento.

Como Duley disse, as airliners sempre ficam APU, quem sempre usa GPU são aeronaves que permanecem mais tempo em Solo, exemplo cargueiros.

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Mensagem por Alexandre da Silva Qui 18 Abr 2013, 12:40

Muito bom o tópico, bem explicativo.

aplauso

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Mensagem por virtualroutes Qui 18 Abr 2013, 19:53

Duley escreveu:Complementando o tópico.
Aqui no Brasil em termos de airliners é incomum empresas que usem a GPU, na maioria dos casos a aeronave fica o tempo todo com a APU acionada. Acredito que parte deste procedimento vem do nosso clima tropical. Quando suportado apenas pela GPU, o avião fica sem climatização, apenas refrigeração, e ai a temperatura da cabine vai la em cima gerando bastante desconforto aos passageiros.
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Para acionamento de pelo menos um dos motores é necessário a APU. Em caso de pane de APU, um item MEL, ou seja, mesmo inoperante a aeronave pode continuar voando, mas com prazo para solução do problema, o acionamento deve ocorrer via LPU (low pressure unit), equipamento que fornece pressão pneumatica. Como disse o Paulo, aciona um dos motores com a LPU ainda no box e após realiza o acionamento do outro motor com a cross bleed. Acionamento em cross bleed precisa ser coordenado com a torre porque exige que o motor acionado tenha uma dose elevada de potência para manter o fluxo pneumatico durante o processo. A coordenação é para evitar outras aeronaves proximas da área de turbulencia do motor que terá potência aplicada. A Azul costuma utilizar bastante este procedimento nos Embraer. Passageiros atentos percebem facilmente este procedimento.

Completando o que o colega disse, esta certo em relação ao ar condicionado! Mas o buraco é mais em baixo, aqui no Brasil por falta de infra estrutura aeroportuária, a grande maioria dos aeroportos não tem GPU suficientes para atender a todas aeronaves parkeadas, normalmente o serviço é terceirizado, custa caro para as empresas pagar GPU ou esta indisponível, ou precisa ser rebocada do gate 26 para o gate 01 e não tem trator disponível no momento e por ai vai...Nem vou comentar que já existem aeroportos com GPU fixa no solo (não é o carrinho) onde é so conectar na aeronave que se fornece os 28VDC; isso em cada gate! já seria muita humilhação para a nossa INFRAERO ne?

Existe também as unidades de ar condicionado, mas essas são ainda mais raras e recai no mesmo problema das GPU, terceirização, disponibilidade, mal funcionamento etc.

O que resta as nossas empresas? Deixar a APU ligada! mas isso gasta combustível além de gastar as horas da APU, que é uma "turbininha" e tem vários componentes com vida limitada. O que falei nesse paragrafo, leia-se como: aumento de custos para as empresas.

O que foi explicado sobre acionamento dos motores sem APU (APU INOP) esta correto também. Fiz um vídeo sobre esse assunto, assim que a PMDG lançou o NGX, vocês podem conferir no YT:
https://youtu.be/Lsj0FKX5bPI


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Mensagem por Duley Sex 19 Abr 2013, 09:43

Quanto a isso é verdade. Aeroportos de primeiro mundo tem uma oferta de GPU muito maior, mesmo em aeroportos menores. Que álias, tenho certeza que quem utiliza, paga uma taxa e ainda aumenta a lucratividade do operador do aeroporto.

Aqui no Brasil, as empresas adquirem suas próprias GPUs e através da camaradagem, em alguns locais, elas compartilham com suas "concorrentes". Sei de Ilhéus por exemplo, que só a GOL tem GPU e a Azul e a TAM usam a GPU da GOL. Dia desses a GPU da GOL estragou e foi correria pra todo mundo para refazer a malha do dia e evitar de enviar aeronaves para lá com APU INOP. Chega ser engraçado...

Vamos ver o que vai sair nestes aeroportos que já estão com a iniciativa privada com relação a equipamentos de suporte de solo.

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Mensagem por Franham Sex 19 Abr 2013, 09:52

Duley escreveu:Quanto a isso é verdade. Aeroportos de primeiro mundo tem uma oferta de GPU muito maior, mesmo em aeroportos menores. Que álias, tenho certeza que quem utiliza, paga uma taxa e ainda aumenta a lucratividade do operador do aeroporto.

Aqui no Brasil, as empresas adquirem suas próprias GPUs e através da camaradagem, em alguns locais, elas compartilham com suas "concorrentes". Sei de Ilhéus por exemplo, que só a GOL tem GPU e a Azul e a TAM usam a GPU da GOL. Dia desses a GPU da GOL estragou e foi correria pra todo mundo para refazer a malha do dia e evitar de enviar aeronaves para lá com APU INOP. Chega ser engraçado...

Vamos ver o que vai sair nestes aeroportos que já estão com a iniciativa privada com relação a equipamentos de suporte de solo.

Nossa, tem aeronaves com APU inoperante??? Isso eu também não sabia, pensei que não era uma "opção". shocked

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Mensagem por Duley Sex 19 Abr 2013, 15:22

Como disse anteriormente Franham, APU é item MEL (Minimum Equipment List), ou seja, mesmo inoperante não afeta a aeronavegabilidade do avião por um prazo determinado.
Geralmente (geralmente porque depende do fabricante e do operador) é item MEL C. A categoria "C" quer dizer que a pane deve ser sanada e o equipamento voltar a funcionar em no máximo 10 dias. Se não resolver, AOG.


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Mensagem por Roberto Barata Sex 19 Abr 2013, 15:58

Excelente explicação Duley, já dei ponto positivo no outro post e neste também darei. Também desconhecia que o APU fazia parte da MEL. Abraço.

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Mensagem por ls_miguel Sex 19 Abr 2013, 16:27

Toda vez que leio os tópicos da Voo Virtual, acrecento algo mais no meu conhecimento. aplauso

Franham escreveu:
Nossa, tem aeronaves com APU inoperante??? Isso eu também não sabia, pensei que não era uma "opção". shocked

Fiquei chocado também com o fato de aeronaves estarem com APU inoperante hmm !!!

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Mensagem por Braconi Sex 19 Abr 2013, 21:21

Tem local que uso de APU é restrito por questão de emissão de ruído e poluentes. Fica-se pendurado no suporte de solo para a/c e eletrica, podendo acionar o APU minutos antes do calços-fora.

Tem aeroporto que não funciona 24hs que o acionamento do APU é restrito sem que seja previamente coordenado.

Teve um (entre outros) casos, de uma cia conhecida que em CGH acionou o APU de um turbo-helice tarde da noite... e foi multada pela ANAC. R$10.000,00, mas parece que foi acatado recurso e o valor caiu.

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Mensagem por Célio Nogues Sáb 20 Abr 2013, 11:26

Parabéns a todos pelo tópico!!! Muito interessante as informações. Apesar de conter muitas siglas que desconheço, acredito que tenha entendido. O vídeo do virtualroutes também ficou excelente! thumbsup reverencia

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