[Brasil] Número 1 no País em fechamento
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[Brasil] Número 1 no País em fechamento
Número 1 no País em fechamento
Das 1.804 vezes que um aeroporto fechou no Brasil em 2012, 163 (9%) foram em Joinville. Apesar de medidas para reduzir o impacto do mau tempo nas operações do terminal, a cidade só deve deixar de ser destaque negativo no ranking em 2014
A fama do Lauro Carneiro de Loyola de não ser um aeroporto confiável por causa do volume intenso de fechamento decorrente da falta de visibilidade para pousos e decolagens está confirmada. Em 2012, o terminal foi o que mais vezes fechou no País: 163 vezes – pode ocorrer mais de um fechamento no mesmo dia. O número corresponde a 9% da soma de fechamentos nos 58 aeroportos da Infraero no Brasil (1.804). Os principais motivos? Chuva, nevoeiro e vento – ou a falta de tecnologia para lidar com isso.
O levantamento feito pelo jornal “O Estado de S. Paulo” com base em um relatório da Infraero não surpreendeu o superintendente do terminal, Rones Heidemann. Ele afirma que o trabalho para tirar a cidade do topo do ranking tem como base investimentos em três frentes: ILS, RNP AR e Papi. “Um impacto positivo na movimentação deve ocorrer com mais força em 2014, quando devemos sair deste ranking”, diz Rones.
A principal e mais conhecida medida é a instalação do ILS. Com ele, a esperança é de evitar 40% dos cancelamentos de voos. Apesar da promessa de entrada em operação no primeiro semestre deste ano, a falta de uma estação meteorológica – cujo edital foi lançado apenas neste mês – vai jogar o funcionamento de uma das ferramentas para a redução de fechamentos apenas para 2014.
Já o RNP AR, procedimento que usa satélites para orientar os pilotos, será publicado na próxima quinta-feira. Segundo o capitão Clóvis Fernandes Júnior, da Força Aérea Brasileira (FAB), o início das operações com a tecnologia depende das empresas aéreas, que ainda não estão preparadas para usá-la em Joinville.
“Houve uma reunião com as companhias no mês passado sobre esta tecnologia que hoje só é usada no Aeroporto Santos Dumont (RJ) e serve para as duas cabeceiras da pista”, conta Rones,
“A Gol já está habilitada, e a Azul estará a partir do dia 17. A TAM também demonstrou interesse em usar o RNP AR”, afirma o prefeito Udo Döhler.
A terceira medida apontada por Rones é a instalação do Papi, sistema de iluminação, na cabeceira 15 da pista. “As obras de instalação serão entregues hoje e a operação depende de homologação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea)”, diz o superintendente.
Udo conta que na quarta-feira estará em Brasília para cobrar ações por parte da Infraero e da FAB relacionadas à retomada do processo de ampliação da pista do aeroporto joinvilense. “Falaram que técnicos visitariam a cidade em breve, mas ainda não marcaram uma data”, diz.
Fonte: Portal ClickRBS
Via: NOTIMP
Das 1.804 vezes que um aeroporto fechou no Brasil em 2012, 163 (9%) foram em Joinville. Apesar de medidas para reduzir o impacto do mau tempo nas operações do terminal, a cidade só deve deixar de ser destaque negativo no ranking em 2014
A fama do Lauro Carneiro de Loyola de não ser um aeroporto confiável por causa do volume intenso de fechamento decorrente da falta de visibilidade para pousos e decolagens está confirmada. Em 2012, o terminal foi o que mais vezes fechou no País: 163 vezes – pode ocorrer mais de um fechamento no mesmo dia. O número corresponde a 9% da soma de fechamentos nos 58 aeroportos da Infraero no Brasil (1.804). Os principais motivos? Chuva, nevoeiro e vento – ou a falta de tecnologia para lidar com isso.
O levantamento feito pelo jornal “O Estado de S. Paulo” com base em um relatório da Infraero não surpreendeu o superintendente do terminal, Rones Heidemann. Ele afirma que o trabalho para tirar a cidade do topo do ranking tem como base investimentos em três frentes: ILS, RNP AR e Papi. “Um impacto positivo na movimentação deve ocorrer com mais força em 2014, quando devemos sair deste ranking”, diz Rones.
A principal e mais conhecida medida é a instalação do ILS. Com ele, a esperança é de evitar 40% dos cancelamentos de voos. Apesar da promessa de entrada em operação no primeiro semestre deste ano, a falta de uma estação meteorológica – cujo edital foi lançado apenas neste mês – vai jogar o funcionamento de uma das ferramentas para a redução de fechamentos apenas para 2014.
Já o RNP AR, procedimento que usa satélites para orientar os pilotos, será publicado na próxima quinta-feira. Segundo o capitão Clóvis Fernandes Júnior, da Força Aérea Brasileira (FAB), o início das operações com a tecnologia depende das empresas aéreas, que ainda não estão preparadas para usá-la em Joinville.
“Houve uma reunião com as companhias no mês passado sobre esta tecnologia que hoje só é usada no Aeroporto Santos Dumont (RJ) e serve para as duas cabeceiras da pista”, conta Rones,
“A Gol já está habilitada, e a Azul estará a partir do dia 17. A TAM também demonstrou interesse em usar o RNP AR”, afirma o prefeito Udo Döhler.
A terceira medida apontada por Rones é a instalação do Papi, sistema de iluminação, na cabeceira 15 da pista. “As obras de instalação serão entregues hoje e a operação depende de homologação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea)”, diz o superintendente.
Udo conta que na quarta-feira estará em Brasília para cobrar ações por parte da Infraero e da FAB relacionadas à retomada do processo de ampliação da pista do aeroporto joinvilense. “Falaram que técnicos visitariam a cidade em breve, mas ainda não marcaram uma data”, diz.
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Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Re: [Brasil] Número 1 no País em fechamento
Já comprei passagem 4x para pousar em Joinville, porém só pousei 2x. Ano passado tinha semanas que era direto chovendo, fora o nevoeiro que aparece no inverno. Aqui é mesmo complicado.
Lendo a notícia achei caro esse custo do PAPI. R$ 500 mil em um sistema que parece simples. Sendo que o valor previsto para o ILS era de R$ 2 a 3 milhões.
Lendo a notícia achei caro esse custo do PAPI. R$ 500 mil em um sistema que parece simples. Sendo que o valor previsto para o ILS era de R$ 2 a 3 milhões.
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eduardoamll- Coronel
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