Airbus da Wilco - TOD - Dúvida
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Airbus da Wilco - TOD - Dúvida
Estou um problema: quando chego ao TOD, eu clico na Knob para descer e aparece a "Des" no FMA" só que a taxa de descida está muito pouca, que até chegar na altitude de restrição, meu avião ainda está muito alto. Já tentei usar o Op Des, mas é a mesma coisa, a solução seria o Expedite Des, mas esse a taxa é tanta de descida que causa pane para os passageiros caso você esteja usando Fspassager. Qual seria a solução para isso? A TOD no airbus é uma flecha vejam https://i.imgur.com/mFtuJ.jpg Percebi também que, se eu mudar a altitude de cruzeiro no FMC e apertar a Knob de altitude a taxa de descida fica boa, mas não sei se é esse o procedimento feito.
AdrianoN- Coronel
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Re: Airbus da Wilco - TOD - Dúvida
Totalmente normal, para o Bus da Wilco. Infelizmente, ele é muito fraco nessa parte de descida. Nesse caso, é calcular o VDP e fazer a descida por meios próprios.
Abraços.
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João Pedro Duarte
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João Pedro- Brigadeiro
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Re: Airbus da Wilco - TOD - Dúvida
No Wilco é melhor ajustar a descida manualmente, observando a altura dos dos fixos no FMC....infelismente como disse o João Pedro ele
é muito impreciso no TOD....
é muito impreciso no TOD....
Re: Airbus da Wilco - TOD - Dúvida
O que o pessoal falou é verdade! Eu costumo começar a descida entre 80nm e 120nm do destino, dependendo da minha altitude. Sempre funciona!
RodrigoBG13- Primeiro-Tenente
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Re: Airbus da Wilco - TOD - Dúvida
Percebi que se você aumentar sua velocidade, a razão de descida aumenta quando o Op Des está acionado. Por exemplo quando eu chego ao TOD, se o avião estiver configurado pra descida com 290 knts, a razão de descida vai ser boa.... parece que isso resolveu um pouco meu problema. Se estiver ao FL250 e quiser descer pra FL40, a velocidade 290 seria ideal pra essa descida ate chegar FL100 ai vc diminui para 250 knts. Ou você pode simplesmente na pagina "Prog" do FMC e colocar o CRZ pra o nivel de voo que você quer, ai o avião vai descer mais rapida, acho isso bom. Ai você ver o VDEV - com a razão de descida. Isso só funciona quando você aciona a descida. Tá aí minha dica. Isso é válido se você estiver fazendo um voo de SBPA pra SBFL como eu fiz.
AdrianoN- Coronel
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Re: Airbus da Wilco - TOD - Dúvida
Eu achava que não estava fazendo algo certo, mas depois desse post, se confirmou a minha desconfiança! Não é muito certo essa descida, aí como tenho hábito de voar máquinas antigas, não tenho problema em cálcular a razão de descida, até porque ele indica lá, só não segue o perfil! Faço nele como faço no ATR, que dá as informações e a pessoa vai fazendo não mão os ajustes no VS!
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Rodrigo Nogueira Braga
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rodrigo mago- Moderador
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Re: Airbus da Wilco - TOD - Dúvida
Pessoal.
Essa questão de: ah desça a tantas milhas antes do destino. Isso nem sempre funciona, afinal, vários fatores podem alterar esse cálculo. Para isso, utiliza-se o cálculo ideal, como mostrado abaixo:
Dados:
Altitude Atual (AA)
Velocidade na descida (VD)
Razão de descida (RD)
Altitude Requerida (AR)
Calculo:
X = (AA - AR)/RD
Y = (AA + AR)/RD
VD * 0.02 = Z
Z * Y = K
K + VD = P
(P * X)/60 = Dab
Exemplo:
Questão: Preciso estar a 10000ft (FL100) sobre o VOR VTR sendo que estou estabilizado a 41000ft (FL410). A qual distância inicio minha descida, considerando que a farei a 280Kt mantendo a razão de descida em 2500ft/min?
Altitude Atual (AA) = 41000ft
Velocidade na descida (VD) = 280Kt
Razão de descida (RD) = 2500ft/min
Altitude Requerida (AR) = 10000ft
X = (AA - AR)/RD = (41000 - 10000)/2500 = 12.4
Y = (AA + AR)/RD = (41000 + 3000)/2500 = 20.4
VD * 0.02 = 280 x 0,02 = Z = 5.6
Z * Y = 5.6 * 20.4 = K = 114.24
K + VD = 114.24 + 280 = P = 394.24
(P * X)/60 = (394.24 * 12.4)/60 = Dab = 81.47NM
Se iniciarmos a descida a 81.47NM do VOR VTR, ao chegar no VOR estaremos a 10000ft, respeitando a velocidade e altitude usadas no calculo.
Essa questão de: ah desça a tantas milhas antes do destino. Isso nem sempre funciona, afinal, vários fatores podem alterar esse cálculo. Para isso, utiliza-se o cálculo ideal, como mostrado abaixo:
Dados:
Altitude Atual (AA)
Velocidade na descida (VD)
Razão de descida (RD)
Altitude Requerida (AR)
Calculo:
X = (AA - AR)/RD
Y = (AA + AR)/RD
VD * 0.02 = Z
Z * Y = K
K + VD = P
(P * X)/60 = Dab
Exemplo:
Questão: Preciso estar a 10000ft (FL100) sobre o VOR VTR sendo que estou estabilizado a 41000ft (FL410). A qual distância inicio minha descida, considerando que a farei a 280Kt mantendo a razão de descida em 2500ft/min?
Altitude Atual (AA) = 41000ft
Velocidade na descida (VD) = 280Kt
Razão de descida (RD) = 2500ft/min
Altitude Requerida (AR) = 10000ft
X = (AA - AR)/RD = (41000 - 10000)/2500 = 12.4
Y = (AA + AR)/RD = (41000 + 3000)/2500 = 20.4
VD * 0.02 = 280 x 0,02 = Z = 5.6
Z * Y = 5.6 * 20.4 = K = 114.24
K + VD = 114.24 + 280 = P = 394.24
(P * X)/60 = (394.24 * 12.4)/60 = Dab = 81.47NM
Se iniciarmos a descida a 81.47NM do VOR VTR, ao chegar no VOR estaremos a 10000ft, respeitando a velocidade e altitude usadas no calculo.
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João Pedro Duarte
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João Pedro- Brigadeiro
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