Projeto Yoke Embraer
+23
MARCELO LEMOS
andre_sp
aeroprado
rodrigo mago
danielsantana
Larrubia
Joz
Ricardo Gonçalves
Paulo Cesar Alievi
Flavio Ribeiro
Romar
Geraldo Borba
lucas_marreto
VSP4264
gooddark
Raphael
Graziani
Alexandre da Silva
gef_leandro
Claudio94
harmach
Osmar
Edenio Rodrigues
27 participantes
Página 1 de 7
Página 1 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Re: Projeto Yoke Embraer
Obrigado amigo pela dica , abraçosVSP4264 escreveu:Goorddark,
Trabalhando com essas A/C, quem seria você em UDI???!!! Vale lembrar aos colegas que existem diferenças entre os manches e painel de manetes do ERJ145 e E-JETs... e mais ainda para o EMB120, só o conceito que é o mesmo.
Olá Cmtes, noticias do nosso projeto;
Achamos por bem iniciarmos desenvolvendo o Quadrante Throttle.
Construimos o primeiro modulo, para termos uma visão 3 D, afim de corrigir as dimensões e definir a aparencia.
Vejam como ficou:
Ainda iremos construir outros modulos, refinando as dimensões e melhorando a aparencia.
Estaremos mostrando todos os detalhes construtivos, incentivando assim os amigos a construirem tambem.
Então amigos o que acharam?
Contamos com as opiniões de todos para fazermos o melhor.
E vamos em frente , abraços
-
Inscrito em : 07/12/2010
Reputação : 483
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Maravilha e apoiado seo Edenio..estou na fila !
Que venha o TQ
Poderia dizer as dimensões pretendidas?
Que venha o TQ
I5 6600 /EVga GTX 970/Gigabyte B-150 D3H/ Kingston Fury 2x4GB/2HD X 500GB Samsung /SSD 240GB SAMDisk/Coursair CX 500w/Saitek Yoke/MCP PRO GoFLight /Throttle/Pedal GS/Cockpit IOCards (/EFIS/Flaps)+SIOC Radio Saitek
Graziani- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 28/02/2011
Reputação : 58
Simulador preferido : P3D V4.5, X-Pla
Emprego/lazer : Project Manager
Nacionalidade :
Inventor escreveu:Obrigado amigo pela dica , abraçosVSP4264 escreveu:Goorddark,
Trabalhando com essas A/C, quem seria você em UDI???!!! Vale lembrar aos colegas que existem diferenças entre os manches e painel de manetes do ERJ145 e E-JETs... e mais ainda para o EMB120, só o conceito que é o mesmo.
Olá Cmtes, noticias do nosso projeto;
Achamos por bem iniciarmos desenvolvendo o Quadrante Throttle.
Construimos o primeiro modulo, para termos uma visão 3 D, afim de corrigir as dimensões e definir a aparencia.
Vejam como ficou:
Ainda iremos construir outros modulos, refinando as dimensões e melhorando a aparencia.
Estaremos mostrando todos os detalhes construtivos, incentivando assim os amigos a construirem tambem.
Então amigos o que acharam?
Contamos com as opiniões de todos para fazermos o melhor.
E vamos em frente , abraços
Ja gostei dele !!!! um belo Encaixe para o Multirádio !!!!
abraço
gef_leandro- Major
-
Inscrito em : 17/06/2011
Reputação : 51
Simulador preferido : Prepar 3D V3.0
Emprego/lazer : Sup. de Logistica
Nacionalidade :
Gostaria de saber qual a peça é usada para produzir os movimentos do yoke, por exemplo uma manete de potencia é um potenciometro e do yoke qual é ?
lucas_marreto- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 15/11/2011
Reputação : 3
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Olá Graziani, obrigado amigoGraziani escreveu:Maravilha e apoiado seo Edenio..estou na fila !
Que venha o TQ
Quanto as dimensões ainda estamos refinando. O 1º modulo mede 18,5cm largura x 28cm profundidade x 10cm altura.
No 2º modulo iremos acrescentar mais 5cm em todas as dimensões para ver como vai ficar. , abraços
Olá amigo, muito obrigado. É bom saber que já começamos agradando , abraçosgef_leandro escreveu:
Ja gostei dele !!!! um belo Encaixe para o Multirádio !!!!
abraço
Olá Lucas, bem amigo usamos tambem potenciometros para captar os movimentos do Yoke. No controle dos ailerons usamos potenciometro rotativo. No controle do elevador (cabrar/picar) usamos potenciometro deslizante.lucas_marreto escreveu:Gostaria de saber qual a peça é usada para produzir os movimentos do yoke, por exemplo uma manete de potencia é um potenciometro e do yoke qual é ?
Qualquer duvida, é só dizer , abraços
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Nacionalidade :
Olá Cmtes, noticias do nosso Quadrante Throttle;
Alteramos algumas medidas. Vejam como ficou o modulo 2:
24cm largura x 29cm profundidade x 12cm de altura.
Na caverna esquerda iremos instalar o Speed breake e o Parking break.
Na caverna central as duas manetes dos throttle, as manetes do reverse e 4 botões para serem mapeados (automatic start engine, cut off, etc.)
Na caverna da direita, iremos instalar a manete dos Flaps com reténs, divididos em 5 estagios, para atender a diversos modelos de aeronaves.
Gostamos muito da aparencia deste modulo. E se os amigos tambem gostaram, iremos continuar as montagens. , abraços
Na caverna central as duas manetes dos throttle, as manetes do reverse e 4 botões para serem mapeados (automatic start engine, cut off, etc.)
Na caverna da direita, iremos instalar a manete dos Flaps com reténs, divididos em 5 estagios, para atender a diversos modelos de aeronaves.
Gostamos muito da aparencia deste modulo. E se os amigos tambem gostaram, iremos continuar as montagens. , abraços
-
Nacionalidade :
estou gostando do que estou vendo !!!! uma pergunta ele vai ser revestido todo em formica como o pedal?Inventor escreveu:Olá Cmtes, noticias do nosso Quadrante Throttle;
abraço
gef_leandro- Major
-
Inscrito em : 17/06/2011
Reputação : 51
Simulador preferido : Prepar 3D V3.0
Emprego/lazer : Sup. de Logistica
Nacionalidade :
Bôa noite amigo, obrigadogef_leandro escreveu:
estou gostando do que estou vendo !!!! uma pergunta ele vai ser revestido todo em formica como o pedal?
abraço
Sim, iremos revestir com a formica do tipo "aço escovado" semelhante a do Pedal.
A nossa duvida é se na cobertura superior deixemos o aluminio polido ou fazemos pintura na côr cinza medio? , abraços
-
Nacionalidade :
Tá bonito o projeto Sr. Edenio, parabéns.
O Sr. já tem ideia de como será a modelagem do manche?
Fibra ou madeira?
Abraço.
Fibra ou madeira?
Abraço.
Olá Geraldo, bôa noite amigo. ObrigadoGeraldo Borba escreveu:Tá bonito o projeto Sr. Edenio, parabéns.
Fibra ou madeira?
Abraço.
Na construção do protótipo, imaginamos sobrepor 3 folhas de MDF de 1cm de espessura, sendo que a do meio será vazada, para passagem da fiação.
Depois de aprovado, pretendemos terceirizar com o nosso marceneiro a reprodução.
Não deveremos construir com fibra/resina pela necessidade de construir um molde, do qual nada entendemos
Mas vamos ver, quem não sabe aprende. Não é mesmo? , abraços
-
Nacionalidade :
Meu caro Inventor, esta ficando excelente, se ficar igual ao pedal vai ficar muito bom o meu pedal já esta em plena atividade e com certeza estarei na fila para adquirir esse Quadrante Throttle e completar juntamente com radio que ja tenho vá em frente vocês estão de parabéns!!
Romar- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 30/12/2011
Reputação : 0
Simulador preferido : FS 2004
Emprego/lazer : Comunicação
Nacionalidade :
inventor,teremos a opção de não utilizarmos o a suporte de radios, correto?
Apesar de ter o radio,tenho elev instalado em outro lugar/suporte.
Esta ficando Show
Esta ficando Show
-
Nacionalidade :
Olá amigo, muito obrigado.Romar escreveu:Meu caro Inventor, esta ficando excelente, se ficar igual ao pedal vai ficar muito bom o meu pedal já esta em plena atividade e com certeza estarei na fila para adquirir esse Quadrante Throttle e completar juntamente com radio que ja tenho vá em frente vocês estão de parabéns!!
O Quadrante Throttle, no momento é a nossa prioridade. Acreditamos que dentro de uns 30 dias, teremos o protótipo funcionando. Irá substituir o nosso "ainda" em uso.
Se aprovado por nós e tambem por voces, reproduziremos um pequeno lote.
Quanto ao "Stargate Rudder", estamos felizes por ter chegado em ordem e estar em plena atividade.
Desejamos bons vôos , abraços
Olá Graziane, obrigado pelo apoio. Ele é indispensavel ao nosso projetoGraziani escreveu:inventor,teremos a opção de não utilizarmos o a suporte de radios, correto?
Esta ficando Show
Quanto a opção de não agregar o Stargate Multiradios, ainda não tinhamos pensado nisso.
Mas vamos ver mais adiante, o que poderemos fazer. , abraços
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Nacionalidade :
Olá tô sempre dando palpite... mesmo sem poder comprar...
Bom lá vai minha opinião:
fonte: http://www.simprojects.nl/throttle_quadrant_with_electric_trim.htm
Só que com manetes duplicadas... para multimotor turbo-hélices e pistão e demais... deixando assim a engenhoca genérica. Não se apegue aos detalhes técnicos... só usei a imagem pra sugerir a implementação do trim tipo no Grand Caravan, se bem que duplicado ficaria show...
Só não sei qual seria a solução mecânica pra duplicar o trim...
Por falar em trim poderia colocar dois um para o nariz outro para o leme
fonte: http://www.baron58.com/rudder_trim.htm dica, explore esse site ele dá dicas de cada elemento do cockpit do baron 58 http://www.baron58.com/
É isso rapazes!
Bom lá vai minha opinião:
fonte: http://www.simprojects.nl/throttle_quadrant_with_electric_trim.htm
Só que com manetes duplicadas... para multimotor turbo-hélices e pistão e demais... deixando assim a engenhoca genérica. Não se apegue aos detalhes técnicos... só usei a imagem pra sugerir a implementação do trim tipo no Grand Caravan, se bem que duplicado ficaria show...
Só não sei qual seria a solução mecânica pra duplicar o trim...
Por falar em trim poderia colocar dois um para o nariz outro para o leme
fonte: http://www.baron58.com/rudder_trim.htm dica, explore esse site ele dá dicas de cada elemento do cockpit do baron 58 http://www.baron58.com/
É isso rapazes!
Obrigado pelas dicas, , abraços
-
Nacionalidade :
Tranquilo Inventor,
Acho que essa imagem sintetiza melhor minhas intenções...
http://www.mikejamesmedia.com/modo_media/modo_wip/cessna_310k/cessna_310k_189_throttle_quadrant.jpg
Aí pode se achar um jeitinho de incluir o multirádios, a alavanca de flaps... e o que mais se inventar...
A idéia que quero deixar mesmo é a inclusão dos controles (sugiro apenas dois - na imagem são três) para trimar a aeronave no mesmo projeto.
um abraço
Editado: troquei a imagem pelo link da mesma, pois estava com dimensões acima dos limites aceitos pela moderação.
Acho que essa imagem sintetiza melhor minhas intenções...
http://www.mikejamesmedia.com/modo_media/modo_wip/cessna_310k/cessna_310k_189_throttle_quadrant.jpg
Aí pode se achar um jeitinho de incluir o multirádios, a alavanca de flaps... e o que mais se inventar...
A idéia que quero deixar mesmo é a inclusão dos controles (sugiro apenas dois - na imagem são três) para trimar a aeronave no mesmo projeto.
um abraço
Editado: troquei a imagem pelo link da mesma, pois estava com dimensões acima dos limites aceitos pela moderação.
um abraço
As trimagens deverão serem feitas no Yoke e/ou nos botões genericos do QT. , abraços
Olá Cmtes, noticias do nosso QT.
Vejam como esta ficando o nosso protótipo:
Instalamos 4 botões genericos e a alavanca com a chave do Parking break.
A seguir iremos construir e instalar o Speed Break, com duas chaves: Uma para armar e a outra para desarmar.
E vamos adiante, , abraços
-
Nacionalidade :
Uma das coisas que percebo nos projetos de manches ou naqueles comprados é que o esforço para mantê-lo na posição não corresponde ao real. Quando vc coloca o avião em atitude de subida (nariz para cima) há que se fazer uma força para manter o manche nessa posição. O uso do comando do compensador de esforços (trim) no aviçao real vem nos auxiliar a anular essa força. Ou seja, o manche fica na posição cabrada pelo uso do compensador. Nos joysticks disponíveis a posição sem esforço sempre é no meio pela ação das molas. O uso do compensador do FS coloca o avião em posição de subida mas a posição do joystick sempre fica centrada. Minha proposta seria a de fazer um suporte das molas do yoke ligada ao compensador de esforços, ou seja, não usaríamos os comandos de compensador do flight simulator, apenas alteraríamos a posição do manche mudando a posição do suporte das molas, ou seja, manche cabrado, giro a roda do compensador, ela muda o suporte das molas e alivia o esforço, deixando o manche na posição cabrada. Desculpem a dificuldade de expressar a idéia assim em poucas palavras. Talvez o nosso amigo Inventor possa quebrar esse paradigma dos simuladores. Abs.
Me desculpem também pois não conheço a lógica dos aviões com comandos fly by wire, talvez nesses casos o yoke fique centralizado pela ação de molas. Abs
Me desculpem também pois não conheço a lógica dos aviões com comandos fly by wire, talvez nesses casos o yoke fique centralizado pela ação de molas. Abs
Paulo Cesar Alievi- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 12/02/2012
Reputação : 8
Emprego/lazer : Reserva/Voo
Nacionalidade :
Olá Paulo, bôa noite amigo. Obrigado pela sugestãoPaulo Cesar Alievi escreveu:Uma das coisas que percebo nos projetos de manches ou naqueles comprados é que o esforço para mantê-lo na posição não corresponde ao real. Quando vc coloca o avião em atitude de subida (nariz para cima) há que se fazer uma força para manter o manche nessa posição. O uso do comando do compensador de esforços (trim) no aviçao real vem nos auxiliar a anular essa força. Ou seja, o manche fica na posição cabrada pelo uso do compensador. Nos joysticks disponíveis a posição sem esforço sempre é no meio pela ação das molas. O uso do compensador do FS coloca o avião em posição de subida mas a posição do joystick sempre fica centrada. Minha proposta seria a de fazer um suporte das molas do yoke ligada ao compensador de esforços, ou seja, não usaríamos os comandos de compensador do flight simulator, apenas alteraríamos a posição do manche mudando a posição do suporte das molas, ou seja, manche cabrado, giro a roda do compensador, ela muda o suporte das molas e alivia o esforço, deixando o manche na posição cabrada. Desculpem a dificuldade de expressar a idéia assim em poucas palavras. Talvez o nosso amigo Inventor possa quebrar esse paradigma dos simuladores. Abs.
Não temos nenhuma experiencia quanto reação do manche real.
Mas segundo suas explicações, no real o trim apenas alivia o esforço e não a posição do manche.
Sendo assim, a solução seria realmente atuar diretamente no conjunto de molas centralizadora.( um tipo de "forçe feed back" ?)
Então iremos tentar "quebrar o paradigma" criando um diferencial, tornando assim a nossa simulação mais proxima do real. , abraços
-
Nacionalidade :
Olá Cmtes, noticias do nosso QT
A construção do nosso protótipo continua. Hoje instalamos o Speed Break e reduzimos as dimensões da alavanca do Parking Breake.
Vejam como ficou:
A cabeação iremos deixar para o final, porque certamente ainda iremos desmontar e montar varias vezes.
A seguir, pretendemos iniciar a construção dos throttle e dos reverse.
Os amigos fiquem a vontade para opinarem, pois assim seguiremos mais confiantes. , abraços
A construção do nosso protótipo continua. Hoje instalamos o Speed Break e reduzimos as dimensões da alavanca do Parking Breake.
Vejam como ficou:
A cabeação iremos deixar para o final, porque certamente ainda iremos desmontar e montar varias vezes.
A seguir, pretendemos iniciar a construção dos throttle e dos reverse.
Os amigos fiquem a vontade para opinarem, pois assim seguiremos mais confiantes. , abraços
-
Nacionalidade :
Obrigado Flavio , abraçosFlavio Ribeiro escreveu:Tá tomando forma! Isso anima muito a gente!
A produção hoje foi fraquinha, levamos o dia todo para determinar as dimensões e usinar as alavancas dos throttle e a do Reverse.
Vejam como ficaram:
Amanhã pretendemos adaptar as manoplas.
E vamos adiante, , abraços
-
Nacionalidade :
Muito show sr Edenio..só por favor, veja a opção de não agregar o multiradios... assim diminui o espaço utilizado e permite que a gente tenha uma outra disposição de painel ja que tenho o multiradio embutido em outro painel. Obrigado
I5 6600 /EVga GTX 970/Gigabyte B-150 D3H/ Kingston Fury 2x4GB/2HD X 500GB Samsung /SSD 240GB SAMDisk/Coursair CX 500w/Saitek Yoke/MCP PRO GoFLight /Throttle/Pedal GS/Cockpit IOCards (/EFIS/Flaps)+SIOC Radio Saitek
-
Nacionalidade :
Olá Graziani, muito obrigado amigoGraziani escreveu:Muito show sr Edenio..só por favor, veja a opção de não agregar o multiradios... assim diminui o espaço utilizado e permite que a gente tenha uma outra disposição de painel ja que tenho o multiradio embutido em outro painel. Obrigado
Temos sim a possibilidade de reduzir o suporte e até adicionar outros comandos. Caso deseje, o "pitch trim" por exemplo , abraços
Confeccionamos as manoplas. E agora vejam como está ficando o conjunto:
Amanhã deveremos instalar o micro-switch do Reverse e os potenciometros deslizantes dos Throttle.
Então amigos o que estão achando?
Nós estamos achando muito bonito.
Mas somos suspeitos, porque os pais sempre acham os filhos lindos
E o acabamento: Aluminio polido ou pintura cinza medio?
Enquanto os amigos pensam, vamos tentar proseguir , abraços
Última edição por Inventor em Qui 07 Mar 2013, 19:35, editado 1 vez(es)
-
Nacionalidade :
Muito lindo mesmo,eu escolho o Cinza Médio!
quanto ao preço,ja tem alguma idéia de quanto pesara no bolso?
quanto ao preço,ja tem alguma idéia de quanto pesara no bolso?
Placa Mae:Asus P8H61
Fonte: 500W Real PCTOP
Placa de Video:GeForce 210GT 1gb 64bits ddr3
Gabinete 4 baias wisecase
IBM 17'' ''CRT''
Raphael- Capitão
-
Inscrito em : 12/06/2012
Reputação : 16
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :