[Brasil] À Espera da Pista Ampliada
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[Brasil] À Espera da Pista Ampliada
À Espera da Pista Ampliada
Erik Farina
A ampliação do Salgado Filho esbarra na burocracia, na lentidão do andamento de projetos e em constantes reagendamentos de prazos, colocando em risco a pretensão do Estado em contar com um aeroporto com maior capacidade até a Copa de 2014
Amarrado à burocracia e limitado pelo crescimento da cidade, o aeroporto Salgado Filho tem penado para alcançar sua modernização. Ainda que pequenas obras já tenham começado ou sejam prometidas para se iniciar nos próximos meses, as grandes reformas para ampliar estruturas e trazer mais conforto aos passageiros esbarram na lentidão do andamento de projetos e em constantes reagendamentos de prazos.
São os casos da instalação de equipamentos para possibilitar operações mesmo com forte nevoeiro e da duplicação do terminal de passageiros, que nem começou a ser erguido e já teve inauguração adiada em 15 meses.
O principal estandarte do enlace burocrático que envolve o aeroporto da Capital, no entanto, é outro: o projeto de ampliação da pista para receber aeronaves de grande porte, principalmente aviões de carga, que possam levar produtos gaúchos para destinos mais distantes.
Prometido pelo Exército para março de 2011, o estudo de engenharia necessário para abrir a licitação e contratar a empresa para fazer a obra ainda não chegou aos gabinetes da Infraero. Em um enredo de encontros e desencontros, o Exército já chegou a anunciar ter entregue a avaliação, para depois comunicar que ainda estava fazendo a análise. Para evitar mal-estar, a Infraero deixou de cravar novos prazos, e limita-se a informar que o estudo está em fase de conclusão.
– A indefinição e a ausência de perspectivas são preocupantes. A ampliação da pista seria uma ótima oportunidade para Porto Alegre receber mais turistas durante a Copa do Mundo de 2014 – afirma Urbano Schmitt, secretário municipal da Copa do Mundo.
O atraso nessa obra causa descompasso no calendário de reformas do Salgado Filho. A construção de um complexo de logística de cargas, que servirá para atender justamente às aeronaves de grande porte que só poderão pousar quando a pista estiver ampliada, será concluída em abril de 2014. A estrutura de R$ 100 milhões ficará subutilizada até que a extensão da pista seja finalizada, conforme um dos engenheiros envolvidos na obra.
– Como não há projetistas da Infraero no Salgado Filho, qualquer tomada de decisão envolvendo as reformas passa por Brasília. O resultado é um atraso generalizado nos projetos e nas obras – afirma o engenheiro, que prefere não se identificar.
Os entraves endossam o coro a favor de um novo terminal na Região Metropolitana. Interlocutores do Estado em Brasília se reuniram em mais de uma oportunidade com diretores e técnicos da Secretaria da Aviação Civil para pedir a inclusão do projeto do aeroporto 20 de Setembro em uma nova rodada de concessões públicas. Orçado em pelo menos R$ 1,5 bilhão, o terminal seria erguido em parceria público-privada, em um terreno entre Nova Santa Rita e Portão, a 25 quilômetros de Porto Alegre.
Fonte: ZeroHora
Via: NOTIMP
Erik Farina
A ampliação do Salgado Filho esbarra na burocracia, na lentidão do andamento de projetos e em constantes reagendamentos de prazos, colocando em risco a pretensão do Estado em contar com um aeroporto com maior capacidade até a Copa de 2014
Amarrado à burocracia e limitado pelo crescimento da cidade, o aeroporto Salgado Filho tem penado para alcançar sua modernização. Ainda que pequenas obras já tenham começado ou sejam prometidas para se iniciar nos próximos meses, as grandes reformas para ampliar estruturas e trazer mais conforto aos passageiros esbarram na lentidão do andamento de projetos e em constantes reagendamentos de prazos.
São os casos da instalação de equipamentos para possibilitar operações mesmo com forte nevoeiro e da duplicação do terminal de passageiros, que nem começou a ser erguido e já teve inauguração adiada em 15 meses.
O principal estandarte do enlace burocrático que envolve o aeroporto da Capital, no entanto, é outro: o projeto de ampliação da pista para receber aeronaves de grande porte, principalmente aviões de carga, que possam levar produtos gaúchos para destinos mais distantes.
Prometido pelo Exército para março de 2011, o estudo de engenharia necessário para abrir a licitação e contratar a empresa para fazer a obra ainda não chegou aos gabinetes da Infraero. Em um enredo de encontros e desencontros, o Exército já chegou a anunciar ter entregue a avaliação, para depois comunicar que ainda estava fazendo a análise. Para evitar mal-estar, a Infraero deixou de cravar novos prazos, e limita-se a informar que o estudo está em fase de conclusão.
– A indefinição e a ausência de perspectivas são preocupantes. A ampliação da pista seria uma ótima oportunidade para Porto Alegre receber mais turistas durante a Copa do Mundo de 2014 – afirma Urbano Schmitt, secretário municipal da Copa do Mundo.
O atraso nessa obra causa descompasso no calendário de reformas do Salgado Filho. A construção de um complexo de logística de cargas, que servirá para atender justamente às aeronaves de grande porte que só poderão pousar quando a pista estiver ampliada, será concluída em abril de 2014. A estrutura de R$ 100 milhões ficará subutilizada até que a extensão da pista seja finalizada, conforme um dos engenheiros envolvidos na obra.
– Como não há projetistas da Infraero no Salgado Filho, qualquer tomada de decisão envolvendo as reformas passa por Brasília. O resultado é um atraso generalizado nos projetos e nas obras – afirma o engenheiro, que prefere não se identificar.
Os entraves endossam o coro a favor de um novo terminal na Região Metropolitana. Interlocutores do Estado em Brasília se reuniram em mais de uma oportunidade com diretores e técnicos da Secretaria da Aviação Civil para pedir a inclusão do projeto do aeroporto 20 de Setembro em uma nova rodada de concessões públicas. Orçado em pelo menos R$ 1,5 bilhão, o terminal seria erguido em parceria público-privada, em um terreno entre Nova Santa Rita e Portão, a 25 quilômetros de Porto Alegre.
Fonte: ZeroHora
Via: NOTIMP
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